Lucas Ramos comemora novo campus da UPE em Surubim

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 13:45



O Agreste Setentrional vai receber a sua primeira instituição de Ensino Superior, pública e gratuita. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos acompanhou o anúncio do governador Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira (03), da implantação do campus Surubim da Universidade de Pernambuco (UPE), com sede física e aulas presenciais. A nova unidade se soma ao campus já anunciado para o Sertão do Araripe, na cidade de Ouricuri. Ambos fazem parte do Plano Retomada do Governo de Pernambuco e do planejamento de expansão da UPE no Estado.


Inicialmente, serão ofertados dois cursos de Bacharelado no campus Surubim: Sistemas de Informação e Engenharia de Software, cada um com 30 vagas. A nova Universidade da região é fruto de um longo trabalho de Lucas Ramos, do reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, e dos membros da Comissão Pró-Universidade do Agreste Setentrional.


"Atuamos diretamente para realizar esse sonho de toda a região. Tem sido uma prioridade no nosso mandato e, desde que assumimos a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lideramos uma série de reuniões técnicas com a UPE e a Comissão Pró-Universidade, discutindo as melhores alternativas, definindo cursos e estruturando um plano de ação que viabilizasse o projeto. Agora é oficial: o Agreste Setentrional vai ter uma Universidade pública estadual", destacou o secretário Lucas Ramos. "Um investimento transformador, gerador de oportunidades e que vai garantir aos estudantes construírem seus sonhos, sem precisar saírem da sua região", reforçou.


As aulas começam já no primeiro semestre de 2022. O planejamento é que aconteçam, de forma presencial, na Escola Técnica Estadual (ETE) Antônio Farias, até que seja concluída a construção do Campus Surubim, que demandará R$ 2 milhões em investimentos autorizados pelo governador.

Alberes Xavier alerta que teve o WhatsApp e redes sociais hackeadas

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 13:22



O comunicador Alberes Xavier divulgou na noite desta quinta-feira (2) que teve o seu contato do WhatsApp e suas redes sociais hackeadas.


Alberes pede que sejam ignoradas qualquer mensagem ou tentativa de contato solicitando valor, ou qualquer outra vantagem.


As providências já estão sendo tomadas e o jornalista espera ter sua comunicação recuperada o mais breve possível.


Para não cair no golpeMedidas simples podem impedir uma invasão no seu aparelho e podem proteger você também de criminosos. Confira a seguir algumas delas.


1 - Use verificação em duas etapas

Verificação em duas etapas (ou autenticação de dois fatores) é um recurso de segurança disponível na maioria dos aplicativos que você tem no seu celular. Trata-se de uma segunda senha exigida de quem tentar acessar a sua conta em um determinado app ou rede social a partir de outro dispositivo.


Procure nas configurações dos aplicativos mais sensíveis do seu celular, como WhatsApp, Facebook e Instagram, como ativar a verificação em duas etapas. Faça o mesmo com suas contas do Google, Apple, Microsoft ou outros serviços de ‘software’.


2 - Utilize aplicativos criptografados


O grande erro das autoridades hackeadas foi pensar que o aplicativo Telegram é, por padrão, mais seguro que o popular WhatsApp. Este último, apesar de ser mais utilizado, possui um sistema mais robusto de segurança: a criptografia de ponta a ponta.


Isto significa que todas as suas mensagens são codificadas e embaralhadas antes de chegar ao destinatário, de modo que, mesmo que elas sejam interceptadas no meio do caminho, o invasor não conseguirá decifrá-las. Se quiser muito usar o Telegram, utilize o modo opcional de “chat secreto” se não quiser ficar desprotegido.


3 - Confira os links antes de clicar


Nunca, em hipótese alguma, clique num link sem checar o seu destino. Muitos criminosos utilizam links que parecem ser de sites oficiais (mas não são) para levar suas vítimas a páginas falsas feitas e capturar informações sigilosas ou até mesmo dinheiro.


No computador, passe o cursor do mouse sobre o link antes de clicar e confira, no canto inferior direito da tela, o seu verdadeiro destino. No WhatsApp, copie e cole o link na caixa de texto para ver se a URL é a mesma. Na dúvida, não clique.


4 - Não baixe aplicativos estranhos

Este é um problema no Android e no Windows, mas nem tanto no iOS e no macOS. Aplicativos que prometem funções milagrosas ao celular, como uma câmera de raios-X, por exemplo, podem ser iscas para instalar vírus no seu dispositivo.


Não instale este tipo de app no seu celular. E se algum programa te pedir para habilitar a instalação por “fontes desconhecidas”, desinstale-o na mesma hora.


5 - Cuidado com o Wi-Fi sem senha


Muitos estabelecimentos comerciais, praças e modais de transporte público oferecem redes de Wi-Fi gratuitas e até sem senha para usuários de celular. O problema é que qualquer um pode se conectar à mesma rede que você e alterar configurações sensíveis.


Sendo assim, mesmo que você se conecte a redes abertas, tome muito cuidado com o que você faz dentro delas. Não use aplicativos de bancos e não envie informações sigilosas quando estiver num Wi-Fi público.

Seminário sobre importância do Legislativo reforça projeto da Alepe de aproximação com a sociedade

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 13:01



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta quinta-feira (2), o seminário “A importância do Legislativo na vida das pessoas” dirigido especialmente aos vereadores do Estado. O evento foi realizado no plenário da Casa e contou com participação expressiva de vereadores e representantes de outros poderes e órgãos estaduais, observando o protocolo de segurança imposto pela pandemia do coronavírus.


A iniciativa do seminário comunga com o projeto da gestão do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, de estreitar as relações com os demais poderes e instituições, mas principalmente com a sociedade pernambucana. 


Para o parlamentar, nessa conexão da política com o povo “é o vereador que, de forma imediata, sente a necessidade e o clamor popular”. “Entre todos os agentes políticos, o vereador é o mais corajoso, é o que está ali, perto. As pessoas têm dificuldade de se aproximar de um deputado ou de alguém de outra categoria profissional. Mas o vereador, elas encontram nas ruas e até na casa dele”, pontuou.


Representante do governo do Estado, a vice-governadora Luciana Santos defendeu uma pluralidade maior na composição dos parlamentos brasileiros. “Há uma sub-representação, por exemplo, de negros e pardos, que são 55,4% da população, e não chegam a um quarto da representação nacional no Congresso”, observou.


O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, foi um dos palestrantes do evento. O magistrado pontuou a necessidade da formação jurídica dos parlamentares para uma melhor compreensão das atribuições e limitações legais do cargo. 


“Para o melhor exercício do mandato, é preciso entender de responsabilidade fiscal, improbidade administrativa, elaboração do orçamento, e conhecer a Constituição Estadual e a lei orgânica do município”.


Cientista político da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Adriano Oliveira chamou a atenção para as tentativas recorrentes de criminalizar as práticas políticas, seja através do instrumento da emenda parlamentar (recurso que o Legislativo dispõe para participar da aplicação do orçamento), seja condenando as coalizões políticas. 


“Me pergunto sempre por que condenar o presidencialismo de coalizão. Políticos querem espaço e legitimamente o desejam porque o exercício do poder demanda isso.” 


Dividindo com o presidente da Alepe a presidência da Mesa do evento, o primeiro-secretário, deputado Clodoaldo Magalhães, destacou o Legislativo como “o poder com maior vocação para receber críticas da sociedade”. No entanto, considerou que a Alepe atuou com severa austeridade e responsabilidade fiscal na condução das ações tomadas para o combate à pandemia da Covid-19.


“Agimos corretamente no momento adequado e, agora, a Assembleia planeja injetar recursos na economia para auxiliar a retomada de investimentos promovida pelo Governo do Estado”, informou.


Atuaram, ainda, como palestrantes no seminário sobre a importância do Legislativo na vida das pessoas, o defensor público-geral de Pernambuco, José Fabrício Silva de Lima; a subprocuradora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Zulene Santana Norberto; e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo.


Após o seminário, os participantes se dirigiram à Rua da Aurora para acompanhar a inauguração da iluminação especial de fim de ano instalada no Museu Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede da Alepe. O prédio exibirá, até o dia seis de janeiro, imagens alusivas ao Natal a partir de projetores de oito mil lúmens. 


Uma árvore natalina, dois anjos e uma caixa de presente completam a decoração. A solenidade contou com a apresentação do coral da Alepe, Vozes de Pernambuco, e da Orquestra Criança Cidadã do município de Ipojuca.

Prefeito Roberto Asfora conquista uma retroescavadeira para população brejense

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 12:45



O município de Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, recebeu na tarde de ontem (02) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) uma retroescavadeira 0km para compor a frota de veículos que cuidam das estradas rurais e demais serviços realizados pelo governo municipal. 

    

O prefeito do município, Roberto Asfora comemorou a conquista e destacou a importância do equipamento para população, “Recentemente estávamos comemorando a chegada da Patrol que já está servindo a população. Agradeço ao MDR e ao deputado André Ferreira por ter encaminhado após nosso pedido essa retroescavadeira que também servirá muito aos brejenses.” 

Com recorde de vendas, Tadeu Alencar recebe amigos em lançamento de “Lições de Madrugada”

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 12:42



O Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB-PE) reuniu amigos de todo o Estado de Pernambuco na última quinta-feira para o lançamento do seu primeiro livro. A obra, intitulada “Lições de Madrugada”, compila parte dos seus artigos escritos no Jornal do Commercio, nos últimos 10 anos. Em uma noite de reencontros, memórias e celebração, Tadeu Alencar foi muito prestigiado e viu o seu livro bater o recorde na Livraria Jaqueira, com mais de 500 exemplares vendidos, já na primeira noite. 


“Foi uma satisfação muito grande receber tantos amigos numa noite especial como essa. Tenho dito que um livro é como um filho, que a gente coloca no mundo e que passa a pertencer a este. Espero que apreciem a leitura do livro Lições de Madrugada”.


O evento contou com a presença do Prefeito do Recife, João Campos, da Vice-Governadora Luciana Santos, do ex-Prefeito e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio e do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Estiveram presentes também os deputados federais Danilo Cabral, Milton Coelho, Wolney Queiroz, Augusto Coutinho e Raul Henry, além dos estaduais Waldemar Borges, Diogo Morais e Henrique Queiroz Filho. Entre secretários estaduais, Tadeu foi prestigiado por Ernani Médicis, Gilberto Freyre Neto, Alexandre Rebelo, Cloves Benevides e Alberes Lopes e pelos Secretários Municipais, Carlos Muniz, Rafael Dubeux, Adriana Rocha e Gilberto Nascimento. Estiveram presentes também o Presidente da OAB, Bruno Baptista, desembargadores, juizes, advogados, além de artistas, escritores, empresários, Reitores, Procuradores e amigos e familiares, inclusive a sua mãe, Zuleica Alencar, de 96 anos.


Ao lado de Deborah Echeverria, da Editora Cubzac, e do jornalista Ivanildo Sampaio, diretor de redação do Jornal do Commercio quando Tadeu Alencar iniciou, a seu convite, sua história como articulista do jornal e autor do prefácio do livro, o parlamentar fez uma fala antes de iniciar o ato de assinaturas e falou sobre suas inspirações para escrever e para a concepção do livro. No fim, leu um dos seus artigos para o público presente e escolheu um que fala de Gabriel Garcia Marquez.


“Ninguém escreve para si, a obra do escritor destina-se aos outros. Por isso, se alguém, mesmo e principalmente um desconhecido, com o qual quem escreve não tem relações pessois, chegar a se emocionar com a mensagem contida no texto, ele cumpriu seu papel. O papel da arte é um papel de provocação, de fazer pensar e sentir. Para mim escrever é um ato de libertação“.

Alessandra Vieira solicita Audiência Pública para debater impactos que Polo de Confecções poderá sofrer com acordos comerciais entre Brasil e países asiáticos

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 12:34



Acordos comerciais entre o Brasil, Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã, têm gerado uma série de preocupações de setores do Polo de Confecções de Pernambuco. Tais negociações poderão resultar em uma redução significativa da taxa de importação de confecções no país, que atualmente é de 35%. De acordo com especialista, o setor de vestuário de Pernambuco, que emprega mais de 260 mil pessoas, de forma direta e indireta, poderá ser fortemente afetado. 

 

Ciente dessa questão, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), que tem forte representação na região do Polo de Confecções de Pernambuco, solicitou a realização de uma “Audiência Pública” na Assembleia Legislativa do Estado, que deverá ser realiza no próximo dia 15 de dezembro, para aprofundar o debate sobre a questão, junto a representantes do setor produtivo, empresários e a população. 

 

"Assim que tomei conhecimento sobre essa questão, solicitei a realização da Audiência Pública, que vai nos permitir entender melhor os impactos que esses acordos poderão trazer para a região do Polo de Confecções. Nosso objetivo é encontrar ferramentas que possam proteger o nosso setor produtivo e garantir que nossa economia não seja afetada negativamente", afirmou a deputada.

Rodrigo Pinheiro fala sobre participação em curso de excelência em Brasília

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 11:59



O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, postou um vídeo em suas redes sociais fazendo um balanço sobre o curso de excelência “Liderando para o Desenvolvimento – Novos Prefeitos”, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


Ao longo da semana, Rodrigo participou de uma verdadeira imersão, assistindo a apresentações de especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas da administração pública, além de trocar experiências com outras lideranças jovens do País. Alguns dos assuntos tratados foram os desafios das cidades para o pós-pandemia, transformação digital e inovação e cidades inteligentes.


Pinheiro destaca que o objetivo de participar dessa imersão é pensando em levar mais melhorias para Caruaru. ‘’É um momento onde aprendemos muito, trocamos experiências e seguimos avançando, cada vez mais, em busca de novas ideias de políticas públicas para os cidadãos caruaruenses. ’’ 


No texto do vídeo que divulgou em suas redes sociais, Rodrigo disse o seguinte:


‘’Encerrei hoje em Brasília o curso na escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Um momento importante de atualização e aprendizado! Na bagagem, além da gratidão de trocar experiências e nos aprimorar cada vez mais, também estou trazendo novas ideias e projetos pra nossa gente. Vamos juntos!’’

Projeto de Eduardo da Fonte institui merenda escolar no início da aula e no recreio para alunos do ensino público

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 10:46



O Projeto de Lei 4265/21, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), torna obrigatória a oferta de alimentação escolar duas vezes ao dia aos alunos da educação básica pública. A proposta estabelece que a primeira refeição deve ser oferecida quando o aluno chega à escola, antes do início das aulas, e a segunda refeição durante o recreio.


“Esta é uma medida que certamente vai combater a fome e a evasão escolar. Sabemos de casos de alunos que têm na escola suas principais refeições, são crianças que muitas vezes nem mesmo conseguem se concentrar no primeiro turno das aulas porque a fome não deixa. É fundamental esta refeição inicial para garantirmos melhor aprendizado e darmos este importante passo na promoção da segurança alimentar”, avalia Eduardo da Fonte.


O PL 4265/21 destaca que a regulamentação deverá ser feita pelo Poder Executivo dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa é um dos maiores na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado.

Na inauguração das festividades do Natal Serrano de Taquaritinga do Norte o prefeito Lero agradece o apoio dos parceiros na realização do evento

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 10:37



Na última quarta-feira (1), foi inaugurada a 2° edição do Natal Serrano no município de Taquaritinga do Norte. O evento recebeu diversas autoridades, a imprensa estadual e milhares de pessoas de todos os lugares do país. O gestor municipal Ivanildo Lero (PSB), falou na Rede Pernambuco de Rádios da sua gratidão pelo apoio recebido da sociedade e dos parceiros que colaboram para a realização da festa. “Dizer da minha felicidade, o quanto estou feliz em ver realmente nossa cidade vivenciar esse grande momento”, destacou.


Ao lado do deputado Diogo Moraes o prefeito reforçou os agradecimentos das parcerias para a realização do evento. “Ninguém é bom sozinho, somos espelho de uma região porque nós temos uma equipe. Quero agradecer a todos os comerciantes, ao nosso patrocinador e a família Dias na pessoa de ‘Jorge da Marjosports’ que nos ajudou [...] com todos aqui de Taquaritinga a realizar esse grande evento”, pontuou.


As festividades natalinas em Taquaritinga do Norte acontecem até o dia 16 de janeiro. Além das implementações das atrações e nas ornamentações para receber e ofertar aos turistas, Lero ressaltou que o principal destaque desta edição é a receptividade dos norte-taquaritinguenses. “Eu sempre digo que o melhor que nós temos para ofertar ao turista que nos visita é o carinho humano que nosso povo tem de acolher e recepcionar”, concluiu.

GOVERNO DE PERNAMBUCO PROMOVE NOVA REDUÇÃO DE RODÍZIO EM FERNANDO DE NORONHA

Publicado por Alberes Xavier em 03/12/2021 às 10:28



A eliminação do rodízio de água de Fernando de Noronha, um dos compromissos assumidos pelo governador Paulo Câmara, vence mais uma etapa importante. A partir de hoje (03) 60% da ilha, que compreende aos bairros do Porto, Vila do Trinta e Vila dos Remédios, que são as áreas localizadas nas partes mais altas, passam a receber água dia sim e dia não. Em fevereiro, esses bairros vivenciavam uma situação adversa, com calendário de 1 X 9. Vale destacar que 40% do arquipélago já recebe água todos os dias.  


O novo cronograma é provisório, uma vez que quando concluídas as intervenções complementares e de expansão da rede de abastecimento, essa região também será contemplada com água de qualidade nas torneiras todos os dias. "Toda obra de engenharia necessita de ajustes à medida que as ações são desenvolvidas e, por isso, as ações planejadas para garantir 100% de eficiência técnica e operacional do sistema de dessalinização de Fernando de Noronha, devem prosseguir até o início de 2022 quando 100% da Ilha receberá água todos os dias. Estamos trabalhando incansavelmente para isso", explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.


A obra estruturadora para garantir água todos os dias para os ilhéus e visitantes foi possível graças ao empenho do Governo de Pernambuco, que captou recursos da ordem de R$ 22 milhões. O investimento possibilitou o aumento da produção de água do arquipélago a partir da ampliação da estação de dessalinização, que ganhou dois novos módulos, garantindo o acréscimo de 45% da oferta de água. "A Ilha de Fernando de Noronha tem um histórico de adversidade climática, com registro de pouca chuva ao longo dos anos. Agora, com a obra de ampliação do equipamento, inaugurado em e outubro pelo governador Paulo Câmara, saímos de 66 metros cúbicos de água por hora para 95m3/h", acrescenta Manuela. 


Quando da inauguração da ampliação do dessalinizador, 30% da ilha foi beneficiada com o fim do rodízio, atendendo nessa etapa os bairros Sueste, Basinha, Quixaba, Coreia, Boldró, Vila Três Paus, Vacaria e Conceição. Em seguida, após ações complementares e ajustes operacionais, foi possível avançar com as melhorias para mais 10% da população, desta vez, contemplando o bairro de Floresta Velha, que também já recebe água todos os dias. "Agora, já são 40% da população sem intermitência na distribuição de água e continuaremos trabalhando para cumprir a meta estabelecida que é a eliminação do calendário de abastecimento", destaca. 


A Compesa está atuando na modernização da Estação Elevatória da Vacaria, além da construção de outra unidade na praia do Boldró, onde a Companhia capta água do mar para tratamento. Ainda estão previstas a implantação de nova adutora para bombear água da Estação Elevatória do Pico e implantação de novos conjuntos de bombas, mais potentes, nas unidades operacionais. "Também estamos modernizando toda a rede de distribuição de Fernando de Noronha, substituindo antigas e implantando novas tubulações, a exemplo de Floresta Velha e Vila do Trinta", finalizou a presidente.