Cerimônia festiva também marcou o início do período de moagem da safra 2021/2022

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 17:09



O governador Paulo Câmara foi homenageado, na manhã desta segunda-feira (20.09), durante cerimônia comemorativa dos 130 anos de funcionamento da Usina Cucaú, localizada no município de Rio Formoso, na Mata Sul do Estado. O governador foi agraciado com uma medalha e diploma referentes à celebração, no evento que reuniu representantes do setor político, empresarial e jurídico e também marcou o início do período de moagem de cana da safra 2021/2022.


“A Usina Cucaú tem cumprido um papel muito importante. São 130 anos de atividade, sempre se adaptando aos novos tempos e ajudando a gerar emprego e renda na região, sobretudo em um momento tão difícil que passa o nosso País. Estaremos sempre atentos, conversando e verificando parcerias possíveis de serem feitas com o setor para avançar, melhorar e garantir cada vez mais condições de a indústria sucroenergética criar inovações que protejam principalmente o meio ambiente”, destacou Paulo Câmara.


Em seu discurso, o presidente da Usina Cucaú, Eduardo de Queiroz Monteiro, ressaltou o caráter emblemático da data. “Estamos celebrando o aniversário de uma empresa secular. Ao longo de 130 anos, ela nunca teve seu processo industrial interrompido, e já se prepara pra moer de novo”, afirmou.


Estiveram presentes à cerimônia os secretários estaduais José Neto (Casa Civil) e Décio Padilha (Fazenda); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas; o prefeito do Recife, João Campos; além do senador Fernando Bezerra Coelho e deputados federais e estaduais.


HISTÓRIA – Erguida nas terras de um antigo engenho, em 1981, a Usina Cucaú ganhou impulso em 1943, quando o empresário Armando de Queiroz Monteiro adquiriu a empresa. A partir de 2000, o controle acionário passou ao empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, e a usina se modernizou ainda mais, expandindo sua produção, gerando empregos e criando projetos e ações que valorizam a preservação ambiental e o desenvolvimento social.


Foto: Aluisio Moreira/SEI

TIAGO PONTES CUMPRE LONGA AGENDA NO PARANÁ

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 15:45



O Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes, esteve no Paraná para uma série de compromissos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Foz do Iguaçu. Entre os dias 15 e 17 deste mês esteve em visita técnica às instalações da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Receita Federal na Ponte da Amizade, também conheceu as instalações do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e se reuniu com lideranças da Agência, do Parque tecnológico e da Prefeitura de Foz.


A visita teve como objetivo conhecer os projetos que contemplam a região com tecnologia e planejamento urbano para reinventar o município de Foz do Iguaçu como uma Cidade Inteligente. Começando pelo Programa de Cidades Inteligentes da ABDI, que instalou luminárias com câmeras de vigilância para reconhecimento facial, placas veiculares e rede de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. E passando pelo PTI e seus laboratórios de inteligência e inovação, também seus centros de pesquisa.


Para Tiago Pontes é importante acompanhar esse trabalho feito no Paraná para o avanço de outras cidades brasileiras na direção do desenvolvimento aliado à tecnologia. Foz do Iguaçu é uma cidade pioneira no uso de artefatos digitais em ambiente urbano, promovendo serviços de segurança pública com inteligência artificial para a população.

Ao lado de Keko do Armazém, Eduardo da Fonte acompanha inauguração do Centro de Educação Infantil no Cabo do Santo Agostinho

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 14:28



O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), ao lado do prefeito Keko do Armazém, participou nesta segunda-feira (20) da inauguração do Centro de Educação Infantil Professora Sueli Mesquita (CEI), no Cabo de Santo Agostinho. A unidade educacional, localizada no bairro Vila Claudete, conta com oito salas, duas turmas integrais, duas salas para berçário e tem capacidade para atender 250 alunos, de dois a cinco anos de idade. 


“A gente fica muito feliz em voltar ao Cabo, em poucos dias, para presenciar novas entregas importantes como essa. Isso é resultado de muito trabalho de Keko e de toda a sua equipe. Investimentos na educação refletem, sobretudo, no futuro das crianças cabenses”, destacou Eduardo da Fonte.


Durante o evento no município, Eduardo visitou a Associação das Mulheres em Ação - AMA. O parlamentar também anunciou novos investimentos para a cidade, como emendas no valor de 15 milhões de reais para a saúde, educação e infraestrutura.

Danilo Cabral destaca legado de Paulo Freire em homenagem ao seu centenário

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 13:34



A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (20), o seminário “100 anos de Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira”, em homenagem ao centenário do grande educador. Na abertura, as obras e a vida de Paulo Freire foram lembradas e celebradas pelos presentes. O líder do PSB na Câmara e um dos proponentes da homenagem, deputado Danilo Cabral, afirmou que o legado de Paulo Freire permanecerá para a eternidade. “Não apenas seu inquestionável legado acadêmico, mas sua práxis como educador e sua militância para transformação da sociedade, que seguem inspirando a todos que lutam por uma sociedade justa e democrática.” 


De acordo com o socialista, a proposta de associar o aprendizado da escrita e da leitura pelos mais pobres à conscientização de suas condições de submissão e passividade diante do mundo, foi marca do processo educativo preconizado por Paulo Freire, com o desenvolvimento da consciência crítica do educando, de forma que se reconheça como sujeito participando de sua história. “Freire defendia a educação como um processo dialético, em que educador e educando, a partir de suas experiências, aprendem conjuntamente e a partir disso produzem novos conhecimentos. Em um país que a educação ainda é profundamente desigual e formadora de privilégio, forjar uma educação pública democrática, que forme um pensamento crítico e sujeitos conscientes é uma necessidade premente,” acrescentou. 


Para Danilo Cabral, Paulo Freire segue vivo e atual como nunca, em uma conjuntura marcada pela intolerância, por ameaças à democracia e por ataques aos direitos dos trabalhadores e o aumento da pobreza. “É necessário reafirmar sua obra. Não é à toa a obsessão da ultra direita, encarnada pelo bolsonarismo, contra Paulo Freire. Ele representa justamente a antítese da máquina desumana, ignorante e autoritária que está no poder”, disse.


O evento acontece conjuntamente entre as comissões de Educação, de Cultura, de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias. Após a abertura, o seminário terá três mesas de debate. A primeira, mediada pelo deputado Danilo Cabral, trata do testemunho de educador e gestor. A segunda, mediada pela deputada Lídice da Mata (PSB-NA), será sobre Paulo Freire Educador. A última mesa de debates, mediada pela deputada Marília Arraes (PT-PE) falará sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire.


Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Wedson Galindo denuncia que gestão de Orlando Jorge em Limoeiro encontra-se “muito deficitária”

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 12:45



O chefe de Gabinete do senador Humberto Costa, Wedson Galindo (PT), assegura que a gestão do prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), “encontra-se muito deficitária”. Wedson denunciou ao Blog do Alberes Xavier  que está havendo perseguição as pessoas que não votaram no prefeito nas últimas eleições. Segundo Galindo, a população está decepcionada. “Orlando não vêm correspondendo ao que foi prometido no período de campanha, principalmente na área de saúde”, disse.


Candidato em 2022: após uma série de visitas realizadas pelo interior, Galindo acredita no crescimento representativo do Partido dos Trabalhadores nas eleições do próximo ano. Está sendo realizado um trabalho voltado, principalmente aos jovens, para mostrar as ações e contribuições ocorridas através do partido pela melhoria da sociedade. Wedson declarou ainda que nutre uma atenção especial pela região do Polo de Confecção do Agreste, e não descarta a possibilidade de concorrer a uma vaga como deputado estadual nas eleições de 2022.

UNICEF e parceiros lançam canal de ajuda virtual em saúde mental

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 12:38



Iniciativa “Pode Falar” é voltada a adolescentes e jovens, com um canal de diálogo via internet, e funciona de forma anônima e gratuita. Lançamento acontece em live em parceria com o TikTok

    

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança um novo canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O Pode Falar foi criado em parceria com diversas organizações da sociedade civil e empresas com expertise na área, e funciona de forma anônima e gratuita por meio de um chatbot que pode ser acessado no site podefalar.org.br.

     

No Brasil, em enquete realizada em setembro de 2020, com adolescentes principalmente entre 15 e 19 anos, o UNICEF constatou que 72% dos respondentes sentiu necessidade de pedir ajuda em relação ao bem-estar físico e mental durante a quarentena. Entretanto, 41% não recorreu a ninguém. Além disso, 46% disse que estava mais pessimista do que antes da pandemia, e 80% disse haver tido sentimentos negativos nos últimos dias, como depressão, ansiedade e preocupação. "Conforme a pandemia entra em seu segundo ano, a internet e a tecnologia continuarão a desempenhar um papel fundamental na vida de meninas e meninos. O Pode Falar surge como um espaço em que adolescentes e jovens podem informar sua demanda, de forma anônima, passar por uma triagem automatizada e ter uma resposta imediata, a depender da complexidade de sua questão, com indicação de materiais de apoio, informações e serviços", explica Gabriela Mora.

  

A iniciativa está dividida em três sessões principais. Na primeira sessão, “Quero me cuidar”, os usuários que acessarem o canal poderão receber vídeos, guias e manuais com orientação para o autocuidado. A segunda sessão, “Quero me inspirar”, permite participar de um processo colaborativo entre pares de dicas sobre como ficar bem; na terceira, “Quero falar”, adolescentes podem receber atendimento humano de escuta qualificada, oferecido por organizações parceiras. O atendimento de escuta individual funciona em regime de plantão, em um processo simplificado de encaminhamento, conectado com as plataformas da instituição parceira responsável pelo atendimento. Para utilizar a ferramenta é necessário acessar o site podefalar.org.br e clicar em “Começar a falar.” O Pode falar foi idealizado pelo UNICEF e implementado em parceria com Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec), Instituto Vita Alere, Instituto Syntese, Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro de Valorização da Vida (CVV), Programa Vidas Preservadas, Ministério Público do Estado do Ceará, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), além de contar com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da SaferNet. O sistema foi desenvolvido pela Ilhasoft e a identidade visual é da Agência Nativa.

   

Sobre TikTok - O TikTok é o destino líder para vídeos móveis de formato curto. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.  Acesse www.tiktok.com.

Nova lei de Alessandra Vieira cria Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 12:00


 

O Diário Oficial desta sexta-feira, 17 de setembro, traz a publicação da Lei 17.394/2021, de autoria da deputada Alessandra Vieira (PSDB), que institui o Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco. A matéria estabelece a coleta e análise de dados sobre feminicídios e a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem as sobreviventes e familiares. A nova lei já está em vigor.

 

“Anualmente um relatório será publicado, e, a partir dos indicadores, devem ser realizadas ações de políticas públicas com vistas na prevenção do feminicídio no estado. Essa é uma conquista de todas as pernambucanas”, ressalta a parlamentar. O programa prevê o trabalho conjunto de todos os poderes e órgãos de Segurança Pública, Saúde, Assistência Social e Justiça, incluindo a Defensoria Pública e o Ministério Público.

 

Alessandra Vieira integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e é presidente do PSDB Mulher/PE, secretariado responsável por fomentar mais espaços na política para o público feminino.

 

ATENDIMENTO - Também partiu do mandato da tucana, a Lei 17.376/2021, já em vigor, que obriga o atendimento, no pavimento térreo de prédios públicos ou privados, de idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção, quando não existir elevador para acesso a pavimentos superiores.

Jornalista Elielson Lima é o novo comentarista político da CBN Recife

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 11:43



O jornalista Elielson Lima passar integrar a programação da CBN Recife 105.7 FM com o quadro Cena Política. O boletim político vai ao ar segunda, quarta e sexta às 6h40. Você acompanha também pelas redes sociais da CBN. A estreia do quadro foi nesta segunda-feira (20).


“É uma alegria pra mim fazer parte desse time de profissionais. Vamos trabalhar para levar os bastidores da política pernambucana em primeira mão”, disse Elielson Lima. Formado em Jornalismo pela UniNassau com MBA pela UPE em Administração comanda o Blog do Elielson há 7 anos.

Comissão da Câmara aprova projeto de Eduardo da Fonte que libera uso de spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 10:49



A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o PL 632/2019 que libera a comercialização para civis de spray de pimenta como item não letal de defesa pessoal. O autor do projeto, deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), celebrou o avanço da proposta, que tramita no Congresso Nacional, e destaca que o PL foi pensado especialmente para dar mais segurança para as mulheres.


“Precisamos pensar em alternativas para aumentar a segurança de toda a população, especialmente das mulheres, que estão mais sujeitas a abusos e crimes como, por exemplo, estupro. Nosso trabalho, que envolve a compra de viaturas e equipamentos para órgãos de segurança pública, tem se destacado. Nosso objetivo é dar a policiais e guardas civis melhores condições de enfrentamento ao crime e proteger a sociedade”, afirmou Eduardo da Fonte.


O texto prevê a comercialização do spray de pimenta para civis em recipiente de até 50ml e traz especificações para aquisição do produto. É necessário ter mais de 18 anos e receber autorização do órgão de segurança pública para o uso e porte. Mulheres a partir de 15 anos podem adquirir o spray desde que autorizadas pelo responsável familiar.

DELEGADA GLEIDE ÂNGELO CONQUISTA NOVAS DELEGACIAS DE PROTEÇÃO À MULHER

Publicado por Alberes Xavier em 20/09/2021 às 10:14



Unidades serão instaladas na Região Metropolita, Mata Sul e Sertão do estado e entregues à população até o final do ano


A deputada Delegada Gleide Ângelo conseguiu mais uma importante conquista no enfrentamento à violência doméstica e familiar em Pernambuco. Após intensa articulação política junto ao governador Paulo Câmara, o Secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e com a Secretária da Mulher do Estado, Ana Elisa Sobreira, foi confirmada a instalação de novas unidades policiais nos municípios de Olinda, Palmares, Arcoverde e Salgueiro – sendo esta última criada desde 2008, por meio da lei Nº 13.457, porém jamais implantada até a presente data.


A escolha das cidades se deu a partir de critérios como a quantidade de registros policiais de crimes praticados contra as mulheres, especialmente os decorrentes de violência doméstica e familiar, além de casos de feminicídio e estupro, assim como o quantitativo de medidas protetivas de urgência de solicitadas. Desta maneira, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, Olinda e Arcoverde figuram entre as 10 cidades com maior número de registros de violência doméstica e familiar em 2020, com mais de 2.600 casos. Já a cidade de Palmares lidera quando o recorte se reduz à mata sul pernambucana.


“_Foram muitas reuniões, mas os números traduzem a necessidade e comprovam a urgência na criação desse primeiro grupo de novas Delegacias de Atendimento à Mulher, que estará em funcionamento até o final do ano. Outras regiões também serão contempladas com outras unidades, mas, enquanto isso, conseguimos a criação de núcleos que também vão beneficiar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar_”, explica. A parlamentar se refere à implantação dos Núcleos de Atendimento à Mulher em todas as delegacias do estado. Serão espaços instalados dentro das delegacias distritais e formados por uma equipe técnica multidisciplinar e especializada no atendimento específico às mulheres vítimas de violência. “_Aproximar o equipamento público e especializado da população é mais um degrau para que todas as pernambucanas possam contar com o atendimento apropriado_”, conclui.