Edson Vieira tem contas do exercício 2020 aprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 20:18



A primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco aprovou as contas do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (UB), referentes ao exercício de 2020, em 17ª sessão ordinária que aconteceu nesta terça-feira (21).


Esta é a sexta aprovação de contas de Edson Vieira no período em que foi prefeito reeleito de Santa Cruz do Capibaribe (2013-2020). Já foram apreciadas com parecer de aprovação pelo TCE as contas de 2013, 2014,2016,2018, 2019 e agora 2020.


Edson Vieira comemorou em suas redes sociais mais uma aprovação de contas. “Recebi com muita alegria a notícia da aprovação de minhas contas de quando estive como prefeito de Santa Cruz do Capibaribe do ano de 2020 pelo TCE. Sempre pensando grande, com muita atitude e determinação encaramos os desafios, transformamos vidas e investimos em todas as áreas da administração pública. Essas contas de 2020 se juntam as de 2013, 2014, 2016, 2018 e 2019, todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, isso é sinal de zelo e transparência com os recursos públicos”.

Duguinha Lins injeta mais de 2 milhões na economia local

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 20:12



O prefeito Duguinha Lins, anunciou através das suas redes sociais o pagamento antecipado dos servidores municipais para hoje (25), injetando mais de 2 milhões e 800 mil reais na economia local.


Além disso, o prefeito anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para o dia 10 de junho, sendo o primeiro prefeito da região a fazer esse anúncio.


Por fim, o prefeito reafirmou o compromisso com os servidores do município, mencionando que paga sempre os salários em dia e adiantado.

Pautas da agricultura familiar serão debatidas durante 11º Congresso Estadual da Fetape, de 6 a 8 de junho, em Garanhuns

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 19:41



O evento vai reunir 500 pessoas, entre delegados e delegadas sindicais de todo o estado, autoridades políticas e artistas 


"Plantar Sonhos, Colher Esperança" é o lema do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), que acontecerá de 6 a 8 de junho, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano. A solenidade de abertura, na noite da segunda-feira (06/06), além dos delegados e delegadas de base, deve reunir lideranças políticas e sindicais, nos âmbitos nacional, regional, estadual e municipais. 


Este ano, o Congresso celebrará os 60 anos da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), visando festejar as conquistas e firmar lutas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. O 11º CETTR-PE marcará a eleição da nova diretoria da FETAPE, para a gestão 2022 a 2026, atualmente presidida por uma muher, a sertaneja Cícera Nunes, que será reconduzida ao cargo.


“Este congresso acontece em um momento bastante adverso do país com aumento do desemprego, da fome, uma pandemia que ainda não acabou. Mas somos um povo guerreiro e sabemos da nossa importância para o desenvolvimento do país. Por isso, vamos construir estratégias e diretrizes para os próximos anos que nos ajude a enfrentar esses desafios", destacou a presidenta Cícera Nunes.


Neste contexto de desafios, pandemia e ataques à democracia o evento também reflete sobre as diversas conquistas alcançadas para a população do campo ao longo dessas seis décadas da FETAPE. A luta pelo fim dos conflitos agrários no campo, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), assessoria técnica às famílias em áreas de assentamento; inclusão dos/das trabalhadores/as no regime geral da Previdência Social; Programa Nacional de Crédito Fundiário; Programa Água para Todos; Organização de Feiras Agreocológicas; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); Programa Chapéu de Palha; Programa Nacional de Habitação Rural; Carteira Nacional de Habilitação Rural Gratuita, Tarifa Rural com desconto na energia elétrica, entre outras conquistas e garantias.


Na ocasião, também haverá a Exposição Fotográfica dos 60 Anos da Fetape, tendo a curadoria da artista visual Ana Lira, que é escritora e editora de Rádio Host. A mostra conta com a exibição de 18 imagens e uma série de documentos, cartilhas, jornais, vídeos e notícias que revelam a dimensão da trajetória da instituição que é referência na luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco. 


No Congresso, também será realizada a Feira de Agricultura Familiar que reunirá produtores e produtoras de todas as regiões de Pernambuco. Por fim, será lançada uma publicação que marca os 60 anos de história da FETAPE. O evento reunirá cerca de 500 pessoas, entre delegados e delegadas de 175 sindicatos do estado, além de convidados e convidadas. 


O evento tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo de Pernambuco.


Grafitagem - Durante o Congresso o artista visual, designer de metodologias afetivas, Rafael Mattos vai construir um painel com cerca de 60 metros quadrados, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva da Fetape, em Garanhuns, no polo sindical do Agreste Meridional.


A obra ocupará um muro lateral, com imagens que retratem as lutas da Fetape: organização e luta das mulheres, agricultura familiar agroecológica, juventude rural, comunicação popular e democrática, mulheres, pessoas idosas, LGBT, indígenas, quilombolas e educação do campo. O painel será construído em um período de dois dias.  

“Sebastião Oliveira tem dimensão para ser qualquer cargo em Pernambuco”, afirma Rogério Leão

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 19:08



O deputado estadual Rogério Leão (PSB) afirmou em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, que o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) teria competência para assumir qualquer cargo político de Pernambuco. O parlamentar é líder do Avante na Câmara Federal e cotado para ser vice-governador na chapa de Danilo Cabral (PSB) o de Marília Arraes (SD).


Membro da Frente popular, Rogério disse que ainda é necessário esperar um posicionamento e uma escolha efetiva do seu primo. “Sebastião tem dimensão para ocupar qualquer cargo em Pernambuco, seja vice-governador ou governador… qualquer cargo. Ele foi deputado estadual por três vezes, deputado federal, secretário de Estado. Então, ele tem dimensão para ser qualquer cargo em Pernambuco, mas vamos deixar as coisas clarearem para a gente ver efetivamente como que vai ser a decisão dele e a gente se pronunciar”, falou.


Rogério ocupa o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“Brasil precisa voltar a formar pessoas”, diz Milton Coelho

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 19:01



O deputado federal e também presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, Milton Coelho, repercutiu sobre a importância das bolsas de pesquisas no Brasil. De acordo com ele, essa vai ser uma das pautas prioritárias para 2022.


Ainda no assunto, o parlamentar afirmou que o Brasil está ficando para trás e perdendo pesquisadores para outros países. “O Brasil precisa voltar a formar pessoas para a pesquisa”, reiterou.


O campo da pesquisa vem sofrendo com a falta de incentivo em decorrência de cortes financeiros, o que reflete no cenário atual. (Do Portal R7, JR Entrevista)

Eduardo da Fonte aciona Ministério do Desenvolvimento Regional e solicita medidas de enfrentamento aos efeitos causados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 18:51



O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou nesta quarta-feira (25) ao ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, por meio do Ofício n° 376, a adoção de medidas urgentes de enfrentamento aos efeitos das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Dentre as medidas solicitadas, está o pedido de envio de equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil à região para prestarem apoio às famílias afetadas. 


“Estamos aqui, em Brasília, monitorando a situação e buscando junto ao Governo Federal medidas emergenciais para prestar ajuda às famílias atingidas. Muitos estão ilhados e já foi notificado um óbito em razão de um deslizamento de barreira em Olinda. Precisamos de um reforço da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para ajudar a combater os desastres provocados no Grande Recife", destacou o deputado.


A situação é de calamidade pública e a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) subiu para nível máximo o alerta de temporal. Aulas foram suspensas e serviços públicos cancelaram o expediente presencial devido aos alagamentos na RMR.

Prefeito de Vitória de Santo Antão é finalista em duas categorias do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 18:15



O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, está concorrendo como finalista em duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Uma delas é a de Marketing Territorial e Setores Urbanos, a outra é intitulada de Cidade Empreendedora. A premiação visa reconhecer os gestores municipais que se destacaram na implementação de ações e políticas públicas de fortalecimento do empreendedorismo. 


As vagas foram conquistadas graças às ações de urbanização, requalificação de espaços públicos, como a restauração de praças e da Rua 24 horas, apoio e investimentos na área da saúde, produção agrícola, obras de infraestrutura, cursos de qualificação profissional e fortalecimento da empreendorismo feminino, com o projeto Mulheres Empreendedoras de Pirituba, além da oferta de cursos para a população em situação de vulnerabilidade e atendimento especializado e qualificado aos microempreendedores individuais. A efetivação da Lei de Liberdade Econômica também foi um destaque.


Para o prefeito Paulo Roberto, ser escolhido como um dos finalistas é sinal de que a gestão está no caminho certo. “Estamos orgulhosos, porque esse é um reconhecimento que demostra que nossas equipes estão comprometidas para a construção de uma cidade melhor e isso passa pela execução de iniciativas que proporcionem condições para o empreendedorismo local. Assim, é que vamos levar Vitória rumo ao desenvolvimento”, pontua.


Foto: Danilo Coelho/PCVSA

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração: “parece que estão esperando uma grande tragédia”

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 17:59



O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Nesta quarta (25), parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.


Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco. 


“Parece que estão esperando ocorrer uma grande tragédia para fazer algo concreto. Não tem um mês e o hospital teve um desmoronamento, isso virou notícia nacional. Agora mais um setor que tem o teto desabado. Todo mundo sabe como está aquilo ali há muito tempo. Já passou da hora de uma intervenção, uma reforma geral do hospital é urgente”, defende Miguel Coelho.

Prefeito de Brejo da Madre de Deus é finalista em prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 16:57



O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, concorre como finalista do Prêmio Sebrae Empreendedor 2022 em uma categoria com um projeto da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

      

O projeto que o município está inscrito trata-se da retomada do artesanato de palha de coco catolé, artesãs de mãos cheias do Sítio Riacho do Pedro voltaram na gestão do prefeito Roberto Asfora a produzir suas artes. De volta ao cargo de prefeito em 2021, Roberto Asfora e Mônica Asfora (Secretária de Cultura) perceberam a ausência do artesanato de palha. 

     

Mônica tem promovido e incentivado a realização de ações para o artesanato desde que assumiu a pasta, suas ações vão desde a aquisição da matéria prima até o espaço de vendas do produto na Secretaria de Cultura na Sede e na Casa da Cultura de São Domingos. A arte da palha é destaque, nas feiras Agro Nordeste, Feneart e Feira da Paixão, o artesanato foi sucesso de vendas. “O resgate desse artesanato é importantíssimo para nossa cultura, mas principalmente para as artesãs, já que é uma fonte de renda para essas mulheres guerreiras que com suas belíssimas mãos entregam o que de melhor podem fazer com a palha,” enfatizou a secretária. 

   

O planejamento apresentado ao Sebrae destaca que o município só tem 4 artesãs, contudo, a gestão Roberto Asfora lançou a proposta que as artesãs existentes capacitem os jovens em um curso prático, alunos e professoras seriam remunerados pela prefeitura e assim a cultura do artesanato de palha que é milenar, continuaria sólido e vivo no município, o projeto tem a parceria das Secretarias de Cultura e Assistência Social. 

     

O Sebrae visa as boas práticas dos gestores públicos no ambiente de negócios, o prefeito Roberto Asfora falou sobre as ações da secretária de cultura “Nosso time é competente, somos implacáveis quando se trata de resgatar os bons projetos, essas artesãs são incríveis, fazem um trabalho digno e merecem todo reconhecimento, é uma pena que nos últimos anos os antigos gestores tenham virado as costas pra essa atividade tão linda e bela.”

Eduardo da Fonte protocola projeto que endurece a Lei Maria da Penha em caso de lesão que deixe marca permanente

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 16:52



O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou o Projeto de Lei 1350/22 que estabelece novas e mais duras penas ao crime de lesão corporal gravíssima contra a mulher que resulte em marcas permanentes, como queimaduras ou tatuagens, além da imediata aplicação das medidas protetivas.


O parlamentar destaca que é necessário atualizar a legislação para proteger as mulheres de todo tipo de violência e destacou os recentes casos que tiveram destaque na imprensa de ataques contra mulheres, como uma vítima que teve o rosto tatuado pelo ex-namorado.


“Temos um extenso trabalho de promoção à proteção das mulheres e de endurecimento da legislação contra criminosos que atacam suas companheiras. Percebemos este crescimento no número de ataques que deixam marcas e cicatrizes permanentes nas vítimas e nós não podemos deixar que autores destas brutalidades tenham uma pena branda. Nossa proposta é para que estes criminosos sejam punidos com todo rigor da Lei” afirmou Eduardo da Fonte.