Premiê da Nova Zelândia conquista reeleição “histórica”

Da Agência Brasil


A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, obteve a maior vitória eleitoral de seu Partido Trabalhista em meio século, neste sábado, quando os eleitores a recompensaram por uma resposta decisiva no combate à covid-19.


A conquista significa que Ardern, de 40 anos, pode formar o primeiro governo de partido único em décadas e enfrentará o desafio de cumprir a transformação progressiva que ela prometeu, mas falhou em seu primeiro mandato, no qual o seu partido, de centro-esquerda, compartilhou o poder com um partido nacionalista.


“Esta é uma mudança histórica”, disse o comentarista político Bryce Edwards, da Victoria University em Wellington, descrevendo a votação como uma das maiores transformações na história eleitoral da Nova Zelândia em 80 anos.


O Partido Trabalhista estava a caminho de ganhar 64 das 120 cadeiras no Parlamento unicameral do país, a mais alta de qualquer partido desde que a Nova Zelândia adotou um sistema de votação proporcional, em 1996.


Ardern prometeu aos apoiadores que vai construir uma economia que funcione para todos, criar empregos, treinar pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar os desafios climáticos e as desigualdades sociais.


“Estamos vivendo em um mundo cada vez mais polarizado”, disse. “Um lugar onde mais e mais pessoas perderam a capacidade de ver o ponto de vista umas das outras. Espero que, com esta eleição, a Nova Zelândia tenha mostrado que não somos assim.”


A líder do oposicionista Partido Nacional, Judith Collins, afirmou ter cumprimentado a primeira-ministra por um “resultado notável”.


Os trabalhistas tinham 49% dos votos, muito à frente do Nacional, com 27%, de acordo com a Comissão Eleitoral, com 95% dos votos apurados.


Ardern disse que esperaria até o resultado final para dizer se seu governo incluiria grupos menores como o Partido Verde, um ex-parceiro de coalizão.

“Essa aliança com o Partido Progressista tem nos ajudado em Pernambuco e com certeza tem muito a contribuir na gestão em Santa Cruz do Capibaribe”, afirma o governador

Em Santa Cruz do Capibaribe para inaugurar recentemente uma Estação de Tratamento de Esgoto, onde também vistoriou obras de reconstrução de uma ponte, o governador Paulo Câmara revelou que em breve estará de volta à cidade para inaugurar outras obras. “Principalmente a Adutora do Alto Capibaribe que vai resolver de maneira definitiva a questão de abastecimento de água de Santa Cruz e de municípios vizinhos aqui do Agreste”, declarou ao Blog.


Falando sobre política, o governador ressaltou a importância do PP nas articulações que permitem uma grande frente de apoio a sua gestão, como também na formação de chapas para as disputas eleitorais em todo o estado. “Essa aliança com o Partido Progressista tem nos ajudado em Pernambuco e com certeza tem muito a contribuir na gestão aqui em Santa Cruz do Capibaribe”, disse.


O governador falou ainda sobre os esforços e investimentos do governo no combate a pandemia do coronavírus. O gestor estadual comemora os resultados positivos com a diminuição dos casos. “A gente tem certeza que todos os esforços que fizemos para salvar vidas está dando os resultados, e os números mostram isso com a diminuição dos casos em Pernambuco” enfatizou.

Aluísio Lessa exalta a força feminina em Gameleira e Sirinhaém

Dando continuidade à marcha em apoio aos aliados nas eleições municipais, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) esteve, neste sábado (17.10), nas cidades de Gameleira e Sirinhaém para reforçar as campanhas das suas candidatas a prefeita Verônica do Major (PSB) e Camilla Machado (PP).


Em Gameleira, na Mata Sul, o parlamentar cumprimentou eleitores e caminhou pela feira da cidade ao lado de Verônica do Major. "Major Ramos transformou Gameleira. Ele mostrou como se deve gerir a cidade. Verônica é a sua esposa. Ela aproveitou as boas escolhas do marido e foi além. Ela está promovendo um impacto de gestão na Prefeitura. Tem feito bastante apesar dos poucos recursos. O povo de Gameleira merece mais quatro anos do trabalho de Verônica. E eu vou continuar ajudando ela lá na assembleia e Governo de Pernambuco, liberando emendas e conseguindo os recursos que a cidade precisa", afirmou.


Em Sirinhaém, no Litoral Sul, Aluísio caminhou pelas ruas do distrito de Ibaratinga. "A preocupação de Camilla com a população vem de berço. O seu pai, o meu amigo Alberto Machado, foi o melhor prefeito que Sirinhaém. No tempo dele, o povo era tratado com dignidade. Ele sempre foi um aliado de Arraes e Eduardo. Se vivo estivesse, Eduardo estaria aqui neste palanque. Está muito fácil para o povo de Sirinhaém votar sem arrependimento. Camilla é advogada, servidora pública e dedicada às causas sociais", declarou o Lessa.

Josué da Harpa faz caminhada em Cavaleiro

Dia de sol, feira e de caminhada em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Na manhã deste sábado, aconteceu a Caminhada 20300 com a participação do candidato a vereador Josué da Harpa. Nascido e criado naquela localidade e ao lado do irmão, o Deputado Joel da Harpa, familiares e amigos, Josué conversou com a população, visitou comerciantes e foi ao mercado público. 


“O nosso sonho sempre foi fazer um trabalho em Jaboatão. A candidatura de Josué da Harpa a vereador é um importante passo dentro do Projeto Juntos Somos Fortes”, destacou Joel. Para Josué, estar em Cavaleiro é estar em casa, rever amigos de infância e conhecer de perto a realidade da população. Neste domingo, a Caminhada 20300 acontece em Santo Aleixo.

Augusto Netto faz visita às lojas no centro da cidade e Feira de Caruaru neste sábado (17)

Candidato a vereador pelo PL, o jornalista Augusto Netto, cumpriu sua agenda neste sábado (17), realizando visitas às lojas do centro da cidade e Feira de Caruaru. Na feira, o candidato foi recebido por feirantes e compradores, conversando e ouvindo suas reivindicações. Netto, aproveitou a visita para também apresentar suas propostas para a melhoria da economia da feira.


“Foi um dia de boas conversas, dia de ouvir e dar sugestões, reencontrar amigos, pois tanto eu enquanto candidato, como os feirantes, queremos ver uma feira forte e cheia de vida.” Destacou o candidato.


No centro da cidade, ele foi recebido por lojistas e comerciários, e falou sobre seu plano de ação parlamentar que contempla um item sobre mobilidade urbana. 


“Caruaru, como cidade polo, precisa pensar continuamente na melhoria do seu trânsito, pois a cada dia o numero de carros aumenta, e o que foi pensado há 4, 5 anos, não serve mais para o presente. Nós podemos ajudar a prefeita Raquel Lyra a dar ainda mais fluidez ao nosso trânsito.” Finalizou o jornalista.

Trump faz campanha em estados-chave que Biden poderia conquistar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou nesta sexta-feira recuperar terreno na corrida pela Casa Branca com comícios na Flórida e na Geórgia, em que fez um discurso duro contra o rival, Joe Biden, a 18 dias das eleições presidenciais.


Trump fez campanha hoje em dois estados onde venceu há quatro anos, mas que poderão ser conquistados em novembro por Biden, segundo as pesquisas de opinião.


“Vamos presenciar uma onda vermelha (cor dos republicanos, ndr) de tamanho sem precedentes”, afirmou Trump durante comício em Ocala, Flórida. “Joe Biden é um desastre e um político corrupto”, disse, em tom agressivo, colocando todas as suas forças na batalha para evitar que o rival vença no estado, onde teve uma vitória apertada em 2016.


Em seguida, Trump lançou comentários contra os imigrantes latinos, afirmando que os democratas “inundarão suas comunidades com ilegais, drogas e crime”. O presidente arremeteu contra a congressista democrata de origem somali, Ilhan Omar, que “odeia o nosso país e vem de um lugar que sequer tem um governo”, afirmou.


Trump tampouco economizou críticas aos jornalistas, que voltou a chamar de “inimigos do povo”.


Enquanto Trump fazia campanha na Flórida e na Geórgia, Biden passou o dia no Michigan, onde discursou com a governadora, Gretchen Whitmer, opositora ferrenha de Trump e alvo recente de uma conspiração desbaratada da extrema direita, que queria sequestrá-la e “julgá-la por traição”. “Deveria comover a consciência de todos os americanos”, lançou Biden, acrescentando que “a negação a condenar esses tipos é assombrosa”.


“Todo mundo sabe quem é Donald Trump. Mostremos a eles queem somos”, disse o democrata em Detroit. “Escolhemos a esperança, a unidade à divisão, a ciência à ficção, e, sim, a verdade às mentiras.”

O democrata também comentou a gestão da pandemia por Trump. “Continua nos dizendo que esse vírus irá desaparecer milagrosamente. Por Deus! Não está desaparecendo, de fato está aumentando novamente, piorando”, advertiu.


Cautela


O gerente da campanha de Biden, Jen Dillo, mostrou um sinal de cautela aos democratas, ao assinalar que as pesquisas em nível nacional são enganosas: “Não temos uma vantagem de dois dígitos.”


As enquetes são desfavoráveis a Trump, cujo otimismo expressado durante a campanha não é compartilhado por membros proeminentes do seu partido, como o senador Ben Sasse de Nebraska, que se juntou aos colegas Lindsey Graham ,da Carolina do Sul, e Ted Cruz, do Texas, para expressar sua preocupação.


Em um telefonema com eleitores nesta semana, ao qual o jornal The Washington Examiner teve acesso, Sasse disse que uma derrota de Trump parece “provável” e que os republicanos podem perder o Senado também. “Estamos enfrentando um tsunami azul”, disse ele, referindo-se à cor do Partido Democrata.


O senador Lindsey Graham, por sua vez, disse à AFP que os eleitores começam a pesar os prós e contras de cada partido, mais do que se focar no temperamento explosivo de Trump. “Acredito que as coisas irão melhorar para nós com o passar dos dias”, avaliou.


Trump e Biden farão o último debate eleitoral na próxima quinta-feira. Ontem, eles participaram de eventos com eleitores transmitidos por diferentes redes de TV. Segundo dados da empresa Nielsen, 14,1 milhões de espectadores acompanharam o programa de Biden, contra 13,5 milhões que preferiram assistir a Trump.

ELEIÇÕES INDEFINIDAS EM TAQUARITINGA DO NORTE

O candidato do PSD 55 Jânio Arruda, coloca água na fervura e deixa a eleição equilibrada e indefinida em Taquaritinga do Norte. A sensação para os que fazem política no agreste do estado, é que o equilíbrio é tão grande, que se tornou impossível cravar qualquer prognóstico.


O que se escuta na Terra das dálias, como é conhecida Taquaritinga do Norte, é que Jânio cresceu com o início da campanha eleitoral e em Taquaritinga do Norte, a guerra das estratégias começou.


Os adversários de Jânio, vão precisar se reinventar, pois embora estejamos apenas iniciando a terceira semana de campanha e a segunda de guia eleitoral, Jânio dá um salto de qualidade na disputa e ainda é o candidato com as maiores novidades na forma de tocar a campanha.

João Campos apresenta propostas em sabatina da Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promoveu na noite desta sexta-feira (16) uma sabatina com o candidato da Frente Popular do Recife, João Campos (PSB). O encontro ocorreu de forma virtual, através do YouTube, e serviu para que o deputado federal apresentasse suas propostas. Campos utilizou seu tempo de forma propositiva e destacou a importância de se debater os desafios da cidade.


Participaram da sabatina os economistas, professor Valdeci Monteiro e professora Ana Cláudia Arruda, sob mediação do jornalista Daniel França. Durante quase duas horas, João falou sobre diversos temas que interessam ao recifense. Na pauta, perguntas e propostas ligadas às áreas de segurança, educação, emprego e renda, mobilidade, habitação, cidadania, saúde, serviços públicos, meio ambiente, turismo, planejamento urbano e gestão pública.


João abriu a sabatina falando sobre os principais desafios para a cidade e como pretende enfrenta-los. “Sempre digo que a desigualdade é o maior problema da cidade e é dela que surgem todos os outros problemas. E precisamos combater a desigualdade para resolver todas as outras demandas, seja na geração de renda, na educação, na cidadania e em outras áreas”, destacou João.


“Uma das nossas propostas já anunciadas será o Crédito Popular do Recife, que oferecerá R$ 3.000 para um microempreendedor formalizado recuperar, aumentar ou até mesmo criar seu próprio negócio”, ressaltou João. “E o desafio é poder dar as oportunidades que as pessoas merecem. No Porto Digital, por exemplo, existem vagas de emprego sobrando, enquanto faltam pessoas que estejam habilitadas para ocuparem. Por isso, lançamos o programa Embarque Digital, que vai oferecer vagas em cursos de tecnologia para pessoas que não têm oportunidade de qualificar com recursos próprios. Serão 500 vagas ao ano, oferecendo 100% de bolsa”, continuou.


O deputado federal também destacou as conquistas da cidade e aquilo que precisa avançar ainda mais. “Nesses últimos anos, houve uma prioridade nas calçadas, malha cicloviárias e nas faixas exclusivas para ônibus. Devemos priorizar aquilo que o recifense mais utiliza. Temos que aumentar vertiginosamente o número de vagas em creche na cidade”, disse. João também falou sobre o desafio da habitação na cidade. “Vamos realizar o maior programa de regularização fundiária da cidade, dando a possibilidade da segurança da propriedade, alcançando cerca de 50 mil imóveis. Será uma grande conquista para estes recifenses, poder bater no peito e dizer que a casa é sua”, falou.


O prefeiturável lembrou ainda sobre outro projeto que pretender colocar em prática, em parcerias com a própria academia. “Vamos instalar o Escritório de Projetos para criar parcerias entre a Prefeitura e as universidades no sentido de criar soluções para a cidade em diversas áreas, indo da elaboração do projeto de pavimentação e drenagem de uma rua, até ações para serem aplicadas na educação, por exemplo. Acredito que isso será um ganho para a cidade, já que muita coisa boa sai dos centros acadêmicos”, acrescentou.


Nas considerações finais, João Campos agradeceu o convite, saudou o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e destacou o espaço dado pela universidade para que fosse realizado esse diálogo sobre a cidade. “Vamos trabalhar para construir o Recife que eu acredito, com igualdade, para todos os recifenses. Lutarei para construir essa cidade”, finalizou.

Jaboatão: Daniel Alves e Sérgio Meneguelli juntos em carreata histórica

Ato de campanha contou com dezenas de carros e motos 


O prefeito de Colatina (ES), Sérgio Meneguelli, considerado o melhor gestor municipal do Brasil, desembarcou ontem, 16, em Pernambuco, para participar da carreata histórica promovida pelo candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes Daniel Alves (MDB). O ato de campanha, que contou com dezenas de carros e motos, foi iniciado na comunidade do Cajá, na Guararapes, e seguiu até o bairro de Barra de Jangada. 


Estiveram presentes no evento o candidato a vice-prefeito, Dr. Ulisses; o deputado federal e presidente do diretório estadual do MDB, Raul Henry; os vereadores de Jaboatão Dodó da Chave e Totô com o Povo e centenas de militantes. 


“Jaboatão terá dois prefeitos. Junto com Dr. Ulisses, vamos trabalhar muito pela nossa cidade. A cada dia a onda verde, da esperança, está crescendo. Aqui, não tem ninguém pago. É o povo que está nas ruas clamando por mudança. É a dona de casa, é o comerciante, é o cidadão que quer um prefeito de verdade. E esse foi o sentimento desse grande evento que mostrou que Jaboatão quer viver dias melhores”, destacou Daniel Alves.


O prefeito Sérgio Meneguelli agradeceu a recepção dos jaboatonenses e defendeu um novo momento político para a cidade. “Vim aqui pedir apoio a essa dupla, um professor e um doutor. Chegou a hora da mudança. A cidade não tem dono. É do povo. Tenho a certeza que o dia 15 de novembro será uma nova era para esse município que merece um gestor que cuide das pessoas e seja o principal servidor do cidadão”, ressaltou.


O deputado federal Raul Henry também discursou. Destacou que o MDB escolheu Daniel Alves por estar no lado certo da história. “Daniel tem uma belíssima história de vida, que tem tudo para ser prefeito de Jaboatão. Estamos enfrentando uma máquina poderosa mas temos a força do povo que é maior. O sentimento é de mudança. É dar um basta nessa família que quer transformar a cidade em um patrimônio privado. O que vi nas ruas me deixa muito animado ao que vai acontecer nessa eleição. Estamos fazendo uma grande caminhada para a vitória”, ressaltou.


Após a carreata, Daniel Alves, personalidades políticas, jornalistas e parte da militância seguiram para um jantar em um restaurante em Prazeres.

Em Limoeiro, Aluísio Lessa visita comunidade que terá rua pavimentada por sua iniciativa e participa de reunião grandiosa

Em Limoeiro, no Agreste Setentrional, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) caminhou com o prefeito Joãozinho (PSB), que é candidato à reeleição, pelas ruas da Vila dos Neves. O parlamentar conferiu a situação da rua José de Nazaré, que será pavimentada a partir da próxima semana e contou com a sua articulação para a liberação dos recursos.


"É a última vez que venho na rua José de Nazaré sem que ela esteja calçada. Tenho compromisso com Joãozinho e não meço esforços para ajudá-lo no seu trabalho em prol do povo. E lamento profundamente que Limoeiro tenha parlamentares que nasceram aqui e não enviam uma emenda sequer para Prefeitura. Mas Joãozinho pode contar comigo na Assembleia Legislativa de Pernambuco sempre que precisar. Seguirei trabalhando para que ele se reeleja e siga melhorando a vida da população", declarou Aluísio.


A agenda de Lessa na cidade foi concluída à noite, em reunião para uma plateia suntuosa com as presenças de Joãozinho, do seu candidato a vice, Luís Roberto, da vereadora Batalha, do ex-prefeito Luiz Heráclio e do candidato a vereador Neto Siqueira.