logo
Vanessa Alcântara/PCR
Recife
Em 02 de Julho de 2026 às 17:24
Recife ganha nova escola em tempo integral e implanta terceiro Complexo Educacional
Por Alberes Xavier - Edição de Roberto Oliveira

O prefeito do Recife, Victor Marques, assinou, nesta quinta-feira (2), a ordem de serviço para a construção da nova Escola Municipal em Tempo Integral de Boa Viagem, ampliando os investimentos na infraestrutura da Rede Municipal de Ensino e fortalecendo a oferta de educação pública de qualidade na Zona Sul da cidade. A unidade vai integrar o Complexo Educacional de Boa Viagem, que já conta com a Creche Municipal 14Bis, e terá capacidade para atender cerca de 650 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em jornada integral.

“Poder dar início a uma obra como essa é uma alegria imensurável, porque é aqui que nós mostramos o nosso pilar: a educação. Um complexo educacional é uma afirmação e uma garantia de que aquele bebê, aquela criança, vai ter uma educação de qualidade garantida e isso só é possível porque temos um time competente. Tijolinho por tijolinho nós vamos construindo um futuro melhor para o Recife”, afirmou Victor Marques.

A construção da escola representa mais um importante avanço na política educacional da gestão municipal, que vem ampliando a oferta de vagas, modernizando equipamentos públicos e investindo em ambientes cada vez mais adequados para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. O empreendimento também atende a uma demanda histórica da comunidade de Boa Viagem e dos bairros vizinhos, ampliando o acesso à educação em uma das regiões de maior crescimento da cidade.

Com investimentos na ordem de R$ 8,2 milhões, a nova unidade contará com aproximadamente 2,4 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos. O projeto contempla 18 salas de aula; biblioteca; laboratório; sala de recursos multifuncionais; anfiteatro; pátio coberto; refeitório; cozinha industrial; bateria de banheiros para estudantes e profissionais; quadra poliesportiva com vestiários, além de ambientes administrativos e de apoio, garantindo uma estrutura moderna, acessível e preparada para promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

QUASE 4 MIL METROS QUADRADOS DE ÁREA - O complexo também incorpora a recente ampliação da Creche Escola 14Bis, entregue no início deste ano letivo. A unidade recebeu quatro novas salas de aula e dois novos berçários, aumentando em 40% a oferta de vagas e passando a atender até 418 crianças. Quando concluído, o Complexo Educacional de Boa Viagem reunirá aproximadamente 3,7 mil metros quadrados de área construída entre a creche e a nova escola, oferecendo ambientes planejados para cada etapa do desenvolvimento dos estudantes, com espaços voltados às atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de convivência.

“Nós sempre tivemos uma rotina diária de monitoramento, captação de recursos e elaboração de projetos para que a cidade pudesse chegar na capacidade executiva que temos hoje. Estamos aqui porque colocamos a educação como prioridade e enxergamos o seu potencial transformador na vida de quem mais precisa”, concluiu o prefeito Victor Marques.

A implantação do equipamento reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife em seguir ampliando a Rede Municipal de Ensino, investindo em infraestrutura, expandindo o número de vagas e garantindo que crianças tenham acesso a uma educação pública cada vez mais inclusiva, inovadora e de qualidade.

TERCEIRO COMPLEXO EDUCACIONAL DA CIDADE - A nova escola será construída ao lado da Creche Escola 14Bis, formando o Complexo Educacional de Boa Viagem, modelo que integra diferentes etapas da educação básica em um mesmo espaço, proporcionando mais eficiência na oferta dos serviços, melhor infraestrutura e atendimento qualificado às famílias.

“A educação é a prioridade da gestão, que acredita no tempo integral como uma política estruturante para a garantia de direito, de aprendizagem e para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Atualmente no Recife, todas as creches de zero a três são em tempo integral e hoje mais de 50% dos nossos estudantes dos anos finais, ou seja do sexto ao nono ano já estão em tempo integral. O complexo é um passinho a mais que a gente dá para ampliar essa política tão importante”, destacou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

Este será o terceiro Complexo Educacional implantado pela Prefeitura do Recife. O primeiro foi entregue no bairro da Mangabeira, no início deste ano, o segundo está em construção na Várzea e, agora, Boa Viagem passa a contar com esse novo equipamento, consolidando uma estratégia que vem transformando a infraestrutura educacional da cidade.

OUÇA AO VIVO!
Rede Pernambuco de Rádios