Paulo Câmara prestigia a folia dos papangus de Bezerros

Neste domingo, o governador foi recebido pelo anfitrião, o prefeito Breno Borba, e conferiu de perto a animação do carnaval da cidade


O governador Paulo Câmara prestigiou, neste domingo de Carnaval (22.02), a folia dos Papangus de Bezerros, município do Agreste Central de Pernambuco. Ao lado do prefeito, Breno Borba, e de secretários de Estado, Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões e conferiu de perto a animação dos papangus, tradição centenária de Bezerros, sendo o terceiro destino de folia mais procurado de Pernambuco. O governador também visitou os postos das polícias Civil e Militar.


“É muito bom estar em Bezerros mais um ano e ver a alegria das pessoas nas ruas, os papangus desfilando, as fantasias, muita criança e muita família brincando com muita alegria e muita paz, como é tradicional em Pernambuco. A Prefeitura de Bezerros está de parabéns por estar fazendo um grande carnaval. Pernambuco tem mais de 60 municípios com polos e tradições centenárias, mantidas e preservadas. Precisamos valorizar a cultura e fico muito feliz de vir a Bezerros e ver a folia dos Papangus sempre crescendo”, afirmou o governador.


Paulo também vistoriou as delegacias móveis das polícias Militar e Civil, que, junto com a Científica e com o Corpo de Bombeiros, atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação. A festa está sendo monitorada pelo Centro Regional de Comando e Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que promove o videomonitoramento.


O prefeito Breno Borba agradeceu a presença do governador Paulo Câmara no carnaval de Bezerros e o apoio dado, sobretudo, para que a segurança. “O governador reforçou as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Isso foi primordial para que tivéssemos tantas famílias, com crianças e idosos, brincando nas ruas”, disse o gestor, frisando que, neste domingo, o município recebeu mais de 200 mil pessoas. “Ontem, tivemos recorde de público, coisa que não víamos há muitos anos. Então tenho certeza de que até a quarta-feira de cinzas não será diferente”.


Marcelo Conceição, 40 anos, é de Gravatá e, há cinco anos, brinca o Carnaval de Bezerros nos domingos com toda sua família. “Viemos eu, minha esposa, minha filha. É um lugar tranquilo, que dá para a gente passar o dia inteiro. Gostamos muito daqui”, disse.

Raquel Lyra anuncia Gusttavo Lima no São João de Caruaru

De passagem no Carnaval do Recife, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), gravou um vídeo ao lado de Gusttavo Lima. A gestora anunciou, em primeira mão, que o cantor sertanejo será uma das atrações do Maior e Melhor São João do Mundo.


O show acontecerá no dia 24 de Junho, feriado de São João, data mais importante da festa, quando a cidade recebe o maior número de turistas.


Do Blog Cenário

Funcionamento do Hospital Mestre Vitalino no Carnaval

Durante o período de carnaval, que tem início neste sábado (22) e vai até a quarta-feira de cinzas (26), o Hospital Mestre Vitalino funcionará normalmente com todas as escalas de plantão completas.


Por ser regulado, os atendimentos no HMV seguem sendo realizados por meio das transferências da Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apenas o ambulatório da unidade, que é destinado aos pacientes egressos, estará fechado neste período retomando seus atendimentos na quinta (27).


O Hospital Mestre Vitalino fica localizado em Caruaru, na Avenida Amazonas, 175, bairro Universitário, BR 104 – sentido Toritama. (Do Blog do Wagner Gil)

Pernambuco: Aplicativo se torna aliado dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti

Os agentes de endemias de Pernambuco receberam um novo aliado no combate ao Aedes aegypti, é o aplicativo e-visit@pe. A nova tecnologia tem oferecido mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados das ocorrências relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.


A inovação foi desenvolvida por profissionais do Mato Grosso do Sul e cedida para a Secretaria de Saúde de Pernambuco, em trabalhos de campo desde o ano passado. Com essa implantação, os profissionais recebem da Secretaria Estadual um smartphone com GPS, que permite aos gestores municipais e estaduais terem acesso a todas as informações.


Daniela Bandeira, Assessora Técnica da Gerência da Vigilância de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado, conta que todo o trabalho é feito em conjunto com as regionais de saúde espalhadas por Pernambuco e que o e-visit@pe já apresenta resultados “positivos”.


“Esse aplicativo nos informa, em tempo real, todo o trabalho do agente de endemia em campo. Quantos imóveis visitaram, o que estão fazendo e se encontraram focos.”


Atualmente, há cerca de 3,8 mil agentes de endemia espalhados por Pernambuco e mais de 1,1 mil profissionais de 87 municípios já utilizam o aplicativo para organizarem suas atividades em tempo real. Para Daniela Bandeira, a cooperação dos moradores é fundamental para a eficácia do trabalho de combate ao vetor nas residências.


“Pedimos que a população receba bem o agente de endemias, que o acompanhe durante suas atividades, quando estiverem dentro de suas residências e escutem o que eles têm a falar e a orientar.”


Pernambuco está entre os 11 estados brasileiros que podem ter surto de dengue este ano, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, o estado confirmou mais 20 mil casos de dengue, 990 de chikungunya e 108 casos de zika. Já em 2020, até a segunda semana de janeiro, foram 14 casos confirmados de dengue e 1 de chikungunya.


E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Paulo Câmara exalta tradição e irreverência popular no 43º Desfile do Galo da Madrugada

Governador participou, neste Sábado de Zé Pereira, do maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo

 

Símbolo tradicional da cultura pernambucana, o 43º Desfile do Galo da Madrugada aconteceu, neste sábado de Zé Pereira (22.02), pelas ruas do Centro do Recife. O governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, prestigiou o bloco carnavalesco, que neste ano homenageou mais uma vez a cultura popular com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”. Anteriormente, como de costume, o governador e sua comitiva participaram do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.


“O Galo da Madrugada cada ano nos emociona mais e consolida uma grande festa popular com muita tradição. A diferença do carnaval de Pernambuco é justamente essa participação intensa da população. É uma festa de muita alegria, com fantasias e irreverência”, frisou Paulo Câmara, citando ainda a estreia do maior bloco do mundo no carnaval de São Paulo, na próxima terça-feira.


No início da manhã, o gestor estadual visitou a sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), também no bairro de São José, onde se reuniu com secretários estaduais, comandantes das polícias Militar e Civil e os chefes de todos os órgãos envolvidos com a segurança pública estadual. Em 2020, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo contou com 4.445 profissionais de segurança pública, que atuaram durante o desfile com o compromisso de assegurar a tranquilidade dos foliões.


“O Galo tem um simbolismo muito grande. É um bloco reconhecido nacionalmente como um momento apoteótico do nosso carnaval. Cerca de um milhão de pessoas estão nas ruas atraídas pela alegria e irreverência do povo pernambucano”, declarou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.


O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, afirmou que em 2020 o Galo da Madrugada fez um dos melhores desfiles de sua história e destacou sua importância para a movimentação econômica do município. “Temos muita gente em nossa cidade. Mais de 110 voos extras nos aeroportos e os hotéis lotados. Todos chegando para prestigiar o nosso carnaval e o Galo”, disse.


SEGURANÇA PÚBLICA - Dos servidores empregados na segurança do Galo, 3.147 homens e mulheres foram da Polícia Militar. Eles atuaram em toda a extensão do evento e arredores, a pé e em plataformas de observação. O Corpo de Bombeiros contou com 974 profissionais prontos para atuar no salvamento, resgate, ações de incêndio e atendimento pré-hospitalar. A Polícia Civil disponibilizou 289 policiais, distribuídos nas delegacias, Central de Plantões e nos postos do Juizado do Folião. Além disso, especificamente para o Galo da Madrugada, a Polícia Civil disponibilizou duas Delegacias Móveis para atendimento ao folião, localizadas na Central de Registro de Ocorrência, situada na Rua da Aurora, e na Praça do Diário.

Número de assassinatos durante motim da PM no Ceará chega a 88; batalhões seguem ocupados

Ao menos 15 desses casos ocorreram na Grande Fortaleza, que é patrulhada pelo Exército desde a tarde de sexta-feira. Paralisação chega ao 5º dia.


Duas irmãs foram mortas na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, na noite desta sexta-feira (21). Crime acontece em meio à paralisação de policiais. — Foto: Rafaela Duarte/SVM Duas irmãs foram mortas na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, na noite desta sexta-feira (21). Crime acontece em meio à paralisação de policiais. — Foto: Rafaela Duarte/SVM

Duas irmãs foram mortas na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, na noite desta sexta-feira (21). Crime acontece em meio à paralisação de policiais.


Com mais 37 mortes em um intervalo de 24 horas, sobe para 88 o número de assassinatos durante o motim da Polícia Militar do Ceará, informou o governo do estado. Os dados se referem ao período entre a meia noite de quarta-feira (19) e 23h59 de sexta-feira (21), mas a paralisação dos agentes teve início ainda na noite de terça (18). Esse é o período mais violento registrado em meio à crise na segurança no Ceará. Neste sábado (22), quinto dia de motim, pelo menos sete batalhões na Grande Fortaleza e no interior seguem fechados e com pessoas amotinadas.


Desde terça, homens encapuzados que se identificam como agentes de segurança do Ceará invadiram quarteis e depredaram e esvaziaram pneus de veículos da polícia. Policiais militares reivindicam aumento salarial acima do proposto pelo governador Camilo Santana.


Os números anteriores da Secretaria da Segurança do Ceará (SSPDS), referentes ao período entre 6h de quarta-feira e 6h de sexta-feira, apontavam 51 homicídios.


Segundo um levantamento do G1 com delegacias e policiais que atenderam às ocorrências, 15 das 37 mortes registradas nas últimas 24 horas ocorreram em Fortaleza e na região metropolitana, que estão sendo patrulhadas por tropas do Exército. Agentes da Força Nacional também já estão no estado para conter a crise após o motim de parte dos policiais militares.


Em Fortaleza, no Bairro Montese, duas pessoas armadas foram mortas a tiros quando tentavam assaltar um policial à paisana, em um posto de gasolina, na noite de sexta-feira. O agente estava dentro do carro com a família no momento da abordagem. Os suspeitos ordenaram que os passageiros saíssem do veículo, mas foram atingidos por disparos feitos pelo policial.


Na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, duas irmãs foram mortas na calçada de casa, por dois homens em uma motocicleta, também na noite de sexta-feira. As vítimas tentaram fugir, mas foram perseguidas pelos suspeitos e tombaram sem vida no quintal da residência. (G1 Fortaleza)

Convite!

Marília: “O Carnaval está no Coração do Recife”

A deputada federal Marília Arraes abriu mão do convite para camarote e circulou no meio dos foliões durante o Galo da Madrugada. Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Avenida Sul, Dantas Barreto e Forte das Cinco Pontas foram alguns dos pontos em que Marília aproveitou para conversar e ouvir o apoio das pessoas.

 

“É aqui no chão que a gente percebe porque o Galo é o maior bloco do mundo. Porque essa energia está nas pessoas que estão aqui, que saem dos bairros do Recife e de tantos outros cantos de Pernambuco e do Brasil para brincar em paz. Esse é o carnaval de verdade”, disse Marília.

 

Ela também reforçou que foi convidada e que irá aos eventos de Carnaval em vários bairros do Recife. “Hoje é só o começo. O Carnaval está no Coração do Recife e eu quero estar sempre brincando esse Carnaval”.

Porto do Rio será porta de entrada para 27 mil turistas

Mais de 27 mil turistas chegarão ao Rio de Janeiro pelo porto da cidade para o carnaval. A expectativa é que eles injetem até U$ 8 milhões na economia durante o período.


Só hoje, 3 mil turistas desembarcaram no Rio. Chegarão pelo porto nove transatlânticos, sendo cinco internacionais, um recorde do período. Um dos navios veio da Alemanha, e Sabine, turista, mostrou que tem animação e samba no pé.


"Talvez eu tenha que vir mais para o Brasil para treinar um pouco e depois ir para o sambódromo", contou ela.


Outros turistas disseram que a temperatura estava bem melhor do que na Alemanha, e gostou do calor da cidade. "Está maravilhoso. Na Alemanha, faz 6ºC", disse outro passageiro de um transatlântico internacional.


"O turismo de cruzeiro é um turismo de degustação. O passageiro chega, conhece a cidade, não consegue conhecer a cidade toda, passa dois dias e depois quer conhecer outros modais, ficar na cidade mais tempo", explicou o gerente de operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes.

Convite!