Aluno do SENAI Petrolina em busca de vaga para a 46ª edição da WorldSkills, na China

Publicado por Alberes Xavier em 24/07/2020 às 09:12


Em outubro, o aluno do SENAI Petrolina, Yago Amaro da Silva, irá participar em Taguatinga - DF, da primeira fase da etapa nacional de seleção para a 46ª edição da WorldSkills, competição mundial de profissões técnicas que acontecerá em Shangai, na China, em 2021.

 

Selecionado para representar o Estado na modalidade Tecnologia Automotiva, o petrolinense de 19 anos, está a todo vapor nos treinamentos ainda que enfrentando muitas dificuldades devido à pandemia do novo coronavírus. "Estou me dedicando exclusivamente à esta competição. Estou dando o melhor de mim e espero conquistar uma boa colocação", salientou.

 

De acordo com o diretor regional do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Flávio Guimarães, o SENAI Pernambuco está dando todo apoio necessário aos nove alunos selecionados em todo Estado. "Estamos cedendo equipamentos, acompanhamento dos professores e suporte de uma coach, responsável por cuidar do lado motivacional dos alunos para que todos os competidores tenham o melhor treinamento possível, ainda que em casa", pontuou.

 

Alexandre Lorêto, o professor da instituição que acompanha a rotina de Yago, está muito otimista e espera uma performance surpreendente do petrolinense na etapa nacional da WorldSkills. "Nosso representante tem tudo para se sair bem na seletiva nacional. Yago está preparado para os desafios práticos, conhece bem as habilidades técnicas e os padrões internacionais de qualidade", ressalta.

 

Os dois melhores concorrentes de cada categoria seguirão para a finalíssima da etapa nacional, marcada para o primeiro semestre de 2021. O vencedor irá representar o Brasil na WorldSkills – cada uma das 56 modalidades tem a participação de apenas um competidor por país.

 

O SENAI Nacional participa do evento desde 1983 e, a cada edição, o Brasil vem ganhando mais destaque na competição. A primeira participação do SENAI Pernambuco ocorreu em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, ano em que Eduardo Alcântara garantiu o bronze na modalidade Mecânica de Precisão, na Suíça. Ao todo, o estado soma quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G

Publicado por Alberes Xavier em 24/07/2020 às 08:19


As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês).


Isso ocorre porque o leilão do espaço do espectro, destinado exclusivamente ao 5G (a faixa de 3,5GHz), só deverá ocorrer no início de 2021. Com a tecnologia DSS é possível compartilhar, com o 5G, a faixa do 3G e 4G não utilizada. No entanto, como esse espectro não possui uma banda contínua e dedicada, a experiência do 5G ainda não poderá ser utilizada em sua totalidade.


O 5G, em sua máxima potência, deverá oferecer altíssimas velocidades de internet, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de aparelhos ao mesmo tempo.


Para poder utilizar o serviço, porém, o usuário terá de ter em mãos um aparelho celular que seja compatível com a tecnologia 5G. Hoje, no mercado brasileiro, há apenas um modelo disponível com a tecnologia, o Motorola Edge, com valor acima de R$ 4,9 mil na loja oficial da fabricante.


Locais com cobertura 5G


A operadora Vivo está ativando, no mês de julho, o funcionamento do 5G DSS em oito cidades brasileiras: São Paulo (regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini), Brasília (regiões do Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings), Belo Horizonte (regiões da Savassi e Afonso Pena), Salvador (regiões da Pituba e Itaigara), Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon), Goiânia (região central da cidade), Curitiba (regiões do Centro Cívico/Alto da Glória e Batel/Água Verde), Porto Alegre (regiões do Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi).


Já a o 5G DSS da operadora Claro está disponível inicialmente em São Paulo, desde a última semana, na região da Avenida Paulista e Jardins. Em seguida, vai gradativamente estender-se pelos bairros Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, além da região da Avenida Berrini e também de Santo Amaro.


O serviço será instalado também na Central Única das Favelas (CUFA) e no Instituto Pró-Saber SP, ambos na comunidade de Paraisópolis, onde a operadora desenvolve trabalhos sociais.


No Rio de Janeiro, os primeiros pontos de cobertura estarão em Ipanema, Leblon e na Lagoa. Devem se expandir por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando pelo Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana.


A cobertura do 5G DSS da operadora TIM terá início em setembro, em três cidades: Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG), e Três Lagoas (MS). Já a Oi informou que está avaliando iniciar a operação comercial da tecnologia 5G no país antes da realização do leilão de frequências. A operadora disse que já instalou experimentalmente a tecnologia 5G no país, de forma pontual, no ano passado, no município de Búzios (RJ) e em grandes eventos, como na Conferência Rio2C, GameXP, Rock in Rio e Comic Con Experience (CCXP).

MPPE e MPF realizaram seminário com jornalistas pernambucanos sobre Eleições 2020

Publicado por Alberes Xavier em 24/07/2020 às 08:16


Na tarde desta quinta-feira (23), mais de 60 jornalistas pernambucanos estiveram presentes no seminário “O papel do MP Eleitoral nas eleições de 2020”, promovido em conjunto pela Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco, do Ministério Público Federal (MPF), e pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). O encontro foi realizado por meio de videoconferência e está disponível no YouTube do MPPE a partir da próxima segunda-feira (27), no link: youtube.com/ImprensaMPPE.


A apresentação foi capitaneada pelo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, que falou sobre a estrutura do Ministério Público Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral. O procurador regional eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, falou sobre os trâmites processuais e a forma como as representações eleitorais são conduzidas. A mediação do debate foi da jornalista do Ministério Público Federal, Ana Cláudia Dolores.


Um dos principais temas abordados foi a condução das eleições diante da situação sui generis em que está sendo vivenciada em todo o mundo, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Esse ano teremos uma eleição completamente diferente, pois não há nenhum parâmetro anterior da realização de eleições gerais diante de um contexto de emergência nacional em saúde pública. Mesmo assim, a realização das eleições é de extrema necessidade para a manutenção e a preservação do estado democrático de direito, bem como os respeito às normas constitucionais. Mas somente mais próximo do pleito é que teremos maiores informações sobre a segurança sanitária durante a sua realização”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.


Ao longo de sua exposição, ele apresentou o papel que o MP Eleitoral desempenha nas eleições, zelando por um processo eleitoral correto, assegurando que cada cidadão possa votar livremente e que todos os candidatos e partidos políticos tenham igualdade de condições. “A isonomia é um dos princípios basilares e que precisa ser preservado nas eleições, mantendo o regime democrático e da tutela de interesses extrapartidários”, disse Dirceu Barros.


O procurador regional eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, apontou o Ministério Público Eleitoral como o órgão com legitimidade para intervir no processo eleitoral, atuando em todas as fases: inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda, votação, chegando, ainda, na diplomação dos eleitos. “Os promotores de Justiça que atuam na área eleitoral trabalham para coibir e punir desvios, como propaganda irregular, compra de votos, abuso de poder econômico e uso indevido da máquina administrativa, entre outros. Esse trabalho é realizado durante todo o período das eleições”, disse ele.


Outro tema pertinente na discussão foi o da propaganda eleitoral que, devido à multiplicidade de plataformas, leva jornalistas e juristas a diferentes interpretações. “Existem diversas vedações relativas à propaganda, pois existem alguns padrões de legislação que precisam ser respeitados como a vedação da propaganda antecipada, outdoors, entre outros. Além disso, a imprensa precisa estar sempre atenta à necessidade de promover a isonomia entre os candidatos, conseguindo comprovar, no caso de realização de debates, a extensão dos convites”, reforçou Saraiva.

Eleições 2020: Deomiro Santos é pré-candidato a prefeito em Petrolina e deverá dividir o verde com Julio Lossio

Publicado por Alberes Xavier em 24/07/2020 às 07:40


O policial Civil Deomiro Santos, que sempre militou na política como candidato a vereador, é mais um pré-candidato a prefeito em Petrolina pelo Partido Verde no campo das oposições ao prefeito Miguel Coelho.


Segundo Deomiro Santos, Petrolina vem sendo governada por prefeitos da família de FBC ou apoiados pelos “Coelhos” há mais de 100 anos.


“Petrolina precisa experimentar algo novo, um projeto novo, uma nova mudança. Petrolina desde 1950 pra cá sempre teve o carimbo da família Coelho e esse ano vamos ter uma eleição de segundo turno e o povo irá compreender uma alternativa diferente, mais povo mais Petrolina” Afirmou Deomiro.


O pré-candidato que conhece Petrolina na “Palma da Mão” desde a área ribeirinha até a areá de sequeiro e teve a chapa proporcional do seu partido desconstruída pelo grupo do prefeito Miguel Coelho, espera se articular com outras legendas pra fortalecer a sua campanha para chegar ao Palácio Guararapes. (Do blog do banana)

HUMBERTO COSTA DIZ QUE DECISÃO SOBRE A PERMANÊNCIA DO PT NA FRENTE POPULAR NO ESTADO NÃO DEPENDE DELE

Publicado por Alberes Xavier em 24/07/2020 às 05:44


No Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, o senador Humberto Costa (PT), relatou suas ações para ajudar o estado e os municípios no combate ao novo coronavírus, comenta sobre a paralisação da BR-104 e volta a defender a aliança do PT com o PSB no Recife.


Humberto Costa detalhou suas ações durante este período de pandemia. Falou dos esforços para mudar o valor de R$ 100 reais para o auxílio emergencial, e a luta do Congresso para que o governo enviasse um novo projeto, com o valor atual de R$600 reais. Culpou o Ministro Paulo Guedes pela não liberação dos recursos aprovados de ajuda aos estados e municípios, que nesse momento sofrem com queda de receita.


O Senador disse que vai procurar saber o que está acontecendo com o andamento das obras de duplicação na BR-104 que se encontram paralisadas. Informou que todos os recursos necessários já foram liberados. Declarou que a pedido do governador Paulo Câmara destinou 50 milhões de reais da emenda de bancada para conclusão da obra.


O petista afirmou que apoia a continuidade da Frente Popular no estado, e que considera importante a manutenção desta aliança. “Para que possamos manter no campo progressista a governança do nosso estado, e também muito especialmente a prefeitura do Recife”. Falou o Senador.


Contudo, esclareceu que essa decisão não depende dele. Revelou que após votação, o Diretório Municipal do Recife enviou um pedido de reconsideração ao Diretório Nacional do Partido. Ele aguarda a resposta e disse que vai acatar a decisão que for tomada.


Se ligue — O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104,9), Rádio Vale FM (91,7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105,9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do https://www.facebook.com/blogdoalberesxavier/.

Em Limoeiro, pré-candidatura de Orlando soma apoio do PTB

Publicado por Alberes Xavier em 23/07/2020 às 19:48


No município de Limoeiro, o crescimento da pré-campanha a prefeito de Orlando Jorge (Podemos) tem proporcionado a ampliação de apoios políticos. Nessa terça (21), ele firmou mais uma importante aliança partidária para a disputa da eleição deste ano. Dessa vez, com o Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A sigla coligará com o Podemos na chapa majoritária, fortalecendo o grupo liderado pelo pré-candidato.


Orlando selou a aliança durante encontro com o presidente de honra do PTB, Armando Monteiro, e com o presidente estadual do partido, Zé Humberto. Semanas atrás, o presidente estadual do Republicanos, deputado federal Sílvio Costa Filho, também havia declarado o apoio da sigla. Outros partidos também sinalizaram e deverão anunciar a adesão nos próximos dias. 


“Estamos construindo um grupo político sólido com apoios locais, regionais e nacionais. A cada dia, ampliamos os espaços da nossa pré-candidatura, fruto de um trabalho de diálogo, planejamento e articulação. As lideranças e o povo percebem que o diferencial começa desde a escuta que estamos fazendo para montar o plano de governo com a participação técnica e popular”, destacou Orlando.

Com voto de Joel da Harpa Alepe cria Comissão Permanente de Segurança Pública

Publicado por Alberes Xavier em 23/07/2020 às 19:20


Defensor da segurança pública, o Deputado Joel da Harpa votou a favor e comemora a aprovação da criação de uma nova comissão parlamentar permanente na Assembleia Legislativa para deliberar sobre projetos de lei relacionados com a segurança pública. A Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Civil é uma defesa antiga do parlamentar. 

 

“Desde o meu o primeiro mandato, defendo a necessidade da criação de uma comissão permanente”, conta o parlamentar. O novo Colegiado terá entre as competências emitir parecer, propor projetos, requisitar diligências e convocar audiências públicas sobre políticas de segurança, funcionamento das polícias, prevenção da violência e da criminalidade e proteção de testemunhas.


Joel destaca que a comissão servirá para o debate mais amplo quanto as melhorias para os profissionais de segurança. “Poderemos convocar audiências públicas e discussões sobre projetos voltados para a valorização dos policiais”, conta.

Para Joel, com a nova comissão será possível direcionar de maneira mais efetiva projetos para a área. “A população clama por segurança pública e o sistema atual precisa de acompanhamento constante e de um trabalho maia efetivo para que possa ser adequado a realidade atual da sociedade pernambucana e o combate da violência”, conclui.

Incentivos fiscais: vistoria online é aprovada pela Sudene

Publicado por Alberes Xavier em 23/07/2020 às 19:07


Empresas devem solicitar o procedimento através de e-mail e seguir instruções definidas pela autarquia.


Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste regulamentou os procedimentos para a realização de vistoria online nas empresas que contam com incentivos fiscais concedidos pela autarquia. A decisão foi aprovada pela Diretoria Colegiada no último dia (13). Os documentos necessários estão descritos na resolução nº 555/2020.


“É uma alternativa encontrada pela Sudene para que as empresas não sejam prejudicadas. A vistoria online vai permitir que não comprometamos os procedimentos relacionados à concessão e aprovação dos incentivos fiscais. Estes instrumentos são essenciais para a economia do Nordeste, principalmente neste momento”, explicou o coordenador geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Silvio Carlos do Amaral e Silva.


As empresas deverão enviar e-mail para o endereço vistoria.virtual@sudene.gov.br para solicitar a análise das informações através de forma remota. Também é necessário encaminhar, junto à mensagem, uma cópia do último relatório disponível do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Após a Sudene avaliar o pedido, técnicos da autarquia entrarão em contato com os representantes para solicitar outros documentos necessários.


Há procedimentos específicos, tanto para cada tipo de pleito de incentivo fiscal (redução de 75% do IRPJ e reinvestimento de 30% do IRPJ) como para as diversas modalidades existentes (implantação, modernização, diversificação e ampliação dos empreendimentos). A vistoria online exigirá, além de outros documentos, a produção de vídeos demonstrando os processos produtivos e comprovantes dos turnos de trabalho utilizados para efeito de comprovação do cálculo da capacidade e do número de funcionários.

Governo de Pernambuco estende horário de shoppings e amplia capacidade de atendimento do comércio

Publicado por Alberes Xavier em 23/07/2020 às 18:21


Novas regras foram avaliadas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 e valem a partir da próxima segunda-feira

 

A partir da próxima segunda-feira (27.07), após avaliação do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, setores que já estão em operação em todo o Estado passarão por algumas mudanças. O comércio geral terá sua capacidade de atendimento ao público dobrada e será permitido um cliente a cada 10 metros quadrados - atualmente, é permitido um cliente a cada 20m². Além disso, os shopping centers terão ampliação no horário de funcionamento. Antes, abertos das 12h às 20h, os centros de compra passarão a funcionar das 10h às 20h.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, reforçou, no entanto, que é importante que as medidas de segurança, como distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação devem permanecer funcionando, assim como os protocolos específicos da atividade. “Observamos o comportamento dos clientes com a volta da operação de alimentação nesses estabelecimentos, e decidimos por antecipar a abertura para poder diluir o fluxo nessa entrada, separando quem quer fazer compras de quem quer ir ao shopping para se alimentar”, pontuou o gestor.


A avaliação feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco é contínua e leva em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores que contribuem para o planejamento de combate à pandemia. Essa análise permitirá, caso necessário, a implantação de medidas restritivas específicas e a possibilidade de recuo das regiões na retomada das atividades econômicas.

Marco Aurélio bate em Geraldo após novas operações da Polícia Federal

Publicado por Alberes Xavier em 23/07/2020 às 17:40


O deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição na Alepe e pré-candidato a prefeito do Recife, repercutiu as duas operações da Polícia Federal realizadas nesta quinta-feira (23) que investigam supostas irregularidades por parte da Prefeitura do Recife durante a pandemia. 


“É vergonhoso o que está acontecendo na gestão Geraldo Julio, mas uma vez a Polícia Federal invade a Prefeitura do Recife por irregularidades no uso do dinheiro que deveria ajudar no combate ao Covid-19”, criticou Marco Aurélio. 


O deputado lembra que foi o primeiro a denunciar irregularidades na compra de ventiladores pulmonares que teve sua terceira fase da operação deflagrada hoje. “Quem me acompanha nas redes sociais sabe que questionei a Prefeitura do Recife quando vi a compra realizada em uma empresa veterinária, um absurdo sem precedentes”, disse. 


“Falta amor no coração dessas pessoas, várias vidas foram perdidas durante a pandemia e um dos motivos estamos presenciando agora com as investigações da PF”, argumentou Marco Aurélio.