Equipe da prefeitura de Jataúba intensifica coleta de lixo no municípi

Desde que assumiu a prefeitura no dia 01 de janeiro um dos principais problemas enfrentados pela prefeita de Jataúba Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos), foi o lixo acumulado pelas ruas e canais pluviais no município. Dentre outras, essa foi uma das heranças que a antiga gestão do município deixou para a atual administração.


Com muito trabalho e empenho da gestão de meio-ambiente que tem a frente Izael Monteiro (Zainha), o problema vem sendo sanado e toneladas de lixo já foram recolhidos das ruas e canais da cidade pela equipe da prefeitura. “É importante que a população faça sua parte, a prefeitura não medirá esforços para ofertar um serviço de qualidade e uma das nossas metas é manter a cidade limpa, para isso todos precisam fazer a sua parte, e a população pode colaborar muito colocando o lixo nos locais de coleta”, destacou a prefeita do Município.

Prefeitura do Recife une forças com Governo de Pernambuco e envia 200 concentradores de oxigênio para Manaus

Os equipamentos devem seguir para a capital do Amazonas de avião até este sábado (16)


O prefeito João Campos, em união com o Governo de Pernambuco, decidiu enviar 200 concentradores de oxigênio para ajudar no enfrentamento da crise no sistema público de saúde em Manaus. Desse total, 100 foram da Prefeitura do Recife e os demais do Estado. Até este sábado (16), os equipamentos devem seguir de avião para a capital do Amazonas.


Esses concentradores, utilizados para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória, fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares adquiridos pela Prefeitura do Recife, durante a preparação para o enfrentamento à pandemia no município. Os aparelhos foram utilizados para salvar vidas nos sete hospitais de campanha construídos em 45 dias pela PCR. Quando as unidades começaram a ser desativadas, os materiais foram levados para o almoxarifado da Secretaria de Saúde, onde estavam armazenados.


É importante salientar que a ajuda à capital amazonense não compromete a estrutura de assistência hospitalar da covid-19 no Recife. Ou seja, mesmo que haja aumento no número de pacientes que necessitem de internação, na capital, o município ainda terá equipamentos suficientes para garantir atendimento adequado à população.


Os concentradores têm o objetivo de aumentar a saturação de O2. Os aparelhos puxam o ar do ambiente, purificam o oxigênio e o transportam para o paciente através de cânulas ou máscaras.

Prefeito padre Joselito participa de café da manhã do SERC

Rede das Organizações da Sociedade Civil se reúnem com o prefeito para apresentar propostas


Na manhã desta sexta-feira (15) Padre Joselito, prefeito da cidade, esteve acompanhado dos secretários: Dr. Edson Souza, Ninha Professora, Viviane Facundes, Ester Melo das secretarias de Saúde, Educação, Assistência social e juventude, Mulher, e seus respectivos executivos no Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC) para um café da manhã ofertado pela instituição.


O intuito da reunião, organizada pelas Ongs e instituições, foi dialogar, apresentar propostas à gestão municipal e estreitar laços para melhorias e mudanças a Gravatá. Outro ponto abordado foi, em conjunto com as secretarias, pensar na acessibilidade de seus prédios para atender melhor a população.


Edson do GAMR, diretor pedagógico da ONG - Grupo de Apoio aos Meninos da Rua, ressalta a importância desse projeto que visa mostrar a sociedade que existe uma rede de organizações em Gravatá e que essa rede é responsável para desenvolver ações que impactam diretamente a vida da população local. “Ter essa chance de mostrar esse projeto ao novo gestor é uma oportunidade para Gravatá e para todos que fazem parte dessa rede”.


Trazendo consigo uma grande expectativa da realização desse projeto, Das Dores, diretora do SERC, destaca que a instituição presta serviços no município há 32 anos. “Nos últimos anos sofremos opressão e esse encontro recupera a autoestima e nos dá a possibilidade de abrir um diálogo de renegociação”.


Giovanni Baroni da instituição AMATERRA, brevemente falou sobre como foi pensado esse projeto: “É uma história que vem de anos e é bastante interessante para o município”.  


Após ouvir a proposta da Rede das Organizações da Sociedade Civil, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito, evidenciou a potencialidade do município e que está vislumbrando um trabalho que vai dar continuidade da forma que sonhava. “A partir de agora, nós queremos escrever uma história para Gravatá e trago dentro de mim uma crença, uma certeza, que juntos vamos trilhar um caminho de potencialidades para o município”. 


As Ongs e Instituições presentes nesse primeiro encontro foram: SERC, ODIP, AMATERRA, AMAGRAVATÁ, Pastoral da Criança, Instituto João Evangelista, Círculo Operário, GAMR.  

PREFEITO EDILSON TAVARES RECEBE O PREFEITO DE IBIMIRIM

O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares e o Vice-prefeito Romerinho receberam na tarde de quinta-feira (14/01) a visita do prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira. Após uma recepção no gabinete, Edilson convidou a comitiva para visitar algumas obras de referência que foram marco na gestão da Capital do Jeans. Dentre os locais visitados, uma das 04 novas escolas construídas, a CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico e o Almoxarifado Municipal.


Na visita, também estava presente a vereadora Carol Gonçalves (MDB), quando Edilson apresentou o seu modelo de gestão, que tem despertado o interesse de outros municípios, com isso, o Prefeito de Toritama visa colaborar com as outras cidades, a fim de demonstrar as ações desenvolvidas e o êxito das obras.

Pernambuco mais perto da recuperação da capacidade de investimento

Governador Paulo Câmara e o secretário da Fazenda, Décio Padilha, apresentaram balanço fiscal de 2020 ao secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal


Pernambuco deu mais um passo, na manhã desta sexta-feira (15), para a mudança na Capacidade de Pagamento (Capag), índice que define se estados e municípios podem realizar operações de crédito. O governador Paulo Câmara e o secretário da Fazenda, Décio Padilha, apresentaram ao secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal e à secretaria-adjunta, Priscila Santana, o balanço fiscal do Estado. 


A reunião, aconteceu no Ministério da Economia, em Brasília, e teve como foco a mudança da Capacidade de Pagamento (Capag) do Estado, de C para B, e assim fazer com que Pernambuco possa voltar a realizar operações de crédito no mercado nacional e internacional.


“Pernambuco cumpriu uma etapa importante na recuperação da capacidade de investimento. Eu e o secretário da Fazenda, Décio Padilha, tivemos uma reunião muito produtiva com o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, e a secretária-adjunta, Priscila Santana, onde apresentamos o resultado fiscal de 2020 e demonstramos que fizemos nossa tarefa de casa”, comentou o governador Paulo Câmara.


Com os ótimos números apresentados, o prazo para a mudança da Capag, estimado pela STN em três ou quatro meses, foi para 15 dias após a publicação do balanço fiscal, que será na próxima terça-feira (19). “Mesmo com os efeitos da pandemia e da crise econômica, obedecemos todos os critérios estabelecidos pela legislação e vamos poder voltar a contratar operações de crédito para investir em entregas necessárias para o povo pernambucano”, ressaltou Câmara.


O secretário da Fazenda, Décio Padilha, frisou o importante ajuste fiscal feito pelo Estado nos últimos anos. “Desde 2016 que nós não conseguimos realizar operação de crédito. Nos últimos três anos, Pernambuco vem investindo, em média de R$ 1,4 bilhão. Com a mudança na avaliação, saindo do Capag C para B, teremos acesso na ordem de 6% da receita corrente líquida, que a lei prevê, um crédito de até R$1,6 bilhão por ano, fora o que já investimos. Ou seja, iremos mais que dobrar os investimentos”, explicou o secretário.

Fernandha Batista comemora ampliação de voos no interior de Pernambuco e anunciou novos investimentos

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco, Fernandha Batista, concedeu entrevista para o Blog do Alberes Xavier e o programa Cidade em Foco, onde comentou sobre sua atuação à frente da pasta, destacou a requalificação dos aeroportos de Caruaru e Serra Talhada, e anunciou novos investimentos do governo Paulo Câmara (PSB). 


“Já realizamos ações na PE-83, na PE-84, na PE-265 que liga a BR-232 ao município de Sertânia e que era aguardada há mais de 20 anos e também a PE-275, que partindo de Sertânia chega ao estado da Paraíba, além dessas intervenções existe uma série de obras em andamento e que deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2021”, falou ao Blog do Alberes Xavier


A secretária frisou que durante o final do ano de 2020, participou de várias agendas pelo Estado e destacou a ampliação dos voos em Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. 


“Tivemos uma agenda intensa onde visitamos as cidades de Serra Talhada e Caruaru e pudemos acompanhar os voos que saiam completamente lotados. Em breve teremos novas melhorias nesses aeroportos e nossa meta é ter mais competitividade e aumentar a frequência de voos e o porte das aeronaves”, frisou. 


Por fim, a secretária reafirmou que o próximo objetivo é a reconstrução da BR-232 que liga Caruaru à Recife e destacou que o Governo do Estado defende a conclusão desta obra que trará melhoria ao fluxo entre as cidades.

PREFEITURA DE BREJO DA MADRE DE DEUS SE REÚNE COM PRESIDENTE E REPRESENTANTES DO SINDBREJO

Os departamentos jurídico e contábil da Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus reuniram-se hoje (14) com a presidente do Sindbrejo, Wilma Azevedo e alguns representantes do sindicato.


O Sindicato tem uma disputa com o município desde novembro de 2020, quando o ex-prefeito Hilário Paulo (PSD) deixou de pagar os servidores. Wilma falou sobre a reunião que teve com a equipe da prefeitura.


_“Sendo assim, a administração colocou e manifestou o interesse de efetuar o pagamento, mas, no momento ainda não está com todos os dados fechados da contabilidade de 2020. Sendo assim, a atual gestão destacou que a grande preocupação no momento é efetivar os pagamentos referentes a janeiro de 2021”, esclarece Wilma._


É importante deixar claro que a Prefeitura estará sempre em diálogo com sindicato para buscar soluções para os servidores públicos do município.

Tadeu Alencar defende volta do Congresso Nacional para tratar de assuntos emergenciais do Coronavírus

A situação grave que o Brasil se encontra no combate ao Coronavírus motivou um movimento entre deputados e senadores para pressionar por uma volta emergencial do Congresso Nacional neste mês de janeiro, tradicional período de recesso parlamentar. O deputado federal pernambucano Tadeu Alencar é defensor da ideia e assinou um requerimento do Senador Alessandro Vieira para que Câmara dos Deputados e Senado Federal voltem a funcionar de forma emergencial para deliberar assunto relacionados ao Covid-19.


“O Brasil passa por um momento crítico e nós, como parlamentares, temos que dar um suporte ao povo brasileiro. Existem muitas pautas que precisam andar e o Congresso Nacional precisa fazer a sua parte”, destacou Tadeu Alencar.


Entre os assuntos importantes a serem discutidos no Congresso Nacional em se confirmando o retorno das atividades, está a volta do auxílio emergencial, que parou de ser pago em dezembro. 


“O auxílio emergencial se mostrou fundamental para a população brasileira. Nós brigamos na Câmara para que ele existisse e para que fosse no valor de R$ 600 e não de R$ 200 como o presidente Bolsonaro queria. Não concordamos com a redução pela metade a partir de agosto e agora vamos trabalhar para que ele volte a ser pago ao povo brasileiro”. 


O recesso parlamentar do fim do ano vai de 23 de dezembro a 1° de fevereiro, mas a Constituição traz a possibilidade de convocação extraordinária, pela maioria dos membros das duas Casas Legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante.

Vereador Anderson Correia apresenta Projeto de Lei que proíbe o trânsito de veículos de tração animal em Caruaru

Medida visa evitar os maus-tratos e a exploração a que os animais de grande porte são submetidos no município, contribuindo, também, na mobilidade urbana


Na primeira semana de mandato em que teve acesso ao SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (plataforma onde são protocoladas as matérias dos parlamentares), o vereador Anderson Correia (PP) protocolou seis Projetos de Lei relacionados às suas bandeiras de campanha. Entre eles, foi apresentado o PL que proíbe o trânsito de veículos de tração animal e a condução de animais com carga no município de Caruaru. 


Tal medida, além de atender ao anseio constitucional de respeito à vida dos seres envolvidos, evita os maus-tratos e a exploração a que esses animais são submetidos há séculos, contribuindo, também, na mobilidade urbana, já que os veículos de tração animal dificultam o trânsito e podem provocar acidentes.


O Projeto de Lei, a priori, é voltado, assim que aprovado, para ser executado com um prazo de seis meses na área urbana. Na zona rural, será dado um prazo cinco anos para a proibição da tração animal e condução de animais com cargas. O combate aos maus-tratos aos animais de grande porte, principalmente os que são utilizados em carroças, é uma das causas que o advogado animalista, e agora parlamentar, mais pleiteia com veemência há anos.


"O Direito Animal é muito amplo e precisa ser colocado em prática. Estamos cansados de ver tanto sofrimento dos animais de grande porte sendo submetidos a exaustivas horas de trabalho, com cargas muito pesadas, em condições totalmente desumanas e inadmissíveis. É um compromisso meu, de campanha, de lutar pelo fim da tração animal em Caruaru, por isso, nasce esse projeto de lei visando, especialmente, a garantia dos direitos e bem-estar dos animais que são submetidos à tração em nosso município", destacou o vereador.

Secretária de educação recebe visita de músico belo-jardinense, que tirou 3° Lugar geral no concurso para Cabo no Rio Grande do Sul

Professor voluntário de música e do Mais Educação, o mais novo calouro Thomas Allan, cursou o seu ensino fundamental, da 5° ano, até o ensino médio em escolas municipais da cidade de Belo Jardim. O que o então futuro cabo não esperava, era a reviravolta em sua vida no auge dos seus 26 anos. 


Com muita dedicação e esforço, Thomas se candidatou para o concurso de cabo para o Exército do estado do Rio Grande do Sul. Tirou em 1° Lugar na categoria instrumento, e 3° Lugar geral. Para o musicista conseguir aprovação de um concurso de cunho nacional foi algo extraordinário, que fizeram valer a pena cada ausência em eventos, atividades, e momentos de lazer. Tudo por um objetivo.


Em conversa com a secretária Marta Medeiros, Thomas mencionou o quanto a música e o esporte deram sentindo a sua vida, também relatou que existem muitos alunos que são bons, porém pouco valorizados. Ainda fez um apelo para que os gestores olhassem com mais carinho esses estudantes e pudessem investir numa educação de qualidade.  


A secretária, entretanto, já o assegurou que, o que tem para Belo Jardim é algo que fará com que a educação seja um dos pontos mais fortes na cidade, e tudo com muita responsabilidade e comprometimento. Parcerias estão sendo feitas, reuniões de planejamento, tudo para contribuir com a melhoria da educação na cidade, que precisa de mais atenção. 


O prefeito Gilvandro Estrela também recebeu o jovem e a secretária Marta em seu gabinete, deu suas saudações, fez seus votos de boa sorte, e se colocou à disposição. A prefeitura de Belo Jardim está de braços abertos para receber e apoiar as crianças e jovens da cidade.