Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde volta a recomendar uso de máscaras

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 18:42


“A recomendação é inicialmente para Repartições Públicas e locais fechados”


A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, volta a recomendar nesta quinta-feira (24), o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 e contra a síndrome gripal causada pelo Adenovírus, ambas estão circulando em toda região e têm acometido vários munícipes.


Ainda conforme a pasta, a recomendação é especialmente para o uso nas repartições públicas e locais fechado, bem como para públicos de risco para a doença, como pessoas com comorbidades, gestantes, com doenças crônicas ou imunossuprimidas. Pessoas com sintomas respiratórios também recomenda-se utilizar a máscara para proteção dos demais. Desta forma busca se prevenir um possível aumento no número de casos.


A gestão acredita que, tomando essa atitude agora, evitará maiores problemas de saúde pública no futuro.


“Não vamos impor uso de máscaras, mas estamos sugerindo que as pessoas, voltem a utilizar máscaras. Estamos no campo das recomendações. A gente espera não ter que impor nenhuma medida restrita”, falou o gestor municipal.

Felipe Carreras será o líder da bancada do PSB na Câmara em 2023

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 15:00



O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) foi escolhido, por unanimidade, para assumir o cargo de líder da Bancada do PSB para 2023, primeiro ano da nova legislatura. O anúncio foi antecipado pelo atual líder, Bira do Pindaré (PSB-MA). 


De acordo com Bira, que segue liderando a bancada até fevereiro de 2023, Carreras será o responsável por tratar de questões da transição entre o grupo de parlamentares socialistas que encerram o mandato neste ano e os que vão compor a nova legislatura. Entre algumas dessas atribuições estão o planejamento da atuação da bancada para o ano que vem e as definições de apoio para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. 


Carreras vai liderar uma bancada de 14 deputados, sendo 7 eleitos para primeiro mandato. Em 2023, o parlamentar irá para o seu terceiro mandato na Câmara. 


Ao longo de sua trajetória, Carreras se destacou na defesa do turismo e do setor de eventos como geradores de emprego e renda para a população. É de autoria dele o projeto, que virou lei, e criou o Programa Emergencial de Retomada dos Setores de Eventos e Turismo, para reerguer esses segmentos que foram duramente afetados pela pandemia. 


Além disso, o deputado presidiu a Comissão de Esporte, atuou na elaboração de propostas para o desenvolvimento do setor e foi relator da Lei Geral do Esporte, aprovada na Câmara.

TCE-PE aprova contas de 2020 do prefeito de Paudalho; Marcelo Gouveia tem todo 1º mandato aprovado pela Tribunal

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 14:04



O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou e aprovou hoje (24) as contas da gestão de 2020, do prefeito de Paudalho, na Mata Norte do estado, Marcelo Gouveia (PSD). 


O TCE-PE já havia aprovado juntamente com a Câmara dos Vereadores da cidade, as contas do gestor municipal dos anos de 2017, 2018 e 2019. Com a decisão, o prefeito tem todo o seu primeiro mandato aprovado pelo Tribunal. ”Nossa maior prioridade é a transparência em nossa gestão. Ficamos felizes em dizer que trabalhamos com uma equipe que trata a coisa pública com muita diligência e muito comprometimento. Nós seguimos no segundo mandato com o mesmo cuidado e a mesma responsabilidade”, comentou o prefeito Marcelo Gouveia.

Túlio Gadêlha cobra investigação nos cortes de verba que ameaçam o recebimento de água potável de mais de 1.6 milhão de pessoas no Nordeste

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 11:15



Diante do corte na Operação Caminhão-Pipa, que impedirá a chegada de água potável para 1.6 milhão de pessoas no Nordeste, o deputado federal Túlio Gadêlha protocolou uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) para que a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) investiguem os impactos e a legalidade desse corte promovido pelo Governo Federal. O documento, protocolado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, reforça que esse ato vai contra ao interesse público e social ao impedir o acesso a um direito tão básico como a água para milhões de nordestinos. 


A Operação Carro-Pipa tem uma história de mais de duas décadas levando água ao sertão nordestino. A ação é feita por meio de recursos do Exército Brasileiro em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Conforme apurado, os cortes começaram logo após o dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições presidenciais. 


“É inevitável não pensar que se esse corte tão absurdo não parta de um revanchismo, de uma retaliação covarde contra o Nordeste por ser a região que menos deu votos ao presidente derrotado. Estamos vendo estados como Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco já começando a sofrer com a falta do acesso à água potável, em ação que pode ser classificada como mais uma das crueldades de Bolsonaro contra o povo pobre do país”, afirma Túlio. 


O programa leva água para 468 municípios, fazendo mais de 3 mil caminhões-pipa circularem, entregando água potável para diversas famílias. Cada pessoa assistida tem direito a 20 litros diários. Logo, em uma casa com cinco pessoas, são 100 litros diários de água que pararam de chegar. No documento, o deputado federal pede urgência para que a situação seja investigada. “ é urgente que esta casa se posicione de maneira firme, com a urgência que o caso requer, para que o direito básico de acesso à água seja garantido“

Jarbas se licencia e Fernando Dueire assume o Senado

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 11:07



O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) se licenciou do cargo para realizar tratamento de saúde. Em seu lugar, nos próximos quatro meses, assume a representação de Pernambuco no Senado Federal Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente de Jarbas. A posse deverá ocorrer conforme regimento interno da Casa, que estipula a convocação pela presidência.


Pernambucano, natural do Recife, Fernando Antônio Caminha Dueire tem 63 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Servidor público concursado, tem uma parceria de trabalho com Jarbas Vasconcelos há mais de 20 anos, com participação efetiva em entregas e projetos importantes que contribuíram para o desenvolvimento de Pernambuco.


Superintendente geral da CBTU em Pernambuco entre os anos de 1995 e 1998, Fernando Dueire coordenou o projeto de expansão da linha sul do metrô do Recife, trecho que incluiu ainda o percurso TIP/Camaragibe. 


Foi secretário de Infraestrutura de Pernambuco de 1999 a 2006, durante a gestão dos governadores Jarbas Vasconcelos e José Mendonça Filho. Na ocasião, presidiu os conselhos de administração da Celpe, Compesa, Copergás, Porto do Recife e Metropolitano de Transportes Urbanos. Nesse período, foi o responsável pelas principais obras estruturadoras do Estado.


Durante a crise energética que afetou duramente o Brasil no ano de 2001, Dueire presidiu o Conselho Nacional dos Secretários de Energia (2001/2003), tendo participação direta nas estratégias adotadas pela Presidência da República para contornar os impactos dos apagões que atingiram o País e consequentes transformações no sistema elétrico brasileiro. 


Sua atuação em Brasília foi fortalecida durante os anos de 2007 a 2015 quando, também ao lado de Jarbas Vasconcelos, seguiu em sua assessoria técnica no Senado Federal. “É com muita tranquilidade e responsabilidade que assumo esse novo desafio pelos próximos quatro meses. Uma responsabilidade com os interesses do meu Estado e também com todo o trabalho que o senador Jarbas vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória política”, afirma Fernando Dueire.

Após eleições, Chaparral segue com agenda de visitas aos municípios de PE

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 09:59



O deputado estadual eleito Cleber Chaparral (União Brasil) cumpriu no último final de semana mais uma agenda de visitas pelos municípios da sua base eleitoral no Agreste e em outras regiões do estado. No sábado (19), ele esteve no distrito de Murupé, em Vicência, na Zona da Mata Norte, onde foi recebido por correligionários. "Fui recebido pelos vereadores Caroca e Josenildo que reuniram vários amigos. Foi um momento de alegria onde também pude agradecer a votação naquela localidade", comentou.


EM OROBÓ


Na volta a Orobó, no Agreste, o ex-prefeito por dois mandatos na cidade participou da festa de formatura do ABC da Escola Municipal Paulo Freire. "Foi uma festa linda, onde estive ao lado da minha esposa e prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, do prefeito Biu Abreu, do vice-prefeito Lúcio Silva, secretários, vereadores e de todos que estiveram presentes". Também ao lado do prefeito Biu Abreu, o deputado eleito encerrou a noite do sábado prestigiando a movimentada final do Campeonato Municipal de Futsal de Orobó. O evento esportivo reuniu um grande público amante do esporte na cidade.


SURUBIM E MACHADOS


Já no domingo (20), Cleber Chaparral marcou presença na Festa de Nossa Senhora da Paz, no Bairro do Coqueiro, em Surubim, no Agreste. "Ao lado dos amigos Izaldo, Miro, Micherlan, Dão da Lavanderia, Luciene e vários outros amigos e amigas, é sempre muito bom estar ao lado de todo esse povo querido da Capital da Vaquejada", afirmou.


À noite, acompanhado do prefeito de Orobó, Biu Abreu, e da primeira-dama de Bom Jardim, a vereadora licenciada e atual secretária de Obras daquela cidade, Jêssica de Janjão, o deputado eleito participou de uma cantoria de viola no Bairro de Machadinho, em Machados, também no Agreste. "Vários amigos estiveram conosco, entre eles João Baleia, Kiko de Dorésio, Diego, Valdo do Bar, Major Ricardo, Severino Chaparral, João da Galinha e Margarida Cardoso. Tivemos uma recepção maravilhosa", pontuou.

Ipojuca inicia vacinação da 5ª dose para pessoas com mais de 80 anos

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 09:44



A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipa de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira (24), a aplicação da 5ª dose da vacina contra a COVID-19 para idosos com mais de 80 anos. Para esse público o imunizante liberado pelo Estado é o da Pfizer/ BioNTech. 


A vacina está disponível em todos os postos e policlínicas do município, nos horários das unidades. Para aquelas pessoas acamadas, que não podem se deslocar até a unidade mais próxima, o parente ou responsável deve ir até o local para comunicar a equipe, que fará o atendimento na residência do morador.


Segundo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a aplicação da 5ª dose só deve ocorrer quando o cidadão já tiver, no mínimo, quatro meses de aplicação da quarta dose da vacina. A decisão para o início da vacinação desse público se deve à confirmação da circulação das subvariantes da Ômicron, linhagem da Covid-19, em Pernambuco, tendo os idosos como o grupo mais vulnerável.

GT de Educação da equipe de transição inicia nova etapa de trabalho

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 09:37



Uma semana muito produtiva e positiva. Assim Teresa Leitão avaliou os últimos dias de trabalho do GT da Educação, do grupo de transição do governo federal. Várias entidades da área foram ouvidas e o grupo foi ampliado com a chegada de novos integrantes, incluindo o deputado estadual pernambucano Danilo Cabral. 


A senadora eleita por Pernambuco participou presencialmente das reuniões do GT nesta terça e quarta. Nos dois dias, além das discussões internas, o GT ouviu representantes da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação; Fórum de Educação do Campo; Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e Fórum Popular Nacional de Educação.


“Todas essas escutas ajudam na composição do diagnóstico. São muito enriquecedoras para o levantamento do quadro atual da educação no país. Com tudo que já obtivemos de informação das entidades, podemos estipular com mais precisão um método de trabalho mais produtivo”, analisa a parlamentar. Nesta quinta (24) o GT se reúne mais uma vez, com a missão de definir os subtemas.  


Teresa Leitão integra a coordenação executiva da equipe de transição. Nesta condição, participou de uma reunião com todos os coordenadores para discutir os encaminhamentos práticos do relatório final.


Foto: Mariana Leal

Deputado Federal reeleito Túlio Gadelha recebe dirigentes do Sindicato dos Metroviários em Brasília

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 09:21



Na tarde dessa quarta, 23.11.2022, O Deputado Federal Túlio Gadelha (REDE) recebeu em seu Gabinete Luiz Soares, Presidente do Sindicato dos Metroviários, e Varlindo Nascimento Diretor da entidade que entregaram ao parlamentar o Dossiê do Sucateamento do Metrô Recife e uma solicitação por mais recursos para o sistema metroviário de Pernambuco.


Na oportunidade os dirigentes conseguiram o apoio de Túlio Gadelha para barrar qualquer projeto de privatização que a empresa venha a sofrer e também seu compromisso em conseguir uma interlocução com Raquel Lyra, Governadora eleita, para que a categoria lhe apresente soluções ao modal.

Padre Arlindo recebe Título de Cidadão do Recife proposto pelo vereador Alcides Cardoso

Publicado por Alberes Xavier em 24/11/2022 às 08:51


Foto: Phillipe Jonathan/Divulgação


A Câmara do Recife ficou lotada, na noite desta quarta-feira (23), durante reunião solene de entrega do Título de Cidadão do Recife ao Padre Arlindo. A homenagem foi proposta pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) e aprovada por unanimidade.


A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) e contou com as presenças da deputada estadual e vice-governadora eleita, Priscila Krause; do prefeito de Olinda, Professor Lupércio; do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; do prefeito de Tamandaré, Carrapicho, e vereadores do município; do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, entre outros.


Em seu discurso, o vereador Alcides Cardoso relembrou a trajetória de Padre Arlindo, que é natural de Olinda, e a importância da sua atuação na comunidade cristã e na sociedade civil. “Padre Arlindo teve a confiança e a coragem de sair da sacristia e ir ao encontro do povo em todos os momentos. Ele não descuida de sua função primeira, que é rezar e manter a fé e a esperança no coração das pessoas”, ressaltou o vereador. 


O parlamentar também parabenizou o novo cidadão recifense, “pelo exemplo de religioso, gestor, realizador, motivador que, com uma luta incansável e muito dinamismo, vem transformando a vida e proporcionando dias melhores à população recifense e pernambucana”.


O sacerdote, que é conhecido por seus trabalhos sociais realizados atualmente em Tamandaré, agradeceu à Câmara do pelo título e recordou sua ligação com a capital pernambucana. “Recife tem toda uma história no meu coração de infância, quando saía de Olinda e vinha para o Recife, todos os dias, pegando ônibus. A Rua Nova, a Duque de Caxias, a Rua da Imperatriz, ali foram a minha vida, o meu crescimento, a minha aprendizagem, para poder conseguir o sustento, a sobrevivência”, disse o pároco.


“Eu estudei graças à comida que eu pude trazer do Recife. Hoje, eu digo: sou do Recife e está valendo de verdade”, completou. Marcada pela emoção, a solenidade também contou com apresentações musicais e um coro comandado pelo sacerdote.