Mendonça Filho pede “empatia, solidariedade e pequenos gestos” em tempos de isolamento

Pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça fez pedido em torno de bem comum para população recifense.


O ex-ministro Mendonça Filho, pediu empatia dos recifenses nos tempos de quarentena e isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus que chegou o Brasil.


Mendonça gravou um vídeo em suas redes sociais pedindo “empatia, solidariedade e pequenos gestos”, durante o tempo de isolamento e parabenizou a ONG Novo Jeito pela iniciativa de mobilizar voluntários para apoiar e proteger os idosos.


“Empatia, solidariedade e pequenos gestos podem transformar o isolamento social numa grande corrente do bem. Depende de cada um de nós. Parabéns para a ONG Novo Jeito e a Fábio Silva pela iniciativa de mobilizar voluntários para apoiar e proteger nossos idosos. Vamos propagar as boas iniciativas”, escreveu.

Governador monitora ações no Gabinete de Combate à Covid-19

O Decreto que instituiu a criação do Gabinete foi uma das medidas anunciadas pelo Governo Estadual para controlar a crise


Na manhã deste sábado (21), o governador Paulo Câmara, acompanhado de secretários estaduais, inclusive o da pasta da Saúde, André Longo, esteve no Gabinete de Combate à Covid-19, instalado no Palácio do Campo das Princesas. O sistema foi implantado com o objetivo de monitorar em tempo real todas as ações para a prevenção e o controle do avanço do novo coronavírus em Pernambuco.


O Decreto Nº 48.810, que instituiu a criação do Gabinete em 16 de março de 2020, é apenas uma, entre várias medidas que foram anunciadas pelo chefe do Executivo estadual. O Gabinete atua em conjunto com as diversas Secretarias do Governo para reunir as informações, elaborar estratégias, desenvolver ações e informar a população, com boletins diários e transparência total.


O comitê é coordenado pela secretaria de Planejamento e Gestão e tem participação integral das secretarias da Saúde, Educação, Defesa Social, Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Toritama montará hospital de campanha em escola municipal, contra o coronavírus

A Prefeitura de Toritama amplia o quadro médico do Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima e investe mais na saúde do município. As informações foram anunciadas pelo prefeito Edilson Tavares, na manhã desta sexta-feira (20/03), nas rádios comunitárias.


Os investimentos fazem parte do plano de prevenção ao coronavírus. Foi montado um comitê de resposta rápida da Prefeitura desde o início de fevereiro, com ações para cuidar da população.


Edilson anunciou que foram contratados mais 7 médicos plantonistas para o Hospital Municipal. Será 1 médico a mais por dia no atendimento à população, a partir de segunda-feira (23). 


Além disso, foram contratados mais 16 técnicos de enfermagem, mais 4 enfermeiros e mais auxiliares de serviços gerais; e aquisição de mais 5 ambulâncias através da Secretaria de Saúde de Toritama. Os investimentos na Saúde somam mais de R$ 100 mil reais mensal com as despesas. 


O Prefeito Edilson informou que montará um hospital de campanha, no prédio da Escola José Jota Araújo, que fica localizada ao lado do Hospital Municipal, e contratará aproximadamente 30 novos profissionais de saúde, para assim atender as demandas de pacientes do município que eventualmente contraírem o novo coronavírus. E parabenizou os profissionais de saúde pela dedicação, trabalho e empenho.


A Secretária de Saúde de Toritama, Andréia Melo, participou também da entrevista e informou que a cidade não tem mais caso suspeito de coronavírus, que tinha até o momento. E reforçou os cuidados que a população deve ter, seguir as recomendações do Decreto Municipal e respeitar a quarentena. 


Edilson também garantiu a distribuição gratuita do peixe na Semana Santa, só que desta vez será de maneira fracionada sem aglomerações. E garantiu também que a Secretaria de Assistência Social continuará a entregar as cestas básicas, apesar do momento de crise que estamos enfrentando. 


Ele informou também que o Casamento Coletivo 2020 está previsto para o mês de Julho. E que mesmo com as dificuldades em que o Brasil passa neste momento, os pagamentos integrais aos servidores municipais estão mantidos. 

Cumaru: Recomendação para evitar propagação do Coronavírus

Após tomar conhecimento sobre a programação de vários eventos com aglomerações de pessoas de todas as idades, especialmente por se tratar de período de festejos no município, inclusive com previsão de procissão, aumentando exponencialmente os riscos de transmissão do Covid-19, a Promotoria de Justiça de Cumaru emitiu recomendação para que a prefeita, o padre da Paróquia, pastores de Igreja e cidadãos cumaruenses se abstenham de realizar eventos públicos e tomem alguns cuidados para evitar a propagação do vírus.


“Essa medida restritiva visa retardar a propagação do vírus e garantir que a rede de saúde local não venha a colapsar, garantindo, via de consequência, o melhor suporte àqueles que dela venham utilizar”, destacou o promotor de Justiça de Cumaru, Ariano Tércio Silva de Aguiar.


Segundo o texto, os empresários também devem tomar atitudes para evitar a aglomeração de pessoas, de clientes e funcionários em seus estabelecimentos. Além disso, devem distribuir máscaras, luvas e álcool 70% para funcionários e clientes, na medida de sua capacidade econômica e garantir a higienização do local; e antecipar as férias dos funcionários, principalmente os idosos e aqueles que apresentam alguma debilidade em sua saúde. 


A Prefeitura deverá forneça gratuitamente máscaras, álcool 70% e luvas para toda a população, em especial a idosos e pessoas enfermas, e, assim como a Câmara de Vereadores de Cumaru, deve adotar providências para evitar uma crise econômica municipal, praticando medidas que possam contribuir com a economia local. A Câmara deverá, também, suspender as atividades com a participação de público, até que a situação de disseminação esteja normalizada.


Às instituições financeiras situadas no município, foi orientado que providenciem medidas no sentido de aumentar o numerário e quantias de dinheiro em espécie para a população, evitando assim a falta e também adotem medidas preventivas contra a propagação do Coronavírus.


Já aos motoristas de transporte foi recomendado evitar se deslocar até outras cidades, além de utilizar máscaras, luvas e álcool 70%, bem como orientar aos passageiros que façam o mesmo. 


Por fim, todos os cidadãos cumaruenses devem permanecer em seus domicílios, saindo apenas para resolver questões urgentes e de saúde e sempre que forem se deslocar utilizarem máscaras, álcool 70% e luvas de proteção.

Comissão da Câmara de Caruaru se reúne com Compesa para garantir abastecimento diante do coronavírus

Na tarde desta sexta-feira (20), vereadores que representam a comissão temporária especial criada para tratar de assuntos legislativos durante a pandemia de coronavírus, estiveram na sede da Compesa, para garantir o abastecimento de água para a população durante a crise.


A comissão é formada pelos vereadores Lula Tôrres (PSDB) – presidente, Marcelo Gomes (PSB), Ricardo Liberato (PSDB), Daniel Finizola (PT) e Bruno Lambreta (PSDB) – os dois últimos, representando as bancadas de situação e oposição, estiveram reunidos com João Raphael, gerente regional da Compesa.


“Neste momento é preciso que a população redobre os cuidados com a higiene pessoal, para evitar a proliferação deste vírus tão devastador, e nada mais justo que tentar garantir que a água chegue nas torneiras de todos, e este foi o nosso papel hoje nesta reunião” destaca o vereador Daniel Finizola.


Após diálogo, ficou entendido que a Compesa não está medindo esforços para evitar que falte água em qualquer localidade de Caruaru. O gerente regional João Raphael, afirma que a companhia está constantemente em reuniões para tratar deste assunto durante a pandemia do COVID-19. “Estamos cumprindo nosso papel. A visita dos vereadores é muito importante para que através deles possamos tranquilizar a população, já que estamos atentos para que não falte água para todos diante desse cenário”.


O vereador Bruno Lambreta faz um saldo positivo da reunião. “A comissão parlamentar, representando os vereadores e a vereadora, está nesse momento em sintonia com o Executivo, participando de reuniões, agindo, para que o povo de Caruaru não sofra de forma alguma diante do coronavírus” afirma.


A Compesa ressalta os canais de atendimento para que a população traga demandas de falta d’água em alguma localidade. É possível entrar em contato através do aplicativo, web, ou no número 0800 081 0195.

Anderson Ferreira inclui mais de 10 mil famílias do Jaboatão no programa de tarifa social da Celpe

Diante do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, realizou o cadastramento emergencial de 10.111 famílias do município no programa de tarifa social da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A lista com os dados dos beneficiários foi encaminhada à concessionária, nesta sexta-feira (20), para que seja garantido o desconto de até 65% no valor da tarifa para unidades habitacionais com consumo de até 220 kwh/mês, conforme estabelece as Leis Federais de Nº. 10.438/2002 e 12.212/2010.


Têm direito ao benefício famílias com renda familiar mensal – por pessoa – menor ou igual a meio salário mínimo; usuário inscrito no CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos e portador de doença ou patologia cujo tratamento exija uso continuado de equipamento que necessite de energia elétrica para o funcionamento adequado; e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


“Temos a consciência de que a pandemia do novo coronavírus é grave e que seus reflexos devem ser combatidos para evitarmos o pior. Diante disso, montamos uma força tarefa e temos apresentado soluções para os problemas que estão surgindo a cada dia. Incluímos mais de dez mil famílias no programa de tarifa social da Celpe, uma medida que traz impacto imediato no orçamento de quem, nesse momento, precisa focar em necessidades básicas como alimentação e produtos de higiene pessoal. São direitos garantidos por lei e que precisam ser respeitados”, reforçou o prefeito Anderson Ferreira.


A exemplo, uma família cujo consumo médio mensal é de R$ 98,96, a partir do momento da inclusão no programa, com o desconto de R$ 64,25 (65%), o valor pode chegar a R$ 34,60, dois terços da cota básica do Bolsa Família, que é de R$ 89. “Estamos falando aqui de pessoas de baixa renda, que, num momento de crise como a que estamos vivenciando, precisam de todo suporte que o poder público possa garantir”, finalizou Anderson Ferreira.

"João é um jovem preparado, se preparou para a vida pública”, afirma Silvio Costa Filho

MAIS UM - "Tenho dialogado com o deputado federal João Campos", afirma Silvio Costa Filho ao comentar possível retorno à Frente Popular de Pernambuco


Apesar de ainda não confirmar uma decisão, o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, tem dado sinais de uma reaproximação com a Frente Popular de Pernambuco. O deputado federal atuou nos últimos anos no campo das oposições no Estado e integrou o projeto capitaneado por Armando Monteiro (PTB) durante as eleições de 2018, quando foi eleito no palanque da oposição para o seu primeiro mandato na Câmara Federal. 


Após especulações de que estaria de malas prontas para retornar a Frente Popular de Pernambuco, Silvio Costa Filho confirmou que tem dialogado com o deputado federal e pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB). O filho do ex-governador Eduardo Campos é uma aposta da Frente Popular de Pernambuco para a sucessão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) e é considerado um nome em potencial para manter viva a força política do PSB no Estado. 


O deputado falou sobre a possibilidade durante entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios. "Isso não é segredo para ninguém, tenho dialogado com o deputado federal João Campos. A gente construiu neste último ano uma relação de amizade, uma relação muito boa aqui em Brasília. Digo sempre, a gente tem convergência, a gente tem diferenças. Nós estamos juntos, trabalhando nesta pauta social do Brasil", disse. 


Apesar dos diálogos, Silvinho deixou claro que ainda não há uma decisão tomada e que ainda não conversou sobre essa questão com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Geraldo Júlio (PSB). "A gente tem conversado sobre Recife, sobre Pernambuco, entretanto, não tem nenhuma decisão tomada. A gente está ouvindo o partido. Eu nunca conversei sobre essa possibilidade com o governador Paulo Câmara, com o prefeito Geraldo Júlio. Eu tenho conversado com João, uma relação muito boa e de muita aproximação", afirmou.  


Porém, durante sua fala, Silvio Costa Filho não poupou elogios ao companheiro João Campos, destacando sua capacidade de trabalho e diálogo. "João é um jovem preparado, se preparou para a vida pública, se preparou do ponto de vista intelectual. Eu vejo que João tem naturalmente muitos atributos, a juventude, a capacidade de trabalho, de diálogo e é, naturalmente, um quadro que pode ai ser um nome no Recife e em Pernambuco", disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Criado em Petrolina grupo solidário para enfrentamento ao Coronavírus

Adquirir, até o dia 31 deste mês, 20 respiradores e EPI’s para pacientes com sintomas do Coronavírus (Covid 19) e da gripe H1N1 internados em unidades de saúde das cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA. Esta é a meta inicial do grupo ‘Respira Vida VSF’, criado nesta quinta-feira (19), por médicos e empresários voluntários da região.

 

Reunidos na sede da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE, os voluntários decidiram dar início à campanha convocando a população a participar de uma ‘Vaquinha’. As doações, de qualquer valor, em cartão de crédito ou boleto bancário, poderão ser feitas através do contato de Whatsapp de número (87) 98874 - 2204, que receberá as mensagens e vai fornecer o link para a doação.

 

Os interessados também poderão contribuir com a campanha por depósitos no Banco Sicredi (748), agencias 2101, conta 08194.9 e CPF: 501 721 904 87, de titularidade do médico e professor da Univasf Itamar Santos, um dos idealizadores do grupo.

 

De acordo com uma das coordenadoras da campanha, a médica e também professora da Univasf Karina Lustosa, os respiradores são equipamentos utilizados em pacientes com insuficiência respiratória e os EPI’s para profissionais de saúde. “Instrumentos fundamentais para que os nossos hospitais possam atender de forma adequada esta situação de urgência e emergência vividas hoje com a pandemia do Coronavírus (Covid 19)”, ressaltou.

 

Além dos professores da Univasf e da unidade regional da FIEPE, participam ainda do grupo, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Petrolina), a Fundação Pedro Lorenzo, a Prefeitura de Petrolina, a Unimed Vale do São Francisco, o Sicredi Vale do São Francisco, meios de comunicação de Petrolina e Juazeiro, clubes de serviços e entidades de apoio social.

Com a parceria dos prefeitos, Feitosa destina R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a Saúde

O deputado estadual Alberto Feitosa anunciou nesta sexta-feira (20) que irá realocar o valor de R$ 1 milhão das suas emendas parlamentares para a Saúde. O recurso será encaminhado ao Governo Estado para a compra de equipamentos médicos, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, toucas, batas; álcool em gel, testes para o Covid-19, além de colaborar nas ações de enfrentamento ao novo Coronavírus.


Anteriormente, o montante seria investido em obras de infraestrutura de vários municípios pernambucanos. "Conversei com cada um dos prefeitos, informando sobre a realocação desses recursos e tive respostas muito positivas. Precisamos nos unir neste momento, enfrentar essa pandemia e salvar vidas. Cada um fazendo a sua parte", disse.

"Não é fácil ser presidente da Câmara e Senado"

Por Estadão Conteúdo


Em entrevista exibida na noite de ontem, ao Programa do Ratinho, do SBT, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Parlamento tem tudo para dar certo e que acredita nas instituições. Ele disse também que não é fácil ser presidente da Câmara e do Senado, mas que o Congresso “pode colaborar mais”. “Mas sem essa de pôr R$ 20 bilhões no BPC”, advertiu, em referência ao Benefício de Prestação Continuada.


Bolsonaro também lançou um desafio ao afirmar que topa uma reforma política que diminua o número de parlamentares em todos os níveis e acabe com a reeleição.


Sobre o combate à corrupção, o presidente da República disse ao apresentador Carlos Massa que “diminuiu o grosso” da corrupção.


Bolsonaro comentou também os panelaços realizados nesta semana. “Eu nunca vi panelaço a favor de alguém, só contra, quem inventou eu não sei”, afirmou. O presidente, no entanto, durante anúncio de medidas contra o coronavírus citou que seria feito um protesto com panelas, na mesma noite, mas a favor dele. Bolsonaro disse que os panelaços a favor foram muito maiores do que os contrários a ele.


O presidente negou também ser “miliciano”. “Me rotulam de miliciano, mas o capitão morto na Bahia ao que tudo indica foi executado”, disse. Bolsonaro referia-se ao ex-capitão da Polícia Militar Adriano Magalhães da Nóbrega, que foi morto a tiros na Bahia e era apontado por ligação com a milícia.


Reclamou também, como de costume, da atuação da imprensa, ao dizer que “fofocas e intrigas” publicadas por jornalistas tomam metade de seu tempo.