Castro Neto convida Renato Salles para ter aulas de boa gestão com Cléber Chaparral

Em busca de bons exemplos para a construção do seu projeto rumo ao comando da prefeitura de Vertentes do Lério, o pré-candidato a prefeito Castro Neto, realizou uma visita a cidade de Orobó, para acompanhar de perto o trabalho que seu amigo e prefeito, Cleber Chaparral (PSD), tem realizado na cidade. 


Ao lado prefeito Chaparral, Castro Neto visitou a construção de uma escola no município de Orobó. "Cheguei aqui e fiquei admirado com todo esse investimento que o senhor prefeito Chaparral vem fazendo no município de Orobó. Realmente é uma gestão modelo para esse agreste do estado de Pernambuco”, destacou. 


O mesmo não perdeu a oportunidade de lamentar, durante a sua visita, a forma como a cidade de Vertentes do Lério tem sido gerida pelo prefeito Renato Salles (MDB). "Eu queria que o prefeito de Vertentes do Lério, o senhor Renato Salles, tirasse um tempo para ver e receber uma aula de alguém que tem compromisso com o povo, com os filhos de seu município e do estado de Pernambuco”, destacou o mesmo.

TV Alepe estreia no Carnaval para valorizar a cultura pernambucana

A gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), inova com mais uma iniciativa no sentido de aproximar a Casa dos pernambucanos. Há seis meses no ar com transmissão diária dos trabalhos legislativos, a TV Alepe (canal 28.2) estreia este ano na cobertura do Carnaval valorizando a cultura do estado.


Além de acompanhar os grandes shows que serão exibidos no Marco Zero – principal polo de folia no Recife – a TV Alepe também exibirá as atrações de polos como o RecBeat – um dos maiores festivais independentes de música do Brasil que acontece no Paço Alfândega – a Rua da Moeda e a Praça do Arsenal.


Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a iniciativa de cobrir o Carnaval “é antes de tudo um trabalho de valorização da identidade do nosso Estado”.


‘O Carnaval é a festa mais popular de Pernambuco e leva a cultura do nosso estado para o Brasil e para o mundo. A divulgação através da TV Alepe é, antes de tudo, a busca pela valorização da identidade do nosso Estado. A TV Alepe vem fazendo um trabalho primoroso na divulgação do Legislativo e será fortemente interiorizada. Vamos continuar expandindo essa atuação para que possamos nos consolidar cada vez mais”, disse o presidente da Assembleia.


O apresentador da cobertura carnavalesca será o radialista Aderval Barros. Nos intervalos das atrações, o “implacável”, como é conhecido, reforçará mensagens que nunca é demais repetir durante os festejos de Momo: “Se beber, não dirija” e “Não é Não”, contra o assédio no Carnaval. Também haverá nos intervalos prestação de serviço com informações, por exemplo, de telefones úteis e de emergência.


Além da cobertura dos principais polos do Recife, a TV Alepe dará dicas das principais atrações que marcam os festejos de Momo pelo interior do Estado. Os parlamentares contribuirão com sugestão de atrações que fazem a folia nas principais cidades do interior.

Bloco Infantil veste o tema “Seja a sua fantasia” e sai às ruas em Petrolina – PE

Há pouco menos de um dia para o início oficial da folia, o carnaval em Petrolina - PE começa a colorir as avenidas da cidade. Nesta última quinta-feira (20), para garantir a animação, serpentinas, enfeites, espuma e muito frevo abriram alas dos festejos carnavalescos. Os foliões do Colégio Plenus abraçaram o tema do carnaval oficial da cidade “Seja a sua fantasia” e colocaram o bloco infantil na avenida, com figurinos diversos que ganharam vida e encantaram quem estava presente.


Ao som dos ritmos pernambucanos, os pequenos foliões das turmas da Educação Infantil até os 1º Anos da escola tomaram as ruas do centro da cidade em um desfilecom muita empolgação e criatividade. Meninos e meninas, com idades entre 2 e 6 anos, se caracterizaram de Homem-Aranha, sereias e bailarinas, percorrendo a orla da cidade em direção às ruas do centro.


Em seu terceiro ano pulando o carnaval do Plenus, a mãe de dois foliões (Beatriz Cordeiro e Bernardo Cordeiro), Thaís Rêgo, revela que em todas as atividades o colégio desperta e enriquece a cultura para as novas gerações. “As crianças devem conhecer os valores culturais de Pernambuco, o frevo. E conhecer também a importância dele para os pernambucanos", afirma a advogada.


A folia que começou às 10h no Plenus Centro e terminou às 17:30h na praça da 21 de Setembro, teve orquestra de frevo recepcionando os alunos do 9º ao 3º ano – que ainda estavam em sala de aula – para se juntar à brincadeira que aconteceu durante o intervalo.


Fantasiada de sol, a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Hanna Drubi, revela que o momento serve para aliviar a pressão do vestibular. “É o ano que vamos escolher a nossa profissão, precisamos parar um pouco e voltar com força total. Nesse momento oportuno é importante redescobrir as raízes e cair na folia”, ressalta.


Já o folião que era só animação na prévia do Plenus, Vinícius Lins, aluno do 2º ano do Ensino Médio, destaca que “o colégio torna os alunos ‘culturados’, pois é uma festa tradicional bastante valorizada no Brasil”. O aluno destaca ainda a troca de interação e conhecimento entre as turmas.


Com muito entusiasmo e alto astral, pais, professores e alunos festejaram um carnaval tradicional e multicultural. A diretora Pedagógica, Sílvia Santos avaliou positivamente toda a comemoração, animação e os desfiles de fantasias. Segundo ela, o carnaval 2020 do Plenus foi um sucesso. “Tivemos o alto astral dos foliões em consonância com nossos ritmos para todas as turmas. A escola precisa oportunizar às crianças e aos jovens momentos como esse, com muito frevo, maracatu e marchinhas de carnaval”, concluiu.

Itamar Lyra critica oposição e ratifica compromisso com projeto de Ana Célia em Surubim

O vereador da cidade de Surubim, Itamar Lyra (PSB), fez um balanço de sua atuação na Casa Euclides Mota e teceu críticas atuação da oposição a prefeita Ana Célia, durante participação ao programa Cidade em Foco, transmitido pela Rede Agreste de Rádios e comandado pelo radialista Alberes Xavier. 


Na oportunidade, o vereador comentou sobre sua atuação à frente de uma cadeira do Poder Legislativo de Surubim. "O povo de Surubim nos deu a oportunidade de representá-lo ali naquela Casa e a gente tem feito isso da melhor forma. Sabemos que não é fácil, recursos escassos, mas a gente tem procurado ajudar e dá atenção ao povo", disse.  


Itamar tem uma forte atuação na área da saúde e falou um pouco sobre as bandeiras que tem abraçado através do seu mandato. "A gente tem andado por toda Surubim, procurando atender e ser luz quando a gente é requisitado pelo povo. A gente tem procurado trabalhar e a gente tem feito um trabalho principalmente na área de assistência social em Surubim", afirmou. 


Presidente - O vereador ainda elogiou o trabalho desempenhado pelo presidente da Câmara, Fabricio Brito (PSD). "Fabricio é uma pessoa do bem, que tem trabalhado muito pelo povo de Surubim, não é à toa que ele tem ali seis mandatos como presidente. A gente é muito amigo, ele é amigo dos vereadores, parceiro da gente e a gente está com ele", destacou. 


Oposição - De acordo com Itamar, a oposição a prefeita Ana Célia na Câmara de Vereadores se resume a um único vereador. "A gente sabe que a oposição hoje em Surubim é um vereador, que já teve a oportunidade quando estava no poder, não fez e hoje fica falando pelos cotovelos. Mas a gente sabe que o povo de Surubim não é besta", declarou. 


Continuidade - O vereador avaliou de forma positiva o governo desempenhado pela prefeita Ana Célia, entretanto, ponderou que alguns pontos precisam ser ajustados. "É dá continuidade. A gente tem um ano ainda de gestão ainda pela frente e é trabalhar e dar ao povo de Surubim uma resposta positiva", afirmou o mesmo. 


Sobre os pontos que precisam ser melhorados o vereador afirmou. "A gestão de Ana Célia é uma gestão boa, a gente não pode dizer que é uma gestão ruim. Agora, precisa melhorar em vários pontos. Ela tem o nosso apoio, a gente tem dado o suporte ali na Câmara Municipal, mas tem que melhorar. A gente sabe que estamos praticamente a seis meses da eleição municipal e a gente tem que dar ao povo de Surubim uma resposta positiva", justificou o vereador. 


Flavio Nobrega - Ainda na oportunidade, o vereador comentou o projeto do ex-prefeito Flavio Nobrega, que se afastou do grupo liderado pela prefeita Ana Célia e deverá ser candidato a prefeito novamente nas próximas eleições. "Foi um grande prefeito, tem o meu respeito, mas a gente vai caminhar essa eleição com a prefeita Ana Célia. A gente tem esse compromisso com o partido, com esse palanque, palanque de homem e mulher de bem, que quer o bem de Surubim", disse. 


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Paulo Câmara ressalta alegria do folião pernambucano na abertura do Carnaval de Olinda

Cortejo do tradicional Homem da Meia Noite abriu os festejos na Marim dos Caetés, com a presença do governador e do prefeito Professor Lupércio


O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (20.02), a abertura do Carnaval de Olinda, ao lado do anfitrião da noite, o prefeito Professor Lupércio, secretários e parlamentares. A festa na Marim dos Caetés começou com o cortejo do Homem da Meia-Noite, arrastando foliões até a Praça do Carmo, palco principal do carnaval na cidade. Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, são homenageados Ivo de Xambá e Byll de Olinda (in memoriam). Para este ano, a Prefeitura estima ter 3,7 milhões de pessoas brincando nas ladeiras.


“Vamos ter mais um carnaval de muita alegria em Pernambuco, mantendo a tradição de fazer uma festa de paz. As pessoas podem ir às ruas e se divertir, está tudo pronto, só esperando pela alegria do povo pernambucano. E Olinda, mais uma vez, está de parabéns! Tenho certeza de que o carnaval da cidade será um sucesso. Parabéns à Prefeitura, que se organizou e se preparou. Com certeza serão dias de muita alegria”, afirmou o governador, ressaltando ainda a importância econômica do carnaval enquanto movimentador da economia, tanto no setor de turismo quanto no comércio.


O prefeito Lupércio reforçou essa questão, destacando a relevância da festa mais popular do mundo para aquecer a economia local. “Estamos recebendo gente de outros estados e de outros países”, disse o prefeito para, em seguida, agradecer a presença do governador, ressaltando que não poderia ser diferente. “Em todos os anos o governador Paulo Câmara tem estado conosco, prestigiando o Carnaval de Olinda, além de nos dar todo apoio dentro do que é possível”, frisou Lupércio, reiterando que a cidade está totalmente preparada para receber os foliões. “Estamos com uma expectativa muito grande de que esse será o melhor carnaval da nossa gestão”, frisou.

Em parceria inédita com a Alepe, abre-alas do Galo destaca o tema da sustentabilidade

O desfile do Galo da Madrugada, que costuma arrastar milhares de foliões todos os anos, abordará um tema que vem chamando a atenção do mundo: a preservação do meio ambiente para manutenção do planeta. Numa parceria inédita, a comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o maior bloco carnavalesco do mundo decidiram apostar no trabalho de conscientização da população. 


Pela primeira vez o carro abre-alas do Galo será temático abordando questões ambientais com o objetivo de chamar a atenção da necessidade da preservação dos nossos recursos naturais. O carro alegórico trará atores e artistas fantasiados com a temática circense. Malabaristas se apresentarão brincando com pequenas bolas representando o planeta terra. Cerca de 50 pessoas com pernas de pau desfilarão com placas e faixas educativas. 


Serão exibidas ao longo do desfile, frases como: “Eu me alimento pelo planeta”; “Ei pessoal, vem moçada cuidar do planeta com o Galo da Madrugada”; “No Carnaval a rua é do folião e não da sujeira; e “O que você fez pelo planeta hoje? ”. 


“É preciso chamar a atenção da sociedade para esse tema e o Carnaval é uma excelente oportunidade. Não temos mais escolha, a preservação ambiental é uma necessidade. Essa é uma parceria inédita em que todos nós temos a ganhar”, destacou o presidente da comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe, deputado Wanderson Florêncio PSC).


Para o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), a parceria da Casa com o Galo da Madrugada está dentro da linha de aproximar o Poder Legislativo da população com temas de relevância para a sociedade. 


“A campanha ‘Alepe Sustentável’ cria um ambiente interno da cultura de preservação do meio ambiente que deve extrapolar os muros e dialogar com a sociedade. Para isso, nada melhor do que um símbolo do Carnaval pernambucano, como o Galo da Madrugada, para levar à multidão essa mensagem de preservação do meio ambiente”, disse.

Mendonça diz que aumento de 60% no ICMS de bares e restaurante é punição a quem gera emprego

O ex-ministro, Mendonça Filho, criticou o aumento de 60% no cálculo do ICMS nas refeições em bares e restaurantes, dado pelo Governo do Estado. "Bares e restaurantes é um setor que gera muito emprego e renda. Ao invés de receber apoio e incentivo, o setor é punido pelas gestões socialista. Não é à toa que Recife é a capital do desemprego e Pernambuco é um dos piores em geração de emprego”, afirmou, ressaltando que a sanha arrecadadora do PSB é focada em aumentar taxas, impostos e dificultar a vida de quem contribui para o desenvolvimento do Estado.


Com mais de 7 mil empresas e 250 mil trabalhadores, o setor de bares e restaurantes vem sentido o peso dessa lógica socialista de arrecadação. O aumento da base percentual de cálculo do ICMS em 60%, passando de 2,12 para 3,40 para as refeições em bares e restaurantes, optantes pelo regime normal de apuração, começou a vigorar no janeiro. E vai impactar no desemprenho do setor, que estratégico e de extrema importância para uma cidade e um estado, que tem no turismo uma de suas fontes de riqueza, e para a população como um todo.  


O sistema punitivo de arrecadação de impostos do PSB funciona como uma máquina de fazer dinheiro para cobrir os déficits gerados pela má gestão. “É mais fácil punir o cidadão e o empreendedor, do que fazer uma boa gestão”, afirmou. Mendonça lembrou que em abril de 2019 o aumento anterior no ICMS da carne bovina, suína e bufalina triplicou de 2% para 6%. “Para o segmento de alimentação o aumento de 2019 já foi de difícil assimilação. Agora dar aumento de 60% no ICMS da alimentação de bares e restaurantes é apostar no desemprego”, afirmou, defendendo que o segmento de bares e restaurante precisa de apoio e estímulo para gerar emprego e continuar contribuindo para o desenvolvimento. 

Operação da PRF intensifica fiscalização durante Carnaval 2020

Têm início nesta sexta-feira (21) e segue até a quarta-feira de cinzas (27), a Operação Carnaval 2020 da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco. A ação integra a última etapa da “Operação Rodovida” e tem como objetivo proporcionar mais segurança e reduzir o número de acidentes.


Nesse período, serão intensificadas as fiscalizações e ações educativas nas rodovias federais que cortam o estado. No Agreste, as ações irão ocorrer principalmente na BR-232, que dá acesso ao papangus de Bezerros. Na Região Metropolitana do Grande Recife, o enfoque será a BR-101, que dão acesso as praias do litoral Norte e Sul Pernambucano, sempre bastante visitadas pelos turistas e famílias neste período.


O Carnaval é uma época em que muitas pessoas se excedem no consumo de bebida alcoólica e esse comportamento também é flagrado nas rodovias. Nesse sentido, a PRF estará atuando em conjunto com equipes da Operação Lei Seca, através da fiscalização com bafômetros passivos e tradicionais, para coibir essa prática. O bafômetro passivo é capaz de detectar a presença de álcool na respiração do motorista, sem que ele precise soprar no bocal do aparelho. Esse equipamento agiliza a fiscalização e no caso do teste ser positivo o motorista é convidado á realizar o teste tradicional.


Além disso, a Polícia Rodoviária Federal ampliará a fiscalização de condutas graves, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e falta de equipamentos de segurança obrigatórios, como o uso do capacete, cinto de segurança e cadeirinha. Durante as abordagens, também haverão equipes de educação para o trânsito que irão orientar motoristas e passageiros sobre cuidados para se evitar acidentes.

AutoVale será lançada no dia 5 de março e Miguel Coelho confirma presença

Um encontro na manhã desta quinta-feira (20), na prefeitura de Petrolina - PE, confirmou a presença do prefeito Miguel Coelho no lançamento da Feira de Tecnologia Automotiva do Vale do São Francisco - AutoVale, que vai acontecer no próximo dia 5 de março às 19h no auditório do SENAI.

 

Para o lançamento da segunda edição da AutoVale, que em 2018 reuniu mais de 150 marcas expositoras, foi sucesso de vendas e atraiu um público de 10 mil visitantes, a coordenação do evento vai trazer a palestra 'Tendências do Setor Automotivo' com Flávio Portela, diretor de vendas da SK Automotive.

 

De acordo com o presidente da Autovasf (Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do São Francisco), Vital Sampaio, a feira vai trazer muitos benefícios para a região com a presença de fabricantes, fornecedores, revendedores nacionais e internacionais das linhas leve, pesada, duas rodas e acessórios, ou seja motos, carros e caminhões. "Além das novidades da indústria, distribuidores e representantes do segmento de reparação e reposição, o público também poderá conferir uma programação formativa com oficinas, cursos e palestras", ressaltou.

 

Realizada pela Autonor Empreendimentos, mesma empresa que promove desde 1999, em Recife – PE a Feira de Tecnologia Automotiva (Autonor), a 2ª AutoVale está agendada para o período de 14 a 16 do próximo mês de outubro no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

 

O prefeito Miguel Coelho destacou a importância da feira, garantiu a parceria da prefeitura e reforçou o apoio aos eventos que trazem inovação e reduzem custos para o consumidor municipal. "Esta segunda edição vem consolidar a AutoVale enquanto evento que proporciona novas oportunidades de negócios, geração de empregos e incremento à economia do setor de autopeças e também dos segmentos do comércio, turismo e de serviços que também faturam nesse período", enfatizou o prefeito.

 

Além da prefeitura também são parceiros da AutoVale, o Sebrae, FIEPE-IEL, Autovasf, Sincopeças-PE, SEST-SENAT, Assopeças - PE, SENAI, Sindirepa e CDL Petrolina. O Vale do São Francisco conta hoje com 1 milhão de veículos e 1.179 empresas ligadas ao setor automotivo e a área de influência da AutoVale abrange um raio de 400 km, uma população de 4.500.000 pessoas.

Junior Gomes vai assumir diretório do PSB em Santa Cruz do Capibaribe

Está previsto após o carnaval, uma reunião com a cúpula do PSB (Partido Socialista Brasileiro) para definir os rumos do partido em Santa Cruz do Capibaribe em 2020, com relação a eleição municipal a montagem do diretório municipal.


O partido, que irá apresentar o vereador Helinho Aragão como pré-candidato, vai também contar com a presidência do também vereador Junior Gomes, que será alçado ao posto para comandar os destinos do partido no município.


A informação de sua posse foi confirmada pelo próprio parlamentar na reunião da Câmara ocorrida na última terça-feira (18), quando no uso da tribuna o socialista revelou que vai assumir e reafirmou seu interesse na pré-candidatura do vereador Helinho Aragão.