Papa Francisco critica "rigidez" e pede mudança à igreja

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 06:53


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", disse o pontífice em discurso de Natal.


Papa Francisco faz alerta sobre perigos que rigidez pode trazer para igreja/G1


Por G1


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", disse o pontífice em discurso de Natal.


O Papa Francisco alertou neste sábado (21) que a "rigidez" nas maneiras de se viver a fé cristã criou um "campo minado" de ódio e incompreensão em um Ocidente cada vez menos católico, durante mensagem de Natal a integrantes da Cúria Romana no Vaticano.


"A rigidez que vem do medo da mudança termina disseminando limitações e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-se em um campo minado de ódio e incompreensão", afirmou.


Segundo o pontífice, "as pessoas que não ouviram o Evangelho ainda não vivem mais somente em países não ocidentais". "Elas vivem em todos os lugares, especialmente nas enormes concentrações urbanas em que precisam de um cuidado pastoral específico", disse o papa.


"Na grandes cidades, precisamos de outros mapas, outros paradigmas, para nos ajudar a reposicionar nossas maneiras de pensar e nossas atitudes: não estamos mais em tempos cristãos, não mais!"


Mudanças na Cúria


Um grupo de seis cardeais próximos ao papa Francisco está a ponto de terminar a elaboração de uma nova Constituição que administrará o futuro da Cúria Romana e que substituirá um texto precedente promulgado por João Paulo II em 1988.


O papa também anunciou neste sábado a limitação a cinco anos, eventualmente renovável, do posto de decano do Colégio de Cardeais, que preside esta instância.


Com esta decisão, ele parece querer diminuir o poder do decano. Neste sábado aconselhou aos cardeais que escolham uma pessoa que não acumule outros postos simultaneamente dentro da Cúria.


A mudança foi anunciada ao mesmo tempo que a saída do decano atual (no posto desde 2005), o cardeal italiano Angelo Sodano, de 92 anos, que não é considerado próximo a Francisco.

Deputado Eduardo da Fonte faz giro pelo Sertão do Araripe junto com a deputada estadual Roberta Arraes

Publicado por Alberes Xavier em 22/12/2019 às 06:49


O deputado federal Eduardo da Fonte participou em Araripina, junto com a deputada Roberta Arraes, do ato de filiação do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito pelo PP, Bringel Filho. 


Também percorreram a cidade de Trindade, onde foram recebidos para um almoço na casa do vereador e pré-candidato a prefeito de Trindade, Zé Capacete. Continuando as visitas, foram ao município de Ouricuri para um encontro com o padre Paulinho, onde receberam as bençãos e conversaram sobre o projeto da construção de uma casa de recuperação para dependentes químicos na cidade.


Também visitaram o Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina, para o qual o deputado já destinou uma emenda de R$300 mil.

Convite!

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 19:31


Eraldo da Pedra Preta relata luta pela recuperação da PE-130 e exalta sua atuação em 2019

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 19:14


Em participação no Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, o vereador de Taquaritinga do Norte, Eraldo de Pedra Preta, falou de sua agenda no Recife ao lado do presidente da Câmara Municipal Professor Jurandir, e comentou sobre a produção de seu mandato em 2019.


Em sua passagem pela capital Pernambucana, o vereador tratou de levar as demandas da população e buscou respostas para o recapeamento da PE-130. “Estamos vindo atrás dos secretários, do Governo do Estado e do deputado Diogo Moraes que foi majoritário na cidade, para que seja dada uma resposta ao recapeamento da PE-130, já cobrando uma solução há 3 anos e até agora não foi feito nada”, disse o parlamentar.


Sobre sua atuação em 2019, o vereador ratificou que tem feito um mandato ouvindo a população norte-taquaritinguense. “Tenho um mandato participativo onde percorro todos os dias a cidade e escuto os anseios da população. Levo todas as reivindicações ao prefeito Lero, que tem atendido dentro do possível”, finalizou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Silvio Costa Filho lança pré-candidato no Brejo da Madre de Deus

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 11:59


Visando ampliar a legenda em 2020, o Republicanos realizou um ato de filiação no município do Brejo da Madre de Deus, nesta sexta-feira (20). O partido anunciou a pré-candidatura à prefeitura da cidade, de Josevaldo Cowboy, vice-prefeito do município. O evento contou com a participação do presidente estadual da legenda, deputado Silvio Costa Filho. 


Como vice-prefeito do Brejo da Madre de Deus, Josevaldo tem trabalhado por melhorias no município. “Se tem uma pessoa séria, uma pessoa compromissada com o povo, essa pessoa se chama Josevaldo. Ele quer construir uma nova história para a cidade. Eu tenho muita convicção que ao longo da sua vida pública, ele acumulou muita experiência e preparo para ser prefeito desta cidade. Vamos ajudá-lo, lá em Brasília, para destinar recursos para o Brejo, e assim poder melhorar a vida da população’’, destacou Silvio.


“Vamos mostrar que a união faz a força, que o interesse do povo é maior que os nossos interesses. Nós temos que devolver a dignidade dos brejenses e eu sou uma pessoa que ama e trabalha pelo meu município. Ao lado do deputado Silvio Costa Filho, vamos fazer um trabalho muito bonito nesta cidade’’, frisou o pré-candidato.


O Republicanos têm trabalhado para fortalecer a legenda nas próximas eleições. A sigla pretende lançar mais de 40 candidatos a prefeitos, em 2020.

Belo Jardim: MPPE recomenda exoneração de comissionados que tenham parentesco com chefes dos Poderes Executivo e Legislativo

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 06:59


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim exonerem todos os ocupantes de cargos comissionados (principalmente secretários municipais), titulares de funções de confiança ou de funções gratificadas que não possuam a qualificação técnica necessária e nem experiência na respectiva área e que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha direta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, com o prefeito, o vice-prefeito, secretários(as) municipais, o presidente da câmara e os vereadores do município.


A recomendação ocorre após o MPPE tomar conhecimento da existência de possíveis casos de nepotismo nos Poderes Executivo e Legislativo de Belo Jardim, em especial, a nomeação da esposa e do irmão do prefeito do município para cargos de secretários municipais. No texto da recomendação, o promotor de Justiça de Belo Jardim, Daniel de Ataíde Martins, ressalta que a prática do nepotismo é vedada e repudiada em diversos conjuntos de normas éticas estabelecidos pela legislação brasileira.


O promotor ainda ressalta que o favorecimento da ocupação de familiares em cargos públicos é considerado como dano ao erário e atentado contra os princípios da administração pública, configurando, em tese, ato ilícito de improbidade administrativa passível de repressão na esfera judicial.


O MPPE pede um prazo de 5 dias para que o processo de exoneração ocorra; reitera que o descumprimento da recomendação poderá acarretar no ajuizamento de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa; e estabelece que seja fixada uma cópia do texto no Fórum de Belo Jardim e nas sedes dos Poderes Executivo e Legislativo do município. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última sexta-feira (13). 

Negada liberdade para o ex-governador da Paraíba

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 06:57


Do Estadão Conteúdo - Pepita Ortega e Paulo Roberto Netto


O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho foi transferido no início da tarde desta sexta-feira, 20, para uma cela na Penitenciária de Segurança Média da Mangabeira, em João Pessoa. Durante audiência de custódia no Fórum Criminal, a defesa de Coutinho alegou sua inocência nos autos da Operação Calvário/Juízo Final, investigação que atribui a ele propinas em série e desvios de R$ 134 milhões da saúde durante seus dois mandatos, entre 2011 e 2018.


Os advogados do ex-governador pediram revogação da prisão preventiva de Coutinho ou que ele fosse removido para uma Sala de Estado Maior em um Batalhão da Polícia Militar. O juiz Adilson Fabrício manteve o decreto de prisão e mandou Coutinho para a Penitenciária.


A defesa, agora, deverá tentar a liberdade para o ex-governador no Superior Tribunal de Justiça, Corte que autorizou buscas em endereços de três conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba e do atual governador, João Azevêdo, sucessor de Coutinho.


A Operação Juízo Final, fase 7 da Calvário, foi deflagrada na terça-feira, 17, por ordem do desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba. O magistrado decretou a prisão de 17 envolvidos em suposta organização criminosa que seria liderada por Coutinho. Um irmão do ex-governador, Coriolano Coutinho, o "Cori", é um dos investigados.


A Polícia Federal prendeu até agora 14 alvos. Coutinho foi preso na noite desta quinta-feira, 19, no Aeroporto de Natal, quando desembarcou de viagem de férias na Europa.

Prefeito de Brejo de Madre de Deus se compromete a realizar concurso público e a garantir repasse mensal regular para a Previdência Social dos Servidores

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 06:49


 O prefeito de Brejo de Madre de Deus, Hilário Paula da Silva, firma dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), comprometendo-se a criar e realizar concurso público para investidura dos cargos e empregos públicos municipais vagos e disponíveis, ou ocupados de maneira precária no quadro funcional do município, no prazo de 150 dias; como também, adotar medidas necessárias para garantir o repasse regular das contribuições patronais devidas pelo município ao fundo vinculado ao Regime Próprio de Previdência Social dos servidores de Brejo de Madre de Deus.


De acordo com o TAC sobre concurso público, o município fica obrigado a convocar imediatamente os candidatos aprovados no certame, quando houver vacância dos atuais servidores, não podendo esse prazo ultrapassar 15 dias a partir do conhecimento da administração municipal. Já para as funções que não existem cargos vagos ou empregos públicos criados por lei, o prefeito se comprometeu ainda em enviar projeto de lei para criação quando houver necessidade.


Quanto ao TAC da Previdência Social dos Servidores, o gestor público deve repassar regularmente as contribuições descontadas do pessoal civil, ativo e inativo, e dos pensionistas, devidas pelos segurados ao fundo vinculado ao Regime; velar para que os recursos sejam utilizados somente para pagamento de benefícios previdenciários; observar no tocante à contabilidade, a autonomia em relação à contabilidade geral do município; além de disponibilizar, em rede, as principais informações relativas à gestão financeira e atuarial da Previdência.


Terceiro TAC sobre tributos municipais – o prefeito de Brejo de Madre de Deus firmou, por fim, um terceiro TAC para adotar medidas necessárias para garantir que os devedores de tributos municipais, inscritos em dívida ativa ou não, para análise de cometimento de crime previsto na Lei n°8.137/1990 e recuperação do débito tributário existente no cadastro de devedores da dívida ativa municipal.


Mais informações sobre os três TACs estão na íntegra publicados no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta terça-feira (17).

Em Pernambuco, secretário de Bolsonaro diz que programa de Lula e Dilma paraprimeiro emprego foi um fracasso

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 06:38


O secretário especial lembrou que o programa Primeiro Emprego, de Lula, foi extinto por por falta de resolutividade.


Nessa sexta-feira (20), o secretário especial de Previdência e Trabalho do governo Jair Bolsonaro (Aliança), Rogério Simonetti Marinho, palestrou sobre a MP 905/2019, que cria o Programa Verde e Amarelo, durante evento da Fecomércio Pernambuco, no salão de eventos do Senac, no Recife.


Ao conversar com o Portal de Prefeitura sobre programas dos governos Dilma (PT) e Lula (PT) para geração do primeiro emprego, o secretário destacou que foram "laboratórios" recentes que não deram certos e devem ser analisados para que os mesmos erros não sejam cometidos. "São os dois laboratórios que nós temos para não cometer os erros que aconteceram em governos passados", disse Rogério Simonetti.


O secretário especial lembrou que o programa Primeiro Emprego, que foi uma das bandeiras eleitorais do presidente Lula, errou ao utilizar uma política de subvenção às empresas em troca de contratação de jovens. "Ele estabeleceu uma série de regramentos para se ingressar no programa através de subversão e quatro anos depois o programa foi extinto por falta de resolutividade, a direção estava correta, a forma era inadequada, por isso que o programa foi extinto", argumentou.


Já sobre o governo Dilma, Siminetti classificou como "uma barbaridade fiscal", quando segundo ele, houve uma "renúncia que chegou a vice e cinco bilhões de reais por ano, abrindo mão do patronal em mais de setenta setores da sociedade brasileira, da economia brasileira e que efetivamente não resultou em empregabilidade, por que não havia nenhum parâmetro, nenhum condicionante", disse.


O evento reuniu empresários de diversos setores do estado, que durante o evento podaram tirar suas dúvidas sobre o novo programa do governo federal para a geração do primeiro emprego. O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) também esteve no evento e que durante alguns instantes teve a palavra: “Estamos terminando o ano muito melhor do que iniciamos, a gente observa que o mercado fazia uma previsão do PIB de 0.6% e estamos finalizando o ano com uma média quase 1% a mais e cerca de 900 mil postos de trabalho criados com a menor taxa Selic da história com a menor inflação de todos os tempos”. (Do Portal de Prefeitura)

Trump diz que teve grande telefonema com Bolsonaro

Publicado por Alberes Xavier em 21/12/2019 às 06:27


Do Estadão Conteúdo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou breve mensagem nesta sexta-feira, 20, em sua conta no Twitter sobre seu telefonema com o presidente Jair Bolsonaro. “Acabei de ter um grande telefonema com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro”, afirmou Trump. “Nós discutimos muitos assuntos, incluindo comércio. A relação entre os Estados Unidos e o Brasil nunca foi mais forte!”, afirmou o americano.


Mais cedo, Bolsonaro informou que Trump lhe disse que o aço e o alumínio brasileiros não serão mais sobretaxados pelo governo americano. Em sua mensagem, o presidente dos EUA não tratou do assunto.