Taxa de desemprego cai em 16 estados, revela IBGE

A taxa média de desemprego fechou 2019 em queda em 16 estados, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios–Contínua (PNAD-Contínua), divulgada na sexta (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A menor taxa média anual de desemprego ficou com Santa Catarina: 6,1%.


Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso aparecem em seguida, todos com 8%. Já os maiores percentuais foram observados no Amapá (17,4%) e na Bahia (17,2%).


A população ocupada cresceu em 23 unidades da federação. Apesar da queda da taxa de desemprego e da ocupação, 20 estados tiveram taxa recorde de informalidade, isto é, os empregados sem carteiras, os trabalhadores por conta própria sem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e os familiares auxiliares. A maior taxa foi anotada no Pará (62,4%), bem acima da média brasileira (41,1%). Atualmente, há no país 12,6 milhões de desempregados.


Informalidade cresce


Segundo a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy, o aumento do emprego no país tem sido puxado pelo crescimento da informalidade. “Em vários estados a gente observa que a taxa de informalidade é superior ao crescimento da população ocupada. No Brasil, do acréscimo de 1,819 milhão de pessoas ocupadas, um milhão é de pessoas na condição de trabalhador informal”, afirmou.


Na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2019, a taxa de desemprego caiu em nove unidades da federação, com destaque para Maranhão (que recuou de 14,1% para 12,1%) e Pará (caiu de 11,2% para 9,2%). Nos demais estados, manteve-se estável.


Já na comparação com o quarto trimestre de 2018, houve queda em sete estados, com destaque para o Amapá (recuo de 19,6% para 15,6%). Apenas Goiás teve alta na taxa de desemprego neste tipo de comparação. Passou de 8,2% para 10,4%.


Agência Brasil

Seminário do MPPE encerra segundo dia com saldo positivo

O Ministério Público de Pernambuco encerrou o segundo dia do seminário “O Novo Pacote Anticrime, a Nova Lei de Abuso de Autoridade e o Acordo de Não Persecução Penal” com saldo positivo. Durante o evento mais de 400 pessoas estiveram circulando no evento que contou com palestras do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, falando sobre o Acordo de Não Persecução Penal; o promotor de Justiça de São Paulo, Rogério Sanches; e o promotor de Justiça do Mato Grosso, Renee do Ó Souza.

 

“Foram dois dias de casa cheia com autoridades de diversas áreas e de vários órgãos e entidades. Os participantes tiveram acesso à conteúdo extremamente relevantes e puderam discutir com profundidade os temas propostos. Todos puderam tirar dúvidas, falaram de exemplos práticos do dia a dia e de ações que impactam a vida de diversos operadores do direito, notadamente os magistrados, promotores, procuradores e oficiais das polícias Civil e Militar”, disse o diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o procurador de Justiça Sílvio Menezes.

 

Ele citou, ainda, que no mês de março a Escola realizará o “Seminário do Dia Nacional do Ouvidor: Integridade & Conexão”, no próximo 5 de março; o “Simpósio Internacional - O Futuro da Inteligência Investigativa”, nos dias 16 e 17 de março; bem como o Congresso Nacional de Direito Eleitoral, a partir do dia 26 de março.

 

A palestra de encerramento ficou a cargo do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. Ele abordou todas as nuances em torno do Acordo de Não Persecução Penal, falando dos princípios teóricos que envolvem o acordo; como surgiu esse novo ramo do direito, o direito consensual; os princípios norteadores dessa nova prática; bem como aspectos práticos. Ele citou exemplos de peças e também exemplos práticos em que cabe a propositura do Acordo.

 

“O Ministério Público de Pernambuco foi pioneiro na propositura do Acordo de Não Persecução Penal. Criamos aqui o primeiro Núcleo do Brasil, normatizamos o Acordo em todas as suas etapas e discutimos muito todas as nuances que envolvem o tema. Estamos agora retornando as discussões com o advento do Pacote Anticrime dado a quantidade de dúvidas. Mas acreditamos e reforçamos que o Acordo de Não Persecução Penal é uma grande revolução e a grande novidade do direito brasileiro”, disse o procurador-geral em sua palestra.

 

O MPPE, na última semana, aprovou a regulamentação do Acordo de Não Persecução Cível por meio do Conselho Superior da instituição e também firmou o primeiro Acordo de Não Continuidade da Ação Penal. “Nós estamos aqui discutindo e falando sobre o futuro do direito, o futuro do papel do Ministério Público, permitindo que o cidadão brasileiro tenha um acesso mais célere à Justiça”, disse ele. 

 

O procurador-geral, ainda, avaliou positivamente o evento. “Estou muito feliz com a realização do evento e o feedback positivo por parte dos participantes. O MPPE está se concretizando como um espaço de grandes debates e discussões. Fomentamos dois dias de debates sobre as novas legislações que estão influenciando o Código Penal, a execução e o processo penal, mas também estamos formatando e propondo, dentro do MPPE, um Ministério Público brasileiro mais atuante, um judiciário mais eficaz, promovendo o acesso à Justiça”, finalizou ele.


FERRAMENTA - Antes de iniciar as discussões sobre o Acordo de Não Persecução Penal, o público participante pôde conhecer o Consensus. A ferramenta, fruto das iniciativas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do MPPE (MPLabs) irá viabilizar a realização do Acordo de Não Persecução Penal, automizando ações que, hoje, são realizadas manualmente e no papel.

 

“Participamos do 2º Ciclo de Inovação do MPPE e prototipamos uma ferramenta que irá trazer mais agilidade para cada uma das etapas do Acordo e também mais qualidade ao trabalho que é desenvolvido. Além da automação, estamos aumentando a qualidade e a eficiência. Os utilizadores poderão, por exemplo, checar todos os antecedentes, em diversas áreas, dos acordantes a partir de uma consulta automática às diversas bases de dados que o MPPE acessa.”, disse Leví Nóbrega, elaborador do Consensus.

 

A próxima etapa contará com um processo de validação, quando um grupo de membros e servidores do MPPE poderão fazer testes na ferramenta. “Vamos começar a fazer testes na Capital e em promotorias de Justiça do interior com demandas específicas de formatação do Acordo. Vamos fazer treinamentos e vídeos para ensinar a utilizar. Os participantes passarão uma semana de imersão para que possamos aperfeiçoar, ainda mais, a ferramenta”, disse Clóvis Lima, elaborador do Consensus.

 

Avaliações:

 

“A Procuradoria-Geral de Justiça, através da Escola Superior do Ministério Público, ajuda na capacitação na qualificação numa preparação dos colegas, promotores e procuradores de Justiça para tratar das temáticas mais contemporâneas do direito brasileiro. Estamos dinamizando a Justiça, permitindo uma melhor prestação de serviços públicos ao cidadão.” Alexandre Bezerra, corregedor-geral do MPPE

 

“Esse Seminário é uma excelente oportunidade de discutir os pontos fortes e as fragilidades do Pacote Anticrime, da Lei de Abuso de Autoridade e padronizarmos ações e processos do Acordo de Não Persecução Penal. A administração do procurador-geral, Francisco Dirceu, vem se empenhando na qualificação dos membros do Ministério Público e na integração com a sociedade com as outras instituições e com as instituições de ensino. Esses debates engrandecem nosso Ministério Público.” Maviael de Souza Silva, secretário-geral do MPPE

 

“Esse é um momento de capacitação, treinamento e discussão. Estamos aqui discutindo com profundidade o que vem sendo apresentado na legislação brasileira, tirando dúvidas e viabilizando a padronização de processos, para prestar um serviço melhor à sociedade”. Vinícius Costa e Silva, promotor de Justiça de Toritama

Secretário Dilson Peixoto integrou comitiva do governador que prestigiou as comemorações dos 30 anos do MST em Pernambuco

Evento aconteceu em Normandia, Caruaru, com a presença do chefe e gestores do executivo estadual, lideranças políticas estaduais e municipais


Ao lado do governador Paulo Câmara e demais gestores do executivo estadual, bem como lideranças políticas estaduais e municipais, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, prestigiou neste sábado (15) as comemorações pelos 30 anos do movimento em Pernambuco, referência na luta em defesa da execução e desenvolvimento de políticas agrárias para os trabalhadores assentados e acampados. O evento aconteceu durante o 29º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Centro de Formação Paulo Freire, no assentamento Normandia, em Caruaru.


Durante o ato, foram rememoradas as conquistas, dificuldades e os muitos desafios ao longo de três décadas de existência. Instrumento de luta da classe trabalhadora, o MST firmou-se como movimento democrático a favor da reforma agrária, responsável por firmar na terra 14 mil famílias em 226 assentamentos. No encontro deste final de semana estiveram presentes, além de autoridades e representantes de entidades ligadas ao movimento, militantes e dirigentes do MST de todo o Estado, intensificando, desta maneira, seu caráter de unidade. As atividades do encontro foram iniciadas na última sexta (14) e se encerram neste domingo (16).


Parabenizando o movimento, o governador destacou o forte legado que o MST deixa para as próximas gerações. E que, apesar das dificuldades diante do atual cenário político nacional, seguirá à disposição para buscar os caminhos para melhoria das condições de vida dos agricultores e agricultoras. O dirigente nacional do MST, Jaime Amorim, agradeceu a presença do governador e equipe, citando a simbologia e a representatividade do ato. Em seu discurso, o secretário Dilson Peixoto pontuou que recebeu do chefe do executivo estadual o comando de trabalhar fortemente nas questões do campo, por meio do diálogo e das parcerias firmadas. “Os desafios são muitos, mas estamos todos juntos no mesmo barco e assim vamos permanecer, em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais pernambucanos”.

Paulista: carro explode durante abastecimento de gás

Do Portal Folha PE


Um carro explodiu enquanto era abastecido com gás natural, na manhã deste sábado (15), em um posto Shell, que fica na PE-015, na altura do Hospital Central Nossa Senhora Aparecida, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O modelo era Fiat Palio Attractiv de cor preta, ano 2012, e acidente aconteceu por volta das 11h.


O motorista era Helder Lopes da Silva, 32 anos, que estava fora do automóvel na hora em que um cilindo explodiu de dentro do veículo. Por conta do estouro, estilhaços alcançaram parte de suas costas e cabeça, resultando em leves escoriações. Ele não precisou ser socorrido. "A gente nunca acha que vai acontecer algo assim com a gente", disse, afirmando ainda que o carro possui seguro. 


De acordo com informações iniciais, ele estava abastecendo com Gás Natural Veicular (GNV). O posto teve parte do teto atingido. Segundo o Corpo de Bombeiros, três viaturas foram enviadas para o local, onde a área foi logo isolada para evitar outros incidentes na hora.


Ao lado do posto está a empresa de Samuel Carlos, que, há 19 anos, instala cilindros na Região Metropolitana do Recife. "Isso não costuma acontecer. Ele foi da forma mais barata e arriscada, porque ele estava instalando um cilindro que já pegou fogo antes. Ele tirou, pintou e usou. Tem que ter procedência de fábrica", opinou o profissional em entrevista à reportagem da Rádio FolhaPE.


Para colocar GNV, Samuel diz que é preciso pedir autorização ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e procurar uma empresa credenciada pelo Inmetro para a instalação no veículo.

“Patrícia Domingos tem sido um desejo da Executiva Nacional do partido”, afirma Ricardo Teobaldo

“Vamos buscar o entendimento para reforçar a pré-candidatura de Túlio Vieira”, disse o deputado federal Ricardo Teobaldo


Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) falou sobre os preparativos para as eleições municipais de 2020, e elencou que o partido deverá ter dezenas de candidaturas com chances reais de vitória.


“Ano passado tivemos uma atuação forte, com a aprovação de diversas matérias que visam melhorar a vida dos brasileiros. Votamos pautas importantes e emergenciais para crescermos e avançarmos, culminando na geração de empregos e renda”, elencou.


O deputado fez uma análise do início do período legislativo e comentou sobre a pré-candidatura da delegada Patrícia Domingos, em Recife. “Patrícia tem sido um desejo da Executiva Nacional do partido. Ela tem uma relação com o senador Álvaro Dias e a deputada federal Renata Abreu”, comentou.


Túlio Vieira – Sobre a eleição de Surubim, o deputado federal afirmou que buscará a unidade em torno do ex-prefeito Túlio Vieira. “O instrumento do político é o diálogo, e vamos buscar o entendimento para que possamos reforçar a pré-candidatura de Túlio Vieira, que tem liderado as pesquisas e é o representante do Podemos”, finalizou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

André Ferreira vai a Gravatá e abona a ficha de Daniel Alves

A história política ganhou uma nova página na noite da sexta-feira (15). Em um ato que reuniu as principais liderança da oposição no município, o presidente estadual do PSC, deputado federal André Ferreira, abonou a ficha de Daniel Alves, ex-prefeito de Chã Grande e que chega para impulsionar o debate sobre a cidade. Além dele, outras 50 lideranças ingressaram na legenda durante o evento, entre elas Dra. Laura, que assume o PSC Mulher.


Em todos os discursos, o tema foi o mesmo: a importância da chegada de Daniel Alves para o município e a necessidade de união de todos os atores da oposição. Estavam presentes ao ato, além do comandante do PSC na cidade, Gilberto Lima Jr. os presidentes municipais do PL, Darita; do DEM, Élcio Campos; do Podemos, Alex da Água; além do vice-presidente do PSB, Vital Medeiros, que representou o presidente e ex-prefeito Osano Brito.


Ao falar para o auditório lotado do Salão 3S, Daniel Alves, que tem uma larga experiência no Executivo, depois de cumprir três mandatos de prefeito em Chã Grande, destacou que chega a Gravatá para discutir os problemas do município.


“Vamos para rua conversar com a população. Acredito que a política pode transformar a realidade deste município, e pode ser usada para ajudar as pessoas”, afirmou Daniel ao publico estimado em 500 pessoas.


O presidente estadual do PSC, André Ferreira, fez questão de ir ao ato para receber o novo filiado do partido. Em seu discurso, André destacou que, pela importância da cidade, Gravatá precisa de um grupo que avalie e apresente soluções para os problemas do município.


"Gravatá é a porta de entrada do Agreste do Estado, tem problemas que arrastam por anos e que precisam ser resolvidos. Daniel já tem experiência administrativa por ter sido três vezes prefeito de Chã Grande. Chega a Gravatá com humildade, sem impor condições. Tem muito potencial e mais na frente vamos ver em que posição ele vai jogar nas eleições de outubro”, destacou André Ferreira.

    

Além das lideranças de Gravatá, como o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar, José Urbano, também marcaram presença no ato o vereador de Timbaúba e secretário-geral do PL no Estado, Guel Barbosa; a vereadora Daniele Alves, de Chã Grande; e os vereadores de Caruaru Moysés Santos, Ítalo Henrique, Pierson Leite, Duda do Vassoural, Rosaldo do Divinópolis.

Paulo Câmara: “Governo de Pernambuco está à disposição para construir alternativas em favor do homem do campo”

Neste sábado, o governador esteve no assentamento Normandia, em Caruaru, para prestigiar o aniversário de 30 anos do MST


O governador Paulo Câmara prestigiou, na manhã deste sábado (15.02), a comemoração dos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que aconteceu durante o 29° encontro estadual do movimento, no assentamento Normandia, em Caruaru. Ele reforçou a importância da história do movimento e o forte legado que deixa para a categoria. Paulo Câmara também garantiu que o Governo de Pernambuco seguirá trabalhando para combater as desigualdades e, assim, dar mais qualidade de vida aos moradores do campo.


“Primeiro, quero parabenizar o movimento pelo seu aniversário e dizer que 30 anos não representam uma data qualquer. A história do MST é forte e deixa um grande legado para as próximas gerações. Vim aqui também para colocar meu papel de governante à disposição para construir diálogos que tenham a capacidade de encontrar alternativas em favor do homem do campo. Seja na questão da educação, da saúde ou da assistência técnica. E saibam que o Nordeste está unido para combater as desigualdades e para tentar dar uma melhor qualidade de vida a vocês”, afirmou Paulo Câmara.


Dirigente nacional do MST, Jaime Amorim agradeceu a presença do governador e destacou a grande simbologia desse fato, diante do momento por que passa o Brasil. Amorim também relembrou a história do movimento e a parceria com o Governo de Pernambuco. “O governo estadual, assim como todos os governadores do Nordeste, são fundamentais em defesa da rede Normandia. Quero agradecer por todas as parcerias do Governo de Pernambuco nas áreas do trabalho, capacitação, educação, cultura, produção e, em especial, na luta direta pela reforma agrária”, disse.


Acompanharam o governador no evento os secretários estaduais Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário) e Alberes Lopes (Emprego, Trabalho e Qualificação).

“O prefeito Geraldo Júlio tem sido premiado com muita recorrência, por conta de ter priorizado a área de inovação na educação do município do Recife", afirma Aluísio Lessa

Aluísio Lessa destaca conquista na área de tecnologia e inovação em Pernambuco 


A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, comandada pelo deputado estadual licenciado Aluízio Lessa (PSB), tem se destacado pelos trabalhos de inovação realizados junto a prefeituras e organizações no Estado. 


Durante entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, o secretário falou sobre a missão à frente da pasta e o trabalho desempenhado junto ao PARQTEL e o Porto Digital. "Essa missão é uma missão muito diferenciada, porque é um ambiente muito técnico e refinado do ponto de vista de quem está vivendo a inovação no Brasil”. Afirmou


“Aqui em Pernambuco a gente atingiu uma maturidade por ter dois parques tecnológicos, o PARQTEL, que pertence ao Governo do Estado, e o Porto Digital, que é uma Organização Social que nasceu dentro do Governo", destacou o deputado, comentando ainda projetos que tem desenvolvido junto a Universidades e a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) por diversos municípios do estado. 


Ao falar sobre a relação da sua pasta com os municípios do Estado, o mesmo destacou, "Nós temos procurado aproximar os prefeitos desse ambiente, de buscar conversar com as universidades aqui do Estado, buscar conversar com quem está no mercado da inovação. Só no Porto Digital são quase 400 empresas de refinamento tecnológico que pode desenvolver softwares específicos para os municípios e levar algum tipo de aplicativo para melhorar a gestão pública”. 


Aluísio aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) tem desenvolvido na área de tecnologia do município. "Municípios que investiram em robótica hoje têm um diferencial nos índices de conhecimento. A capital Recife tem feito isso com muito esforço. O prefeito Geraldo Júlio tem sido premiado com muita recorrência, por conta de ter priorizado a área de inovação na educação do município do Recife", afirmou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Quarto avião com brasileiros deportados chega ao Brasil

Por G1

Um avião fretado pelo governo norte-americano chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta de 22h40 de ontem. A BH Airport informou que aeronave trouxe 80 passageiros, entre eles 40 crianças e adolescentes. Este é o quarto voo com deportados a chegar ao Brasil.

O grupo fez uma refeição fornecida pelo aeroporto, e a maior parte dos passageiros deixou o complexo logo após o lanche.

Na última sexta-feira (7), outros 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos chegaram a Confins. Um deles definiu como "muito sofrido" o tempo que ficou preso com a família. Ainda restavam 139 cidadãos do Brasil detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA.

Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte um primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. O segundo voo aterrissou em janeiro deste ano, com dezenas de brasileiros.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA, o que representa uma mudança em relação à política de governos anteriores.

Vice-prefeito Josevaldo Cowboy conquista mais uma nova ambulância para Brejo da Madre de Deus

O vice-prefeito e pré-candidato a prefeitura do Brejo da Madre de Deus, Josevaldo Lopes (PRB) comemorou ao lado do vereador Damião Aguiar (PTB), do deputado estadual João Paulo da Costa (Avante) e do deputado federal Sílvio Costa Filho, a aquisição de mais uma nova ambulância para o município.


Neste sábado (15), a prefeitura estará entregando uma ambulância UTI, orçada em R$ 180 mil, conquistadas através do deputado federal, que de imediato anunciou mais um veículo a ser entregue neste primeiro semestre.


“Tenho a satisfação de anunciar que vamos enviar ao município do Brejo da Madre de Deus, uma nova ambulância para beneficiar toda população. Neste sábado (15) a prefeitura entrega uma ambulância que foi feito de nosso empenho ao lado do vice-prefeito Josevaldo”, declarou Sílvio Costa Filho.


O deputado ainda frisou que o vice-prefeito tem conseguido seu espaço e que tem sua pré-candidatura como uma prioridade do partido.


“Esse trabalho é uma forma de agradecer a população pelo apoio e atendendo as cobranças de nosso povo brejense. O deputado tem atuado de forma forte e é fiel aos nossos pleitos, sempre atende aquilo que buscamos em benefício do povo”, afirmou o vice-prefeito Josevaldo Lopes.