logo
Raquel Lyra
Em 03 de Junho de 2022 às 06:27
Coluna da sexta-feira: Raquel Lyra tem encontro com Bruno Araújo para definir diretrizes de sua candidatura

Foto: Divulgação 

A pré-candidata ao governo do Estado Raquel Lyra (PSDB), esteve nesta semana com Bruno Araújo, presidente Nacional do PSDB em Brasília para formalizar um acordo nacional entre sua legenda e o MDB. A solicitação visa enaltecer o projeto a Presidência da República de Simone Tebet, senadora pelo Mato Grasso do Sul. O apoio dos tucanos é importante e visto como essencial para fortalecer as pretensões de Simone, rumo ao Palácio do Planalto.   

De acordo com as informações repassadas ao nosso blog, a contribuição do MDB para receber apoio do PSDB nacional seria colaborar com o projeto de reeleição do governador Eduardo Leite do Rio Grande do Sul. Os dados contam também que existem ainda outros dois estados que os emedebistas se comprometem a colaborar com os tucanos, dentre eles, Pernambuco.

Fazendo uma análise da conjuntura política estadual, a possibilidade do MDB pernambucano integrar o projeto de Raquel Lyra é próximo de zero, pois Raul Henry presidente estadual da legenda, já deu declarações descartando essa junção. O MDB faz parte do projeto da Frente Popular a muito tempo e trocar de aliados não passa pelas pretensões dos seus líderes. Deve ser observado que Jarbas Filho, filho do senador Jarbas Vasconcelos, é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, outro fato que dificulta essa união. A essa altura do campeonato, uma engenharia envolvendo o PSDB e MDB em Pernambuco é praticamente inviável.     

É visível que a caruaruense Raquel Lyra está com dificuldades para consolidar seu projeto e formalizar a sua chapa majoritária, tanto que o ex-senador Armando Monteiro Neto que antes falou que não seria candidato a nada nas eleições desse ano, está sendo convocado para ser o pré-candidato ao senado por falta de projetos e pretendentes à altura do cargo. Armando Monteiro é um grande entusiasta do proposito de Raquel Lyra, mas essa sua candidatura ao senado não agregaria em nada para as pretensões da tucana. 

Curtinhas

Boataria: O pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho (UB) se pronunciou a respeito de seu candidato a Presidência da República. Miguel disse que seu o partido União Brasil, tem candidato a presidência, é Luciano Bivar, mas falou que reconhece a história do ex-presidente Lula e os feitos do presidente Bolsonaro. Coelho contou que estão espalhando boatos para gerar desinformações e dúvidas nas pessoas. O sertanejo disse que vai ser governador de todos os pernambucanos de esquerda e direita.  

Desafio: O prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB), está preparando o seu município para voltar a realizar o festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento desse ano será o primeiro após a pandemia. Previsto para acontecer na segunda quinzena de julho, o festival de inverno é nacionalmente conhecido, tem atrações de renome e recebe gente de todo país. O sucesso do FIG tende a mostrar toda a capacidade, liderança e protagonismo político de Sivaldo Albino como gestor.

Incansável: O prefeito João Campos (PSB) não tem saído das ruas após as fortes chuvas e deslizamentos de terras que caíram no Recife. Infelizmente, a catástrofe vitimou muita gente na Região Metropolitana e Zona da Mata. João Campos tem dado a cara neste momento triste, procurou o Ministério Público e o Tribunal de Contas para ajudar na elaboração de um plano de ação. Com transparência, determinação e desenvoltura, o socialista está se esforçando para diminuir o sofrimento dos desabrigados.

No pareô: O Partido Progressistas não está descartando uma candidatura ao governo do Estado de Pernambuco. A legenda tem vários quadros aliados que são liderados por Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP. A agremiação gere em torno de 16 prefeituras, conta com 10 deputados na Assembleia Legislativa e mais dois na câmara federal (Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro). De acordo com Eduardo da Fonte, o PP pretende eleger nas eleições desse ano, de 10 a 15 deputados estaduais e 04 ou 06 deputados federais.

Filadelfia FM AO VIVO