Padre Erandi ressalta que “se sente amado e bem acolhido” na paróquia de Bonito

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 15:15


Foto: Jairo Gomes


O Padre Erandi Expedito, está há dois anos atuando na administração da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Bonito. Erandi estava como Reitor do Seminário até ser enviado para Bonito pelo Bispo Diocesano de Caruaru, Dom José Ruy. O Padre participou do programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios e no Blog do Alberes Xavier, e relatou o seu sentimento com relação à experiência que vivencia na cidade. “Me sinto amado e bem acolhido”, disse. “O povo é muito acolhedor, é muito generoso”, destacou.


O Padre teve a oportunidade de estudar no Vaticano, em Roma, e pode ver o Papa Bento XVI. Erandir lamentou o recente falecimento do Chefe da Igreja Católica. “O seu legado permanece aqui, mas ele continua nos céus intercedendo pela Igreja e pelo povo de Deus”, afirmou.


Padre Erandi assegurou que continua firme na missão sacerdotal e reforça a fidelidade aos seus superiores e a Igreja. “Dom Ruy é um homem muito sério. Ele exerce com responsabilidade a missão que a Igreja lhe confia. Sempre deixou claro, que, como sucessor dos Apóstolos, ele apenas faz aquilo que a Igreja lhe manda fazer. Essa é a orientação que ele dar para os padres. Como colaboradores do Ministério Episcopal, que somos nós, padres, a gente favorece conforme as suas orientações“, frisou.


“Onde quer que eu esteja que eu procure exercer e viver bem o meu ministério. Fazendo o bem a Igreja e ao povo de Deus”, destacou.


O Padre Erandi é sempre muito querido pelas pessoas das comunidades por onde passa. No distrito de Pão de Açucar, município de Taquaritinga do Norte, o sacerdote serviu um período à frente da paróquia de São José, onde formou muitas amizades na localidade.

Labanca comemora avanços de São Lourenço na saúde

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 11:35



Assim que assumiu a prefeitura, Vinícius Labanca tinha como uma das metas principais proporcionar uma saúde de qualidade para o povo. São Lourenço foi entregue para a gestão Labanca com vários problemas na área. O Hospital e Maternidade Petronila Campos era um dos piores exemplos. A unidade estava fechada, com a infraestrutura totalmente sucateada, equipamentos que não tinham condições de uso, dentre outros problemas agravados pela pandemia. Com o início da vacinação contra a Covid-19 vieram também os vários investimentos da Secretaria Municipal da Saúde. Em especial na atenção básica, com a preocupação de fazer o atendimento médico chegar para a população mais carente, que muitas vezes tem dificuldade de ter acesso até aos postos de saúde. E também foco no atendimento à saúde da mulher e saúde do homem. 


Quando Vinícius Labanca assumiu a prefeitura, São Lourenço da Mata ocupava a posição 182 nos indicadores de desempenho da atenção primária que é um tipo de monitoramento mapeado pelo Ministério da Saúde. Com esse número, a cidade ocupava o penúltimo lugar em Pernambuco. No ano passado, com o início dos investimentos em saúde no município, São Lourenço da Mata subiu para a posição de número 156. No relatório divulgado recentemente uma boa notícia: agora São Lourenço figura na posição 85 no Estado, sendo que na Gerês - no ranking geral dos 20 municípios - onde a cidade já figurou em último lugar, agora São Lourenço da Mata ocupa o segundo lugar no último quadrimestre em qualidade de serviço público municipal de saúde oferecido à população. 


Labanca, ao lado do vice-prefeito Gabriel Neto, celebraram a posição.


“Sempre foi o nosso compromisso, que a gente melhorasse a saúde. Mas, o mais animador desses dados que a gente traz hoje é que no último quadrimestre São Lourenço ficou em segundo lugar na gerência que pertence. Isso significa que a gente subiu de 11° para 2° lugar, melhorando cada dia mais o atendimento dos nossos postos médicos. Divido essa alegria com nosso secretário de saúde, Cláudio Falcão e todos que fazem a saúde de São Lourenço da Mata”, destacou Labanca.


O vice-prefeito Gabril Neto, que é médico também comemorou.


“Esse resultado é fruto de muito trabalho. Vamos continuar trabalhando para que o povo de nossa cidade tenha sempre um serviço de saúde de qualidade e que atenda a todos”, comemorou.

Má administração de Juarez da Banana faz população de Machados clamar por mudança na Prefeitura

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 11:21


Foto: Divulgação 


A população do município de Machados, no Agreste Setentrional, tem pedido por uma mudança no Poder Executivo da cidade. Atualmente administrada por Juarez Rodrigues Fernandes, ou simplesmente Juarez da Banana (PSB), Machados tem enfrentado um grave problema de confiança política e má administração dos recursos públicos.


Segundo interlocutores ouvidos pelo Blog do Alberes Xavier, Juarez tem um histórico de traição a deputados e pessoas próximas a ele. Além disso, a gestão ainda fez gastos que comprometeram a folha de pagamento.


Em 2022 o deputado estadual eleito Chaparral (UB) fez uma movimentação na cidade para ajudar o município, mas foi traído pelo gestor. O mesmo ocorreu com o deputado federal Fernando Filho (UB) e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Ambos destinaram emendas para Machados e não contaram com o apoio de Juarez na eleição. 


Quem também está na lista de traídos é o ex-prefeito de Machados. Argemiro Pimentel, apoiou e colocou Juarez como seu sucessor.


Sua administração tem uma alta taxa de rejeição e os eleitores clamam por uma mudança que alavanque o município para um futuro mais próspero. Quem está aparecendo como uma opção viável é Jessica, esposa do prefeito Janjão (PL) e primeira-dama do município de Bom Jardim, também no Agreste. 


Devido ao trabalho desenvolvido por seu marido e a sua atuação na cidade de Machados, ela tem o nome constantemente lembrado para disputar a Prefeitura no próximo ano.

Prefeitura de Vertentes se posicionar a respeito de fato ocorrido em Hospital Evaristo Ferreira Filho

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 11:13



Nota


A Prefeitura de Vertentes, através de sua secretaria de saúde, vem a público se posicionar a respeito de fato ocorrido em seu Hospital Evaristo Ferreira Filho, no dia 26 de janeiro de 2023.


Durante os procedimentos obstétricos, informações conduzem a retirada de natimorto pela equipe de cirurgia do nosocômio. O corpo do feto foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.


Salientamos a extrema experiência da equipe hospitalar instalada na cidade, com mais de 2.000 procedimentos realizados com êxito, entregando a população respeito e dignidade em serviços públicos de saúde.


O Poder Público Municipal aguardará a emissão do laudo do IML para adotar as providências cabíveis.

Alepe inaugura nova sede da escola do Legislativo

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 09:46


Prédio onde funciona comunicação da Casa também passa por reforma e homenageia o ex-governador Joaquim Francisco


Fruto de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugura na próxima segunda-feira (30), às 9h30, o novo espaço onde a Escola do Legislativo desenvolverá suas atividades. A Elepe passa a funcionar na Rua da Aurora, Nº 763. 


Ao longo dos últimos dois anos, a escola ofereceu à população várias atividades gratuitas como os cursos de formação de liderança política e em Segurança Pública; formação de cuidadores de idosos; noções de tecnologia para a 3ª idade; marketing político digital e legislação eleitoral, entre outros.


Algumas das iniciativas da Escola do Legislativo foram reconhecidas nacionalmente e receberam o prêmio "Assembleia Cidadã", concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O curso de formação de uma nova geração de líderes políticos, desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciência Política da UFPE, foi premiado na categoria projetos especiais que reconhece as boas práticas legislativas e a promoção de uma maior aproximação do Legislativo com a população. 


A iniciativa também faturou o prêmio na categoria “Comunidade” que destaca os melhores projetos educacionais voltados para o público externo.


Para o Superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, a nova sede da Elepe, que permitirá melhores condições para ampliar suas atividades, "só foi possível graças aos esforços dos presidentes da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros, e do TCE, conselheiro Ranilson Ramos". "Ambos se preocupam com o fortalecimento das atividades educacionais voltadas para o público interno e principalmente para a população do Estado de Pernambuco", pontuou José Humberto.


Homenagem - Ainda na segunda-feira (30), logo após a inauguração da nova sede da Elepe, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, entregará a reforma do prédio Macambira, onde funcionam os órgãos de comunicação da Alepe. A unidade passa a se chamar "Edifício Joaquim Francisco", uma homenagem ao ex-governador que faleceu em 2021. 


Joaquim Francisco foi ex-prefeito do Recife, ex-deputado federal e ex-ministro do Interior. A família do ex-governador será representada na solenidade pelo sobrinho José Francisco Neto.

Ponta de Pedras celebra o padroeiro Santo Amaro

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 09:08



A comunidade de Ponta de Pedras, em Goiana, celebrou, nesta sexta-feira (27), a festa do padroeiro Santo Amaro. O evento foi realizado pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural.


As festividades começaram com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Ó, celebrada por Dom Limacêdo Antônio, a programação continuou com os shows dos Padres Alex Bruno e João Carlos, no palco instalado na Rua da Igreja. "Assistir ao show do Padre Alex Bruno é uma alegria. Ele está sempre presente na Igreja de Nossa Senhora do Ó", comentou Carmen de Santana, moradora de Ponta de Pedras.


A prefeitura de Goiana disponibilizou uma infraestrutura completa com policiamento, organização do trânsito, limpeza e atendimento médico. "A prefeitura sempre apoia as festas da melhor forma possível. Trabalhamos para que os eventos ocorram com segurança e tranquilidade ", disse o secretário do Sestran, Rômulo Lamenha. 


A festa continua neste sábado e domingo. Hoje (28) a atração principal é a banda Magníficos. Também se apresentarão no palco as bandas Curica e Fatal.com. O domingo (29) começa às 5h com a Alvorada Festiva comandada pela Banda Saboeira e a Orquestra Tropicana. No período da tarde, às 16h, acontecerá a tradicional procissão e a noite segue com shows de Adilson Ramos, Orquestra Virtual e Ciranda Santa Maria, a partir das 20h.

Prefeitura de Serra Talhada inaugura novas instalações da Casa de Apoio em Recife

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 09:05



A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), as novas instalações da Casa de Apoio para pacientes do Transporte Fora de Domicílio - TFD, em Recife.


A solenidade de entrega contou com a presença da prefeita Márcia Conrado, da secretária de Saúde, Lisbeth Rosa Lima, do deputado federal Pedro Campos e vereadores serra-talhadenses.


As novas instalações contam com estrutura para acomodar diariamente sessenta pessoas, incluindo pacientes, acompanhantes e funcionários. "Mudamos as instalações da nossa Casa de Apoio para um espaço com melhor infraestrutura, mobiliado, com quartos climatizados, área de recreação para as crianças, enfermaria, uma estrutura mais humanizada para acomodar nossos pacientes do TFD e acompanhantes; e além de contar com uma melhor estrutura física, a nova casa fica localizada entre os principais hospitais da capital, facilitando o deslocamento dos pacientes, que têm ainda um carro com motorista à disposição daqueles com maior dificuldade de locomoção", explicou a secretária Lisbeth Rosa Lima.


Bastante emocionada, a prefeita Márcia Conrado enfatizou o compromisso da gestão em ofertar serviços humanizados à população. "Melhorar o nosso serviço do TFD, incluindo as instalações da Casa de Apoio no Recife, sempre foi uma das prioridades da nossa gestão na área da saúde, e graças ao trabalho e empenho de nossa equipe conseguimos disponibilizar um espaço mais adequado e confortável para os nossos pacientes, um local preparado com todo carinho para que eles tenham onde ficar e descansar com mais conforto e dignidade. E assim vamos continuar trabalhando, cuidando dos serra-talhadenses com toda dedicação", afirmou a gestora.


NOVO ENDEREÇO 

A nova Casa de Apoio fica localizada na Rua Porto Carreiro, n° 98, Boa Vista, Recife.


Foto: Secom/PMST

Joãozinho Tenório cumpre agendas importantes para o Agreste nas Secretarias de Infraestrutura e de Educação

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 08:00


Foto: Divulgação 


O deputado estadual diplomado e ex-prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (Patriota), cumpriu duas agendas importantes para o Agreste pernambucano nesta sexta-feira (27), no Recife. O parlamentar participou de duas audiências. A primeira reunião aconteceu na Secretaria de Infraestrutura e outra na Secretaria de Educação.


Na Secretaria de Infraestrutura, Joãozinho tratou sobre a necessidade da recuperação das rodovias estaduais. Já para Secretaria de Educação ele levou um grupo de professores de Santa Cruz do Capibaribe, acompanhado pela ex-vereadora do município Zilda Moraes. 


Os educadores foram em busca de um acordo para o pagamento dos precatórios. "Aproveitamos a oportunidade para levar pleitos dos municípios que representamos, dentre eles a construção de uma escola estadual no importante Distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, por solicitação do nosso vereador Ronaldo Cesar", escreveu o deputado em postagem nas redes sociais. 


Joãozinho também agradeceu a recepção e a atenção dos secretários estaduais Evandro Avelar e Ivaneide Dantas.

Fernando Ribeiro Lins recebe professora da UFPE para conhecer programa de extensão

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 07:56



O presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, recebeu nesta semana, a professora da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco Flavianne Nóbrega, coordenadora do Programa de extensão “Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos – aSIDH”. O programa é uma parceria com a Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Também esteve presente na reunião a presidente da Comissão de Acompanhamento do Sistema Penitenciário e das Execuções Penais da OAB-PE, Nary Gonçalves. No encontro, foi discutida a importância da implementação das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos envolvendo o caso do Complexo Penitenciário do Curado, na Zona Oeste da capital pernambucana.


O projeto é afiliado à Faculdade de Direito do Recife (FDR) e funciona com participação de estudantes de graduação e pós-graduação e realiza atividades como litígio estratégico e em casos relacionados a direitos de povos indígenas, além de divulgação científica e pesquisa.

Coluna do sábado: Insatisfação e atritos: Confira os detalhes da saída de Paulo Câmara do PSB

Publicado por Alberes Xavier em 28/01/2023 às 06:48


Foto: Divulgação 


Governador de Pernambuco por 8 anos, Paulo Câmara entregou sua carta de desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao presidente nacional Carlos Siqueira. Segundo fontes da sigla ouvidas pelo Blog do Alberes Xavier, o ex-gestor assumirá a presidência do Banco do Nordeste. Um dos motivos para o desligamento foi o veto do partido ao seu nome para integrar a equipe ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um possível estremecimento da relação dele com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).


Recentemente, o Blog já havia tratado dessa possibilidade. Devido a sua proximidade com Lula, foi uma surpresa Paulo ter ficado fora do time ministerial do petista.


O trabalho desenvolvido pelo ex-socialista em Pernambuco lhe credenciaram para ficar com um dos ministérios. Porém, o PSB não colocou seu nome como uma das prioridades de indicação. Isso teria deixado Paulo insatisfeito, já que ele abdicou de concorrer a uma vaga no Senado Federal para abrir espaço para uma aliança do PSB com o PT na disputa pelo Governo do Estado. Danilo Cabral (PSB) foi o candidato a governador e Teresa Leitão (PT) foi eleita senadora.


Esse veto no time ministerial teria partido do grupo liderado por João Campos e pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). Paulo Câmara havia sido cotado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas a negociação acabou resultando na indicação da ex-vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) para o comando da pasta.


Durante a sua administração, ficou como legado para a governadora Raquel Lyra (PSDB) o equilíbrio financeiro. Mesmo enfrentando crises políticas e fiscais, além de uma pandemia que atingiu todo o mundo, Pernambuco conseguiu manter uma saúde fiscal invejável. 


Lula acerta ao escolher Paulo Câmara para dirigir o Banco. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública, o ex-governador foi secretário de Administração (2007–2010), secretário de Turismo (2010) e secretário da Fazenda de Pernambuco (2011–2014) durante a administração do então governador Eduardo Campos.


Curtinhas


STF: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de análise sobre a ação que busca suspender a posse de deputados bolsonaristas e investigar o envolvimento de parlamentares nos atos golpistas do dia 8 de janeiro.


Economia: O Brasil fechou 394 agências bancárias em 2022. O país tinha 17.908 unidades em dezembro do ano passado, o menor número anual da série histórica do BC (Banco Central), iniciada em 2007.


Alternativa: O Rumble, uma plataforma de mídia social semelhante ao Youtube criada no Canadá em 2013, tem atraído personalidades da direita brasileira em meio a decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinando o bloqueio de perfis em redes sociais tradicionais.