Governo do Estado conclui implantação de sistema de balizamento noturno no Aeroporto de Caruaru

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 11:32


Foto: Divulgação 


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura concluiu nesta semana os trabalhos de implantação do novo sistema de balizamento noturno alimentado por energia solar e demais auxílios à navegação do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. 


Executado com um investimento de R$ 2,1 milhões, o balizamento noturno é fundamental para que os pilotos das aeronaves consigam realizar as operações de pousos e decolagens de forma segura, principalmente durante o período noturno e em condições climáticas adversas. As luzes de LED indicam os limites da área da pista e de quaisquer obstáculos existentes no entorno. A obra abrangeu serviços como a troca do farol rotativo, da biruta e a iluminação da área da pista e do pátio das aeronaves. 


Os funcionários do aeródromo realizaram um curso de capacitação específico para operação dos equipamentos. O novo sistema de balizamento, que já entra em funcionamento a partir desta semana, permitirá também o crescimento das operações de voos comerciais no aeroporto de Caruaru.

Líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras busca apoio da ministra da Cultura para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 10:41



O deputado federal Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara, teve importante encontro, nesta quarta-feira (25), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e equipe, para buscar apoio e recursos do Executivo para o espetáculo ‘Paixão de Cristo de Nova Jerusalém’. Carreras foi acompanhado do presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco.


“O espetáculo mexe com a autoestima do pernambucano, do nordestino. É importante demais não só para Pernambuco, mas para toda a Região Nordeste. Com a pandemia da Covid-19, vimos o evento perdendo apoio, sendo que nos últimos dois anos, foi prometida ajuda por parte do Governo. Não se pode brincar com o sonho das pessoas. O espetáculo tem 54 anos de história, envolve 1500 empregos diretos e 9 mil indiretos. Há de se fazer justiça por esse evento que é significativo para a economia da região”, ressaltou o parlamentar.  


Carreras pediu à ministra que convidasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assistir ao espetáculo deste ano, que vai acontecer entre 1 e 8 de abril. 


“No final do ano passado, a Comissão de Cultura da Câmara aprovou nosso PL 4409/21, que torna o espetáculo patrimônio cultural imaterial do país para todos os efeitos legais. O reconhecimento do colegiado mostra que avançar com essas propostas é dar o merecido valor aos empregos diretos e indiretos gerados por meio da cultura. A legislação dá o amparo necessário, garantias e segurança jurídica para que as atividades se desenvolvam”, acrescentou Felipe Carreras. 



O parlamentar também é presidente da Frente Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento, e autor do PL 5638/20, sancionado como Lei 14148/21, que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o PERSE. A matéria se tornou um dos principais mecanismos para a retomada das atividades dos setores de eventos, entretenimento, artístico, cultural, e do turismo, garantindo, por exemplo, a isenção de pagamento de impostos federais pelo período de 5 anos. 

FRANCE HACKER CONFIRMA APOIO AOS NOMES DE ÁLVARO PORTO E GUSTAVO GOUVEIA

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 10:15


Foto: Divulgação 


Os deputados estaduais Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) seguem ampliando o número de apoios na disputa para a presidência e primeira-secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco, respectivamente. A eleição que definirá os nomes da nova Mesa Diretora será realizada no próximo dia 1º de fevereiro.


O deputado estadual eleito, France Hacker (PSB), bateu o martelo na noite desta quarta-feira (25/01) e foi mais um dos parlamentares que declararam apoio aos projetos de Álvaro Porto e Gustavo Gouveia que já despontam como francos favoritos na eleição que definirá a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.


A família Hacker exerce forte influência na zona da mata sul de Pernambuco, tendo membros atuando na política de diversos municípios da região. O próprio France Hacker foi prefeito por dois mandatos da cidade de Sirinhaém e vice-prefeito da cidade de Barreiros e agora se prepara para exercer o seu primeiro mandato na Casa de Joaquim Nabuco.

Prefeito de Goiana apresenta demandas à governadora Raquel Lyra

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 09:14



O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, participou, nesta quarta-feira (25), do encontro dos prefeitos da Zona da Mata com a governadora Raquel Lyra e com a vice-governadora, Priscila Krause. Durante o encontro, Eduardo Honório pediu a retomada de obras paradas e mais investimentos em setores como educação, saúde, turismo, cultura, e infraestrutura, como a melhoria das estradas da região.


“Hoje Goiana está com problemas com obras que começaram e não foram para a frente, principalmente nas estradas. Muitas das nossas estradas, como a que vai para Itambé, estão em estado de calamidade. Conversamos com a governadora e reafirmamos que as prioridades são as áreas da saúde, educação, cultura, turismo. E as nossas estradas também. Confio que Raquel Lyra vai atender as nossas solicitações”, destacou Eduardo Honório.


Entre as obras que o município necessita, o prefeito citou também um novo prédio para a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). “Goiana é um dos poucos municípios que não tem um prédio para fazer os exames e testes para habilitação de motoristas”, argumentou.


Prefeitos de 43 cidades da Zona da Mata participaram do encontro com o Governo do Estado. O evento deu continuidade à sequência de reuniões com os chefes do Executivo municipais, tendo como objetivo o desenvolvimento regional.

Coluna da quinta-feira: Álvaro Porto carrega favoritismo na disputa pelo comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 06:20


Foto: Divulgação 


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encontra-se atualmente em período de recesso parlamentar, que deverá ser encerrado no dia 1º de fevereiro quando os deputados eleitos ingressarão na Casa de Joaquim Nabuco para assumir seus mandatos na Legislatura de 2023/2026. Porém, o clima nos bastidores é intenso e de muita articulação, já que logo após a posse, a Assembleia Legislativa de Pernambuco deverá eleger sua nova mesa diretora.


A mesa diretora da Alepe é composta pelos cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro-secretário, segundo-secretário, terceiro-secretário, quarto-secretário e quatro suplentes. Para ocupar a presidência do Poder Legislativo Estadual, desponta como favorito o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB). Prestes a iniciar o seu terceiro mandato de deputado estadual, Porto é correligionário e aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB), possui um excelente convívio com seus pares e já teria a simpatia unânime dos deputados que deverão compor a base de sustentação do Governo Raquel Lyra.


Outro nome que se encontra no páreo é o do deputado estadual do Progressistas, Antonio Moraes, porém, a avaliação é de que os deputados enxergam em Álvaro Porto o perfil ideal para comandar os destinos da Assembleia Legislativa neste primeiro biênio. O fato é que o tucano tem se movimentado com muita força. A sua confraternização em dezembro reuniu lideranças e deputados e serviu de termômetro para apresentar sua força nessa disputa que já toma a atenção das forças políticas de Pernambuco.


Curtinhas


Com Álvaro: Os deputados estaduais eleitos pelo PV, PT, PC do B e PSOL, declaram apoio à candidatura do Deputado Estadual Álvaro Porto (PSDB) à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), na eleição para a Mesa Diretora da Casa, no biênio 2023-2025. A decisão foi tomada consensualmente, pela totalidade dos parlamentares dos partidos citados, depois de várias rodadas de discussões e de deliberações realizadas em conjunto.


Mais um: O deputado Rodrigo Novaes declarou apoio a Gustavo Gouveia para a primeira secretaria. Rodrigo Novaes, que esteve presente na articulação pela candidatura de Álvaro Porto para presidente, e teve o nome cogitado para disputar a primeira secretaria, declarou apoio à candidatura de Gustavo Gouveia. Desde o início os dois deputados tornaram público que havia um acordo para não haver bate-chapa, e que um apoiaria o outro. O anúncio - que se soma ao apoio da Federação - consolida o favoritismo de Gustavo ao cargo, juntamente com Álvaro Porto para a presidência. A perspectiva é de uma série de anúncios de apoio nas próximas horas.


Aprovado: O Conselho de Administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou nesta 4ª feira (25.jan.2023), por unanimidade, o nome do ex-ministro Aloizio Mercadante, 68 anos, para a presidência do banco de fomento federal.


Prioridades: O deputado federal eleito Lucas Ramos vai apresentar à governadora Raquel Lyra a importância de manter na lista de obras prioritárias do Estado os importantes investimentos de infraestrutura viária que estão em curso no Estado. O parlamentar destacou a conclusão da pavimentação da PE-380, a Estrada de Ibitiranga, em Carnaíba. A restauração das rodovias dos perímetros irrigados de Petrolina, a PE-633, a PE-639 e a PE-638, a Estrada do Burrinho. E a PE-499, a tão sonhada Estrada da Cebola, ligando Terra Nova a Cabrobó.

Mais avanços anunciados pelo Prefeito Lero para a Terra do Café

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 06:05



O prefeito Lero, esteve visitando algumas obras na cidade. Entra elas a pavimentação da Rua Projetada E, no bairro Marília, que já se encontra 80% concluída. Junto dele, o Secretário de Obras e Urbanismo, Diel. 


Na ocasião, aproveitou o momento é anunciou mais uma grande obra. A pavimentação da rua que interliga o bairro Marília ao Orlando Marcelino. Sendo mais uma ação que trará dias melhores para a povo. “Os trabalhos não podem parar. Iniciamos o ano já com ações edificadoras para nossa população. E nos próximos dias vou anunciar mais algumas pavimentações. Afinal, estamos realizando o Maior Programa que a população já viu”, completou o Prefeito, Lero. 


Nos próximos dias traremos para vocês os nomes das ruas que receberão pavimentação. 


Rodrigo Pinheiro se reúne com a ENEL-x para garantir que Caruaru esteja 100% em LED em 2023

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 05:49



Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro e parte do secretariado do município estiveram reunidos com representantes da ENEL- X. O encontro teve como objetivo os últimos ajustes antes da assinatura da Ordem de Serviço que irá oficializar o consórcio e o início do trabalho da empresa na manutenção da iluminação pública na cidade e na zona rural.


O consórcio é resultado de uma parceria publico-privada entre a Prefeitura de Caruaru e a empresa ENEL – X, e contempla vinte anos de concessão. 


“Viemos alinhar alguns pontos, tendo em vista as avaliações feitas a partir do serviço de manutenção que já foi ativado em caráter de teste; e ter uma última conversa antes da assinatura da OS para garantir à população um serviço de qualidade e ágil. Nossa expectativa é que já na cerimônia da OS a gente possa lançar esse canal de atendimento que vai funcionar 24h por dia, sem interrupção” afirmou o prefeito, Rodrigo Pinheiro. 


Com isso, a prefeitura estima que, até o final de 2023, Caruaru esteja com 100% da iluminação em LED.

Caruaru Shopping sedia a Expo Bezerros

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 05:37



O Caruaru Shopping estará sediando, a partir desta quinta-feira (26), a Expo Bezerros. O evento acontecerá próximo à entrada da academia, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência.


Antes do evento ser aberto ao público, haverá também, nesta quinta, o coquetel de lançamento, às 19h. Os papangus e a charanga da Banda Musical Cônego Alexandre prometem muita animação para esse primeiro momento.


Segundo a gerente de Eventos, Cleide Santos, a Expo Bezerros será dividida em três nichos, retratando a gastronomia e a cultura da cidade de Bezerros. "Quem visitar a mostra vai conhecer também um pouco da evolução dos papangus através de seis fases", adiantou.


O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Mutirão da regularização fundiária contempla bairro do Fragoso

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 05:31


População contou com reforço no cadastro de imóveis e no cadastro social


A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Projetos Especiais, realizou nesta quarta-feira (25/01) o “Mutirão da Regularização", no bairro do Fragoso. A ação foi realizada na Igreja Moriá, localizada na Rua Luiz Fernandes, nº 20. Em um ano de lançamento do Programa Morada do Povo, Paulista já beneficiou 313 famílias. Atualmente, o programa está concentrado em cinco comunidades: Fragoso, Vale da Paz, Nobre, Beira-Mar e Vila Invadida. 


De acordo com o secretário de Projetos Especiais do Paulista, Jota Junior, no "mutirão da regularização", o cidadão poderá acompanhar as quadras que já foram seladas e as que serão em breve. Ele explicou ainda que, para acelerar o processo de cadastro dos imóveis e cadastro social, assim também as demais etapas do Programa Morada do Povo na comunidade, as equipes da Secretaria estão sendo reforçadas.


“Em relação às moradias que já receberam o selo, ou seja, o cadastro imobiliário, os moradores devem fazer o cadastro social o quanto antes, que é a última etapa para remeter todas as documentações para o cartório. Após todo o processo, a etapa final será à entrega do RGI ao morador, que é o Registro Geral de Imóveis”, explicou Jota Junior. 


O Projeto de Regularização Fundiária foi criado por meio da Lei Federal 13.465/2017, e incentiva os municípios a regularizarem seus imóveis, bem como proporcionar às famílias a tranquilidade de ter o documento definitivo de suas propriedades. 


No Brasil, Paulista é um dos municípios pioneiros na implantação do projeto. No município, o prefeito Yves Ribeiro tem acompanhado de perto o Programa Morada do Povo e tem pedido celeridade nos processos.


"Precisamos implementar, nestas localidades, obras importantes de infraestrutura. Por isso é tão importante que a população possa aderir ao programa, para iniciarmos o trabalho o quanto antes" , destacou Yves Ribeiro.


A Secretaria de Projetos Especiais reforça que, o Programa Morada do Povo é uma iniciativa gratuita de Regularização Fundiária no Município do Paulista, não exigindo, com isso, nenhum pagamento por parte do cidadão que precisa obter o documento de sua moradia. 


A gestão municipal conta com importantes parcerias neste projeto, são elas: Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Associação dos Cartórios de Pernambuco (Aripe) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 


Para poder tirar dúvidas em relação ao processo de regularização fundiária, a Secretaria de Projetos Especiais disponibiliza o telefone para mensagens de Whatsapp (71) 98520-8479.

Brasil vai avançar na construção do Reator Multipropósito, afirma ministra Luciana Santos

Publicado por Alberes Xavier em 26/01/2023 às 05:23


O anúncio foi feito durante visita oficial à Argentina – parceira estratégica do Brasil no empreendimento.


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai avançar na construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que tem o objetivo de garantir a autonomia do país na produção de radioisótopos para uso na medicina e para apoiar pesquisas científicas na área nuclear. O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos, que acompanha a visita oficial do presidente Lula ao país vizinho.


A Argentina é parceira estratégica do Brasil no desenvolvimento do RMB. Para 2023 e 2024, estão previstos investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o empreendimento, incluindo a contratação de empresa argentina para a elaboração do projeto detalhado da planta de processamento de radioisótopos.


Segundo a ministra, as relações bilaterais com a Argentina serão, a partir de agora, intensificadas, com a retomada de projetos que foram paralisados. “A agenda mais importante de cooperação científica na América Latina é com a Argentina. É uma agenda muito diversa, que vai desde as parcerias no Reator Multipropósito até a formação de especialistas no âmbito do Cabbio. Vamos avançar tanto com o Reator Multipropósito quanto o projeto SABIA-Mar, que vai apoiar o monitoramento na região”, explicou a ministra.


O projeto SABIA-Mar prevê a construção e operacionalização de dois satélites de sensoriamento remoto para monitoramento dos oceanos e zonas costeiras da região que compreende o Brasil e a Argentina. No encontro com o ministro Daniel Filmus, em Buenos Aires, Luciana Santos destacou o avanço da Plataforma Multimissão (PMM), que é a base para o satélite SABIA-Mar e atingiu o grau máximo de maturidade com o satélite Amazonia 1, que está operando em órbita, com sucesso, desde 2021.


Já o Centro Latino-Americano de Biotecnologia (Cabbio) foi criado em 2020 com base no centro binacional implantado em 1986. Atualmente, também conta com a participação de Uruguai e Colômbia. Ao longo de sua história, mais de 125 projetos foram apoiados e mais de 5,5 mil pesquisadores capacitados.


“O Cabbio é uma demonstração de que a cooperação científica pode impulsionar e consolidar a integração regional”, ressaltou a ministra Luciana Santos.