logo
Foto: Edson Holanda
Eleições 2024
Em 16 de Abril de 2024 às 06:31
Coluna da terça-feira: João distribui secretários em partidos da base aliada e dá indícios de que ‘vice’ sairá de time de ‘pessoas de extrema confiança’

Não é de hoje que afirmo neste espaço que o prefeito de Recife, João Campos, não está para brincadeira, que ele vive 2024, de olho no futuro e se preparando para todos os cenários que a cena política estadual e nacional possam apresentar ao eleitorado e a classe política.

Um exemplo claro da sagacidade e do poder de articulação de João Campos pôde ser visto na reta final do prazo para filiações e mudanças partidárias para aqueles que pretendem disputar mandatos na eleição municipal deste ano.

Nada mais, nada menos que quatro secretários de João se filiaram, de forma estratégica, a legendas que estão no arco de aliados do gestor, tudo com a concordância dos presidentes nacionais dos partidos, o que endossa ainda mais a tese de que João Campos já é um nome de significância na cena política nacional.

MDB, PCdoB, Republicanos e União Brasil passaram a abrigar secretários de João, podendo, inclusive, serem acionados para possíveis missões eleitorais, em Recife, ou mesmo em Olinda.

A secretária de Finanças, Maíra Fischer, se filiou ao União Brasil, através de uma articulação do deputado Fernando Filho e da Família Coelho, o que teria deixa Mendonça Filho ‘P’ da vida. Já a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas se filiou ao MDB, tudo combinado com o presidente estadual Raul Henry.

O secretário de Planejamento, Felipe Matos, se filiou ao Republicanos, do amigo Silvio Costa Filho, e o PCdoB recebeu  o chefe de gabinete Victor Marques.

Uma coisa é certa: Com a saída do PT do circuito de disputa pela ‘pré-candidatura a vice de João’, seus secretários ganham força no campos das especulações, já que caberá única e exclusivamente ao prefeito escolher aquele que irá compor sua chapa, ao seu lado. Dessa forma, João terá o conforto necessário para escolher alguém de sua mais estreita confiança, alguém que o conheça, que ele conheça e em quem ele confie, mesmo que de olhos fechados.

Conformado - Em entrevista concedida ao ‘Cidade em Foco’ o senador Humberto Costa se mostrou ‘conformado’ com o fato do PT pernambucano não ter mais voz ativa na discussão em torno da composição da chapa do prefeito de Recife, João Campos. “Tudo o que nós tínhamos pra dizer já foi dito... Agora cabe ao presidente e ao prefeito decidirem esse assunto”.

Nem a pau, Juvenal - Já na cidade de Caruaru a deputada estadual Rosa Amorim disse que a única condição que o PT impôs para declarar apoio ao projeto do ex-prefeito Zé Queiroz, é que ele não tenha como vice alguém que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não vamos acetar alguém que tenha feito campanha para Bolsonaro”, cravou ela, em entrevista ao Blog do Alberes Xavier.

O homem disparou - O jovem Fabinho caiu definitivamente nas graças da população de Salgueiro e já é apontado por dez, entre dez, especialistas políticos, como o grande favorito para e eleição municipal deste ano. Com uma base política sólida e cada vez mais robusta, ele caminha para uma vitória consagradora, que o colocará, sem sombra de dúvidas, dentre as mais significantes lideranças políticas do sertão pernambucano.

Sucesso - O Congresso da AMUPE, comandado pelo presidente Marcelo Gouvêia, foi considerado um grande sucesso. Em sua sétima edição, o evento bateu o recorde de inscrições e foi prestigiado por autoridades de todas as instâncias e esferas de poder, demonstrando o prestigio da entidade junto aclasse política e a sociedade civil pernambucana.

Bem avaliado - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anda sorrindo à toa. Bem avaliado perante a população, por conta de uma administração marcada pela presença do gestor e pela entrega de importantes obras, ele chega a 2024 com o seu projeto político turbinado, preparado para escrever mais um importante capítulo da cena política de Jaboatão.

Homenagem - A Câmara do Recife promove, nesta terça-feira (16/04), às 15h, reunião solene em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro – celebrado no dia 19 de abril. A proposição é do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e será transmitida ao vivo pelo Youtube oficial da Casa de José Mariano.

Rede Pernambuco de Rádios