Zé Martins entrega o Espaço Cultural Fernando Silva em João Alfredo

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 22:50



A Prefeitura de João Alfredo inaugurou na tarde desta quarta-feira (4) o Espaço Cultural Fernando Silva, que sediará a Diretoria de Cultura do município, vinculada à Secretaria de Educação,Cultura e Esportes. O ECFS fica na Rua José Procópio Cavalcanti, no centro da Cidade Feliz.  


O ato contou com as presenças do prefeito Zé Martins (PSB), do vice-prefeito Caboclo, dos vereadores Walque Dutra (presidente da CMJA), Júnior de Dezim, Raimunda Enfermeira, David Santos, Jozivan Guedes, Jairo Soares, Joanna Amélia, Keinho e Joana do Sindicato, do secretário Kleiton Brito (Educação, Cultura e Esportes), do diretor Alex Lima (Cultura),convidados, brincantes e populares.


Naturalmente, devido a Pandemia, o evento de entrega precisou ser reduzido, mas sem perder a emoção e o brilho dessa conquista. A Banda Dom Bosco e grupos de caboclinhos brindaram a todos com belas apresentações. Antes do corte da fita de inauguração, o prefeito Zé Martins efetuou a entrega simbólica de recursos oriundos do Auxílio Emergencial da Lei Aldir Blanc a alguns dos 200 artistas e grupos culturais cadastrados em João Alfredo.


Depois usou da palavra a professora Shirley Costa que estava acompanhada da prima Elizabete Silva, representantes da família do homenageado Fernando Silva (Danda), produtor cultural falecido em 2010. Em seguida foi a vez do secretário Kleiton Brito e do diretor Alex Lima. Por sua vez, o prefeito Zé Martins enalteceu a figura de Fernando Silva a quem considerou com um dos melhores promotores de festas deste município, considerando-o como um dos vultos da cultura local. Martins aproveitou para enfocar ações da atual gestão municipal e prometeu muito em breve a realização de grandes festas tanto na cidade quanto na zona rural. “Faremos grande carnaval, festejos juninos, Festival da Cultura, Festa da Padroeira e festejos natalinos e de final de ano, sem esquecermos dos eventos das comunidades rurais”, pontuou o prefeito.

 

Ao final, todos se dirigiram para, então, cortar a fita inaugural e entregar oficialmente o Espaço Cultural Fernando Silva para a população.

Prefeitura do Jaboatão lança Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 22:34


Foto: Leandro de Santana/PJG


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, lançou, nesta quarta-feira (4), o Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física, o Viver Atividade, com o objetivo de gerar bem-estar, melhoria da capacidade funcional e qualidade de vida da população, tendo em vista crescentes índices de sedentarismo, isolamento e transtornos de ansiedade agravados pela pandemia da Covid-19. As inscrições nos programas estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas por meio do site viver.jaboatao.pe.gov.br. As atividades serão realizadas nas sete regionais do município e terão início na terça-feira (10), com o Viver Zumba e Ritmos, Viver Funcional e Viver Caminhando.


O plano estimula a criação de projetos de atividade física, intervenções em espaços urbanos e articulação para promover melhoria na qualidade de vida da população, fazendo com que equipamentos públicos e vias alternativas de acesso aos locais de trabalho e diversão (ciclovia/ciclofaixa) motivem e mostrem os benefícios dos exercícios para a saúde física e mental. Para alcançar esse objetivo, três pilares irão nortear o plano, voltados à promoção das atividades, capacitação permanente dos profissionais e a instituição de um comitê gestor intersetorial para garantir a manutenção dos espaços públicos onde serão realizadas as práticas.


“Esse plano foi pensado, principalmente, em promover o bem-estar da população no momento pós-pandemia, pois é de amplo conhecimento os benefícios que os exercícios físicos proporcionam à saúde física e mental. Nossos profissionais estão sendo permanentemente capacitados para atender às necessidades de todos, especialmente da terceira idade e pessoas com deficiência, mantendo o protocolo de segurança no que diz respeito à Covid-19”, disse o prefeito Anderson Ferreira.


Além da zumba, dos treinos funcionais e caminhadas, o plano contém programas voltados à prática de musculação e modalidades esportivas olímpicas. Há, ainda, o ConViver Mais, direcionado à promoção do exercício físico com foco nos idosos e pessoas com deficiência.


Confira a lista dos espaços públicos onde serão realizadas as atividades:


Regional 1 (Jaboatão Centro) - Campo Futebol Society, Parque Jefferson de Freitas, Ginásio Reginaldo Montenegro e Campo do Cristal

Regional 2 (Cavaleiro) - Academia da Saúde UR-6 e Estação Cidadania

Regional 3 (Curado) - Praça do Curado IV

Regional 4 (Marcos Freire) - Quadra de Marcos Freire

Regional 5 (Prazeres) - Campo do Centro e Parque da Cidade

Regional 6 (Praias) - Quadra de Beach Soccer, Quadra de Vôlei de Praia, Quadra de Futevôlei e Academia da Saúde Barra de Jangada

Regional 7 (Guararapes) - Pecom

Corpo de Joaquim Francisco é velado no Palácio do Campo das Princesas

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 22:32



Ex-governador faleceu na última terça-feira, aos 73 anos. Parentes, amigos e políticos se reuniram para prestar a última homenagem


Foi velado, na manhã desta quarta-feira (04.08), no hall do Palácio do Campo das Princesas, o corpo do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. O político faleceu aos 73 anos, na terça-feira (03.08), no Hospital Português, no Recife, depois de travar uma longa batalha contra o câncer. Joaquim também fez história na política pernambucana como prefeito do Recife, ministro do interior no governo do ex-presidente José Sarney e deputado federal por vários mandatos.


“Uma pessoa que dedicou a sua vida ao serviço público. Passou por muitos cargos e disputou muitas eleições. Joaquim deixa um legado de realizações, de fazer política de alto nível, com muita ética e, acima de tudo, com muito espírito público. Com certeza, vai fazer falta a Pernambuco e ao Brasil”, enfatizou o governador Paulo Câmara.


Parentes, amigos e políticos de várias vertentes se reuniram para a despedida. Após o velório, o corpo seguiu para cremação no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em cerimônia restrita aos familiares.

Preservação das nascentes que promovem a segurança hídrica no Agreste Central é discutida entre o Iterpe, CPRH e representantes da região

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 22:23



A atuação das empresas produtoras de energias limpas na região do Agreste Central foi amplamente debatida entre o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes, e representantes de Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus. A reunião, realizada nesta terça-feira (03), teve como objetivo a escuta e recebimento das reivindicações das instituições locais preocupadas com os impactos ambientais e na agricultura, caso avance algum processo de licenciamento para implantação de parque eólico na região.


A reunião, presidida pelo Iterpe, foi pautada pela apresentação dos estudos ambientais atualizados pelas instituições que reivindicam ao Governo do Estado a garantia que empreendimentos com impacto ambiental significativo não sejam instalados na área da Unidade de Conservação, respeitando o plano de desenvolvimento sustentável da fauna, flora e das nascentes ativas que abastecem duas bacias hidrográficas para a região brejeira.


“A escuta dos representantes dessa região contribui para o Governo de Pernambuco compreender a realidade e alinhar as ações voltadas tanto à preservação do Meio Ambiente quanto à Regularização Fundiária. Esse debate é fundamental para convergirmos o trabalho que visa os cuidados com as Áreas de Proteção Ambiental (APPs), garantindo a regulação hídrica e a promoção das ações voltadas à agricultura familiar em Pernambuco”, explicou Henrique Queiroz.


Na reunião, o presidente da CPRH informou às instituições presentes que as únicas licenças concedidas pelo Governo de Pernambuco para as empresas de energias renováveis foram para a implantação de quatro antenas de medição, que ainda estão voltadas aos estudos. “Essas empresas até o momento não deram entrada na solicitação de licença, que deve ser realizada através da apresentação do projeto de impactos ambientais”, afirmou Djalma Paes.


Estiveram presentes representantes de diversas instiutições na reunião, entre esses: Cáli Oliveira (Prefeitura de Brejo da Madre de Deus); Auribete Siqueira (Fetraf); Marconi Silva (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Belo Jardim); Donizete (Consórcio de Assentamentos de Belo Jardim); Elizabeth Szilassy (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável- CONDESB de Brejo da Madre de Deus); José Lima (STR de Belo Jardim); Alessandra Lima (Cooates); Josinaldo da Silva (CPRH); Taíza Clementino (CPRH); Raquel Vieira (Engenheira Ambiental - Iterpe); Marco Dubeux (gerente de Reordenamento Agrário - Iterpe); George Souza (Engenheiro Florestal – Iterpe) e Afonso de Souza (assessor de Articulação Institucional do Iterpe).

Em Brasília Joel da Harpa se reúne com Ministro da Saúde em busca de recursos para o Hospital da PM

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 22:08



A luta para melhorias no Hospital da Policia de Pernambuco agora é pauta nacional. O Deputado Joel da Harpa esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em busca de apoio para recuperação do sistema de saúde da PM (Sismepe) através de valores investidos pelo Ministério da Saúde. 


“Sabemos das inúmeras dificuldades enfrentadas pelo Sismepe, o qual está praticamente falido e viemos em busca de recursos federais, liberação de emendas parlamentares e outros investimentos”, explica Joel. Ele está desde o início da semana em Brasília cumprindo uma série de compromissos com foco na segurança pública.

Pernambuco tem sete meses consecutivos de queda nos homicídios

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 20:31



Dados preliminares da SDS referentes ao mês de julho, divulgados durante reunião do Pacto Pela Vida, indicam redução de 19% em relação ao mesmo mês de 2020. No encontro, governador anunciou a formação de novas turmas de oficiais em 2022


Pelo sétimo mês consecutivo, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) sofreu redução em Pernambuco. Dados preliminares apontam que julho de 2021 terminou com 19% a menos de homicídios em relação ao mesmo mês de 2020. No acumulado dos sete meses deste ano, em confrontação com o mesmo período de 2020, a retração foi de aproximadamente 15%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (04.08), durante reunião do Pacto Pela Vida comandada pelo governador Paulo Câmara, que também anunciou o início de novas turmas de oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.


De acordo com o governador, serão duas turmas, uma que formará 60 oficiais da PMPE e outra que contará com 20 oficiais do CBMPE. “Tivemos a oportunidade de em junho e agosto iniciar formações de praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, além de oficiais da Polícia Militar, Bombeiros, delegados e Polícia Científica. Muita gente está sendo formada, e já autorizamos novas turmas. A partir de janeiro de 2022, vamos iniciar uma nova turma de 60 oficiais da Polícia Militar e outra com 20 Bombeiros Militares”, destacou Paulo Câmara.


Em relação aos dados preliminares da Secretaria de Defesa Social, o governador ressaltou que o Estado está cumprindo uma meta ambiciosa. “Temos um ano com a menor taxa de mortalidade da história do Pacto Pela Vida. O trabalho está muito focado e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, justificou.


Seguindo a curva descendente, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram queda. Na comparação com julho do ano passado, foram 7% a menos de roubos. Mesmo índice registrado no confronto dos sete meses de 2021 com igual período de 2020. As estatísticas consolidadas dos crimes contra a vida e contra o patrimônio serão divulgadas pela Secretaria de Defesa Social do Estado no próximo dia 16 de agosto.


“O trabalho das forças de segurança, da prevenção e repressão ao crime segue de forma intensa, e nossa meta não é numérica. Queremos proteger cada vez mais a sociedade da violência, em suas diversas modalidades. Já iniciamos, nas últimas semanas, a formação de 1.085 novos profissionais para serem incorporados às polícias e Corpo de Bombeiros para reforçar, em 2022, uma série de ações que já estão apresentando resultados este ano”, afirmou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Procon Caruaru dá orientações para a compra de presente do Dia dos Pais

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 20:29



Com a aproximação do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (8), o Procon Caruaru faz um alerta aos consumidores do município em relação à compra dos presentes - seja em lojas físicas ou pela internet. É importante planejar e definir antecipadamente o que deseja comprar, o quanto pode gastar, bem como ficar atento para evitar compras por impulso, para que o orçamento não fique apertado.


Caso o consumidor escolha pelas compras virtuais, o Procon orienta que seja cauteloso em relação aos estabelecimentos que comercializam através da internet. "Se possível, faça uma pesquisa de preço e escolha, com cautela, verificando atentamente o site oficial de cada loja antes de realizar a compra", aconselha o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura.


De acordo com Nyverson, neste período ainda de isolamento social, em virtude da Covid-19, o ideal seria dar preferência a compras no comércio da cidade, por meio de delivery, para estimular a economia local. “Quando o consumidor for às compras virtuais, é importante procurar um serviço de delivery mais próximo. Muitas empresas têm se reinventado e realizam vendas por aplicativo e através das redes sociais”, explicou.


O órgão lembra ainda que, antes de realizar qualquer compra, é importante o consumidor ficar atento aos valores dos produtos ofertados, bem como os prazos de entrega, troca e devolução da mercadoria. 


*“É importante lembrar que artigos em promoção ou de mostruário possuem as mesmas condições de garantia e troca que os produtos de estoque. Ao adquirir qualquer produto, o consumidor deve exigir a nota fiscal, ela é o principal comprovante da aquisição do produto ou serviço. O fato do produto ter sido adquirido em liquidação, não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ocorridos”, disse.* 


Para verificar a confiança dos maiores fornecedores do país, o Procon orienta o consumidor a acessar o site do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), em que é possível verificar o índice de reclamações.

Arthur Lira e Silvio Costa Filho conversam sobre agenda do segundo semestre na Câmara Federal

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 20:23



O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (04), com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP). Eles conversaram sobre a agenda legislativa do segundo semestre de 2021 e as pautas que propõem resultar no crescimento econômico do país. 


Silvio falou sobre a necessidade de colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/2021), de sua autoria, que permite, em caráter excepcional, que os débitos previdenciários acumulados por municípios até 31 de dezembro de 2020 sejam parcelados, em 2021, em até 240 prestações mensais (20 anos), com descontos de 60% em multas e encargos, de 80% em juros e de 50% em honorários advocatícios.


Durante a conversa, outras pautas de grande relevância para a agenda legislativa do Brasil foram colocadas por Costa Filho ao presidente da Câmara, como as agendas das reformas; lei da informática; o novo Bolsa Família e outros projetos que tramitam na Câmara e no Senado, como o novo Refis, Marco das Ferrovias e BR do Mar, que facilita o transporte entre portos.


Além das pautas nacionais, os deputados conversaram sobre ações que beneficiam o estado de Pernambuco. “Tenho trabalhado fortemente pelos municípios pernambucanos e sei que posso contar com o presidente Arthur Lira para fortalecer as pautas municipalistas, como o caso da PEC 15”, disse Costa Filho.


Silvio e Arthur Lira já vêm construindo uma boa relação em Brasília. No primeiro semestre de 2021, o parlamentar pernambucano foi indicado pelo presidente da Câmara para ser o relator do projeto de autonomia do Banco Central. “Arthur Lira é um presidente que preza pelo bom diálogo. Por isso, vim até ele para conversarmos sobre os projetos que dialogam com o crescimento e o desenvolvimento econômico do país”, ressaltou o republicano.

Cabo apresenta seu programa de segurança pública em Igarassu

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 20:19



A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), vem intensificando as ações voltadas para conter a curva de criminalidade no município.  


A gestão municipal chamou atenção de outros municípios, como Igarassu e Camaragibe, que querem implantar o mesmo modelo em suas ruas. Nesta terça-feira (03), o secretário de segurança pública, Pablo de Carvalho, palestrou no encontro Café com Cidadania, evento promovido pela prefeita de Igarassu, Elcione Ramos.


Na reunião o secretário apresentou as experiências dos primeiros 100 dias da Segurança Pública do Cabo de Santo Agostinho, dando ênfase à integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar e Polícia Civil. Carvalho também apresentou o sistema de videomonitoramento do município. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCM) do Cabo é o maior do Estado. As ações integradas e com auxílio da tecnologia reduziram em 54,5% os homicídios no município em julho, contra o mesmo período do ano passado, lembrou o secretário.  


Este é apenas um dos encontros da equipe da SMDS para falar da experiência do Cabo a técnicos da segurança de outros municípios. Em maio, o time de Inteligência da SMDS recebeu o pessoal de segurança de Itapissuma para repassar a tecnologia de planejamento estratégico de radiocomunicação e o videomonitoramento. Também em maio, foram recebidos os técnicos de Camaragibe, que vieram ao Cabo dialogar com o comando da guarda sobre a dinâmica de trabalho nas ruas do Cabo. 


“A gente tem recebido ligações e convites de outros municípios da área metropolitana para conhecer de perto nosso modelo de gestão. O prefeito Keko vem tratando a Segurança Pública do município com muita responsabilidade e dando autonomia para que todos nossos agentes de segurança trabalhem sempre integrados com a Polícia Civil e Polícia Militar. Nós vamos ajudar o Pacto pela vida. Essa integração é necessária também com outros municípios, para que a gente consiga tirar do papel muitos projetos que vão dar à população uma maior qualidade de vida e bem-estar”, disse Pablo de Carvalho.

Prefeito João Campos recebe Fred Ramon, recifense aprovado em nove universidades nos EUA

Publicado por Alberes Xavier em 04/08/2021 às 20:14


Fred estudou na rede pública municipal do Recife e está prestes a embarcar para a Califórnia para cursar Ciências da Computação


Filho de faxineira, Fred Ramon dos Santos, de 20 anos, não teve infância ou juventude fáceis. Nascido no Recife, o jovem vive hoje com a família na periferia de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital. As dificuldades, no entanto, nunca impediram Fred de sonhar com um futuro melhor e foi na educação que ele encontrou um caminho para transformar a sua vida e impactar a realidade de muitos outros. Aluno das redes públicas municipais do Recife e Jaboatão e da rede estadual de ensino, Fred foi aprovado em nove universidades americanas estudando por conta própria. Nesta quarta-feira (4), ele, que está prestes a embarcar para a Califórnia, foi recebido pelo prefeito João Campos na sede da prefeitura.  


“Fred Ramon foi aprovado em nove universidades americanas para estudar fora do País. Ele estudou aqui na rede municipal de ensino e depois na rede estadual e é um orgulho nosso. Eu queria lhe agradecer, dizer que conte com a gente, que você possa inspirar tantos e tantos jovens recifenses e pernambucanos a acreditar na educação. A educação abre uma porta de oportunidades que com certeza transforma muitas vidas. Tenho certeza de que sua história servirá para inspirar nossos jovens”, disse João Campos, durante a visita. 


A paixão pela música motivou Fred a estudar inglês, aos 14 anos. A família vivia com cerca de R$ 60 semanais, fruto das faxinas de dona Suely, mãe do garoto. Sem poder arcar com os custos de um curso, ele correu atrás de formas gratuitas de aprender a língua. Ao todo, foram cinco certificações de línguas durante o período escolar. Além do inglês, Fred também aprendeu espanhol e francês. 


O jovem ainda participou de competições estudantis. Em 2016, Fred venceu um concurso da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes com um projeto que buscava renutrir o solo vítima de erosão por meio de uma fonte mineral. Mas não foi somente na vida acadêmica que Fred se destacou. O jovem, que foi bailarino e estudou canto lírico, é também exemplo de cidadania, sendo voluntário no ensino de línguas estrangeiras, dança e canto a crianças em situação de vulnerabilidade social. 


Agora Fred tem um passaporte de ida rumo a um futuro bem diferente. Das dez aplicações feitas por ele, nove resultaram em cartas de aprovação. O estudante irá cursar Ciências da Computação na Whittier College, em Los Angeles, Califórnia, onde recebeu bolsa de 70%. “Eu sempre digo que essa vitória não é só minha, mas nossa. É muito bom estar aqui. É um orgulho estar com essa representação jovem que é João Campos e eu quero dizer a todos os jovens que não importa se você é pobre, você pode ir longe também”, defendeu. (Fotos: Rodolfo Loepert/PCR)