Paulo Câmara anuncia ampliação da vacinação para idosos acima de 60 anos de idade em todo o Estado

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 12:56


Governador também divulgou a flexibilização do rodízio de abastecimento de água nas áreas críticas da RMR, com a elevação do nível de armazenamento dos reservatórios provocada pelas chuvas


Em pronunciamento nesta quarta-feira (14.04), o governador Paulo Câmara anunciou a chegada de mais 255 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Estado, prevista para amanhã (15.04). Com o novo lote, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 60 anos de idade. Além disso, Paulo Câmara também divulgou a flexibilização no rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da Região Metropolitana do Recife.


“É um passo importante na proteção da população idosa, que já vem registrando resultados positivos nas faixas etárias cuja imunização já foi concluída. Nosso esquema de logística está pronto e a distribuição dessas novas doses será concluída até a próxima sexta-feira”, ressaltou Paulo Câmara.


ÁGUA – Ainda de acordo com o governador, o volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias elevou o nível de armazenamento dos principais reservatórios da Região Metropolitana do Recife. Com isso, será possível flexibilizar o rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da RMR. “O novo calendário será divulgado pela Compesa, e vai permitir uma oferta maior para atender às demandas da nossa população. Com mais água, temos mais condições de intensificar a higienização das mãos e dos ambientes”, reforçou Paulo Câmara.

Sirinhaém lança aplicativo para agendamento de Vacinação contra COVID-19.

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 10:28



A Prefeitura Municipal de Sirinhaém, através da Secretaria de Saúde, lançou nessa terça-feira (13) um aplicativo para a realização de agendamento da vacinação contra a covid-19. O "SiriVacina" pode ser baixado através da Google Play Store ou pelo site www.sirivacina.imunizape.com.br . 

Sirinhaém vem se destacando nas ações de combate ao novo coronavírus, sendo a primeira cidade da Mata Sul a avançar no calendário de vacinação, e já está imunizando pessoas a partir dos 60 anos.


O lançamento do aplicativo vai facilitar o agendamento da vacinação, escolhendo o melhor local, evitando fila, aglomeração e dando mais agilidade ao processo. 


Para a prefeita Camila Machado, esse é o início de uma transformação digital no município que visa dar agilidade e facilitar o acesso da população aos serviços municipais. 


Sirinhaém no combate ao coronavírus


A prefeita Camila Machado (PP), desde que assumiu o mandato, tem atuado na conscientização da população e realizado com a sua equipe de gestão várias ações de combate ao novo coronavírus. O município foi um dos primeiros da Mata Sul a buscar vacinas o primeiro da mata Sul e o primeiro a vacinar pessoas a partir dos 60 anos. Sirinhaém é uma das cidades com maior taxa de isolamento social, tendo atingido o primeiro lugar em alguns momentos. Foram feitas também barreiras sanitárias; abordagem educativa com comerciantes e criação de 4 Centros de Vacinação contra a COVID-19.

Indicado para a CPI da Covid, Humberto diz que comissão vai buscar responsáveis pela tragédia brasileira

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 10:08



Ex-ministro da Saúde, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi indicado pelo bloco PT/Pros como titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado para investigar a tragédia da pandemia de Covid-19 no Brasil. O colegiado, que teve o requerimento lido na noite desta terça-feira (13), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), contará com 11 membros efetivos e sete suplentes.


Com medo da CPI, o presidente Jair Bolsonaro atacou o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que determinou a instalação da comissão, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que a propôs. Juntamente com seus aliados no Senado, Bolsonaro tentou, ainda, viabilizar um segundo colegiado para ampliar a investigação a governadores e prefeitos.


A manobra foi vista como uma tentativa de conturbar o ambiente e prejudicar os trabalhos. No final, a presidência do Senado decidiu pela instalação de uma só comissão, com a juntada da proposta da outra, limitando a atuação à investigação de recursos federais, sem, no entanto, invadir as competências de estados e municípios.


Para Humberto, há um claro temor do Planalto em relação aos trabalhos da CPI. "Bolsonaro agiu deliberadamente para asfixiar a comissão, para inviabilizá-la, para criar o caos. Não conseguiu. Foi derrotado. E, agora, vamos dar início aos trabalhos da comissão para buscar os responsáveis por uma tragédia que já levou a vida de mais de 355 mil brasileiros em pouco mais de um ano", afirmou o senador.


Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Humberto afirma que o governo Bolsonaro vai ter de responder por que agiu diretamente para impedir o isolamento social, para vender remédios "milagrosos" contra uma doença para a qual não há tratamento preventivo e por que se recusou, reiteradas vezes, a comprar vacinas, o que levou o Brasil a responder, atualmente, por um quarto das mortes por Covid-19 em todo o mundo.

Câmara do Recife vai discutir a retomada de eventos sociais e apresentações de músicos e artistas

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 10:03


Audiência pública virtual foi proposta pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB).


Na próxima quinta-feira (15/04), a partir das 14h, a Câmara Municipal do Recife promoverá uma audiência pública virtual, proposta pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que também é membro do Conselho de Turismo do Recife, para discutir a retomada de eventos sociais, bem como apresentações de músicos e artistas.  


“Retomar o setor cumprindo todos os protocolos é devolver a dignidade destes profissionais que estão sem trabalhar há mais de um ano. As casas de recepções devem se equiparar aos bares e restaurantes, cumprindo os mesmos protocolos de capacidade de pessoas e horários reduzidos. Os nossos artistas e músicos precisam se apresentar nestes locais para terem sua fonte de renda garantida. É lamentável ouvir depoimentos de músicos que estão vendendo seus próprios instrumentos para terem o que comer”, argumentou Marco Aurélio Filho.


Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, na última terça-feira (13), foram aprovados dois requerimentos, também de autoria do vereador, em favor do setor.


O requerimento de número 2433/2021 dirigiu apelo ao governador Paulo Câmara para avaliar, “a fim de que se tenha, de acordo com os atuais protocolos sanitários, o retorno gradual dos eventos sociais ou a equiparação destes, com o funcionamento de bares e restaurantes em período de pandemia”. Já o requerimento de número 2434/2021 dirigiu indicação ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Júlio, para que seja autorizado que os músicos e artistas voltem a tocar em bares e restaurantes, cumprindo o horário de funcionamento destes estabelecimentos e todas as normas sanitárias.


A reunião pública contará com a participação de representantes de eventos sociais, artistas, músicos e representantes de entidades ligadas ao setor, a exemplo do presidente da Fecomércio Bernardo Peixoto. No plenário da Câmara, o vereador Marco Aurélio Filho disparou: “Este poder legislativo não pode fechar os olhos para um setor que gera renda e emprego, isso não é um apelo é uma súplica por estes trabalhadores”.

Eduardo da Fonte propõe priorizar profissionais de limpeza na vacinação contra Covid-19

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 09:42



O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) saiu em defesa dos profissionais de limpeza urbana e solicitou que a categoria fosse incluída na lista de prioridade de vacinação da fase 1 do Plano Nacional de Imunização. A solicitação foi feita pelo parlamentar ao presidente da República (Ofício 95), ao governador de Pernambuco (Ofício 94) e ao prefeito do Recife (Ofício 92).


“Trabalhadores da limpeza são verdadeiros agentes ambientais de saúde pública. São essenciais e não pararam os trabalhos mesmo com o agravamento da pandemia. Precisamos reconhecer o esforço e garantir que o serviço continue sendo prestado com toda segurança”, explica Eduardo da Fonte.


A solicitação do deputado propõe prioridade na imunização aos agentes de limpeza urbana, coletores de lixo domiciliar, trabalhadores de serviços de conservação e limpeza de áreas públicas e varredores de rua.

Praia de Piedade, no Jaboatão, volta a ser palco do nascimento de filhotes de tartaruga-marinha

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 06:53


Foto: Chico Bezerra/PJG


No fim da tarde desta terça-feira (13), 378 filhotes de tartaruga-marinha, da espécie pente, realizaram o percurso da faixa de areia até o mar da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Os filhotes saíram de quatro ninhos que vinham sendo monitorados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.


A orla do município, por ser considerada ponto de reprodução de diversas espécies de tartarugas-marinhas, é alvo de monitoramento intensivo, realizado 24 horas por dia. O ato da soltura é um momento especial, normalmente acompanhado por alunos de escolas das redes pública e privada, mas diante da pandemia do novo coronavírus, o encontro precisou ser suspenso.


De acordo com o Moamas, Jaboatão registra, em média, mais de 30 ninhos de tartarugas-marinhas por ano. O trabalho de proteção desses nascedouros tem garantido a preservação das espécies, ameaçadas de extinção devido, principalmente, à pesca com rede de arrasto, artefato que, ao se enroscar no animal, acaba levando-o a óbito. Por isso a prefeitura tem intensificado as ações educacionais junto à população e, principalmente, à comunidade pesqueira.

Dia do Produtor de Leite do Estado de Pernambuco é comemorado nesta quarta-feira (14)

Publicado por Alberes Xavier em 14/04/2021 às 06:27


Data foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado há um ano, por meio de proposta do deputado estadual licenciado e atual secretário Claudiano Filho


Uma das mais importantes e expressivas do Estado, a cadeia produtiva do leite gera emprego e renda para muitos pernambucanos, garantindo o alimento e seus derivados na mesa das famílias. Os produtores rurais têm um papel relevante nesse processo e, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela categoria, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho, apresentou proposta há um ano para inclusão do Dia do Produtor de Leite do Estado de Pernambuco no calendário oficial de eventos comemorativos do Estado. A data foi instituída no artigo 88 – B da Lei 16.241.


O personagem símbolo da data é o produtor José Amaro, que iniciou a atividade em 1947 em Garanhuns, sendo um dos ruralistas mais respeitados de Pernambuco. Trabalhou até os 95 anos, falecendo meses depois. Como José Amaro, muitos outros produtores iniciaram cedo na profissão e seguem com o ofício passando para as próximas gerações, como o senhor Ubiraci Pacheco Vaz, conhecido como Bi Vaz, do município de Pedra, no Agreste. Aos 82 anos, seu Bi Vaz trabalha na ordenha manual desde os 20 anos, com a ajuda da família. “Precisamos ser valorizados porque levamos alimento à mesa das pessoas e isso também gera emprego. Por isso, é muito importante termos essa data para comemorar”, afirmou. 


Dos cinco filhos, quatro seguiram os mesmos passos do pai, ajudando nos cuidados com a fazenda. Assim surgiu o laticínio Ubivelessa, administrado por Ubiracy Sarmento Vaz, filho de Bi Vaz. No local, são produzidos e comercializados queijo coalho, bebidas lácteas, queijo desidratado, queijo manteiga e manteiga de garrafa, com distribuição para a região Nordeste, além de outros estados. “É uma profissão auto-sustentável, que está no nosso sangue. Vem desde os meus avós, e pretendemos manter vivo para as próximas gerações”, comentou Ubiracy. 


Claudiano Filho é um dos maiores defensores da categoria em Pernambuco, tendo coordenado a Frente Parlamentar instalada para combater medidas contrárias aos interesses do setor. “Estamos juntos dos produtores na luta pela defesa dos direitos e interesses da categoria, que é sofrida e já enfrentou muitas dificuldades, incluindo longos períodos de estiagem. Por isso, a data é um reconhecimento ao trabalho de todos”, afirmou Claudiano Martins.


Pernambuco ocupa o segundo lugar no ranking de maior produtor de leite da Região Nordeste, com números expressivos que mostram a força dessa cadeia produtiva: atualmente são 60 mil produtores, responsáveis pela produção de aproximadamente 2.3 milhões de litros de leite por dia.   


Um total de 27 municípios pernambucanos integram a bacia leiteira, em sua maioria no Agreste Meridional e do Sertão do Araripe, onde são produzidos queijo coalho, queijo manteiga, queijo mussarela, manteiga e doce de leite. Hoje, o rebanho bovino é de 2,1 milhões, com 67 estabelecimentos lácteos registrados, sendo uma granja leiteira, nove usinas de beneficiamento de leite, 15 fábricas de laticínios e 42 queijarias artesanais, além de outras 74 queijarias artesanais em processo de formalização.


São números que mostram a vocação do Estado para a exploração da pecuária leiteira bovina. Outra característica a ser destacada é que, em sua grande maioria, a pecuária leiteira é conduzida por produtores de base familiar, sendo, portanto, uma das atividades sócioeconômicas mais importantes de Pernambuco.


LEITE DE TODOS - A Secretaria de Desenvolvimento Agrário executa o Programa Leite de Todos, que atende 183 municípios pernambucanos através de cinco cooperativas e duas associações de produtores de leite. São adquiridos leite dos 3 mil produtores do Pronaf, que possuem uma produção de até 35 litros/dia/vaca e cabra. A distribuição é feita para crianças, gestantes e nutrizes de comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão.

Campanha incentiva adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 22:06


Ação é direcionada aos estados, municípios e ao Distrito Federal


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) iniciou, nesta terça-feira (13), a campanha nacional de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O objetivo da divulgação, segundo a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que gerencia o sistema, é estimular a estados e municípios a aderirem à política pública.


“Todo mundo junto enfrentando o racismo, o preconceito e a discriminação. O Sinapir é um instrumento poderoso para isso”, esclarece a titular do MMFDH, Damares Alves.


Além de um vídeo institucional, a campanha conta também com uma série com quatro posts para as redes sociais respondendo dúvidas sobre o que é, como aderir, quais os benefícios e quem pode fazer parte do Sinapir.


“A secretaria tem o olhar voltado para o futuro, porém, essa construção depende diretamente do que estamos realizando no presente. Por isso, precisamos marcar um tempo de conquistas ofertadas a todos”, afirma o secretário, Paulo Roberto.


O que é o Sinapir?


O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. Saiba mais.


Os estados e municípios que aderem ao Sinapir podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, já fazem parte do sistema 22 estados, o Distrito Federal e 91 municípios.


Os participantes podem ainda concorrer a bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.


“Vivemos em um país multicores e de proporções continentais, que em suas mais diversas culturas, hábitos e costumes, tem no seu povo a maior riqueza. O que importa de verdade a promover a igualdade tendo como base a equidade, pois assim todos estarão em um lugar de igualdade na largada possibilitando a chegada ao pódio e a valorização de cada uma de suas próprias conquistas”, destaca o coordenador-geral de Gestão do Sinapir, Helbert Pitorra.

Ipojuca inicia vacinação de Guardas Municipais e amplia imunização para idosos a partir de 64 anos

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 22:03



A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta terça-feira (13), a vacinação contra COVID-19 para parte do efetivo da Guarda Municipal. A ação de antecipar a imunização dos profissionais de segurança pública foi autorizada no último dia 31 de março pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), após solicitação de representantes de classe da área de segurança pública. Neste primeiro dia, respeitando a idade e comorbidades dos servidores informadas pelo departamento pessoal da GM, e o quantitativo de doses disponíveis, foram vacinados mais de 30 profissionais da instituição.    


“É de suma importância a vacinação dos guardas municipais, pois eles estão desde o início da pandemia trabalhando no cumprimento dos decretos municipais e estaduais de adoção das medidas sanitárias e de isolamento social. Uma categoria fundamental que está mais exposta, mesmo se tomando todos os cuidados necessários”, destacou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais. Para o GM Heleno Alves Leite, 53 anos, que atua na unidade de apoio ao turista, “a vacina representa uma esperança de que possamos vencer tudo isso. Graças a Deus estou tomando a minha primeira dose, pois de fato somos uma categoria que está nas ruas diariamente e sempre em contato com as pessoas“, disse o profissional. 


Ampliação imunização idosos - Também nesta terça (13), a Secretaria de Saúde do Ipojuca ampliou a imunização do grupo prioritário dos idosos, abrindo o agendamento para pessoas com mais de 64 anos. O esquema de vacinação segue o mesmo, sendo necessário marcar a ida até o local definido pelo município. A marcação pode ser feita através do site (www.vacinaipojuca.com.br), pelo aplicativo Vacina Ipojuca ou pelo Tele Vacina Ipojuca (81) 99113-5066, que funciona de sexta a sexta das 8h às 16h. No dia da vacina, o cidadão deve levar um documento de identificação, carteira do SUS e comprovante de residência.

Governo do Estado investe na construção de três novos parques

Publicado por Alberes Xavier em 13/04/2021 às 22:01



A um investimento de quase R$ 17 milhões, Belo Jardim, Bezerros e Escada serão os próximos a receberem o projeto Janelas para o Rio. Edital para contratação das obras foi publicado no dia 9 de abril


O Governo de Pernambuco tem atuado com foco no desenvolvimento de ações socioambientais. Nesse sentido, foi lançado no último dia 09 de abril o edital para contratação das obras de três novos parques lineares Janelas para o Rio, que beneficiarão os municípios de Belo Jardim, Bezerros e Escada. A iniciativa está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e conta com investimento de aproximadamente R$ 17 milhões.  


O intuito é proteger as margens do rio Ipojuca e, além disso, garantir mais um espaço de convivência para a população. O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca - PSA Ipojuca. No momento, estão em andamento as obras dos parques de Caruaru, Gravatá e São Caetano.


Em Belo Jardim, o equipamento será implantado em uma área urbana do município já utilizada pela população, conhecida como Parque do Bambu. O espaço conta com 3,6 hectares, onde 2,83 hectares são voltados para o Setor de Equipamentos e Lazer e o restante destinado ao Setor de Preservação Ambiental. O investimento é de R$ 4,5 milhões. Já em Bezerros, o parque será construído na zona urbana, no bairro de Santo Amaro, na margem direita do rio Ipojuca. A área total será de 1,95 hectares, sendo 1,06 hectares exclusivos para equipamentos e lazer e 0,88 ha para o setor de preservação ambiental. O aporte é de quase R$ 5 milhões. 


No município de Escada, o local destinado para a implantação do Janelas para o Rio está localizado na zona urbana, na área conhecida como Parque do Atalaia, no bairro de mesmo nome. Serão 10,48 hectares, sendo pouco mais de seis hectares voltados para Lazer e cerca de quatro hectares para o setor de preservação ambiental. Serão investidos cerca de R$ 7,5 milhões na construção do equipamento. 


O prazo para a execução dos três parques é de sete meses a partir da assinatura da ordem de serviço e a fiscalização das obras ficará por conta da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos. Todos os parques contarão com passeios (calçadas), arborização e vegetação paisagística, pista de cooper, quadras esportivas, playgrounds, portaria, administração, quiosque, sanitários e bloco destinado à educação ambiental, área de reflorestamento, central de resíduos, mobiliário urbano, sinalização e iluminação pública.


A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destaca que o Governo vem investindo cerca de R$1,5 bilhão na revitalização da bacia do rio Ipojuca através de ações esgotamento sanitário em municípios como Tacaimbó, Gravatá, Belo Jardim, Sanharó, Caruaru, Bezerros, Escada, entre outros, além da construção dos parques lineares. “O Janelas para o Rio consiste em um conjunto de intervenções previstas nos planos hidroambientais das bacias dos rios Capibaribe e Ipojuca, desenvolvidos com o intuito de proteger as margens do rio de usos indevidos e ocupações irregulares, a partir da valorização do espaço público com o incentivo ao lazer contemplativo, recreação, prática de atividades físicas, por exemplo,” completa.


Os detalhes sobre o certame podem ser obtidos junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) pelo site (servicos.compesa.com.br) ou pessoalmente na Avenida Cruz Cabugá, nº 1387 (acesso pela Avenida Dr.Jayme da Fonte, S/N, Nova Sede, 1º andar), Santo Amaro, Recife.


EM CONSTRUÇÃO – O primeiro Janelas para o Rio de Pernambuco começou a ser erguido na cidade de Caruaru, no terreno da Escola Municipal Altair Nunes Porto, no bairro do Cedro. O equipamento é, atualmente, o maior em construção no Estado com mais de seis hectares, onde três são voltadas para área de reflorestamento. Atualmente, as obras se encontram com o percentual de quase 40% de execução. O segundo é o de São Caetano, no loteamento São José, em uma área entre o rio e a BR-232, com aproximadamente 2,71 hectares. Com 51,57% dos serviços já concluídos, as obras deste parque linear devem ser entregues a população em julho. Já o de Gravatá, com mais de um hectare, começou a ganhar forma em agosto de 2020, em área adjacente ao antigo Matadouro Público Municipal, no bairro do Jucá. Dentre as ações previstas para a área, foram executados 48,52% dos serviços programados e a previsão de conclusão dos trabalhos é maio deste ano. O investimento total na construção dos três equipamentos soma R$ 15 milhões.