logo
Foto: Jairo Gomes
Eleições 2024
Em 28 de Março de 2024 às 11:41
André de Paula afirma que estará no palanque de Daniel Coelho mesmo que ele não se filie ao PSD

O período para a filiação partidária, necessária para quem quer se candidatar em 2024, encerra oficialmente no dia 6 de abril. Até lá, algumas movimentações políticas são esperadas. No Recife, a atenção está voltada para o ex-deputado e secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania), escolhido pela governadora Raquel Lyra para disputar a Prefeitura do Recife. A expectativa é que o secretário filie-se ao PSD, partido liderado pelo ministro André de Paula.

Nesta quarta-feira (27), em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog, André afirmou que a ida de Daniel para a sua legenda passa pelo crivo da governadora. No entanto, salientou que - independente da escolha -, irá caminhar ao lado do secretário, mesmo que ele não se filie ao PSD. “Qual é o partido que não quer ter Daniel Coelho? Um político que sempre foi um dos melhores parlamentares pernambucanos. Vem fazendo um trabalho belíssimo ao lado da governadora Raquel, já foi candidato a prefeito do Recife duas vezes, teve uma votação extraordinária na última eleição [para deputado federal]. Não chegou à Câmara e nós perdemos muito com isso. A sorte é que ele hoje está ao lado de Raquel”, aponta.

André não esconde que tem deixado as portas do PSD escancaradas para Coelho, mas a decisão só caberá ao próprio pré-candidato. “Eu torço para que seja possível a sua filiação ao PSD. Eu brinco dizendo que um político deve ouvir todo mundo, mas deve decidir sozinho. No dia que Daniel tomar a decisão, e se essa decisão for por ingressar no PSD, eu vou estar comemorando, muito feliz, porque vai estar ingressando no partido um dos melhores quadros da política pernambucana”, salienta.

Raquel no PSD

Desde que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deixou claro o seu desejo de ter a governadora Raquel Lyra no partido, que tem se especulado a possibilidade da tucana deixar o PSDB para disputar a reeleição em 2026 pelo PSD. André, no entanto, declarou que a possível ida de Daniel, escolhido pela governadora para disputar a Prefeitura do Recife, não tem nada a ver com a possibilidade de troca de partidos pela gestora. 

“Uma coisa não se mistura com a outra. Das frases que Marco Maciel [ex-vice-presidente da República] me ensinou, uma delas eu repito: nunca colocar o depois antes do antes. Vamos primeiro viver o momento de 2024. Evidente que a chegada de Daniel é uma clara sinalização do apreço, da importância da unidade que estamos construindo. É um apreço que a governadora tem pelo partido. Nós vamos ter muitas razões para celebrar se isso vier a acontecer, mas uma coisa está separada da outra”, reforça.

Rede Pernambuco de Rádios