logo
Foto: Divulgação
Eleições 2024
Em 20 de Abril de 2024 às 05:36
Coluna do sábado: Gilson Machado Neto e o desafio de ‘furar a bolha’ do bolsonarismo

Aqueles que estão dispostos a enfrentar o prefeito de Recife, João Campos, na eleição deste ano, aparentemente já encontraram um mote, ao menos para este momento da pré-campanha: Não existe eleição ganha, nem tampouco perdida, antes da hora. A estratégia tem como claro objetivo tentar frear o clima de ‘já ganhou’ que tomou conta dos defensores do projeto eleitoral do prefeito e também para evitar uma sangria desatada de rompimentos no âmbito dos grupos oposicionistas.

Um dos que está notadamente disposto a peitar João é Gilson Machado Neto, que em 2022 disputou o Senado Federal pelo PL e que agora, em 24, está pronto para brigar pelo comando da Prefeitura da capital. Coragem e discurso afiado Gilson tem, diria que além de afiado, um tanto quanto atrevido e agressivo. Ele já detectou que um discurso polido pode ‘bater fofo’ e não surtir o efeito desejado no enfrentamento eleitoral deste ano.

Gilson tem como principal trunfo o bolsonarismo, que por pouco não garante uma cadeira no Senado. Mas ele também sabe que apenas o voto dos patriotas não garantirá a ele um resultado expressivo na disputa de outubro. Gilson terá que furar a bolha, convencer pessoas fora do raio de alcance do bolsonarismo que ele pode sim, ser o próximo prefeito de Recife.

A missão não é fácil, mas, quem tá na chuva é pra se molhar né? Quem entra em uma disputa como a deste ano em Recife tem que está pronto para tudo, inclusive para buscar algo a mais daquilo que foi ofertado até agora ao eleitorado... No caso de Gilson Machado, ele terá que mostrar que é capaz de convencer a embarcar em seu projeto, um público que, até agora não foi tocado, nem tampouco convencido/seduzido politicamente por ele.

Parceira - A prefeita de Surubim, Ana Célia, comentou o seu papel em um provável governo da sua aliada, a pré-candidata a prefeita Véia de Aprígio. “Sou, acima de tudo, uma amiga de Véia, estarei com ela para o que ela precisar. Tem muitos prefeitos que saem da Prefeitura e ficam lá, querendo mandar, mas esse não é o meu perfil”, disse ela.

A municipalista - O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, se derreteu em elogios a governadora Raquel Lyra, que segundo ele, age como uma verdadeira municipalista. O prefeito frisou medidas anunciada pela governadora, que reajustou o valor destinado aos municípios para o custeio do transporte escolar, pagando, inclusive, valores retroativos.

Atividades físicas - A governadora Raquel Lyra lança, neste sábado (20), o Programa Ativa Pernambuco. A iniciativa começa com uma corrida de rua na área externa da Arena de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife. O programa é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes e a Secretaria de Saúde, com o objetivo de incentivar atividades físicas e promover a conscientização de boas práticas para a população em todas as regiões do Estado.

Aviação em alta - Fruto do incansável trabalho realizado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as rotas e movimentação de passageiros do setor aéreo em Pernambuco apresentaram expressivo aumento no primeiro trimestre deste ano frente aos dados do mesmo período de 2023. No aeroporto de Recife, por exemplo, o número de voos no mercado doméstico saltou de 18.238 para 20.202, alta de 10,76%. A movimentação de turistas no estado também aumentou, passando de 2.1 mi para quase 2.3 mi.

Destinos - Os principais destinos partindo do aeroporto da capital pernambucana são: Guarulhos - SP (1.486 voos), Fernando de Noronha – PE (1.414 voos) e Galeão – RJ (710 voos). Aqui no estado, além de Recife, também realizaram voos comerciais de passageiros os terminais de Fernando de Noronha (1.737), Petrolina (1.208), Recife (20.202), Araripina (69), Garanhuns (102), Serra Talhada (104) e Caruaru (88). Nos três primeiros meses deste ano, todos os aeroportos citados tiveram aumento de rotas se comparado com igual período de 2023.

Contra a ditadura de Xandão - O deputado federal Pastor Eurico confirmou presença no evento que acontecerá neste domingo no Rio de Janeiro, que reunirá apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “O Brasil está mais uma vez acordando. O povo está nas ruas, com coragem para dizer que quer a democracia e é contra a ditadura do Supremo”, disse.

Um verdadeiro sucesso - O gerente da AMUPE, Zé Mário avaliou como um grande sucesso o 7º Congresso da entidade, promovido nesta semana na cidade de Olinda. Em entrevista ao programa Cidade em Foco ele destacou a grandeza do Congresso, que é, segundo ele, um legado da gestão de José Patriota, que foi aperfeiçoado e ampliado pelo atual presidente da entidade, Marcelo Gouveia.

Rede Pernambuco de Rádios