Patriota, presidido pelo deputado Pastor Eurico, da Assembleia de Deus, anuncia apoio a Anderson Ferreira

O partido Patriota anunciou apoio à reeleição do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), nas eleições municipais deste ano. O martelo foi batido nesta segunda-feira (1), quando o presidente estadual do Patriota, deputado federal Pastor Eurico, comunicou a decisão. O dirigente esteve acompanhado pelo presidente do Patriota de Jaboatão, Professor Luizinho, e pelo secretário geral estadual da legenda, Valdemir Lopes. Pastor Eurico falou que, após debate interno sobre o posicionamento da sigla, foi definido que a aliança com o PL é o melhor para Jaboatão.


“Levamos em consideração os resultados positivos da gestão do prefeito. Acreditamos que um homem público da qualidade de Anderson Ferreira, com toda a sua vivência e experiência adquirida no mandato que ocupa nos últimos anos, amplamente testado e aprovado pela população jaboatonense, nos fez fez reconhecer a grandeza de sua candidatura. Respeito a grande contribuição a Jaboatão dos Guararapes, que vem tendo avanços importantes. Nós, do Patriota, acreditamos na reeleição do prefeito, o que permitirá continuidade das várias ações para melhoria da cidade. Montamos uma chapa proporcional, o que nos possibilita eleger uma boa bancada”, disse o deputado Pastor Eurico.


O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância do apoio do Patriota à sua candidatura, pelo que representa no cenário político. “Agradeço o reconhecimento que o deputado Pastor Eurico tem sobre a nossa administração. Temos trabalhado muito para fazer o melhor para o nosso município, superando dificuldades e inovando na forma de administrar. Esse momento que estamos passando pede a união de forças e o Patriota é mais um aliado que chega para garantir um futuro promissor para Jaboatão”, destacou. 

Trump vai incluir movimento de extrema esquerda em lista de organizações terroristas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo que seu governo irá incluir o movimento de extrema esquerda Antifa (contra o fascismo) em sua lista de organizações terroristas.


“Os Estados Unidos irão incluir o Antifa na categoria de organizações terroristas”, tuitou Trump, que atribuiu nos últimos dias a este movimento e a outros “extremistas radicais” os resultados violentos de manifestações de protesto pela morte de um homem negro de 46 anos por um policial branco.


Em uma série de tuítes, o presidente americano também cumprimentou as forças de ordem por terem conseguido controlar a situação em Minneapolis na noite do sábado (30). “Os anarquistas liderados pelos Antifa, entre outros, foram rapidamente controlados pela polícia. Deveria ter sido feito pelo prefeito já na primeira noite e não teria havido problema nenhum”, afirmou o presidente. (Folhapress)

Marília: “Pernambuco não se preparou para o pós-lockdown”

A deputada federal Marília Arraes volta a cobrar do Governo do Estado e Prefeitura do Recife uma articulação maior com a sociedade para debater e pensar em estratégias de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Marília diz que as medidas de flexibilização da quarentena que serão anunciadas hoje pelo Governo do Estado estão sendo tomadas sem que haja uma consulta ampla à sociedade.


“Desde o início da pandemia tenho alertado que em nenhum momento houve a devida articulação do Estado para tomar decisões mais acertadas e seguras. As medidas que serão anunciadas, por exemplo, não envolveram setores da saúde e também entidades como FIEPE, CDL, Sebrae e Porto Digital”, afirma Marília.


Marília Arraes também lembra que até hoje não houve uma reunião com a bancada federal de deputados e senadores de Pernambuco. “A propaganda oficial fala de diálogo e de união para salvar vidas, mas Governo do Estado e Prefeitura do Recife não fazem isso na prática. Tomam decisões isoladas em gabinetes, sem uma articulação com os demais prefeitos da Região Metropolitana, numa posição claramente política”, complementa. 


Para Marília, o pós-lockdown deve ser encarado como uma ação preventiva que vai requerer conscientização, organização e disciplina tanto por parte da sociedade quanto das entidades e do setor público. Ela lembra que em São Paulo, por exemplo, já há a informação de que requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a flexibilização do isolamento social não estão sendo cumpridos. 


“Será que Pernambuco cumpre os pré-requisitos da OMS?”, pergunta Marília reforçando que continua à disposição para, ao lado da bancada federal, contribuir com esse debate. “Quem governa precisa ter equilíbrio neste momento para distinguir o interesse público da política”, conclui.

Petrolina registra queda semanal de casos da Covid-19

Petrolina dá os primeiros sinais de estabilidade na transmissão do coronavírus. Após ter nove semanas de crescimento, a cidade sertaneja fechou um ciclo de sete dias com menos casos que no mesmo período de tempo antecedente. Neste sábado (29), o município fechou a semana totalizando 61 casos confirmados, 19 diagnósticos a menos que entre os dias 17 e 23 de maio.


Os dados do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Petrolina mostram uma queda de 23% nas ocorrências. O número de óbitos também não teve crescimento. Dois pacientes faleceram tanto na última quanto na penúltima semana de maio. 


O primeiro caso de coronavírus em Petrolina foi registrado no dia 23 de março. De lá para cá, foram superadas 10 semanas de convívio com o vírus na cidade. Foram nove semanas com números crescentes nas ocorrências, indicando uma tendência de epidemia. Apenas a última semana de maio apresentou um movimento de estabilidade de casos com viés de queda.


Para o prefeito Miguel Coelho, a notícia traz esperança, reforça a justificativa para reabertura gradual da economia, mas está longe de ser o fim da pandemia. "Já tínhamos diversos indicadores de estabilização da propagação do vírus na cidade. Agora é um novo sinal positivo, pela primeira vez, temos um horizonte de queda. Mas ao invés de comemorarmos, temos que ver isso como um resultado do dever de casa bem feito. Garantimos o atendimento médico total, somos a cidade do interior que mais testa, faz o melhor monitoramento no Estado e a população visivelmente contribuiu no isolamento. Não podemos perder esse embalo. Por isso, todos devem continuar usando máscara, evitar sair de casa e cuidar da higiene. Juntos podemos sair disso, mas é necessário que a população siga unida ao poder público para não haver crescimento dos casos e nem um novo fechamento da atividade econômica", ressalta Miguel.


Queda na ocupação da UTI - outro indicador que traz esperança à população sertaneja é referente ao número de leitos ocupados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A rede pública administrada pela Prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado teve redução nos dados de ocupação de vagas. O município já teve 75% dos leitos públicos de UTI ocupados. Agora, o índice é de 66,6%. Do total de vagas, apenas 20% é ocupada por moradores de Petrolina; 40% é utilizada por pacientes da Bahia; e 6,6% por pessoas de outros municípios de Pernambuco. 


Em termos de comparação com outros municípios, a situação de Petrolina é mais tranquila no momento. Cidades como Caruaru, Jaboatão e Recife apresentam um cenário mais difícil de lidar pelo volume maior de pacientes na UTI. "Esse é um ponto crucial no enfrentamento ao coronavírus. Quando a UTI da rede pública fica próxima da lotação, isso pressiona o sistema de saúde. Felizmente, em nenhum momento ficamos perto do colapso. Por isso, o isolamento foi mantido e a testagem ampliada. Quanto mais monitoramos os casos e reduzimos a possibilidade de propagação do vírus, menos chance da rede pública entrar em colapso. Este é mais um indicador importante que precisamos seguir avançando porque representa diretamente a preservação de vidas não apenas dos pacientes de coronavírus mas de toda pessoa que precisa ir para um tratamento intensivo", explica o prefeito. (Foto: Jonas Santos)

João Campos teme que manutenção do Enem 2020 eleve as desigualdades educacionais no país

Deputado federal por Pernambuco, João Campos (PSB), tem abraçado as demandas ligadas a educação na sua atuação no Congresso Nacional. O mesmo encapou a luta na defesa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que costuma acontecer entre os meses de outubro e novembro, devido ao difícil momento enfrentado no país diante do novo coronavírus. 


Para o deputado, o momento coloca a saúde como prioridade, entretanto, a educação não pode ser negligenciada. "A realização do Enem só pode ocorrer se os alunos, principalmente de escolas públicas, tiverem tido a oportunidade de estudar e se preparar para isso. Então é com isso que a gente estar preocupado, porque o Ministério da Educação tem sido omisso”, esclareceu o mesmo. 


A fala do parlamentar se deu durante participação ao programa Cidade em Foco, onde na oportunidade, ainda destacou apresentação de uma proposta na Câmara Federal para que dados de internet sejam gratuitos no acesso a aplicativos educacionais durante esse período de pandemia. "Apresentei uma emenda para permitir que os dados de internet sejam gratuitos para poder acessar aplicativos educacionais durante a pandemia”, ratificou. 


Para o parlamentar, com a manutenção do Enem no contexto de pandemia, as desigualdades podem se acentuadas no país, já que os estudantes mais vulneráveis não terão as condições necessárias para estudar e se preparar adequadamente para o exame. João afirmou que a Comissão Mista de Acompanhamento ao Coronavírus, da qual é membro titular, acompanhará a questão de perto. 


Jair Bolsonaro - O parlamentar aproveitou a oportunidade para criticar a atuação do presidente Jair Bolsonaro diante da crise desencadeada pelo novo coronavírus e cobrou atuação séria do Governo Federal em relação a assistência para os trabalhadores informais, apoio para a classe empresaria do país e uma maior ajuda para estados e municípios. 


O presidente tem criticado as medidas de isolamento adotadas pelos governadores e prefeitos como instrumento de combate a expansão da doença. "Não é possível que o mundo esteja errado e só Bolsonaro esteja certo. Isso não é razoável. Não é fácil, mas o único caminho é o isolamento horizontal e total. O que a gente tem que cobrar agora é que o Governo Federal faça sua parte”, disse João Campos.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

“Em apenas quatro anos, fiz mais que a oposição em oito”, declara Adriana Assunção, prefeita de Frei Miguelinho

A prefeita de Frei Miguelinho, Adriana Assunção (PSB) participou do programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, onde comentou sobre as medidas que vem tomando diante do Novo Coronavírus, e lamentou a postura da oposição neste momento de pandemia.


“Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Governo de Pernambuco e do Ministério Público, criamos nosso decreto para conter o avanço da COVID-19 em nosso município. O mais importante neste momento é ficar em casa e se resguardar”, destacou.


A prefeita comentou também sobre a criação do comitê de crises para avaliar os casos que tem subido rapidamente na cidade, e parabenizou profissionais da saúde que estão atuando neste momento.


“Agradeço aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como todos que atuam no hospital, que não tem medido esforços para prestar atendimento as pessoas que procuram nossa unidade. Separamos oito leitos para tratar os casos confirmados da doença e temos reforçado as recomendações dos órgãos sanitários”, frisou.


A prefeita lamentou a circulação de um áudio de WhatsApp, que criticava ela e o secretário de saúde. Adriana Assunção afirmou que o momento é de cuidar das pessoas. “Não é hora para politicagem nem de faltar respeito as pessoas de bem. Em todas as casas que eu entrar sou bem recebida porque tenho serviços prestados e história honrada”.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Governo de Pernambuco divulga novas regras de quarentena para todo o Estado

Decreto suspende quarentena rigorosa nas cinco cidades da RMR e mantém obrigatoriedades como uso de máscaras, fechamento de escolas e espaços públicos. Atividades essenciais permanecem autorizadas a funcionar


O governador Paulo Câmara assinou, neste domingo (31), o decreto nº 49.055/20, que sistematiza as regras de enfrentamento ao novo coronavírus após o término do período de quarentena rigorosa nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (01), em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.


As aulas presenciais nas redes pública e privada continuam suspensas até 30 de junho. Permanece proibida a realização de eventos de qualquer natureza com público, assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O novo decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme o Plano de Convivência com a Covid-19 aprovado pelo Governo do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira.


O novo decreto consolida as determinações contidas em decretos anteriores, e revoga parte deles, além de trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e casas lotéricas.


Os shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.


Por último, o decreto determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente do aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto sempre que possível.

Decreto de Covas prorroga quarentena até dia 15 de junho na cidade de São Paulo

A gestão Bruno Covas (PSDB) prorrogou até o dia 15 de junho a proibição de atendimento presencial em estabelecimentos na cidade de São Paulo.


Decreto do prefeito prorroga suspensão imposta por decreto de 24 de março, que proibiu este tipo de atendimento para “estabelecimentos comerciais de bens e mercadorias, atacadistas, varejistas e ambulantes, e prestadores de serviço em funcionamento no Município de São Paulo.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), incluiu a capital paulista na zona laranja, que possibilita a reabertura. No entanto, a decisão cabe aos prefeitos.


Em São Paulo, Covas já havia dito que a reabertura não seria imediata, uma vez que os protocolos para isso teriam que ser aprovados.


O decreto de Covas também disciplina como será a retomada no atual estágio da cidade, laranja, que permite abertura de comércios, serviços e shopping centers.


A capacidade dos estabelecimentos deve estar limitada a 20% e por quatro horas seguidas, além de adoção de protocolos padrões e setoriais específicos, que deverão ser aprovados pela prefeitura. (Folhapress)

Aninha Alves: A força da juventude na disputa por uma cadeira na Casa Plínio Amorim em Petrolina

Esse ano a juventude vem com força buscando entrar na disputa para ocupar vagas nas cadeiras das Câmaras de Vereadores de vários municipios de Pernambuco.


Em Petrolina, a jovem de 22 anos Ana Paula Alves, conhecida popularmente como Aninha Alves, é pré candidata a vereadora pelo MDB.


Filha do agricultor e líder comunitário Valberto Alves(Dandeiro) da localidade de Marizinho, interior do município, Aninha é um exemplo que a política vem tendo maior interesse e participação da juventude.


Aninha é servidora cargo comissionado na Prefeitura de Petrolina, na gestão Miguel Coelho esteve dois anos e meio na Casa Bolsa no cadastro bolsa família, onde se tornou popularmente conhecida e atualmente está na área infantil, também na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.


Questionada o por quê da decisão de entrar na disputa por uma cadeira na Casa Plínio Amorim ela disse:


“Pelo desejo, pelo clamor da população, por mudança, pra renovar e também pela juventude, que precisa ter vez e voz, o que faltando muito nas Câmaras municipais, a voz do jovem, a presença dos jovens e também o que me motiva mais é está buscando a defesa dos direitos da mulher e do homem do interior que precisa de mais atenção, graças a Deus a atual gestão tem tido um olhar especial pelo interior mas precisa de mais representação na Câmara”, disse Aninha.


De acordo com Aninha sua pré candidatura vem com o incentivo e apoio da família e dos seus amigos que acreditam no seu potencial.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte entregou duas viaturas da Guarda Municipal

Na manhã deste sábado (30), o Prefeito Ivanildo Mestre (Lero) entregou as duas viaturas novas que agora passam a compor a frota da Guarda Municipal do nosso município.


Dois veículos 0km que chega para intensificar o trabalho da Guarda, garantindo mais segurança para a população norte-taquaritinguense. 


As viaturas são frutos de emendas de bancada parlamentar. O trabalho da nossa Guarda Municipal é reconhecido em toda região e se tornado referência nos quatro cantos do município. Se é um direito do povo, é compromisso da nossa gestão!