Ipojuca implanta vacinação itinerante para atender a Zona Rural e amplia para 45 anos+

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 17:56



A partir desta quinta-feira (17)a Prefeitura do Ipojuca inicia a vacinação contra a COVID-19 para quem tem 45 anos ou mais, além disso, implantou, através da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação itinerante para alcançar a população da Zona Rural. “Vamos utilizar todas as estratégias possíveis para levar a vacina para a nossa população. Temos, em Ipojuca, 72 engenhos ativos e muitos trabalhadores não têm facilidade de ir até os polos de vacinação dos distritos. A Secretaria de Saúde vai levar até eles”, explicou a prefeita Célia Sales.    


A ação, é mais uma estratégia de Ipojuca para avançar na imunização de toda a população do município. A vacinação itinerante acontece duas vezes na semana (terças e quintas) e os primeiros engenhos a receberem a visita da unidade móvel foram: Jussaral e Sibiró da Serra. “Estamos levando as doses para as comunidades mais distantes, facilitando o acesso dos moradores para receberem a sua imunização. Só vamos minimizar os números de casos da COVID-19 quando a maior parte da população estiver vacinada e isto não pode acontecer só na área urbana, mas na área rural também”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Kate Gomes. 


Entre os moradores beneficiados com a ação estava a dona de casa, Creuza Borges de Oliveira, do Engenho Sibiró. “Essa vacina significa muito para prevenir e a gente não pegar essa doença. E que bom que foi aqui na porta de casa”, comemorou Creuza. Nesta quinta (16) os profissionais de saúde levarão a vacina para os Currais de São Miguel, Engenho Saco e Boa Cica. Na área urbana seguem sendo vacinados os ipojucanos com 45 anos ou mais, grávidas e puérperas, profissionais da educação e de limpeza urbana com 40 anos ou mais, além das categorias (de qualquer faixa etária) dos Guardas Municipais, Salva Mar, Defesa Civil, professores e profissionais da rede de saúde privada. Além pessoas a partir de 18 anos com comorbidades incluídas nas fases 1 e 2, doenças raras e pessoas com deficiência. Não é necessário agendamento apenas os documentos: cartão do SUS, CPF, RG, comprovante de residência, documento do trabalho (se for o grupo prioritário das categorias), laudo médico (em caso de comorbidades), caderneta da gestante e certidão de nascimento do bebê (para as puérperas).


Polos fixos de vacinação


- Creche Jusete Barbosa (Ipojuca Centro)

- Centro da Mulher (Ipojuca Centro), exclusivo para gravidas e puérperas

- Escola Maria das Dores (Nossa Senhora do Ó)

- Policlínica de Porto de Galinhas 

- Escola Jarbas Passarinho (Camela)

Projeto de André Ferreira que prioriza atendimento às mulheres vítimas de violência avança na Câmara

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 15:01



O Projeto de Lei nº 2.737/2019 do deputado federal André Ferreira (PSC), que torna prioritário no Sistema Único de Saúde e no Sistema Único de Segurança Pública o atendimento social, psicológico e médico às mulheres vítimas de violência, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, e segue para a última etapa da tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça. 


Diante dos casos divulgados diariamente nos meios de comunicação, o parlamentar acredita que as mulheres ficam bastante fragilizadas com a agressão, por isso precisam ser atendidas imediatamente.


“As mulheres vítimas de violência encontram-se em uma situação muito difícil. Não é só o sofrimento físico, mas também um intenso sofrimento psíquico e social. Prestar atendimento prioritário nessas situações é extremamente necessário”, avalia André Ferreira.


O deputado comemorou a aprovação da matéria na Comissão de Seguridade e, agora, vai trabalhar para que seja aprovada o mais rápido possível na CCJ. Se acatada pelo colegiado, a matéria não precisará passar pelo plenário da Casa.


“Neste Congresso tramitam, em consonância, diversas proposições a respeito. Muitas para prevenir, ou para coibir, os atos de violência; outras, para agravar as penas aplicadas aos perpetradores. O projeto ora relatado vai por outra vertente: tem por fim contribuir para minorar as mazelas das mulheres atingidas pela violência doméstica, ao lhes conceder prioridade de atendimento em algumas situações em que, de fato, essa prioridade pode fazer grande diferença”, diz o relator da matéria na Comissão de Seguridade, Luiz Lima (PSL-RJ), em seu parecer.


Na justificava do seu projeto, o deputado já alertava para a necessidade de ampliar a proteção à mulher e destacava a importância de propostas que pudessem melhor acolher mulheres vítimas de violência.


“Nos últimos anos, vários projetos criaram uma rede de proteção para as vítimas de violência. Mas precisamos ampliar cada vez mais essa malha de amparo a essas mulheres. A minha proposta vem para as acolher”, afirmou André Ferreira.

Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher de Brejo da Madre de Deus intensifica ações em prol da sociedade

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 11:14



A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher de Brejo da Madre de Deus no agreste central de Pernambuco tem intensificado suas ações em prol da população Brejense e segue ouvindo as demandas. 

  

A equipe da Secretaria de Assistência Social, se reuniu com entidades da sociedade civil, buscando conhecer as dificuldades e realidades enfrentadas por cada uma. Esse encontro foi de extrema importância para que juntos possamos fortalecer o controle social do município, no que diz respeito ao CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social. 

   

A prioridade é construir coletivamente uma gestão democrática e com a participação popular onde todos e todas tenham voz e vez. “Nós temos intensificado nossas ações para o bem da população. O prefeito Roberto Asfora tem um compromisso e responsabilidade enorme com nossa gente, sempre dando atenção necessária a assistência social”, concluiu Sônia Gerner. 


Secretaria de Educação de Jataúba emite nota de esclarecimento sobre a aquisição e distribuição de Kits de Alimentação Escolar

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 09:51


NOTA À IMPRENSA


A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer vem por meio desta, esclarecer os fatos e dirimir quaisquer dúvidas relacionados a aquisição e distribuição dos Kits de Alimentação Escolar para os alunos da rede municipal de ensino.


É sabido por todos que o ano letivo no município de Jataúba teve início no dia 05 de abril do ano em curso, de forma remota. Até então, os alunos pertencentes a nossa rede de ensino, participam das aulas através de grupos de whatsapp e recebem apostilas com atividades diárias. As apostilas são elaboradas por uma equipe de profissionais altamente qualificados e seguindo o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo de Pernambuco.


Diante do cenário pandêmico, o Ministério da Educação através da lei de nº 13.987/2020 modificou a Lei de nº 11.947/2009 onde autoriza os entes federativos, durante o período de suspensão das aulas presenciais, a distribuir os gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE aos estudantes ou responsáveis. O normativo determina, porém, que essa distribuição está autorizada apenas em localidades em que haja suspensão das aulas presenciais. Caso contrário, a alimentação escolar deve ser ofertada nas próprias unidades de ensino.


Seguindo estas orientações, a Prefeitura de Jataúba fez a publicação de um edital de Processo Licitatório para aquisição de 6.092 kits de alimentação escolar. Após os trâmites legais, o referido processo foi dado como fracassado, por motivo de desistência das empresas vencedoras. Mediante o cenário, houve a publicação de um novo Processo Licitatório para a aquisição de 7.000 kits de Alimentação Escolar, cujo pregão ocorreu no último dia 31 de maio. Após o encerramento do pregão eletrônico, a Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves e a prefeita, Dr.ª Cátia, entraram em contato com o proprietário da empresa vencedora para alinhar a logística de entrega dos kits para que a secretaria pudesse viabilizar a distribuição aos alunos. Após esse alinhamento, a empresa vencedora cumpriu o prazo de entrega acordado com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, e na última segunda-feira 14/06, foi dado início a distribuição de mais de 3.400 kits de alimentação escolar, aos alunos matriculados da rede municipal de ensino, seguindo um cronograma acordado com os gestores e coordenadores escolar, adotando todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.


A pandemia causada pelo novo Coronavírus fez com que a situação educacional do país agravasse a falta de acesso e permanência do aluno a escola, além de agravar as condições econômicas das famílias que vivem em situações de vulnerabilidade. Sensível a estas situações, empenhou-se em realizar a distribuição destes kits de Alimentação Escolar que é composto por feijão, arroz, fubá, macarrão, extrato de tomate, óleo de soja, açúcar, leite em pó, biscoito e ovos, o mais breve possível, fazendo chegar a todos os alunos, pois muitos deles tem a merenda escolar como a principal refeição do dia.


A Secretaria de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer se coloca a disposição para quaisquer dúvidas relativas a este ou qualquer outro assunto que assim acharem pertinente.


Atenciosamente


Roseane Pereira Chaves Araújo

Dirigente Municipal de Educaçãoo

Após solicitação de Eduardo da Fonte, Aneel prorroga proibição de cortes de luz de consumidores de baixa renda por inadimplência

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 09:48



A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta terça-feira (15) a prorrogação por mais três meses da proibição do corte de energia elétrica de consumidores de baixa renda que estão inadimplentes. Com a decisão, o fornecimento de energia não poderá ser suspenso até setembro, mas os consumidores não estão isentos de pagar a dívida. A medida foi confirmada pelo diretor-geral da Aneel, André Pepitone, e atende a solicitação que o deputado federal Eduardo da Fonte enviou à Presidência da República (Ofício 74) e à agência (Ofício 73). 


“É impensável um pai de família ter sua luz cortada durante a pandemia por falta de pagamento, sobretudo neste momento de dificuldade econômica que estamos passando. Devemos celebrar essa decisão que favorece brasileiros de todos os lugares do país e destaco que vou fiscalizar se a medida está sendo respeitada pela Celpe em Pernambuco”, afirmou Eduardo da Fonte.


De acordo com a Aneel, a medida vale para famílias que estão inscritas no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Também terão direito ao benefício famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, com renda de até três salários mínimos, assim como famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Prefeitura do Recife firma parceria com a Cufa e clubes de futebol para arrecadação de alimentos

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 08:10


A campanha promovida pela Central Única das Favelas (Cufa) reforça a solidariedade na capital pernambucana e atenderá famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade


É da consciência de que a solidariedade precisa ser construída a muitas mãos que a Prefeitura do Recife tem buscado articulações com instituições e sociedade civil para ajudar quem mais precisa na cidade. Desta vez, a parceria é com a Central Única das Favelas (Cufa), que promoverá, entre os dias 21 e 27 de junho a campanha “Mães da Favela Futebol Clube”, em parceria com os clubes de futebol recifenses. O objetivo é arrecadar alimentos que serão distribuídos para as comunidades da capital pernambucana.


“A gente sabe que o esporte é fundamental e que a rivalidade no campo faz parte, mas quando se fala de poder cuidar da cidade, olhar para quem mais precisa, a gente tem que estar unido e lutando pela solidariedade. Junto com a Prefeitura e os clubes daqui do Recife, a Cufa vai fazer uma grande campanha de arrecadação de alimentos, estimulando que durante uma semana na cidade, os clubes virem um lugar de coleta de alimentos para a gente poder fazer a doação para quem mais precisa. Eu quero agradecer e lembrar sempre que a solidariedade é o melhor caminho para a gente poder vencer a pandemia”, disse o prefeito João Campos.


A campanha acontecerá simultaneamente em todas as capitais brasileiras. Ao todo, mais de 200 clubes já aderiram à iniciativa, que priorizará a distribuição a mães que são chefes de família. “É um público que a gente já atua. Na pandemia, as favelas foram mais sacrificadas e dentro delas, 49% dos lares são chefiados por mulheres. A maioria está com o filho em casa há um ano, algumas também estão cuidando de idosos, enquanto estão sozinhas e desempregadas. Então, chegando a elas, conseguimos desencadear uma rede de outras ajudas”, explicou Preto Zezé, presidente da Cufa.


Além dele, participaram do encontro nesta terça-feira (15) com o prefeito João Campos o presidente do Santa Cruz, Joaquim Bezerra e do Náutico, Edno Melo. “Tenho certeza que os clubes brasileiros, pernambucanos e recifenses irão dar uma goleada de solidariedade”, apostou Preto Zezé. Participaram ainda os secretários Carlos Muniz (Governo e Participação Social) e Rodrigo Coutinho (Esportes).


RECIFE SOLIDÁRIO – A Prefeitura do Recife foi a primeira capital a lançar uma campanha de arrecadação de alimentos em postos de vacinação contra a covid-19. O Recife solidário já recebeu até o momento mais de 170 toneladas de doações, distribuídas pela gestão às pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.


Os pontos estão montados nos drive thrus da capital, localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Os desafios da oposição na disputa estadual de 2022 em Pernambuco.

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 07:59



Zarpando da capital do sertão, com o prefeito Miguel Coelho (MDB), a locomotiva oposicionista passa por Caruaru, onde encontra Raquel Lyra (PSDB), chegando até a Região Metropolitana para confraternizar com importantes lideranças, como o prefeito Anderson Ferreira(PL) e os ex-ministros Mendonça Filho (DEM) e Armando Monteiro (PSDB). Desta forma, a oposição à Frente Popular de Pernambuco vem arrojada, mas enfrentará desafios duros nesse caminho até 2022.


Em primeiro plano, no campo político-administrativo, enfrentará uma máquina consolidada, que há anos faz entregas à população, e que é guiada por um grupo político que já provou a habilidade na montagem das articulações, colecionando apoios fundamentais por todo o estado.


Outra dificuldade, que promete tirar o sono dos oposicionistas da ala do Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), é a instabilidade da sigla emedebista, que hoje faz parte da base de sustentação do governo Paulo Câmara, através do Deputado e presidente estadual da sigla Raul Henry e do Senador Jarbas Vasconcelos.


Para vencer esses desafios a oposição terá que, além de obter consenso em relação a montagem da chapa, gozar de muita cautela para lidar com um inimigo forte, experiente e que joga com a ‘máquina na mão’.


Arthur Borba

Estudante de Direito

Militante do PDT e da JSPDT

Líder do Movimento Acredito

Anvisa autoriza a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 06:44


A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos.

 

A Diretoria Colegiada da Anvisa, via sistema deliberativo interno, aprovou a extensão do prazo de validade da vacina contra Covid-19 da Janssen (Johnson & Johnson) de três (3) para quatro meses e meio (4,5), sob condições de armazenamento de 2°C a 8°C. 


A empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. solicitou, no último dia 10 de junho, a alteração do prazo de validade para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina contra a Covid-19 (Ad26.COV2-S, recombinante). 


A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses), bem como considerou decisão da agência norte-americana (Food and Drug Administration – FDA), que também aprovou a referida alteração na última quinta-feira, dia 10 de junho. 


No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março deste ano. Essa vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única e, quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15°C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. 


A diretora relatora Meiruze Freitas destacou que, considerando o cenário pandêmico atual, essa decisão é mais uma ação regulatória tempestiva e célere que permitirá a imediata ampliação do acesso a essa tão importante opção vacinal. 

A Rede Agreste de Rádios cresce e agora é Rede Pernambuco de Rádios

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 06:38



O Comunicador Alberes Xavier dá mais um importante passo na comunicação pernambucana. A frente do Programa Cidade em Foco, com a Rede Agreste de Rádios, passa agora a fazer a maior cobertura em rede de rádios no estado.

Com grande alcance e contando com a maior audiência do segmento no Agreste, as demais regiões do estado passam a receber os sinais da rede, formando a Rede Pernambuco de Rádio, com alcance e audiência em todas as zonas do estado, da Capital ao Sertão.


Incorpora-se a rede as rádios: RCM de São Vicente Ferrer, Nova Timbaúba FM, da cidade com o mesmo nome e Ipojuca FM de Caruaru. Alberes Xavier é referência na comunicação ao trazer as principais notícias e bastidores da política do estado e do Brasil. Com acesso às esferas dos poderes: executivo, judiciário ou legislativo.


Bem recebido nos gabinetes e assessorias, por empresários, políticos autoridades e pessoas influentes. Confiança conquistada pela credibilidade e honestidade na apuração dos fatos durante o decorrer da sua trajetória no rádio pernambucano.


Alberes e equipe se destacam com matérias de conteúdo exclusivo e reportagens produzidas direto com as fontes.


O Programa Cidade em Foco vai ao ar diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 11h. O Blog do Alberes Xavier noticia as informações e os fatos atuais e relevantes da política para a população com uma linguagem acessível e de fácil compreensão.

Zé Martins articula um polo da Faculdade do Vale do Pageú em João Alfredo

Publicado por Alberes Xavier em 16/06/2021 às 05:53


O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), recebeu o sócio diretor da Faculdade do Vale do Pageú, Cleonildo Lopes – Painha, visando a possibilidade da fundação de um polo daquela instituição universitária na Cidade Feliz. Na oportunidade, o visitante conheceu o amplo prédio da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro Bultrins, disponibilizado por Zé Martins à FVP, caso a entidade queira se instalar nesta cidade. 


Zé Martins estava acompanhado do vice-prefeito Caboclo, do secretário de Educação Kleiton Brito e dos vereadores Walque Dutra (Pres. da CMJA), Jozivan Guedes, Jairo Soares, Joanna Amélia e Raimunda Enfermeira, e equipes técnicas. 


Na oportunidade, Painha colheu dados para um relatório que apresentará numa futura reunião com demais integrantes da FVP e adiantou sua satisfação em relação ao prédio da unidade escolar municipal, considerando-o ideal para o funcionamento da futura faculdade. O representante da FVP disse que a parceria com a Prefeitura de João Alfredo está bem avançada, tudo fazendo crer que o polo joãoalfredense já comece a funcionar no início do próximo ano.


“Trazer o desenvolvimento para o nosso município tem sido nossa missão e nesta oportunidade alinhamos junto a Faculdade Vale do Pajeú a disponibilidade e o interesse do município em trazer um polo desta universidade, que é de grande importância para nós, visto que há muito tempo se fala em trazer faculdades para João Alfredo e até agora nada havia sido feito de concreto”, pontuou Zé Martins.