logo
Foto: Cristiana Dias
Pernambuco
Em 17 de Abril de 2024 às 11:20
Abril é o mês de conscientização sobre a cegueira

Durante todo o mês, o foco está na Prevenção, no Combate e na Reabilitação das diversas espécies de cegueira

O Abril Marrom é uma campanha dedicada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a Catarata, o Glaucoma, os erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente. A visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos. Muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente previne a perda da visão.

Fundação Altino Ventura - FAV

A Fundação Altino Ventura (FAV) é uma instituição dedicada à prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência visual. Fundada em 1986, a FAV tem como missão promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas de visão, referência no Norte e Nordeste do Brasil. Com duas unidades em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Serra Talhada e Salgueiro, a FAV oferece atendimento oftalmológico especializado, cirurgias, reabilitação visual e apoio psicossocial. A instituição também desenvolve projetos de pesquisa e educação para disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre a importância da saúde ocular. Em parceria com outras organizações e instituições governamentais, a FAV trabalha para garantir o acesso igualitário a serviços oftalmológicos de qualidade e para reduzir o impacto da cegueira evitável no país. Para mais informações, visite www.fundacaoaltinoventura.org.br.

O Abril Marrom pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam à perda da visão de forma progressiva e irreversível. Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser incluídas na sociedade. Todas as pessoas têm direito a uma vida independente e com igualdade de acesso. “A prevenção da cegueira é a principal arma contra as principais causas de danos visuais irreversíveis. A maioria das doenças oculares, quando diagnosticadas em estágio precoce da sua apresentação, gera desfechos, em termos visuais, muito melhores”, destaca o Dr. Emerson Morishita, oftalmologista e coordenador do Departamento de Cirurgia Refrativa da Fundação Altino Ventura (FAV).

A Fundação Altino Ventura está de olhos bem abertos na luta contra a cegueira!

Por que Abril?

O mês de abril foi escolhido por ser neste mês comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834), o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

Por que Marrom?

A cor marrom foi a escolhida para a Campanha, por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros

Rede Pernambuco de Rádios