Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa atinge 94.89% de cobertura

Vinte e seis municípios de todas as regiões, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha, vacinaram 100% do rebanho


Pernambuco garantiu a imunização de 595.043 bovinos e bubalinos com até 24 meses na segunda etapa da campanha contra a febre aftosa. O número corresponde ao percentual de 94,89% de cobertura do rebanho desta faixa etária e mantém o Estado como área livre da doença com vacinação. O balanço foi divulgado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta quarta-feira (13). 

 

“A campanha, que aconteceu durante o mês de novembro, com prazo estendido até 31 de dezembro, registrou a participação de 59.139 produtores e 56.241 propriedades trabalhadas, o que foi essencial para superar a meta de cobertura vacinal de 90%, estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, declarou o diretor-presidente da Adagro, Paulo Roberto de Lima.

 

Nesta etapa, 159 municípios superaram os 90% de cobertura, destes, 28 vacinaram 100% do rebanho: Afrânio, Amaraji, Araçoiaba, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Camaragibe, Carnaubeira da Penha, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Cortês, Fernando de Noronha, Gameleira, Inajá, Itacuruba, Itambé, Itaquitinga, Jaqueira, Lagoa do Ouro, Lagoa Grande, Moreno, Pombos, Primavera, Quixaba, Ribeirão, Sanharó, São Bento do Una e São Benedito do Sul.

 

Enquanto outros 26 municípios não alcançaram o percentual mínimo de 90%, sendo eles: Aliança, Altinho, Betânia, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Cedro, Chã Grande, Exu, Ferreiros, Gravatá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Jataúba, Paulista, Petrolina, Riacho das Almas, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Moreilândia, Tacaratu, Timbaúba e Toritama.

 

“Apesar das dificuldades enfrentadas em 2020 e de algumas cidades com percentual abaixo da meta, reconhecemos os esforços para garantir a imunização contra a febre aftosa e parabenizamos os servidores, profissionais das prefeituras e, sobretudo, os produtores pernambucanos pelo empenho em manter o rebanho livre da doença”, conclui Paulo Roberto.

 

Pernambuco integra o bloco 3, composto por sete estados do Nordeste, que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados acima de 90%, atingir mais de 90% de propriedades vacinadas, aumentar a vigilância epidemiológica por parte do serviço veterinário oficial, fortalecer o sistema de notificação aumentando o envolvimento de toda a comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo de Arrecadação para Emergências.

 

Primeira etapa: Realizada entre os meses de junho e julho, atingiu uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano, imunizando 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos. Entre os 185 municípios, 14 vacinaram 100% do rebanho.

Marília: “Voltarei muitas vezes a Caruaru, que poderá ter uma Governadora em 2022”

Primeira mulher na história a disputar o segundo turno na eleição municipal do Recife na última eleição, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) acredita que chegou o momento das mulheres tomarem o protagonismo do cenário político de Pernambuco. Durante uma entrevista à Rádio Liberdade de Caruaru, Marília deu sua opinião sobre a disputa para o Governo do Estado no ano que vem. "Pode ser que Caruaru tenha uma Governadora em 2022. Vamos ver o que acontece".  


Durante a entrevista, a deputada aproveitou para fazer um balanço sobre sua atuação no ano passado na Câmara dos Deputados e reiterou a disposição para fazer um mandato combativo em 2021. "2020 foi de muito aprendizado. Trabalhamos duro no plano nacional e local para ouvir as demandas da população e lutar pelos direitos e conquistas e buscar avanços. Vamos aproveitar toda essa experiência positiva para continuar trabalhando por Pernambuco. Caruaru é uma das cidades em que voltarei, com certeza, muitas vezes em 2021”, destacou.


Marília também lembrou da luta para garantir a proteção social e o apoio econômico à população durante a pandemia da Covid-19. "Tivemos muitos embates com o Governo Federal, que insiste em manter uma postura negacionista em relação a pandemia. O Congresso também teve uma participação firme. Eu, particularmente, tive uma ação muito importante. Um dos primeiros projetos que pedia o auxílio emergencial, por exemplo, foi de minha autoria", comentou.


A parlamentar se mostrou confiante com a manutenção do auxílio emergencial a partir de janeiro. "Um dos condicionantes do nosso partido, o PT, em apoiar o nome de Baleia Rossi foi que ele pautasse o auxílio na Casa. É importante que haja a retomada econômica e, sem o auxílio, não haverá como."


Por fim, Marília voltou a questionar o Ministério da Saúde sobre a falta de testes em massa para os brasileiros. "Fiz um pedido importante e, quando voltar a Brasília, vou retomar essas articulações sobre o envio de testagem para Pernambuco", explicou a deputada ao se referir ao pedido, enviado ao Ministério da Saúde para que parte dos testes de detecção da Covid-19 que hoje estão estocados em São Paulo, com o prazo de validade já estendidos pela ANVISA, sejam enviados para o atendimento da população pernambucana.

Em visita à Fiepe, Diogo Moraes comemora permanência de cursos do SENAI em Santa Cruz do Capibaribe

Nesta terça-feira (12), o deputado estadual Diogo Moraes se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, e a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, na sede do sistema, no Recife. Na ocasião, o parlamentar estava acompanhado do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, e do vice-prefeito, Hélio Aragão, além do Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Cumaru. Os representantes abordaram, principalmente, a preocupação com a manutenção dos serviços da instituição no Polo de Confecções do Agreste.


De acordo com Diogo Moraes, ao tomarem conhecimento que a unidade física do SENAI na cidade seria encerrada, os munícipes ficaram preocupados, recebendo de forma negativa a notícia. “A população tem muito respeito pelo SENAI, pela FIEPE. Muitos comentaram a importância das capacitações que receberam na unidade para suas vidas profissionais. Então, procuramos esse diálogo para entender o que havia acontecido para essa tomada de decisão”, acrescentou Fábio Aragão.


Segundo Camila Barreto, diretora regional do SENAI em Pernambuco, foi feita uma readequação no formato do serviço, entretanto, não haverá encerramento de atividades e capacitações. Para esclarecer a questão, a FIEPE, o SENAI PE e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe emitiram uma nota de esclarecimento conjunta, a fim de tranquilizar a população (confira abaixo). Ainda na reunião, o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, pontuou que está à disposição para o diálogo, destacando que o principal objetivo da instituição é atender bem a classe empresarial pernambucana, para que o Estado tenha progresso. 


“Tivemos a excelente notícia de que a partir de fevereiro, Santa Cruz do Capibaribe poderá contar com unidade móvel para capacitações. Haverá uma reunião para alinhar grade de cursos e cronograma, que serão divulgados em breve. Outra boa notícia é que os consultores já alocados na cidade, permanecerão, atendendo aos empreendedores e à indústria. Ou seja, os benefícios desse serviço tão importante continuarão sendo prestados”, comemorou Diogo Moraes.

Deputado Eduardo da Fonte se reúne com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão(PP), e anuncia emendas importantes para o município

O deputado federal e presidente estadual do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, e o presidente estadual da juventude Progressistas, Lula da Fonte, se reuniram com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, o vice-prefeito, Helinho Aragão, e secretários do município. Na ocasião, anunciaram a colocação de emendas importantes para a cidade.


No encontro, o deputado Eduardo da Fonte confirmou ao prefeito a colocação de emenda para a saúde, no valor de R$ 1 milhão para que Fábio possa investir na área da saúde do município, onde toda a população será beneficiada. Também foram anunciados pelo deputado cinco poços artesianos completos e duas retroescavadeiras junto ao DNOCS, que vão garantir que os pequenos produtores rurais possam realizar seu trabalho com mais qualidade.


“Tenho um carinho enorme por Santa Cruz do Capibaribe, pois desde o meu primeiro mandato, eu sempre tive uma boa votação no município. E quero vê-la sempre no rumo do desenvolvimento, gerando emprego e renda, crescendo cada vez mais. Por isso, sempre vou continuar trabalhando forte em Brasília para levar recursos importantes para esta grande cidade do estado de Pernambuco”, afirma Eduardo da Fonte.

Prefeito padre Joselito Gomes realiza visita de cortesia ao Fórum de Gravatá

O encontro marcou o ajuste de conduta entre o executivo municipal e o judiciário e a estrutura do fórum foi apresentada ao prefeito de Gravatá


O prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, realizou visita de cortesia, na manhã desta terça-feira (12), aos magistrados que atuam no Fórum da Comarca de Gravatá. O chefe do executivo municipal estava acompanhado do procurador Geral da cidade, Dr. Brasílio Guerra, e da equipe de procuradores.


Durante a visita foi realizada uma reunião técnica, no plenário do Fórum, que estabeleceu o primeiro contato do prefeito e dos procuradores do município com o judiciário. Nela, foi possível debater sobre as prioridades do judiciário para o bom andamento da gestão e da prestação de serviço aos moradores da cidade.


Participaram do encontro o juiz da 1ª vara, Dr. Luiz Vital do Carmo Filho, a juíza da 2ª Vara, Dra. Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, o juiz da vara criminal, Dr. Severiano Lemos de Antunes Júnior e o juiz eleitoral, Dr. Luiz Célio de Sá Leite.


De acordo com o procurador geral de Gravatá, Dr. Brasílio Guerra, “as execuções fiscais estiveram na pauta, principalmente, porque além de ser um número muito grande de processos, causando problemas ao poder judiciário, no que diz respeito a congestionamento de processos, é um tema que envolve otimização de arrecadação. A prefeitura precisa de recursos para realizar melhor e bem os serviços públicos, tais como saúde, educação e trânsito”.


O prefeito padre Joselito Gomes acredita que a reunião entre as duas instâncias prezou pelo ajuste entre os dois poderes. “Esse foi um encontro importante para que o trabalho da gestão municipal possa fluir dentro da legalidade, pois dá suporte jurídico e traz tranquilidade e segurança para nós que somos gestão e principalmente para a população gravataense”. 


O próximo encontro entre a Procuradoria Geral de Gravatá e o judiciário está marcado para o mês de maio.

Em Macaíba (RN), canteiro de obras da BR-304 recebe internet via satélite do MCom

Trabalhadores do canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304, em Macaíba (RN), serão os novos beneficiados com a instalação de um ponto de internet de alta velocidade. No local, conhecido como Reta Tabajara, a conexão de dados é precária, assim como o sinal de telefonia móvel. Para sanar o problema de conectividade, o Ministério das Comunicações (MCom) instalou uma antena do programa Wi-Fi Brasil, que irá oferecer banda larga via satélite para os operários e engenheiros da obra, que é executada pelo Ministério da Infraestrutura.


A inauguração ocorre na segunda-feira (11), quando o ministro Fábio Faria acompanhará o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em visita técnica às obras. "Nessa região, nós temos uma grande dificuldade de conexão à rede móvel de dados e mesmo de sinal de telefonia. Esse ponto do programa Wi-Fi Brasil, que nós estamos instalando, vai resolver o problema de comunicação no local e beneficiar os trabalhadores da obra", destaca o ministro Fábio Faria.


Até o momento, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 12.700 de antenas pelo país, que levam internet de qualidade, com conexão estável, segura e de alta velocidade para mais de 9.500 escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.


A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional. O equipamento instalado no canteiro recebe o sinal via antena. A informação passa por um roteador, que distribui a conexão por um raio de abrangência de até 200 metros, velocidade de 20 mega e sem franquia de dados, ou seja, o uso da internet é ilimitado.


No Rio Grande do Norte, o programa atende a 100 municípios, com 292 pontos do Wi-Fi Brasil. Destes, 233 são escolas públicas rurais. As estações são implantadas por meio de parceria do Mcom com a Telebras. Além de levar internet a locais remotos, o satélite possui um canal exclusivo e estratégico de uso militar.


O ponto de internet no canteiro de obras da BR-304 será inaugurado durante entrega da travessia superior do viaduto Gancho do Igapó, pelo Ministério da Infraestrutura. A obra vai aumentar o conforto e a segurança no principal corredor urbano de Natal, no qual circulam cerca de 50 mil veículos por dia.


Wi-Fi Brasil - É um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. (Texto: Fernando Caixeta, do Ministério das Comunicações)

Rodrigo Novaes destaca investimento de R$ 500 milhões do Estado para requalificação de estradas no interior

O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, se reuniu, nesta terça-feira (12), com a titular de infraestrutura, Fernandha Batista, para acompanhar uma série de investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco em diversos municípios do interior. 


Por meio do programa Caminhos de Pernambuco, serão destinados mais de R$ 500 milhões para requalificação das rodovias estaduais que interligam cidades do Agreste e Sertão.


"Os recursos viabilizados pelo programa Caminhos de Pernambuco servirão para melhorar a vida das pessoas de vários municípios de nosso Estado, além de favorecer o Turismo para essas regiões. É uma notícia que traz esperança para Pernambuco seguir avançando em 2021", destacou Rodrigo Novaes.


O encontro com a secretária de infraestrutura também serviu para a coleta de informações sobre a PE-499, que vai de Terra Nova a Cabrobó, onde a previsão de início das obras ainda será definida. A questão do abastecimento de água no meio rural também foi pauta importante da reunião, com foco dedicado às comunidades ribeirinhas do rio Pajeú a partir da adutora.


MAIS INVESTIMENTOS - Para o litoral pernambucano, também tem boas notícias. Por meio do Ministério do Turismo, o secretário Rodrigo Novaes conseguiu um repasse superior a R$ 1 milhão para o projeto de acesso a Muro Alto, em Ipojuca. 


Ainda por meio da pasta, foi solicitado o projeto de acesso a Cimbres, em Pesqueira, no Agreste, onde é necessário recapeamento do asfalto.

Clóvis Paiva leva prefeitos para audiência com governador

O deputado estadual Clóvis Paiva (PP) levou os prefeitos Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho) e Josafá Almeida (São Caetano) uma audiência com o governador Paulo Câmara (PSB) nesta terça-feira (12/01), no Palácio do Campos das Princesas.


“Consolidamos a parceira para trabalhamos juntos em prol do desenvolvimento socioeconômico dos municípios, na oportunidade tratamos também de diversas pautas administrativas. Saímos confiantes na certeza que estamos iniciando no caminho certo e assim vamos avançar cada vez mais!”, destacou o parlamentar.

SIRINHAÉM: CAMILA MACHADO CRIA COMITÊ DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

O Comitê de Prevenção, Enfrentamento e Monitoramento do Novo Coronavírus é a estrutura do Governo Municipal que irá integrar esforços, propostas e alertas relacionados à pandemia de COVID-19 no município. A finalidade do comitê é de estabelecer estratégias de combate ao novo coronavírus, bem como divulgar medidas de prevenção e indicações para casos de suspeita ou de presença de sintomas. 


As ações instituídas pelo comitê observarão as indicações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, além de outras autoridades médicas e sanitárias. 


O Comitê de Enfrentamento está estruturado em dois comitês internos: um executivo e um técnico. O Comitê Executivo será composto pelos secretários municipais de Saúde, Educação, Turismo, Finanças e Serviços Públicos, além dos coordenadores de Atenção Primária à Saúde, do Programa Municipal de Imunização e da Vigilância em Saúde e de representantes da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde. No Comitê Técnico, contaremos, além da presença dos gestores da Secretaria de Saúde, com representação multiprofissional por meio de representantes de áreas técnicas como jurídico, educação, turismo e finanças. 


Entre outras ações que ainda serão anunciadas, adotaremos de imediato a divulgação de boletins epidemiológicos periódicos; a realização de ações de educação em saúde para orientar a respeito de prevenção, diagnóstico e vacinação; a reorganização do atendimento na rede pública municipal de saúde para garantir segurança e eficiência a profissionais e pacientes; organização da logística de vacinação conforme avançarem as negociações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Chico de Irineu fala sobre desejo de estabelecer parcerias com Prefeitura de Jatáuba

O presidente da Câmara de Vereadores de Jataúba, Chico de Irineu (PSDB), durante entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier, falou da eleição onde foi eleito por unanimidade como presidente da Casa de Lei, avaliou nomes indicados pela prefeita Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos) para o primeiro escalão e já demonstrou seu objetivo de estabelecer parcerias com a gestão municipal. 


Chico de Irineu integra o grupo comandando pela prefeita eleita Dra. Cátia que conquistou a maioria na Câmara de Vereadores de Jataúba. Esse cenário possibilitou uma eleição confortável do mesmo para o comando da presidência da Câmara de Vereadores, contando inclusive com o voto de vereadores da oposição. 


"É uma questão de consenso, todos unidos, nosso grupo com sete vereadores unidos, conversamos e aceitaram eu formar essa Mesa junto com Furibinha e Maviael. Tivemos uma conversa também com os vereadores da oposição, e achei uma coisa muito bonita eles votarem em nossa chapa”, disse o mesmo. 


Câmara - Na oportunidade, Chico falou do seu interesse em atender de forma igualitária todos os vereadores e destacou sua intenção de garantir a cada parlamentar o direito de ter um assessor. "Tenho interesse de a gente melhorar aquela Casa. Inclusive, aqui em Santa Cruz do Capibaribe todo vereador tem um assessor, lá (em Jataúba) não. Pretendo criar uma Lei para que seja garantido para cada vereador um assessor", afirmou. 


Parceria - Chico destacou também que pretende estabelecer parcerias futuras com a Gestão Municipal. "Depois do dia 20 vou devolver 62 mil reais. O ex-presidente me entregou a Casa com 62 mil em caixa, aquele dinheiro não serve para a Câmara fazer nada, a única função é devolver para o município”, destacou o mesmo afirmando que os recursos devolvidos deverão ser destinados para a aquisição de um Fiat Doblò para o município. 


O presidente reafirmou a sua intenção de trabalhar em conjunto com a prefeita na busca de melhorias para a população. "A prefeita vai precisar da Câmara, a gente vai precisar da prefeita também para saber da situação, onde a Câmara pode ajudar. O que puder ajudar para que o município ande tranquilo e que venha os serviços de qualidade para nosso povo vamos está à disposição", destacou.


Secretários - Chico de Irineu, que conta com uma vasta experiência no cenário político de Jataúba, avaliou positivamente o quadro de secretários montado pela nova prefeita Dra. Cátia e falou de forma otimista em relação a nova gestão. "São pessoas competentes, que tem estudo e são entendedores de suas áreas. Vai dá tudo certo, em nome de Jesus”, afirmou. 


Alessandra Vieira – Chico falou ainda sobre o trabalho da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), destacando que a mesma já destinou recursos ao município que ainda não chegaram devido à falta de desenvoltura da gestão anterior. "Hoje acredito que vai ser mais fácil de ela enviar emendas para Jataúba, já que temos a prefeita do nosso lado que tem o interesse de fazer com que as emendas cheguem até o município", disse.