Ex-prefeito de Barra de Guabiraba declara apoio a Miguel Coelho

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 15:16



Nome histórico da política de Barra de Guabiraba, o ex-prefeito Bebeto se reuniu, nesta quinta (26), no Recife, com o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil). O encontro teve por objetivo a oficialização do apoio ao projeto de Miguel para a mudança no Governo de Pernambuco. 


Bebeto foi prefeito de Barra de Guabiraba por três mandatos e tem grande influência na política da região. O ex-prefeito disse que trará todo seu grupo político para fortalecer a oposição com Miguel. “Vamos trabalhar para mudar a realidade de Pernambuco e de nosso povo de Barra de Guabiraba. Miguel é o melhor nome na oposição. Tenho certeza que, depois que nossa população conhecer tudo o que ele fez por Petrolina, vai querer o mesmo para nosso estado”, disse o ex-prefeito após o encontro.

Marília participa de encontro no Porto Digital e com representantes da CDL nesta quinta-feira

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 15:10



A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou de uma série de atividades na manhã desta quinta-feira (26). No início do dia, Marília fez uma visita ao Porto Digital, onde participou de uma reunião com Pierre Lucena, presidente da instituição. Em seguida, a pré-candidata participou de um encontro com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e uma série de empresários do Recife, Olinda e Paulista.


No Porto Digital, Marília esteve com Maria Arraes, pré-candidata a deputada federal, e ouviu de Pierre Lucena algumas sugestões para a construção do seu programa de governo. "O Porto Digital é um importante polo de tecnologia do nosso estado. Um governo capaz de aliar boas ideias com esse instrumento de desenvolvimento que temos em Pernambuco será capaz de transformar a realidade da nossa população", afirma Marília.


No encontro com os representantes da CDL, Marília esteve ao lado do prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, e do pré-candidato a deputado estadual, Jorge Carreiro. 


"Cerca de 70% dos empregos são gerados pelo setor de comércio e serviços. A partir do momento que o governo dá condições para quem faz o comércio, nós geramos renda e fortalecemos a economia. Essa será a nossa lógica para o futuro Governo do Estado", ressalta a pré-candidata.

Marqueteiro de Boulos vem a PE fazer imersão com as JUNTAS sobre reeleição

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 14:30



Kátia Cunha, Joelma Carla e Jô Cavalcanti, que compõem a mandata coletiva das JUNTAS na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), recebem, junto à sua equipe, o marqueteiro Gabriel Gallindo, conhecido como Gallo. O profissional chegou em Recife, na última terça-feira (24), para trabalhar na campanha de reeleição das co-deputadas.


Como mandata coletiva inédita na ALEPE, as JUNTAS entendem esse momento como um reencontro. "Nenhuma de nós tínhamos antes ocupado a política institucional. Encontramos diversos desafios, enfrentamos distintas violências e começamos a transformar de fato a Assembleia Legislativa como a Casa do Povo a partir da participação popular, da luta antirracista, antilgbtfóbica e feminista, disse a codeputada Joelma Carla."


Nos encontros com a equipe das Juntas, Gallo buscou fortalecer as potencialidades da mandata coletiva e afinar estratégias necessárias à disputa eleitoral. Reconhecido por trabalhos no cinema e na publicidade, Gallo ganhou destaque no meio político com a elaboração da campanha de Boulos à prefeitura de São Paulo, em 2020.


"A nossa intenção com a reeleição é dar continuidade ao compromisso que assumimos com os movimentos populares e com todas as sujeitas sociais'', disse Jô Cavalcanti.


Companheiros não só do PSOL, mas de tendência interna da Revolução Solidária, Boulos sempre se colocou à disposição da mandata coletiva das JUNTAS, inclusive contribuindo para viabilizar a campanha de 2018.


"Nós quebramos paradigmas quando entramos na Casa Legislativa Estadual como codeputadas estaduais. Estamos ampliando e seremos mais também em 2024, interiorizando as nossas lutas e as pautas urgentes para o povo de Pernambuco", finalizou Kátia Cunha.

Município de Timbaúba comemora as fortes chuvas na região

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 14:12


Não foi registrado nenhum ponto de alagamento, deslizamento de barreiras em áreas de risco e transtornos causados à população.


Os moradores da cidade de Timbaúba, Mata Norte do Estado, comemoram o grande volume de chuvas registrado na região. Entre os dias 24 e 25 de maio, o índice pluviométrico foi de 122 milímetros. A Defesa Civil, que está à disposição dos timbaubenses 24h, não recebeu notificações de alagamentos no centro, deslizamentos de barreiras nos morros e demais áreas de risco.


Na cidade, a limpeza realizada no rio Capibaribe Mirim e riacho Marias Pretas, afluentes que cortam a cidade, resultou que a água siga seu curso natural e evite maiores transtornos à população que vive às margens do rio. 


O motivo do prefeito Marinaldo Rosendo (PP) festejar as fortes chuvas na Zona Rural e Urbana, é que os moradores dos sítios e distritos serão contemplados com o aumento do volume de água nos barreiros, açudes e lagoas das comunidades rurais.


Apesar do alerta emitido pelos órgãos de monitoramento estaduais, a população Timbaúba não sofreu com as fortes chuvas, graças ao excelente serviço prestado pela prefeitura.


O açude no sítio Macacos, construído na gestão do prefeito Marinaldo Rosendo, está beneficiando mais de 50 famílias. Já a lagoa, localizada no sítio Gravatá, foi ampliada e se tornou um grande açude que contempla cerca de 50 famílias. Em Jurema de Cima, a limpeza e ampliação do açude beneficia em média 45 famílias de produtores da agricultura familiar, que dependem, diretamente, desse reservatório de água.

Álvaro Porto pede liberação urgente de recursos para comerciantes do Mercado de Camaragibe

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 12:37



Os prejuízos decorrentes do incêndio que atingiu o Mercado Público de Camaragibe na madrugada desta quarta-feira (25.05), levaram o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) a encaminhar, nesta quinta-feira (26.05), apelo veemente ao Governo do Estado para que sejam liberados, com urgência, recursos para os permissionários do espaço e para a reconstrução do prédio. 


De acordo com o deputado, é da venda dos seus produtos que os mais 200 comerciantes prejudicados com o

incêndio retiram o seu sustento de suas famílias, o que exige uma intervenção rápida do Estado. “Não podemos deixar os comerciantes desamparados nesse momento. É necessário uma ação imediata para que eles não sejam ainda mais penalizados diante de tal fatalidade que destruiu o espaço de trabalho e sustento”, afirma. 


Porto defende também que os esforços para a reconstrução do espaço sejam intensificados, garantindo o restabelecimento do comércio, uma vez que se trata de uma importante atividade econômica e social para o municio de Camaragibe, não podendo, portanto, parar.


“Não é novidade para ninguém que o Mercado de Camaragibe é um importante espaço de comércio local e estadual, com evidente potencial cultural, econômico e democrático. Considerando a gravidade, urgência e a situação precária, apela-se ao Governo do Estado de Pernambuco para que os recursos cheguem imediatamente aos comerciantes e que seja feita com mais brevidade possível a retomada das suas atividades”, enfatiza.


A indicação com o apelo foi protocolada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e encaminhada ao governador Paulo Câmara (PSB). No documento, o deputado solicita que o conteúdo da proposição seja informado à prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz (Republicanos), ao vereador Toninho (Antonio Oliveira, do PP) e aos demais vereadores do município.

Marcos Vilar fez presença no Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 10:57



O litoral sul e a Associação da Indústria Hoteleira de Tamandaré (AIHT) se fez presente n1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, realizado em Petrolina. E o empresário do ramo de turismo de Tamandaré, Marcos Vilar, esteve marcando presença na feira neste último fim de semana. 


Aproveitando o ensejo, também realizou visitas a cidade, políticos e empresários locais, e fazendo reuniões importantes. 


" _Sempre é um prazer vim a Petrolina. Cidade importante no sertão pernambucano e que tem um potencial enorme no nosso estado. Além de ser referência no aspecto qualidade de vida e agronegócio_ ", fala Marcos. 


Na visita a feira, ele destacou a importância do turismo pernambucano, principalmente ao litoral sul do estado. Onde contém praias e cenários belíssimos, como a cidade de Tamandaré: a praia dos Carneiros, Boca da Barra e forte de Santo Inácio de Loyola já são um cartão postal que já é visitado por turistas do Brasil e do mundo inteiro. E pode ser ainda mais explorado pelo turismo local, de pessoas do estado. 


"Atrair novos visitantes para Tamandaré e todo litoral sul é uma missão que temos como empresário e também como homem público. Afinal, precisamos atrair novos investimentos e gerar mais emprego e renda para nosso povo. E o turismo tem o potencial de crescimento que precisamos para alavancar a nossa cidade e o nosso estado", enfatiza Marcos.


O também pré-candidato disputa uma cadeira na Câmara Federal nestas eleições e vem se movimentando bastante nos bastidores. Conversando com várias lideranças da região e ganhando adeptos a sua pré-candidatura. Além da simpatia do povo. Sendo sua primeira eleição que irá participar, Marcos está filiado ao MDB, e teve sua ficha de filiação abonada pelo senador Jarbas Vasconcelos, e pelo presidente estadual, o deputado federal Raul Henry.


"Honro muito está no time do MDB liderado pelo amigo Raul e tendo a história do senador Jarbas Vasconcelos, ao qual tenho uma simpatia pessoal. Estamos prontos e capacitados para participar desse pleito. E não estamos para brincadeira. Tamandaré e o litoral sul tem um representante de peso para disputar a vaga de deputado federal nestas eleições", conclui Marcos Vilar.

Gleide Ângelo apresenta projeto pela saúde mental das mulheres

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 10:53



Até o próximo dia 29, Pernambuco vive a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Depressão Pós-parto, que serve com um alerta e procura conscientizar sobre o cuidado com a saúde mental das mulheres durante o pré e pós-parto e o puerpério - períodos de intensa vulnerabilidade emocional, uma vez que envolvem a chegada de um novo ser humano. Buscando ratificar a importância deste período, a Delegada Gleide Ângelo apresentou o projeto de lei N°3369, que cria a Política de Prevenção à Depressão Pós-parto para Mulheres Gestantes, Parturientes e Puérperas.


A depressão pós-parto é um transtorno de saúde mental que pode ser identificado através de diversos sinais como insônia, perda de apetite, taquicardia, irritabilidade intensa e dificuldade no desenvolvimento de vínculos com o recém-nascido - sintomas que podem perdurar por até mil dias, ou seja, até os dois primeiros anos do bebê. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz, a depressão pós-parto atinge até 25% das mães em todo país, ou seja, uma a cada quatro mães desenvolve o problema.


Assim, a medida apresentada pela Delegada determina que toda e qualquer gestante tenha direito ao acompanhamento terapêutico desde o início do pré-natal, como também após o parto e durante o puerpério. Aquelas mulheres identificadas com sintomas depressivos devem ter encaminhamento imediato e prioritário para tratamento psicológico e psiquiátrico. “A sociedade costuma silenciar o sofrimento das mães e romantizar a maternidade. Precisamos romper esse tabu e encararmos de frente as necessidades e urgências que envolvem a saúde mental das mulheres”, explica a deputada. 

Há risco de escassez de diesel em junho, dizem representantes do setor

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 09:35


Foto: Divulgação


O diesel atingiu o maior valor da série histórica iniciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2004. Na segunda-feira (23/5), o governo anunciou nova troca na presidência da Petrobras – 38 dias depois da última.


Um dos motivos para a mudança na direção da estatal é a recusa de segurar o preço do combustível, que chegou a R$ 6,943 entre 15 e 21 de maio. No último dia 10, o óleo diesel teve aumento de 8,87%. Mesmo assim, ainda há reajustes represados, com o valor do produto distante do registrado no mercado externo.


Representantes do setor preveem que haverá desabastecimento caso não haja sinais de que o preço de mercado será mantido. A crise, inclusive, aconteceria durante o momento de maior exportação de grãos, entre junho e julho, o que poderia agravar a dimensão dos problemas que se avizinham.


César Bergo, coordenador da Pós-Graduação em Mercado Financeiro e Capitais da Faculdade Mackenzie Brasília (FPMB) e presidente do Conselho Regional de Economia da 11ª Região, explica que há duas razões para a possibilidade de escassez. A primeira é o aumento no consumo pós-pandemia, que teve como consequência maior demanda pelo combustível.


Ao mesmo tempo, no entanto, houve alta significativa no preço de combustíveis em escala internacional em função da Guerra na Ucrânia. No Brasil, esse valor pesa, uma vez que 30% do diesel é importado.


“A questão da Petrobras atuar na extração, no refino e na distribuição de combustível no país faz com que ela adote uma política de paridade de preços. Então, o preço internacional sobe e esse preço vai para o mercado interno”, explica Bergo. “A Petrobras está sofrendo uma pressão muito grande para não fazer esses reajustes. Mas, não fazendo, ela não vai conseguir pagar aos importadores o preço exato ou o preço justo do combustível importado.”


Crise é anunciada - O presidente do Sindicato de Combustíveis de Santos (Sindicombustíveis), José Carlos Hernandes, aponta que já havia indícios desde abril de que a crise aconteceria, quando postos começaram a receber carregamentos de diesel menores do que o necessário.


“Por exemplo, o posto pedia 10 mil litros de óleo diesel e recebia cinco. Ou um posto pedia 30 mil litros de óleo diesel, posto de rodovia que vende muito, e recebia 10, 15. Alguns postos, inclusive, ficaram sem óleo diesel”, relata.


Algumas empresas de distribuição de combustíveis, então, importam o produto por um preço acima do praticado pela Petrobras internamente. “Por uma questão de lógica, ninguém vai comprar no exterior mais caro pra vender aqui internamente mais barato com prejuízo, e acontece um desabastecimento”, pontua Hernandes.


“O que é melhor? Ter o produto caro ou não ter o produto? [O que vem aí] Não vai ser uma greve de motoristas. Vai ser falta de produto”, alerta.


Questionada, a Petrobras não comentou. A ANP afirmou à reportagem que “monitora o abastecimento nacional de combustíveis de forma sistemática, por meio do acompanhamento dos fluxos logísticos” e que, “na presente data, o abastecimento com diesel aos consumidores se mantém regular”.


Petroleiros criticam - Dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar ressalta que a ameaça de desabastecimento de diesel no mercado doméstico a menos de cinco meses das eleições presidenciais levou Bolsonaro ao desespero, e é o pano fundo da quarta troca de presidente da Petrobras.


“É mais uma cortina de fumaça criada por Bolsonaro, que não muda ou abandona a política de preço de paridade de importação, a PPI [preço de paridade de importação], porque não quer. O PPI não é lei; é decisão do Executivo. A questão central é que o governo não quer arranjar briga nem com o mercado, nem com os acionistas privados, que, com o atual modelo, têm a garantia de dividendos espetaculares”, assinala Bacelar. (Do Metrópoles)

Coluna da quinta-feira: Raquel Lyra e Miguel Coelho estão condenados a se unir para manter projetos vivos rumo ao Palácio do Campo das Princesas

Publicado por Alberes Xavier em 26/05/2022 às 06:46


Foto: Divulgação 


Os pré-candidatos ao governo do Estado Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), estão condenados (No bom sentido), a caminharem juntos para que os projetos e sonhos dos postulantes ao Palácio dos Campos das Princesas permaneçam vivos. Tanto Raquel, quanto Miguel estão passando por um dilema, não conseguem formalizar chapas competitivas, nem para a majoritária nem para a proporcional e estão estacionados nas pesquisas de intensão de votos. A união entre os dois pode ser o caminho mais adequado e inteligente para a dupla oposicionista permanecer em evidência na política pernambucana. 


Para Raquel Lyra que é do agreste e Miguel Coelho que vem lá do sertão, a conjuntura política que se apresenta estimula os dois a tomarem uma decisão, pois uma provável união envolvendo esses oposicionistas vai engrossar o caldo da corrida eleitoral desse ano e pode formalizar um projeto competitivo para bater de frente com o poderio da Frente Popular, onde o pré-candidato ao governo do Estado Danilo Cabral (PSB), está promovendo o movimento “Virada de Chave”, que está aumentando o volume da pré-campanha, escutando lideranças e levando as propostas socialistas para todo Estado.


Outro fator que a dupla interiorana precisa avaliar é a entrada do prefeito do Recife João Campos (PSB), na coordenadoria da pré-campanha de Lula à Presidência da República, uma forma que o PSB arranjou para estar mais próxima do PT e colher mais frutos com a imagem de Lula, vinculada a de Danilo Cabral. Outro ponto interessante que os oposicionistas não podem deixar de analisar é o crescimento de Anderson Ferreira (PL) e também o fenômeno Marília Arraes (SD), a deputada federal e neta do saudoso Miguel Arraes de Alencar, é uma grande eleitora e até o momento, lidera com folgas as pesquisas de intensão de votos no Estado.


Que essa junção de forças, esse provável envolvimento entre os oposicionistas Miguel Coelho e Raquel Lyra pode ser a saída para os dois nas eleições desse ano, ninguém tem dúvidas, porém, resta saber quem vai abrir para quem? Quem será o cabeça de chapa? E quem será o coadjuvante? São perguntas importantes que podem mostrar quem de fato tem maior poder de articulação e força política, quem diante dos fatos, soube recuar para obter resultados mais plausíveis no futuro, como também, revelar que a dupla, apesar de jovem, são sábios políticos e que perceberam que separados, não vão muito longe.     


Curtinhas


Apelo: o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) fez um apelo a secretaria de saúde e ao governo do Estado. Cleiton pediu para intensificarem o aumento dos leitos estaduais, principalmente os de UTI’s para crianças pernambucanas que estão sofrendo de síndrome respiratória grave. Collins disse também que nesse momento de gravidade, onde essa doença se espalha rapidamente, o ideal seria aumentar os leitos, como também a implantação de um Hospital de Campanha para atender as crianças nesse momento crítico na saúde pública.


Valorização profissional: Nelson de Sebastião (PSB), prefeito de Santa Maria do Cambucá, tem garantido direitos aos professores e feito investimentos na educação do município. O gestor concedeu reajuste de 35% no piso salarial do magistério para o exercício de 2022. Garantiu reajuste de até 20% para os professores que já recebem acima do piso salarial. Os profissionais terão direito aos retroativos a partir de 1° de janeiro deste ano, que estão sendo pagos em parcela única até amanhã dia 27 de maio.


Não está para brincadeira: O prefeito de Taquaritinga do Norte Lero (PSB) não está para brincadeira, entrou de corpo e alma no projeto de Allyson Dias a prefeito da Dália da Serra em 2024. Pensando no governo, política e eleições, Lero foi com o ex-prefeito Evilásio Araújo a Brasília, o ex-gestor está sendo cotado para voltar ao 1º escalão do governo municipal. A intenção de Lero com essa jogada é bem clara, aproveitar a experiência de Evilásio que fez uma boa gestão, tem um legado, é um grande orador e um excelente cabo eleitoral. 

Chamou na grande: O deputado federal Milton Coelho (PSB), presidente da comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática convidou o Ministro das Comunicações Fábio Farias e o bilionário Erlon Musk para prestarem esclarecimentos e informações sobre o eventual uso da rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. Milton está de olhos bem abertos para todos os lances que essa conexão pode gerar de bem ou de mal ao país.


Cancelada: Em virtude das fortes chuvas que caem no Recife e região metropolitana, a agenda que o governador Paulo Câmara faria com Danilo Cabral, pré-candidato ao governo do Estado no agreste foi cancelada. Paulo Câmara estaria nas cidades de Camocim de São Felix, Barra de Guabiraba, Bonito e Sairé para anunciar investimentos, através do Plano Retomada. O intuito dessa agenda também era impulsionar a pré-candidatura de Danilo Cabral. Por causa das chuvas, a agenda teve que ser adiada.

Após acordo do PL, Fernando Rodolfo renunciou à eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Publicado por Alberes Xavier em 25/05/2022 às 20:49



O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou à candidatura á Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.


Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.