Mendoça propõe criação de Academia de Formação da Guarda Municipal e armar os guardas do Recife. Ministro da Justiça garante apoio ao projeto

O ex-ministro e pré-candidato a prefeito do Recife,  Mendonça Filho esteve nessa quarta(29/07) em reunião com o ministro da Justiça, André Mendonça, em Brasília.  Na pauta do encontro estavam o combate à violência na capital pernambucana e projetos que garantam mais segurança para os recifenses. "Nós debatemos a questão da segurança pública no Recife que é um dos principais problemas da capital pernambucana. Apresentei projetos como os da Guarda Municipal armada e a valorização da categoria através da criação de uma Academia para formação dos guardas municipais, entre outros", destacou Mendonça.


André Mendonça garantiu apoio por ter disposição, por intermédio do Ministério,  em apoiar políticas públicas que combatam a violência nas principais cidades do Brasil. "O ministro disse que o projeto esta de acordo com o planejamento do Governo Federal de reforçar o apoio à atuação, não só dos estados, no que diz respeito ao combate à violência, por intermédio das polícias, civis e militares, mas também por intermédio dos municípios, que é o nosso objetivo, valorizando o papel das guardas municipais, equipando-as, apoiando iniciativas de treinamento e capacitação, como a que eu apresentei", informou Mendonça. 


Mendonça lembrou ainda que Recife é uma das duas capitais do Brasil que não permite que a guarda possa andar armada. "Um absurdo e isso desprotege e é uma lacuna que pode ser muito bem preenchida se houver decisão política. Defendemos uma guarda armada, preparada e valorizada profissionalmente". Pontuou


Na oportunidade, Mendonça Filho destacou que a Prefeitura do Recife precisa garantir a segurança da população a partir de iniciativas como o cuidado aos espaços públicos que afastam o ambiente da violência, cuidar do menor, da criança, do jovem. "Um jovem abandonado nas ruas é presa fácil pras drogas, e tivemos experiência no passado e eu relatei isso ao ministro. Falei do projeto Estação Futuro, que acolheu jovens no Alto Pascoal, em Santo Amaro, em cajueiro seco, proporcionando acesso à educação, profissionalização e cultura", lembrou.


Antes da reunião com no Ministério da Justiça e Segurança Pública Mendonça Filho esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional tratando do problema de habitação da Capital e do Metrô.