logo
Foto: Divulgação
Governo
Em 18 de Abril de 2024 às 05:39
Coluna da quinta-feira: Raquel Lyra promete que 2024 será o ano do SIM ao desenvolvimento de Pernambuco

2023 foi, sem sombra de dúvidas, um ano muito difícil para a governadora Raquel Lyra, que assumiu o comando do estado de Pernambuco depois de 16 longos anos de reinado do PSB, entre a primeira administração do saudoso Eduardo Campos e a última do ex-governador Paulo Câmara. Raquel tomou o poder com a missão de reoxigenar a administração estadual, no entanto, ela não imaginou que a missão seria tão espinhosa.

2024 chegou e com ele se renovou a esperança de que Raquel Lyra pudesse colocar em prática os planos e promessas que seduziram a população pernambucana no período eleitoral de 2022.

Chegou, enfim, a hora da governadora dar o tão esperado ‘SIM’ aos prefeitos e a classe política estadual. Ao menos esse foi o compromisso assumido por ela durante fala no 7º Congresso da AMUPE, encerrado nesta quarta-feira. “2024 será o ano do SIM. A governadora assumiu um estado com muitas dificuldades financeiras, com indicadores fiscais debilitados e que necessitou de um amplo processo de reestruturação fiscal em 2023. Através da articulação da governadora junto ao Governo Federal para a captação de recursos, através da captação de empréstimos junto a instituições financeiras estamos conseguindo ajustar a máquina”, disse o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Santos, que concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’.

O secretário se mostrou otimista quanto a execução de obras importantes em todo o estado, já nos próximos meses. “A partir dos próximos meses a população já poderá sentir o aumento da velocidade das ações, que levarão obras estruturadoras a várias regiões do estado”, disse ele, que frisou ainda que a governadora e sua equipe seguem se dedicando a busca por parcerias e a captação de recursos federais e/ou através de instituições financeiras para as próximas etapas do plano de planejamento e execução de ações em Pernambuco.

O ano do SIM - Segundo o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Santos, dinheiro não é problema para a governadora Raquel Lyra colocar em prática o seu audacioso plano de trabalho, com obras importantes em todo o estado. Segundo ele, são mais oito bilhões de reais exclusivos para investimentos nas mais diversas áreas do estado. É muita grana, resta agora esperar que o planejamento se transforme em realidade.

Bem calçado - Ex-prefeito da cidade de Paulista, Junior Matuto não quer saber de andar descalço... Ele, que é pré-candidato a prefeito na eleição deste ano, disse que tem andado com duas sandálias: “Uma delas é a da humildade e a outra a que está pisando no acelerador para resgatar a cidade do Paulista, que está abandonada pelo atual prefeito”, cravou.

Pronto pra missão - O vice-prefeito de Vertente do Lério, Fábio França, está pra lá de empolgado com a forma como o seu grupo político chega para a disputa eleitoral deste ano. “Pronto preparado e querendo”, disse ele, que acrescentou ainda que o projeto do seu partido não é de apenas quatro ou oito anos, mas sim, um projeto de muitos anos para o desenvolvimento da cidade e para o bem da população.

Rede Pernambuco de Rádios