Coronavírus no Brasil: número de casos passa de 1,6 mil

Por G1


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 20h45 de ontem, 1.604 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo.


O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde deste domingo (22), informando que o Brasil tem um total de 1.546 casos confirmados de coronavírus e 25 mortes.


Roraima registrou os dois primeiros casos na noite deste sábado, último estado a ter casos confirmados no país.


Neste domingo (22), a Bahia confirmou 55 casos, enquanto o Pará teve um aumento de dois casos. No Amazonas, o número de casos confirmados saltou de 11 para 26. Em Minas Gerais, o número de casos confirmados chegou a 83. No DF são 131 casos. No Ceará o número saltou para 125.


Transmissão comunitária


O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira (20).


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado na tarde ontem que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.


Testes rápidos vêm da China


O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, deu mais detalhes no domingo (22) sobre os novos testes rápidos que chegarão nas próximas semanas e serão doados pela Vale.


Oliveira reafirmou o que disse no sábado (21): que os profissionais de saúde terão prioridade de ser testados com esses novos kits, que dão os resultado em minutos.


O objetivo é verificar quais desses profissionais que tenham apresentado algum sintoma foram contaminados pelo coronavírus e quais podem retornar ao trabalho.


Ele afirmou que os novos testes são produzidos por uma empresa chinesa e são aprovados por agências reguladoras da China e pela Comissão Europeia, mas ainda não são validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


"Por isso, nós temos o uso para o teste rápido muito limitado", afirmou Oliveira. "Ele é um teste para vigilância epidemiológias."

PV declara apoio à Raffiê para eleição

A Pré-candidatura à Prefeito de Caruaru de Raffiê Dellon (PSD) recebeu o apoio do Partido Verde. O anúncio aconteceu na manhã de hoje em uma reunião online entre o pré-candidato e a Direção Local e Estadual do partido. 


A construção teve o apoio do Presidente Estadual da legenda, Jorge Carrero. O PV é um partido que Raffiê transita bem, foi por ele que foi candidato a Vice-Prefeito nas eleições de 2016. 


"O PV chega ao nosso time pra somar, para ser protagonista de um novo jeito de fazer política em Caruaru. Jorge Carrero, Dr. Márcio, Dr. Gilvan, junto com as Direções Estadual e Nacional que criei uma relação muito amistosa, foram recíprocos em apostar que é possível fazer diferente". Comentou Raffiê. 


O PV de Caruaru está na fase final fechando sua chapa proporcional, com 24 pré-candidatos e 11 pré-candidatas.

Novo decreto estabelece expediente apenas para serviços essenciais

Demais atividades funcionarão em modelo remoto ou em sistema de rodízio, a depender da Secretaria



Com o objetivo de conter o avanço do coronavírus dentro da própria administração de Pernambuco, o governador Paulo Câmara estabeleceu, neste domingo (22.03), medidas restritivas voltadas para os servidores estaduais, que passam a valer a partir desta segunda-feira (23). Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, e orienta ainda a adoção do sistema de rodízio no caso dos serviços presenciais necessários às ações de enfrentamento à Covid-19 no Estado. A iniciativa busca reduzir a exposição dos servidores a eventuais fatores de risco.


Prestadores de serviço terceirizados que atuam na administração estadual também estão enquadrados no decreto. As novas determinações, porém, não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, a exemplo das áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.


O decreto estabelece ainda que os serviços públicos podem ser acessados pelo Portal do Cidadão, no site www.pecidadao.pe.gov.br, bem como nos endereços eletrônicos dos órgãos responsáveis pela respectiva prestação do serviço desejado. Dúvidas e orientações devem ser encaminhadas à Rede de Ouvidorias do Estado, disponível em www.ouvidoria.pe.gov.br.


NÚMEROS – Nas últimas 24 horas, Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados, sendo 03 (três) no Recife e 01 (um) em Olinda.Agora, são 37 confirmações,  três casos prováveis e 310 casos em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos.

Deputado Marco Aurélio diz que Fundo Eleitoral tem sido usado como “discurso populista”

O parlamentar afirma que diferente de outros políticos, o PRTB sempre defendeu a não utilização do dinheiro do “fundão”.


Neste domingo (22), o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, afirmou em sua conta no Twitter que diante da pandemia do coronavírus em Pernambuco, o dinheiro do Fundo Eleitoral está servindo de discurso populista em ano de eleição. “Esse tema não pode ser mais um discurso populista em ano de eleição”, pontuou Marco Aurélio. 


O parlamentar lembra também que o PRTB já se posicionava contrário ao ‘fundão” bem antes da crise provocada pelo Convid-19 chegar ao Brasil. 


“O PRTB defende a não utilização do “fundão” desde sempre. No ano passado, enquanto o Congresso votava o aumento, o presidente nacional da sigla, Levy Fidelix, se posicionou contrário e usou a seguinte frase: “Deste fundão nosso partido abre mão”. Recentemente, com a crise da pandemia, o partido voltou a se posicionar, defendendo a utilização do dinheiro pelo Ministério da Saúde”, escreveu o deputado. 

MPPE denuncia notícias falsas sobre casos de Coronavírus em Petrolina que circulam nas redes sociais

Notícias falsas sobre o Coronavírus (Covid-19) em Petrolina chegaram ao conhecimento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF). Estão sendo divulgadas, nas redes sociais Whatsapp e Instagram, fake news que inventam casos inverídicos de pessoas infectadas pelo vírus e que estariam sendo ocultados pelas autoridades locais.


A promotora de Justiça Ana Paula Cardoso alerta que não há caso algum de infecção por coronavírus confirmado no município e que as fake news só geram pânico na população. “O MPPE e o MPF mantêm contato diário com a Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando os boletins epidemiológicos locais. Até então, não foi confirmado qualquer caso do Covid-19”, salientou ela.


“É necessário frisar que referidas condutas, para além de criminosas e que serão devidamente punidas, vão de encontro ao conceito maior de cidadania. O momento é de cuidado e prevenção. O pânico não resolverá a doença e em nada ajudará a sociedade. A união e a colaboração de cada um sim”, explicou a promotora de Justiça Ana Paula Cardoso.

Dia Mundial da Água: bilhões não têm acesso a água e sabão

Neste domingo (22), quando se comemora o Dia Mundia Mundial da Água, todas as atenções estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus da Sars-cov-2: lavar corretamente as mãos. Mas, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), duas em cada cinco pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas para se lavar as mãos, de acordo com os dados mais recentes.


Conforme o Unicef, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em casa.


O Unicef afirma ainda que 47% das escolas, que abrigam 900 milhões de crianças em idade escolar, não tem um lavatório adequado.


Nos estabelecimentos de saúde de todo o mundo, 16% não tinham banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos nos pontos de atendimento onde os pacientes são tratados.


“Lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas. No entanto, para bilhões, mesmo as medidas mais básicas estão simplesmente fora de alcance”, disse Sanjay Wijesekera, diretor de Programas do Unicef.


O fundo apresentou ainda outros dados que mostram a precariedade dos serviços de saneamento básico em todo o mundo. Na África ao sul do Saara, 63% da população nas áreas urbanas, ou 258 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos. Na Ásia Central e Meridional, 22% da população nas áreas urbanas, ou 153 milhões de pessoas, não têm acesso à lavagem das mãos; quase 50% dos bengaleses urbanos, 29 milhões de pessoas, 20% dos indianos urbanos, ou 91 milhões de pessoas, carecem de instalações básicas para lavar as mãos em casa.


No Brasil


Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado, conforme os dados mais recentes divulgados em fevereiro. Esses percentuais pouco subiram nos últimos anos, ligando o alerta para a impossibilidade de se cumprir as metas de universalização do saneamento até 2033, conforme o Plano Nacional de Abastecimento (PlanSab), de 2013.


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou estudo que prevê que quatro em cada 10 litros de água são perdidos no Brasil antes de chegar à população. Conforme a confederação, 34 milhões de brasileiros não têm água encanada e quase 40% dos recursos hídricos se perdem por desvios e infraestrutura deteriorada.


Novo marco do saneamento


Está na pauta do Senado a proposta do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de dezembro, pretende unificar as regras do setor sob o guarda-chuva da Agência Nacional de Águas (ANA).


O principal objetivo do projeto é abrir o mercado para a iniciativa privada, de modo a garantir recursos para a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto.

Aviso!

Eleições Municipais - André de Paula fala com otimismo sobre projeto de José Arimatea em 2020

O deputado federal e presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula segue otimista em relação aos projetos que o partido tem encapado visando as eleições municipais. Um desses projetos é liderado na cidade de Toritama pelo vereador e pré-candidato a prefeito José Arimatea (PSD), que recentemente recebeu o apoio de importantes lideranças na cidade, a exemplo do ex-prefeito Odon Ferreira. 


André, durante entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier, falou com otimismo sobre o projeto do parceiro Arimatea e confirmou a possibilidade real de uma união entre as oposições na cidade na busca de desbancar a reeleição do prefeito Edilson Tavares (MDB). "Nós estamos trabalhando e há muita possibilidade de haver a unidade das oposições. Não conheço um político que tenha sido, como ele é, sete vezes presidente de uma Câmara Municipal, que esteja no nono mandato", disse. 


O deputado destacou a capacidade e experiência política que José Arimatea carrega. "Arimatea é um político extremamente hábil, muito experiente, conhece profundamente Toritama. Acho que poucos políticos conhecem tanto Toritama, como ele conhece. Para mim ele reúne todas as condições para ganhar a eleição", disse o mesmo. 


O mesmo ainda falou sobre os apoios que o pré-candidato tem recebido neste período de pré-campanha. "Como sempre me preocupo, muito mais do que ganhar a eleição, com governar. Eu acho que o apoio de Odon e os apoios que ele começa a somar, dão a nós o sentimento de que ele não apenas pode ganhar a eleição, como ele pode fazer aquilo que é o nosso maior objetivo: um bom governo, um governo que esteja à altura da expectativa e do que merece o povo de Toritama", afirmou. 


Edilson Tavares - Ao falar de forma direta sobre a gestão do prefeito Edilson Tavares, André preferiu não entrar na seara de críticas e destacou os investimentos que realizou em Toritama fruto de seu compromisso firmado com a população. "Muitas vezes eu pude ajudar a saúde, a infraestrutura, e fiz isso porque é minha obrigação. Agora nós temos projetos que vão se antagonizar, é natural, é da democracia e eu tenho certeza que nós vamos ganhar a eleição sem precisar fazer qualquer tipo de consideração depreciativa ao prefeito”, pontuou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Mais duas pessoas têm cura clínica do novo Coronavírus em Pernambuco

Os novos casos de cura são de uma adolescente de 16 anos, que havia viajado para os Estados Unidos, e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem ao exterior


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), confirmou, neste sábado (21/03), dois novos casos de cura da Covid-19, no estado, subindo para três, as pacientes recuperadas da enfermidade. Os novos casos de cura são de uma adolescente de 16 anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas estavam em isolamento domiciliar.


Na sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde já havia anunciado a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife, que, ao lado do marido, configurou os dois primeiros casos da doença no território pernambucano.

Nas últimas 24h, o Estado confirmou mais 2 casos da doença, passando para 33 confirmações – destes, apenas 5 estão hospitalizados; os outros cumprem isolamento domiciliar (25), ou já estão curados (3).


O Governo de Pernambuco deu continuidade, neste sábado (21/03), à operação de traslado dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, retido no Porto do Recife desde o último dia 12 de março, devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre seus ocupantes. Às 8h, teve início a retirada de um grupo de 22 turistas, que foram levados de ônibus e escoltados até o Aeroporto Internacional do Recife, onde às 11h30 embarcaram para o Canadá. Outro contingente, de 10 pessoas, saiu do navio por volta das 15h30. O grupo seguiu em dois voos que tinham como destino final o Uruguai e o México.


Todo o procedimento segue regras de segurança, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizando avaliação clínica prévia de todas as pessoas que deixarão o Silver Shadow. A operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), teve início na sexta-feira (20/03), quando 205 passageiros foram trasladados. Um total de 237 turistas já deixaram o navio. Permanecem a bordo 103 americanos no aguardo de autorização para retornar ao seu país de origem.


Essa operação conta com a integração da Anvisa, Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CTTU e Guarda Municipal do Recife, além da Silversea, empresa proprietária do navio, da administração do Aeroporto do Recife e das embaixadas e consulados dos países de origem de passageiros e tripulantes, que somam cerca de 600 pessoas. Estão sendo utilizados ônibus e caminhões de carga para transportar as pessoas e suas bagagens. Todos os 120 profissionais envolvidos no procedimento utilizam equipamento de proteção individual e atendem a normas sanitárias para evitar contaminação pela Covid-19.

Hospital ganha novas salas para melhor atender a população

Dando continuidade as melhorias do Hospital Geral Severino Pereira, mais uma sala de observação será entregue a população através de uma parceria da empresa Norte Plast, direção do Hospital Secretaria de Saúde e prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Campanha amigo do Hospital.


A proprietária da empresa a amiga Betinha, foi conferir de perto os últimos ajustes para a entrega da nova sala.


Outras melhorias estão sendo realizadas no espaço físico do nosso Hospital visando o conforto dos pacientes e uma melhor qualidade no atendimento.