logo
Coluna
Em 05 de Outubro de 2022 às 06:29
Coluna da quarta-feira: A força e a importância política de Eduardo da Fonte no segundo turno das eleições

Foto: Divulgação 

O líder do Progressistas em Pernambuco, deputado federal reeleito, Eduardo da Fonte, confirmou nas urnas no último domingo sua liderança e força política no estado. O partido conseguiu eleger oito deputados estaduais, formando a segunda maior bancada na Alepe, e para Câmara Federal será representado por quatro parlamentares.

Eduardo da Fonte, conseguiu um fato inédito em Pernambuco, eleger pai e filho deputado federal na mesma legenda — Eduardo e Lula da Fonte. Clarissa Tércio, a segunda mais votada no pleito, e Fernando Monteiro, que completa a lista dos eleitos pela legenda.

A definição do nome que vai governar Pernambuco, ficou para o segundo turno. A disputa será entre as candidatas Marília Arraes (Solidariedade), e Raquel Lyra (PSDB). O posicionamento de Eduardo da Fonte terá um papel fundamental nessa fase da eleição.

Da Fonte ensaiou um apoio à candidata do Solidariedade no período de ajuste e formação das chapas no primeiro turno. Acompanhou a coletiva que anunciou André de Paula (PSD), para compor a vaga de Senador, contudo, as conversações não progrediram e Da Fonte permaneceu na Frente Popular.

Agora é tempo para novas composições e o posicionamento de Eduardo será decisivo para uma das candidaturas. A gestão de Paulo Câmara encerra-se em dezembro, e sem dúvidas, é do interesse da próxima Governadora manter uma boa relação com o maior número de partidos possível. 

Não há dificuldades de diálogo do líder Progressista com qualquer campo ideológico partidário. Recebeu nos quadros do PP o casal Júnior e Clarissa Tércio, o primeiro eleito deputado estadual com o maior número de votos em Pernambuco, e Clarissa, com a segunda maior votação como federal. Ambos são apoiadores declarados do presidente Bolsonaro e não acompanham a Frente Popular. 

Os apoios e alianças para o segundo turno das eleições tiveram início nas primeiras horas após o resultado das urnas. Com autonomia própria, Da Fonte terá menos tempo que teve no primeiro turno para definir oficialmente sua posição. Inegável é sua força política que terá papel fundamental para pavimentação do caminho e chegada da próxima gestora ao Palácio do Campo das Princesas em janeiro de 2023. 

Curtinhas


Moda Center: Nesta terça (04), aconteceu a eleição para escolha do novo corpo administrativo do Moda Center para o biênio 2022-2024. O pleito eleitoral foi realizado no centro de eventos do empreendimento, em chapa única, encabeçada pelo candidato Tales Nery como síndico e os empresários Josivan Ramos e Ralph Lagos como 1º e 2º subsíndicos, respectivamente.

Apoio: Na batalha por apoio político para vencer a eleição mais acirrada desde a redemocratização, o presidente Jair Bolsonaro (PL) largou o segundo turno na frente ao costurar alianças com os governadores dos três maiores estados do país, enquanto o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mirou na adesão dos outros dois principais candidatos derrotados no primeiro turno.

Congresso: O Senado aprovou nesta 3ª feira (4.out.2022) projeto que autoriza Estados e municípios a transferir dinheiro que ficou parado em fundos de saúde e assistência social para seu caixa e, assim, ter mais recursos para custear a aplicação do piso salarial nacional da enfermagem.

Rede Pernambuco de Rádios