Líder do governo defende que CPI investigue aplicação de recursos federais por estados e municípios

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 21:58



O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu que a CPI do Senado que investigará as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia também apure supostas irregularidades cometidas por estados e municípios na aplicação dos recursos federais. Durante a sessão remota do plenário desta terça-feira (13), o senador argumentou que a ampliação do escopo da investigação, “para alcançar fatos conexos que envolvam as esferas estadual e municipal”, é um desdobramento lógico dos trabalhos de qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito.


“É certo que, em tempos de pandemia como a que vivemos, no qual a melhor condução dos trabalhos do Senado Federal está excepcionalmente afetada, não convém a constituição de duas Comissões Parlamentares de Inquérito para apurar ações e omissões ocorridas no enfrentamento dessa grave crise. Mas é fundamental que a Comissão a ser instalada por decisão do Supremo Tribunal Federal possa investigar os atos praticados por agentes políticos e administrativos não apenas da União, mas também dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios naquilo que diz respeito à gestão de recursos públicos de origem federal”, disse o líder.


Para Fernando Bezerra, ao propor a apuração de supostos desvios nos contratos que tenham recebido recursos federais, está justificada a competência da União para investigar os fatos, “visto se tratar de eventuais ilícitos relacionados à aplicação de recursos federais, decorrentes de parcerias desses entes subnacionais com o governo federal, matéria pertinente às competências desse Senado Federal”.


Em sua decisão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), acrescentou ao escopo da CPI a aplicação de recursos federais por estados e municípios e determinou que os líderes partidários indiquem os integrantes. No total, 11 senadores vão compor a CPI, que terá prazo de 90 dias para as investigações.

Raquel Lyra se reúne com ministros do Turismo e da Cidadania, em Brasília

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 21:13



A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Brasília, nesta terça-feira (13). Na Capital Federal, a chefe do Executivo municipal se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e com o presidente da Embratur, Carlos Brito. Em pauta, o desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria da infraestrutura turística do município. Ela também esteve com o ministro da Cidadania, João Roma. 




Durante o encontro com Gilson Machado Neto e Carlos Brito, uma das propostas apresentadas por Raquel foi a qualificação turística do entorno do Terminal Rodoviário Interestadual. Outro ponto discutido na reunião foi em relação à melhoria da infraestrutura turística do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. "Nosso objetivo é trazer benefícios para os turistas que desembarcarem na Capital do Agreste, apresentando ainda mais o que temos de melhor na cidade, além de fomentar a geração de emprego e renda na região", destacou a Prefeita. 


Já o encontro com João Roma serviu para buscar alternativas e novas estratégias para atender a população mais vulnerável do município.

Lira e Pacheco pedem ajuda à ONU para acelerar entrega de vacinas ao Brasil

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 17:40



Lira vem fazendo gestões em âmbito internacional para acelerar a vacinação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o aumento do fluxo de vacinas para o Brasil em conversa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Lira e Guterres discutiram a gravidade da situação sanitária no País. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também participou da reunião.


“Conversei hoje, ao telefone, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para explicar sobre a grave situação sanitária em que se encontra o País. Falei da necessidade de aumentarmos o fluxo de entrega de vacinas ao País”, disse Lira por meio de suas redes sociais.


O presidente leu uma carta, que já havia sido enviada no final de março, na qual explica que o País já contabiliza mais de 300 mil óbitos e tem mais de 12 milhões de brasileiros contaminados. “Como já compramos as vacinas, a ajuda que precisamos da comunidade internacional é para acelerar o fluxo de sua entrega ao País”, diz um dos trechos da Carta.


Pacheco destacou que pediu ao secretário-geral que o País tenha prioridade na entrega das vacinas. “Reforcei o pedido de ajuda à ONU para o País se tornar prioridade do consórcio internacional Covax Facility para antecipação da entrega das vacinas”, afirmou o presidente do Senado em suas redes sociais.

Deputada Roberta Arraes e secretário de Saúde, André longo, anunciam abertura dos leitos de UTI Neonatal no Araripe

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 17:35



A deputada Roberta Arraes e o secretário de Saúde do Estado, Dr. André Longo, anunciaram na manhã de hoje (13), a abertura dos leitos de UTI Neonatal, no Hospital e Maternidade Santa Maria, que irá atender os recém-nascidos da região do Araripe. 


Este pedido foi feito ao Governo do Estado, alguns meses atrás, através da indicação de 3902/2020, e hoje, Roberta comemora mais essa conquista do seu trabalho, através da secretaria de Saúde.


De acordo com o secretário, a abertura dos leitos acontecerá no final mês de maio, após a conclusão da obra, conforme cronograma informado pelas diretoras do HMSM, as Irmãs Fátima e Luiza. 


A implantação destes leitos irá levar mais qualificação para a assistência materno-infantil, onde muitas crianças que nascem com dificuldades ou prematuras, para serem atendidas precisam de transferência. “Através de uma solicitação realizada pela deputada Roberta Arraes, vamos agora entregar um serviço de qualidade para as crianças da região, com o excepcional trabalho desenvolvido pelas Medianeira da Paz, diretoras do hospital, Irmã e Fátima e Luiza”, afirmou André. 


Roberta Arraes tem realizado um trabalho intenso na interiorização dos serviços de saúde no estado, que vem sendo reconhecido e elogiado. 


Já são muitos os avanços que a deputada tem levado para as macrorregiões do estado, através dos investimentos do Governo do Estado, como 60 leitos de UTI e 70 de enfermaria para o tratamento da COVID-19. 


Na oportunidade, a parlamentar citou sobre a sua luta no combate a pandemia, mas mencionou a importância de também se preocupar com outras doenças e infraestrutura de saúde. 


“Sabemos da importância que terá essa UTI para os recém-nascidos de nossa região, além de levar autonomia para os nossos serviços, sem precisar de locomoção dessas crianças para outras cidades”, finalizou a parlamentar.

Vereador Eraldo e a comunidade de Pedra Preta comemoram entrega do campo de futebol

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 15:46



Os moradores da comunidade de Pedra Preta e o vice-presidente da câmara de Taquaritinga do Norte, Eraldo Pereira celebraram com muita satisfação e felicidade a inauguração do campo de futebol denominado ‘Emanuel Rodrigues da Silva’.


“Fiquei muito emocionado de ver uma obra tão importante ser concluída em nossa comunidade. Porém, estou ainda mais alegre que o prefeito Lero e o vice-prefeito Gena finalmente atendeu nosso pedido e realizou essa obra. É um grande avanço que conquistamos”. Afirmou Eraldo ao Blog do Alberes Xavier. Ele também comentou que “a comunidade inteira está em festa por conta das ações. Este governo está investindo em esporte e lazer, que é o caminho para tirar os jovens da rua e melhorar a qualidade de vida de todos”.


O prefeito Lero agradeceu a compreensão da comunidade por entender as prioridades da administração e citou os feitos na zona rural e região.

Guardas Municipais se reúnem com Joel da Harpa para tratar prioridade na vacinação

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 15:26



Guardas Civis Municipais do Recife, Camaragibe, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho que integram a Federação Pernambucana de Guardas (FEPEGuardas) estiveram reunidos na manhã desta terça – feira com o Deputado Estadual Joel da Harpa. Eles oficializaram a entrega de um documento solicitando urgência na vacinação desses profissionais contra a Covid-19.


“É preciso que os municípios se mobilizem para que o Governo do Estado disponibilize as vacinas para esses profissionais, conforme determina o Decreto Federal", afirma o parlamentar. Joel destaca que os guardas municipais estão à frente nas ações de combate ao coronavírus e muitos estão adoecendo e até mesmo morrendo.

Joel também conversou outras demandas da Nação Azul Marinho e aproveitou a ocasião para apresentar dois projetos de sua autoria. Um trata da atualização da nomenclatura da categoria e o outro trata da concessão de armamentos da Polícia Militar para os guardas municipais.

Márcia Conrado anuncia recapeamento asfáltico e a implantação de uma ciclovia na Afonso Magalhaes

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 14:03


Nas redes sociais da prefeita Márcia ela comemorou, Vem coisa boa por ai!


Hoje a prefeita esteve ao lado do superintendente da STTRANS Célio Antunes, do secretário de obras Cristiano Menezes, e do diretor de fiscalização e controle urbano, Felipe Furtado, fazendo uma visita a avenida Afonso Magalhães, onde vai acontecer o recapeamento asfáltico e a implantação de uma ciclovia.


Por meio de uma emenda de R$ 800 mil do deputado federal Fernando Monteiro e contrapartida de mais de R$ 300 mil do município, também vai realizar o recapeamento da rua Joca Magalhães.


“O projeto que se encontra em elaboração vai dar uma cara nova a entrada da cidade, além de disponibilizar um espaço de lazer para toda a família com a ciclovia”, comemorou a prefeita.

Danilo Cabral pede mobilização por derrubada de veto ao projeto que garante tablets e internet para alunos e professores

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 13:43



A sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira (15) analisa o veto de Jair Bolsonaro ao projeto de lei (3.477/2020) que garante tablets e internet para professores e alunos da rede pública básica de ensino. Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, a proposta atenderia cerca de 18 milhões de estudantes e 1,6 milhão de professores e foi integralmente vetada pelo presidente. “É a hora da educação pública do Brasil, mais uma vez, mostrar sua força. Precisamos fazer uma ampla mobilização para garantirmos o acesso ao ensino à distância e reduzir as desigualdades educacionais no país”, afirma Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara e um dos autores da matéria.


Segundo o parlamentar, o veto ao texto demonstrou falta de sensibilidade do governo federal para a educação. "Além dos cortes orçamentários, todos nós sabemos que a educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, especialmente as redes públicas de ensino básico. O Ministério da Educação foi ausente ao longo do ano passado e continua assim, restando aos estados e municípios adotarem medidas isoladamente. Temos visto o aumento da desigualdade e corremos o risco de um 'apagão' educacional no país, precisamos agir”, destaca Danilo Cabral. 


No Brasil, existe uma profunda desigualdade no acesso às ferramentas de tecnologia na educação. Os dados do Censo da Educação Básica apontam que 38% das escolas do ensino fundamental não têm internet. No Ensino Médio, mais de 90% das escolas têm acesso à internet, no entanto, 35% não têm ferramentas de ensino e aprendizagem. 


Pelo projeto, os estados e municípios definirão como será ofertada a conectividade para os alunos. Poderá ser um pacote de internet para celular ou um modem. Serão beneficiados os estudantes com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os matriculados em escolas indígenas e quilombolas, com prioridade para aqueles que estão no ensino médio. 


A sessão do Congresso Nacional está marcada para às 10h. 

Em Carpina, Eriberto Medeiros lança escola de líderes, pregando mais integração entre classe política e sociedade

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 12:33



O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), acompanhou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Carpina, na manhã desta terça-feira (13/04), em visita institucional. Dando sequência ao lançamento do projeto Lideralepe, nova escola de líderes da Alepe, Eriberto apresentou a iniciativa à população da Zona da Mata Norte. Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou valores como responsabilidade e união para enfrentar os desafios da política nos dias de hoje.


Com mais de 900 inscritos, o primeiro curso de Desenvolvimento de Lideranças, dentro do projeto, vem sendo reconhecido nas apresentações pelo interior de Pernambuco como iniciativa inovadora, permitindo a oxigenação da política através do conhecimento. “As pessoas que se interessam pela política, aquelas que têm o dom de liderar, elas também precisam ter a oportunidade de se qualificar, de se aperfeiçoar e aprender os desafios da política”, destacou Eriberto.


O presidente da Câmara, vereador Guilherme Diógenes, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa, que envolveu todas as regiões do Estado, especialmente Carpina, representando a Mata Norte, na busca pela integração da classe política, de forma propositiva. “Nunca tivemos essa aproximação com o Legislativo estadual, mas o presidente Eriberto vem fazendo um excelente trabalho junto aos municípios, com os vereadores, fazendo a ponte com os políticos que estão mais próximos do povo”, reconheceu o vereador Guilherme Diógenes.


Na sessão plenária, com a presença de todos os vereadores, cumprindo o protocolo sanitário, o presidente da Alepe agradeceu a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos da Câmara de Carpina ao lado do presidente da Câmara, vereador Guilherme Diógenes. “Esse é um momento de união, porque estamos enfrentando um momento difícil junto com toda a sociedade. Por isso não nos cabe briga, discussões vazias. Precisamos estar juntos aqui pra construir soluções para a crise que bate na porta das famílias”, afirmou Eriberto.

Arcoverde: TRE nega seguimento aos recursos especiais de Wellington, Israel e Madalena

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 12:12



Com a chapa e os diplomas cassados e os direitos políticos suspensos desde o dia 18 de fevereiro, quando o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco confirmou a sentença do juiz eleitoral da 57ª de Arcoverde, Dr. Drauternani Pantaleão, o prefeito e vice-prefeito cassados, Wellington Maciel (MDB) e Israel Rubis (PP), além da ex-prefeita Madalena Britto (PSB), sofreram outro revés na Justiça Eleitoral. 


Na manhã desta terça-feira (13), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Desembargador Frederico Neves, negou seguimento para Brasília dos três recursos especiais apresentados pelos 40 advogados de Madalena, LW e Israel, por meio dos quais, o trio condenado por abusos de Poder Político e Econômico, pretendia a reforma das decisões proferidas pelo Juiz da 57a. Zona Eleitoral de Arcoverde e pelos sete desembargadores do TRE, junto ao TSE. 


No entender do Desembargador Presidente, os condenados, pretendiam discutir as provas perante o Tribunal Superior, o que não é possível, pelas regras processuais e pela jurisprudência do próprio TSE. 


Na sua decisão, o Desembargador Frederico Neves relembra os outros julgamentos já realizados e reafirma que “Entendeu-se, na ocasião, pela gravidade dos fatos imputados, à vista das circunstâncias que caracterizaram as práticas abusivas, notadamente o fato do grupo político representado pelos recorrentes ter se valido, sistematicamente, de posições política e economicamente vantajosas para desequilibrar as eleições, afetando a normalidade da disputa”.


Com a decisão, ficam mantidas todas as condenações impostas a ex-prefeita e aos outros dois condenados, quais sejam: suspensão dos direitos políticos por oito anos, cassação dos diplomas e pagamento da multa individual de vinte mil UFIR's. A nova derrota jurídica de Wellington, Israel e Madalena, aproximam Arcoverde cada vez mais de novas eleições para prefeito.