Paulo Câmara anuncia ampliação do Programa Criança Alfabetizada

Além de alunos do Ensino Fundamental, nova etapa também contemplará crianças da pré-escola na rede pública

 

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta quinta-feira (06.02), no Teatro Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco, a abertura do I Seminário Criança Alfabetizada. Além de pactuar as metas do programa para o ano de 2020, o encontro serviu para anunciar sua expansão, que na nova etapa passará a contemplar alunos da pré-escola, de quatro a cinco anos de idade. O governador afirmou que a ampliação do Criança Alfabetizada reforça seu êxito na primeira etapa e garante que mais crianças da rede pública de ensino aprendam a ler e escrever no tempo certo.

 

“Trabalhamos todos juntos nessa primeira etapa, fizemos capacitações, entregamos materiais didáticos e realizamos oficinas. Acompanhei pessoalmente algumas ações e vi de perto a motivação de quem está ajudando nesse projeto. Este ano vamos expandir nosso trabalho. Nosso objetivo é que cada vez mais as crianças tenham acesso aos seus direitos e que Pernambuco continue avançando, porque temos condições para isso”, Afirmou Paulo Câmara.

 

O governador garantiu ainda que o trabalho continuará a ser realizado junto com os municípios, professores, gestores e alunos. “A educação é uma longa estrada, mas quando a iniciamos de maneira certa, sabemos que qualquer dificuldade vai ser ultrapassada com unidade, diálogo, transparência e muita vontade de acertar”, finalizou.

 

Ao longo do dia, a programação do seminário reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores e coordenadores da iniciativa em painéis de discussões. “Este ano muita coisa vai acontecer e esse evento é um momento para falar sobre o planejamento das atividades. É uma oportunidade de contribuir ainda mais com esse processo de alfabetização das nossas crianças”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

 

O secretário também explicou a nova etapa do projeto, que inclui um trabalho não apenas com o primeiro ciclo de alfabetização, que envolvem o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental, mas também com a pré-escola. “Usaremos os mesmos princípios, só que agora ampliaremos para estudantes de quatro e cinco anos de idade. Além disso, em junho, quando o programa completa um ano, vamos conhecer os municípios com os melhores resultados e vamos fazer a distribuição dos prêmios para as escolas destaque. O Estado vai pagar uma quantia em dinheiro para que essas escolas possam desenvolver projetos e fazer investimentos lá dentro”, pontuou.

 

Presente ao evento, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, falou sobre os frutos positivos que o Criança Alfabetizada está rendendo à sua cidade. “Iniciamos o programa no município e já estamos vendo resultados. É uma ação muito importante, porque é exatamente nessa faixa de idade que o desenvolvimento das crianças é extremamente importante na sua vida futura”, relatou.

 

CRIANÇA ALFABETIZADA – Iniciativa do Governo do Estado, o Criança Alfabetizada é o maior programa de alfabetização da história de Pernambuco. Com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, a iniciativa já conta com a adesão total dos 184 municípios pernambucanos, com o objetivo de que todas as crianças alunas da rede pública possam aprendam a ler e escrever no tempo certo, ou seja, até os sete anos de idade.

 

Estiveram presentes à solenidade de abertura os deputados estaduais Teresa Leitão e Paulo Dutra; a coordenadora do Criança Alfabetizada, Ana Selva; o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE), Manoel Messias; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), Natanael da Silva; o ex-prefeito de Sobral (CE), Veveu Arruda; além de vários prefeitos, parlamentares e gestores da área de educação.

ECI/SCGE conclui oficina de macroprocesso de prestação de contas

Na manhã desta quinta-feira, dia 06, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) concluiu a oficina “Macroprocesso: Prestação de Contas TCE-PE”. Iniciada na quarta-feira, dia 05, a programação foi direcionada para os integrantes das Unidades de Controle Interno (UCIs) das secretárias e órgãos do Poder Público Estadual. A atividade foi realizada na Sala de Leitura da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife.


O programa foi ministrado pelos servidores Jeilson Silva e Aline Morais, que integram a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), e teve como proposta orientar sobre como monitorar e apoiar as unidades gestoras quanto à prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).


Nos dois dias de oficina, os instrutores fizeram a exposição do fluxo de mapeamento de tal atividade, por recomendações de pontos de controles mínimos a serem estabelecidos nos órgãos. O plano de aula incluiu, ainda, o fornecimento de instrumentos de monitoramento, a exemplo de planilhas eletrônicas.


PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).


A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Secretaria de Saúde de Riacho das Almas divulga balanço de atendimentos feitos em 2019

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas divulgou um balanço do número de atendimentos realizados pela pasta em 2019. Ao todo, foram mais de 180 mil procedimentos entre consultas, exames, atendimentos odontológicos, fisioterapêuticos e de enfermagem.


Confira abaixo os números:


– Atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde: 12.278;

– Atendimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde: 7.785;

– Atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde: 4.829;

– Atendimentos de Acupuntura: 4.376;

– Atendimentos fisioterapêuticos: 3.030;

– Exames e diagnóstico laboratorial: 9.896;

– Consultas e atendimentos especializados: 140.164

– Atendimento de ocorrências realizados pelo SAMU: 1.984


Premiações – Além dos atendimentos e procedimentos, a Secretaria de Saúde acumulou em 2019 vários prêmios com um trabalho de Saúde Mental desenvolvido na Vila do Vitorino. Na experiência, várias mulheres conseguiram diminuir substancialmente o uso de ansiolíticos de uso controlado. “Identificamos através de pesquisas que o maior quantitativo de pessoas que faziam uso deste tipo de medicação eram mulheres desempregadas. Então, desenvolvemos este trabalho que atua em duas frentes: diminuindo o uso deste tipo de medicação e fornecendo uma ocupação profissional para essas mulheres que aprenderam a produzir coxinhas e geleias veganas”, detalhou o coordenador do projeto Neto Lopes.


O projeto foi eleito uma das quatro melhores experiências em Saúde do Estado de Pernambuco, ficou em 1º lugar no Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e também foi selecionado entre as três melhores experiências em saúde do Brasil no Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, que foi realizado em Brasília em julho de 2019.

Chuvas causam transtornos no Sertão do Estado

JC On-line


De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, foi o local onde mais choveu no Estado entre as 19h40 de ontem e as 7h40 de hoje. O monitor pluviométrico na cidade apontava 96,13 milímetros de chuvas torrenciais em 12 horas.


Em seguida vem o município de Floresta, também no Sertão, com 88,60 mm. Já o equipamento na cidade de São José do Belmonte, indicou 80,28 mm de precipitações, dos quais 72,69 mm atingiram a região em apenas seis horas.


Petrolina e Lagoa Grande também foram atingidas por chuvas que ultrapassaram 40 mm. Na primeira, segundo a Apac, houve precipitação de 73,71 mm. Já em Lagoa Grande, 42,77 mm de chuva caíram sobre a cidade.


Em Bodocó, outro município sertanejo, as chuvas torrenciais fizeram com que o Rio Pequí transbordasse próximo à construção de uma ponte na cidade que a liga a Ouricuri, impedindo que veículos transitassem pelo local. Na mesma área, um caminhão ficou preso na lama.


A Prefeitura de Dormentes afirmou que está monitorando áreas de risco como barreiras e regiões ribeirinhas para, em caso de necessidade, atuar para retirar os moradores dos locais. Ainda segundo a administração municipal, apesar das fortes chuvas, a cidade não registrou ocorrências fora da normalidade para dias assim.


A previsão do tempo para o Sertão de Pernambuco, hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para a região, o Inmet prevê máxima de 34ºC e mínima de 20ºC.

Disputa entre empresas ameaça compra de urnas eletrônicas; TSE discute ‘plano b’

As duas empresas que disputam licitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fornecimento de urnas eletrônicas apresentaram recursos – em que pedem a desclassificação da concorrente – que podem causar novo impasse na contratação. A Smartmatic acusa a Positivo de não cumprir requisitos do edital.


A Positivo, por sua vez, alega que a Smartmatic/Diebold apresentou “relevantes inconsistências técnicas” nos testes. Procuradas, as empresas não se manifestaram. Elas têm até 10 de fevereiro para se defender. O impasse na licitação se arrasta desde o ano passado. O TSE já discute um cenário de realizar a votação nas 5.570 cidades do País sem novos equipamentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Bispo de Caruaru, Dom José Ruy é o novo cidadão pernambucano

Em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta-feira (05), o Bispo da Diocese de Caruaru Dom José Ruy Gonçalves Lopes, que é natural da Bahia, recebeu o título honorífico de Cidadão Pernambucano, por solicitação do deputado estadual Diogo Moraes. A sessão solene, presidida pelo deputado Eriberto Medeiros, contou com a presença de representes eclesiásticos e políticos pernambucanos, entre eles, o Monsenhor José Albérico, representando o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e o Frei Thiago, além do vereador Lula Torres, presidente da Câmara de Caruaru, do vice-prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro d da diretora de jornalismo da Rede Globo, Jô Mazzarolo. A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação do Coral Vozes de Pernambuco. 


Abrindo a solenidade, o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros, falou sobre a importância da proposição de reconhecimento da sociedade pernambucana proposto na Alepe, evidenciando atuações em benefício da população, sejam pessoas ou instituições. “Diogo de forma brilhante teve a iniciativa de propor esse título de cidadão. Ficamos muito satisfeitos de saber que um baiano somará sua cidadania com Pernambuco hoje, nesta grande homenagem. Com a permissão dos nobres deputados e deputadas desta Casa, falando em nome de todos e todas, agradecemos a iniciativa da honraria e parabenizamos Dom José Ruy pela humildade e reconhecimento”, declarou Medeiros. 


Em seu pronunciamento, Diogo Moraes destacou o extenso currículo do Bispo Dom José Ruy, que tomou posse na Diocese de Caruaru em setembro de 2019, sucedendo o agora Bispo Emérito Dom Bernardino Marchió. “A vinda de Dom Ruy para a nossa região, obedecendo a um chamado de Deus e a uma designação do Papa Francisco, também é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para renovarmos a nossa fé”, destacou Moraes. O parlamentar destacou ainda a formação de origem Capuchinha do Bispo. 


“Em sua primeira homilia, o reverendo já demonstrou toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e o comprometimento com uma igreja que esteja cada vez mais próxima do povo”, detalhou Diogo. Diogo Moraes falou ainda sobre a experiência de Dom José Ruy. “Natural de Feira de Santana, na Bahia, e passados mais de 25 anos desde que obteve a ordenação sacerdotal, sempre atuando aqui no Nordeste, Dom José Ruy conhece, muito bem, a religiosidade de nosso povo, que chega a ser poética, assim como está intrinsecamente ligada à nossa própria identidade cultural”, afirmou.


À frente da Diocese de Caruaru, responsável por 19 cidades do agreste pernambucano, entre elas Gravatá, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, Dom José Ruy recebeu de presente, além do título, uma imagem de Frei Damião, a bandeira do estado de Pernambuco. “Junto minhas mãos e agradeço a Deus. Subi os degraus. Entrei nesta sala. Fiz uma prece para que jamais me seduza a gloria efêmera. A vaidade fugaz. Esse título me fez recordar as primeiras impressões de Pernambuco, quando ouvia as belas canções, da Polícia Militar de Pernambuco, já comecei a admirar e amar essa terra. Admirei o hino da terra dos altos coqueiros, que conclama o seu povo, com o convite a imortalidade. Pernambuco convida seu povo que possui alma a viver a imortalidade ao lado de Deus”, afirmou Dom José Ruy. 


“Ao deputado Diogo Moraes, esta condecoração não significa a perfeição em quem a recebe, significa a generosidade de quem a dá. A aliança selada. Compromete as duas partes. Não basta que Pernambuco seja imortal. É preciso que o povo tenha paz constante e prosperidade completa. Coisa alguma eu fiz que merecesse registro especial. Tenho procurado ser um simples Frei Capuchinho. Sem títulos e sem glória. Mas que ama profundamente o rebanho que Deus lhe confiou. Disponível sempre para chorar com os que se choram e se alegrar com os que se alegram”, ressaltou o homenageado. 


Finalizando sua fala, o Bispo Dom José Ruy afirmou que o seu maior dever é o de transmitir a fé católica. “Homem de fé é o que eu sou. Sou-lhes agradecido de todo coração. Rogo a Deus por cada um aqui presentes. Imploro bençãos sobre esta terra que agora posso chamar de minha terra. De sangue sou Bahia e de cidadania sou pernambucano”, disse.

“Bom Jardim precisa mudar, e vamos apresentar essa mudança” diz pré-candidato a prefeito de Bom Jardim, Janjão

Lançado como pré-candidato a prefeito em Bom Jardim, o ex-secretário de Educação e professor João Neto (Janjão) foi entrevistado pelo radialista Alberes Xavier, para o programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, e comentou sobre as comemorações ao padroeiro do município, São Sebastião, realizadas neste domingo (02) no município.


Na oportunidade, Janjão destacou a visita do deputado federal André Ferreira e teceu críticas à atual gestão da cidade. “Foi um momento de agradecimento pelas conquistas alcançadas até agora e, aproveitamos para reunir lideranças políticas que acreditam em nosso projeto”, frisou.


“São 16 anos dessa mesma história de humilhação nesta cidade, aqueles que diziam ser os ‘lisos’, hoje são os mais poderosos do município. O povo precisa ser olhado diferente, e nossa proposta é trazer a mudança que deve ser designada pelo povo”, disse.


Segundo o pré-candidato, a grande preocupação da população tem sido a falta de emprego. “Batemos na mesma tecla e a população sempre tem reclamado pela falta de emprego. A garantia do trabalho liberta e causa transformação, melhora a vida e o comércio e são adquiridas através de políticas simples. Relembro a não doação de um terreno a uma empresa que geraria 650 empregos diretos e o prefeito não visou o povo ao se negar nessa doação”, concluiu.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

"Ninguém tá dizendo que não é grave", diz Maia

O Globo


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse na noite de ontem que considerou correta a decisão do plenário da Casa, pouco antes, de reverter o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB), denunciado por corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Houve 233 votos a favor, 170 contra e sete abstenções. A suspensão do mandato havia sido determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello em dezembro do ano passado. Maia, no entanto, reconheceu que o mérito foi grave e que o caso constrange a Câmara. As declarações foram dadas em entrevista à Globo News.


O relatório aprovado recomendou que agora seja instaurado um processo no Conselho de Ética para apurar "quebra de decoro diante dos fatos relatados no mérito da investigação". A Mesa Diretora da Câmara irá entrar com uma representação contra o deputado. Após pressão do centrão para encontrar um relator que saísse em defesa de Santiago, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) leu um parecer contrário ao afastamento do deputado.


— Ninguém tá dizendo que não é grave, ninguém tá dizendo que não constrange. Só que o ambiente correto é o Conselho de Ética ou a própria condenação, se comprovada a atuação dele, no Supremo Tribunal Federal. Não é do nosso ponto de vista, do ponto de vista da maioria do plenário, o caso do afastamento, já que a denúncia já foi oferecida — declarou Maia.


Segundo o presidente da Câmara, o voto do relator apontou que o Ministério Público ofereceu a denúncia no mesmo dia de uma busca e apreensão contra o deputado, no dia 21 de dezembro passado, "no mesmo horário". Ele argumentou ainda não há mais provas a serem anexadas a esse processo.


— [Com] a denúncia oferecida, não havia mais como o parlamentar interferir com o seu mandato no caso específico, no devido processo legal — argumentou Maia.


— Então, por um lado, não cabia mais, do ponto de vista do relator e da maioria do plenário, aquela cautelar dada, como muito respeito por todos nós, pelo ministro Celso de Mello. Por outro lado, no final do voto ele diz: mas o mérito é muito grave e a Mesa Diretora precisa encaminhar uma representação do deputado Wilson Santiago ao Conselho de Ética -— complementou.


O parlamentar do PTB foi um dos alvos da operação Pés de Barro da Polícia Federal, que investiga suspeitas de superfaturamento em obras no interior da Paraíba, contratadas por R$ 24,8 milhões. Segundo a denúncia, teria havido até agora distribuição de propinas no valor de R$ 1,2 milhão. A base da investigação é uma delação premiada homologada pelo ministro Celso de Mello, que ainda está sob sigilo.


Maia contou ter dito a deputados nesta quarta que eles não podem viver em uma bolha e que "uma coisa é a Constituição, [analisar] se cabe ou não suspensão de mandato, se existe essa previsão legal".


— Mas a gente olhar o que veio do ministro Celso de Mello e achar que aquilo ali não é grave, é não compreender o mundo real e a preocupação da sociedade com o tema da corrupção. Então eu acho que a decisão, o voto do relator foi intermediário, compreendendo que não cabia mais o afastamento, porque a denúncia já tinha sido feita, e foi feita depois da decisão do ministro Celso de Mello pelo afastamento, mas determinando que a Mesa faça o encaminhamento ao Conselho de Ética.

APÓS SOLICITAÇÃO DE EDUARDO DA FONTE, CONSELHO VAI FISCALIZAR DECISÃO DA CELPE E PRAZO PARA RECADASTRAMENTO PODE SER REABERTO

PRODUTORES RURAIS RECADASTRADOS GARANTEM DESCONTO DE 50% NA CONTA DE LUZ


O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Pernambuco respondeu a uma solicitação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) e vai revisar a decisão da CELPE sobre o fim do prazo para recadastramento de produtores rurais, o que pode deixar a conta de energia 50% mais barata. O documento também pede providências sobre o ressarcimento do valor pago a mais por causa da alteração do prazo de recadastramento da tarifa.


O ofício foi enviado por Dudu da Fonte atendendo pedidos do deputado estadual Antônio Moraes (PP), do ex-prefeito de Macaparana Paquinha e do vereador Tony Moura. No município, apenas 5% dos produtores esperados fizeram o recadastramento. A revisão pode beneficiar os produtores irrigadores de Macaparana e de todos os municípios pernambucanos.


“Nós recebemos reclamações do povo sobre a divulgação do fim do prazo. Disseram que não foi feita devidamente. Estamos nessa luta desde dezembro. A população não pode ser prejudicada. O Conselho instaurou o processo e isso não vai custar nada aos consumidores.”, destacou o deputado.

Fernando Rodolfo é recebido na presidência da Caixa e cobra explicações sobre mudanças em Caruaru

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) foi recebido nesta quarta-feira (5) pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Henrique Souza. O parlamentar foi cobrar explicações sobre os rumores de que o banco estaria tirando a superintendência regional de Caruaru e levando pra Petrolina. Durante a audiência, foi esclarecido que as mudanças na estrutura da instituição beneficiarão Caruaru, com duas novas superintendências, ao contrário do que foi espalhado na cidade. “Não haverá qualquer esvaziamento na estrutura da Caixa em Caruaru, como chegou a se especular, mas, ao contrário, fortalecimento das atividades da instituição no agreste, com ampliação do atendimento às prefeituras e ao público em geral”, comemorou Rodolfo.


Paulo Henrique informou ao deputado pernambucano que o modelo atual de três superintendências regionais em Pernambuco – uma no Recife, a outra em Caruaru e uma terceira em Petrolina – será extinto, pela necessidade de se ampliar e dar mais foco e agilidade no atendimento à clientela.


De acordo com o vice-presidente da CEF, a partir do próximo dia 2 de março a Caixa em Caruaru terá uma “Superintendência de Governo” para atender principalmente as prefeituras do agreste e uma “Superintendência de Varejo” dirigida para as empresas e pessoas físicas. “A atividade econômica será dinamizada em Caruaru e no agreste como um todo”, sublinhou Fernando Rodolfo.


O vice-presidente da Caixa informou ainda que, com a reestruturação organizacional, a instituição terá em Pernambuco nove novas “superintendências de varejo” e ampliará o corpo funcional em mais 188 gerentes, que serão 512, e novos 201 assistentes, totalizando 371. “Estamos fazendo um grande investimento em Pernambuco”, assegurou a Rodolfo.