Ouvidoria da Alepe recebe prêmio nacional por boas práticas

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco receberá em dezembro o troféu pela conquista do segundo lugar no 3º Concurso Nacional de Boas Práticas das Ouvidorias Públicas Brasileiras, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). Devido à pandemia do novo coronavírus, o troféu e certificado dos vencedores serão enviados pelos correios.


A Ouvidoria da Alepe concorreu com 69 projetos, de todo o país, e venceu na categoria “Fomento à Participação e ao Controle Social” com a plataforma “Master Legis”, um game de perguntas e respostas sobre o poder Legislativo e atribuições dos parlamentares.


Pela ferramenta, os participantes aprendem de maneira lúdica o funcionamento do Legislativo, como por exemplo, como surgem os projetos de lei e como reclamações dos cidadãos podem chegar à Ouvidoria da Casa. 


“Como Ouvidor Geral da ALEPE, sei que premiações como estas são sempre importantes porque nos motivam a estar sempre em busca de novas ideias, entregando ao cidadão melhores ferramentas e maneiras para que ele exerça o controle social. Parabenizo todos os envolvidos na realização desse projeto em benefício da população”, destacou o ouvidor da Assembleia, deputado Adalto Santos.


Pioneiro no Brasil, o “Master Legis” já foi experimentado durante os encontros do “Alepe nos Municípios”, projeto que levou, em 2019, as sessões da Assembleia para as escolas públicas municipais do Estado, como forma de despertar o interesse dos alunos pelo Legislativo.


A ferramenta foi idealizada pelo ouvidor-executivo da Alepe, Douglas Moreno. “O Master Legis consolidou o pioneirismo e o sucesso desta iniciativa dentro do programa Alepe nos Municípios. Com este reconhecimento, a ALEPE se torna referência nacional no critério de participação popular, uma vez que demonstrou êxito no engajamento da população, sobretudo a juventude. Estamos no caminho certo.”, comemorou Douglas.


O concurso Boas Práticas das Ouvidorias Públicas Brasileiras reconhece e premia iniciativas que aprimorem o controle social e ampliem os espaços de participação popular. A CGU adota como critério para seleção dos vencedores a criatividade, inovação, custo-benefício, efetividade e facilidade de ser replicado.

Troque o voto branco ou nulo pelo voto útil

O voto é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas.

 

As eleições para prefeito e vereadores no Brasil ocorreram no último domingo e o número de abstenções e faltosos foi o maior dos últimos 20 anos, cerca de 34 milhões de Brasileiros não compareceram às urnas, o percentual chegou a 23,15% do número total de eleitores aptos a votar.

 

As cidades com segundo turno em Pernambuco ( Recife, Paulista )

 

No Recife que volta a ter eleições no próximo dia 29 de novembro (2º Turno), estavam aptos a votar 1.157.324 eleitores, porem só houve o comparecimento de 927.167 eleitores, deixaram de comparecer às urnas, cerca de 230.157 eleitores, isso é mais votos do que o segundo colocado conseguiu para chegar ao segundo turno, somado com aqueles que compareceram e votaram em branco que são 45.448, mais aqueles que anularam o voto 81.657 dá um universo de votos que nenhum candidato chegou a conseguir no primeiro turno. Somados quem não compareceu, votos branco e votos nulos, chegamos a um universo total de 357.262 votos que não foram para nenhum candidato no primeiro turno das eleições.

 

Já na cidade do Paulista, que também terá segundo turno no próximo dia 29 de novembro, estavam aptos a votar 216.859 eleitores, porém houve o não comparecimento de 40.496 eleitores, o número de não votantes chegou a ser maior do que o segundo colocado conseguiu para chegar no segundo turno. Votaram em branco 10.665 eleitores e nulo teve um universo de 18.916 eleitores, que somados o número de eleitores em branco, nulo e não comparecimento, temos um universo de 70.077 de eleitores que não votaram em nenhum candidato no primeiro turno em Paulista.

 

O Voto

 

Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

 

Peso do Voto Nulo

 

A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que diz: "é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos". Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não pode influenciar no resultado, porém a pessoa que vota branco, nulo, ou deixa de comparecer na eleição, é também responsável pelo resultado, e no caso das eleições de Prefeito no Recife ou Paulista, levará a responsabilidade ou o peso de ter eleito indiretamente o candidato que vencer nas eleições 2020. 

 

Responsabilidades

 

Votando ou não, o eleitor é responsável pela escolha de seus governantes, independente de comparecer para votar, por isso acho que mesmo não tendo o candidato ideal, é necessário que ele saiba que independentemente de qualquer decisão, o ano de 2021 começará com novos prefeitos, ou seja, você, leitor, prefere escolher um vencedor ou deixar que os outros escolham por você?

 

A legitimidade de uma reclamação a posteriori que você pretenda fazer vai estar diretamente ligada à escolha que não foi feita por você, por ter abdicado de alguma forma do seu voto, seja comparecendo e votando branco ou nulo ou simplesmente não indo votar. Pense bem, em qualquer dos resultados você participará, ativa ou passivamente.

 

Artigo escrito por: Amisadai Silva, economista, idealizador e gestor do Portal de Prefeitura.

ROBERTO ASFORA ANUNCIA O PRIMEIRO SECRETÁRIO DE SUA GESTÃO

O Governo do prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PL), começa a tomar forma com a primeira nomeação. A secretaria escolhida foi a de Educação, que será comandada pelo professor da Rede Pública Estadual, Roberto Aguiar. 


O secretário é formado em Geografia e tem especialização em ensino da Geografia e Meio Ambiente. 


Para Roberto, a Educação é uma forte influência para construir uma sociedade. “A educação tem uma forte influência para a construção de uma sociedade é um dos investimentos primordiais para estimular o desenvolvimento humano, social e econômico do cidadão", comentou Roberto.  

Segundo o secretário, a primeira ação será abrir um canal de diálogo com todos os membros da educação e fazer da educação municipal uma referência em todo o estado. 

João Campos impõe derrotas a Marília Arraes no TRE

Entre as vitórias do candidato da Frente Popular está a liberação da veiculação de peças que informam que a petista tentou proibir a leitura da Bíblia na Câmara do Recife


O jurídico da Frente Popular do Recife impôs à coligação da candidata Marília Arraes (PT) derrotas importantes a petista na Justiça. Foram 12 decisões contra Marília, incluindo a liberação, no Pleno do Tribuna Regional Eleitoral (TRE-PE), da veiculação de peças da campanha de João Campos (PSB) que informavam que a postulante petista tentou proibir a leitura da Bíblia na Câmara do Recife, no seu período como vereadora na capital pernambucana.


"Por maioria de votos, negar o Direito de Resposta no que diz respeito à questão da possibilidade ou não de leitura de texto bíblico na Câmara de Vereadores", diz o acórdão publicado em sessão.


Entre outras decisões contrárias à Marília Arraes estão  peças referentes a Machismo, impedindo a veiculação de peças com atribuição à  campanha de João Campos; a liberação de peças que informam sobre os processos de improbidade administrativa relativos à denúncia feita pelo MPPE da existência de funcionários fantasmas no gabinete de Marília; além da manutenção do comercial de TV com o áudio do deputado Túlio Gadêlha, que indicou a prática de rachadinha por parte de Marília.

Em Taquaritinga do Norte Hospital Severino Pereira recebeu modernas camas elétricas

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Saúde do município, adquiriu modernas camas elétricas com o objetivo de oferecer um atendimento médico cada vez melhor para a população. Agora os pacientes que forem internados no Hospital Severino Pereira contarão com o conforto de novos leitos, são camas com capacidade para ajuste de inclinação movida eletronicamente. 


Os equipamentos ficam disponíveis na sala de urgência da unidade e também na enfermaria e contam com a mais moderna tecnologia. O acionamento dos comandos das camas é realizado por controle remoto, desde o ajuste da cabeceira até a parte dos pés, além das proteções laterais proporcionando mais conforto e segurança, em comparação com as camas tradicionais, hospitalares, acionadas manualmente.


O equipamento chegou em plena pandemia onde a população mais precisou da saúde do município. Ao todo foram adquiridas 15 camas elétricas para melhor atender a população da Capital do Café.

Prefeitos de Toritama e de Santa Cruz do Capibaribe estabelecem união pelo Polo das Confecções

As cidades de Toritama e de Santa Cruz do Capibaribe são importantes eixos de desenvolvimento econômico no Estado de Pernambuco, na produção e venda de roupas para todo o Nordeste.


O Prefeito reeleito de Toritama, Edilson Tavares (MDB) e o Vice Romerinho receberam o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), esta semana. Edilson Tavares recepcionou a comitiva em seu gabinete. Os dois dialogaram sobre assuntos comuns as duas cidades, principalmente os relacionados ao desenvolvimento do Polo das Confecções do Agreste, onde os municípios são os principais integrantes e produtores de roupas. 


Após a recepção na prefeitura, os prefeitos eleitos visitaram alguns setores e unidades que foram destaque da gestão de Edilson Tavares, assim como: A CAF - Central de Abastecimento Farmacêutica, o Almoxarifado Municipal e as obras de ampliação nas escolas municipais, encerrando assim a visita oficial com a gravação de vídeos para as redes sociais. Nas mídias, os dois desejaram sucesso mútuo, colaboração política e união em benefício da evolução do Polo das Confecções.


Histórico


Edilson Tavares é um prefeito de referência no Agreste de Pernambuco. Nós últimos 04 anos ele se destacou por ter alcançado a façanha de construir 04 escolas, desativar o lixão da cidade, pavimentar mais de 100 ruas e uma estrada de 04 quilômetros, concluir um estádio de futebol e uma creche, instalar o primeiro Hospital de Campanha do Covid-19 de Pernambuco, requalificar a primeira etapa da Feira do Jeans e abrir uma Casa de Apoio, para alojar pacientes em tratamento no Recife.


Fabio Aragão se destacou por vencer as eleições em Santa Cruz do Capibaribe, contra Dida de Nan (PSDB) indicado pelo atual prefeito Edson Vieira e também contra Alan Carneiro (PSD).

No primeiro discurso como líder da Oposição, Antonio Coelho reforça disposição de defender o interesse dos pernambucanos

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) realizou, nesta quinta-feira (26), o primeiro pronunciamento enquanto líder da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa. Durante o seu discurso, o democrata agradeceu a confiança e o apoio dos colegas e ressaltou a sua disposição de fazer um trabalho amplo e representativo, bem como atuar para enriquecer o sistema republicano de governo e a assembleia, garantindo a altivez do parlamento frente aos outros poderes. “É uma importante tarefa, a qual espero poder desempenhar tão bem quanto meu antecessor, deputado Marco Aurélio, seguindo na luta pelos ideais do nosso povo”, destacou.


O novo líder oposicionista afirmou que sua atuação será a de manter a cobrança para que governo do Estado sempre empregue e entregue os seus melhores esforços na construção de um Pernambuco melhor. O parlamentar disse enxergar algumas áreas onde o Estado pode fazer e avançar ainda mais e cita o combate às desigualdades regionais como uma delas. 


“E nesse cenário não podemos deixar de citar Nilo Coelho, o governador da integração, que tem como uma das suas maiores obras a construção de estradas de asfalto, como a que liga o Recife a Petrolina, buscando garantir o desenvolvimento compartilhado do Estado. Agora, estamos no momento de encontrar novas estradas do desenvolvimento e cito como exemplo a ampliação das fronteiras da irrigação, do conhecimento, tornando-se mais agressivo na política de incentivos fiscais”, pontuou o líder, afirmando que um novo ciclo político está prestes a se inserir em Pernambuco, seguindo por novos caminhos rumo ao desenvolvimento.


Ao longo de sua fala, o parlamentar recebeu o aparte de vários colegas, tanto governistas quanto da oposição. A deputada Priscila Krause (DEM) não só parabenizou o correligionário quanto destacou a confiança que os integrantes da bancada depositam no novo líder. “Nós temos a confiança no seu compromisso, na sua capacidade de articulação, no seu potencial, no seu zelo com os assuntos republicanos e na defesa do interesse coletivo”, destacou a democrata, reforçando que a oposição é um elemento constitutivo de grande importância dentro do sistema democrático e na preservação dos interesses do povo pernambucano. 


Líder da bancada de Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB) saudou o democrata pela chegada à liderança da Oposição e ressaltou estar certo da convivência tranquila e cordata que poderão estabelecer do ponto de vista das ideias e do respeito ao contraditório. “Apesar de jovem e deputado de primeiro mandato, Vossa Excelência sempre se posicionou de maneira firme e preparada na defesa de suas ideias”, elogiou o socialista,


A deputada Tereza Leitão (PT) ressaltou a importância e a magnitude do papel de coordenar uma bancada e destacou a capacidade do colega democrata de assumir tamanha responsabilidade. “Tenho convicção que vossa excelência está preparado para conduzir a bancada e para efetivar os diálogos necessários dentro dessa casa”, destacou a petista. Antonio Coelho também recebeu apartes dos deputados Tony Gel (MDB), José Queiroz (PDT), João Paulo (PCdoB) e do presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP). “Aos deputados que abrilhantaram ainda mais este momento, fica aqui a minha gratidão”, agradeceu Antonio Coelho.

Estudo aponta que Pernambuco está com tendência de estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)

De acordo com análise da Fiocruz, Estado está na contramão do cenário nacional, que é de alta

 

Nas próximas três semanas, a tendência é que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Pernambuco mantenham um nível de estabilidade com oscilação. Já no período de seis semanas, a probabilidade é de queda, ou estabilidade, quando se analisa o Estado por macrorregião. O estudo foi publicado nesta semana no Boletim Infogripe, atualizado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir do monitoramento das ocorrências de Srag em todo o Brasil. Segundo o material, Pernambuco figura entre os seis estados em estabilidade/oscilação ou queda para as próximas semanas, enquanto que em todos os demais a expectativa é de moderado ou forte sinal de crescimento em pelo menos uma macrorregião. 


Quando se analisa as capitais, apenas no Recife e em outras duas, a tendência é de estabilidade com oscilação nas próximas três semanas; e de queda moderada no período de seis semanas.  


A tendência também é de estabilidade com oscilação para as próximas três semanas em todas as quatro macrorregiões pernambucanas. Já para as próximas seis, na I Macrorregional, que engloba os municípios da I, II, III e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres) - RMR e Zona da Mata - há probabilidade forte de queda; e na IV Macro (VII, VIII e XI Geres, com sede em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente), há sinal de queda moderada. Nas II e III Macros - Agreste e parte do Sertão - os dados mostram tendência de estabilidade nas próximas seis semanas.


"Quero destacar que temos trabalhado com o máximo de transparência e adotando os mais rígidos parâmetros científicos em nossas análises sobre o cenário desta doença. E, neste sentido, reforço que a pandemia ainda não acabou. O vírus continua entre nós. Neste momento, só a prevenção nos protege, efetivamente, contra o vírus", pontuou André Longo.


SEMANAS EPIDEMIOLÓGICAS - Durante a coletiva, o secretário André Longo informou que na análise da última Semana Epidemiológica (47), foi registrada uma oscilação de 12% para mais na comparação com a semana passada, mas ainda uma queda de 16,4% nos casos de Srag em comparação à SE 45, o que confirma o cenário de estabilidade com oscilações. 


Quando se verifica a mortalidade por Srag, houve uma queda de 12,4% nas ocorrências quando se compara com a SE 46 e uma situação de estabilidade na comparação de 15 dias.


"Precisamos do senso de responsabilidade de todos, porque o relaxamento nos cuidados, de forma recorrente, poderá trazer um aumento na contaminação, gerar novos casos e propiciar mais mortes. Não é momento de abandonar os cuidados. Ao contrário, é momento de reforçar o distanciamento social, a lavagem permanente das mãos e o uso correto da máscara", finalizou Longo.


LEITOS - Nos próximos dez dias, o Governo de Pernambuco vai reforçar a rede de assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) com 70 leitos, sendo 20 de UTI e 50 de enfermaria, nos Hospitais de Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem (dez de UTI e dez de enfermaria); e outras 50 na unidade Olinda (40 de enfermaria e dez de Terapia Intensiva). No momento, as gestões desses equipamentos estão organizando os espaços, montando maquinário e convocando as equipes multiprofissionais. 


"Em relação à ocupação das vagas dedicadas aos pacientes com suspeita para a doença, ontem e hoje, a taxa das UTIs atingiu 80% de ocupação. Isto foi motivado pela retirada do sistema de regulação dos leitos do Hospital de Campanha de Petrolina. Mas, como já tinha dito em outros momentos, o nosso Plano de Contingência prevê o desbloqueio e reconversão de leitos, caso o percentual de 80% seja alcançado de forma sustentada. Assim, o Governo de Pernambuco disponibilizará, até a próxima semana, mais 20 vagas de UTI adulto, sendo 10 no Antigo Alfa e outras dez na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, além disso também teremos 50 novos leitos de enfermaria nessas mesmas unidades", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante a coletiva de imprensa on-line desta quinta (26/11). 


O gestor ainda informou que o Governo de Pernambuco está monitorando a situação no Sertão do Estado. "Especificamente em Petrolina, estamos avaliando o cenário e, caso necessário, iremos abrir leitos para garantir o atendimento na região", ressaltou.

 

Nas últimas semanas, Pernambuco já tinha feito o desbloqueio de 107 leitos, sendo 50 de UTI e 57 de enfermaria, nos hospitais Maria Vitória, no bairro de Areias; Evangélico, na Torre; e no Antigo Alfa, em Boa Viagem, todos no Recife. É preciso lembrar que, ao longo dos últimos meses, com a redução da demanda e para evitar a ociosidade nas vagas da rede pública, mais de 1,5 mil leitos foram bloqueados em Pernambuco. Essas adequações foram feitas respeitando um nível de segurança e preservando a assistência integral à saúde da população pernambucana.


VACINAÇÃO - Pernambuco bateu, nesta quinta, a meta mínima de 95% de crianças vacinadas na campanha de vacinação contra a poliomielite. Com isso, é o segundo Estado no País a atingir o feito, se mantendo acima da média nacional, de 67%. Ao todo, foram 522.125 meninos e meninas, entre 1 ano e menores de 5 anos, imunizados, de um total de 549.369. A campanha segue até esta sexta (27/11), oportunidade para os pais e responsáveis levarem as 27,2 mil que faltam a uma sala de vacina para receber essa proteção extra. 


"Quero agradecer o empenho dos profissionais de saúde dos municípios, do Programa Estadual de Imunização, dos pais e também dos responsáveis. Para as crianças que ainda não tomaram a dose extra contra a pólio, lembro que a campanha segue até amanhã em todo o Estado e ainda há tempo de evitar que o vírus da poliomielite volte a circular entre nós. Vacinar é uma demonstração de amor e um compromisso com a saúde e com o futuro de nossas crianças", disse o secretário.

Roberto Asfora afirma que irá distribuir ivermectina em massa, em Brejo da Madre de Deus

Remédio será utilizado no combate à COVID-19, mesmo sem comprovação da eficácia


O prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PL), afirmou nesta quinta-feira (26) que irá distribuir ivermectina em massa para a população para utilização no combate à pandemia da covid-19.


O remédio é conhecido pela utilização no tratamento de infestações por parasitas, como piolho, sarna e verme. Apesar disto, não há evidências científicas de que a ivermectina funciona contra o novo coronavírus.


“Eu tomei ivermectima, e vim tomando todo mês desde março. Você acredita que eu cheguei a dar ivermectina a 200 idosos do meu município? Eu manipulei aqui em Caruaru e demos a 200 idosos, nenhum pegou (covid-19) e se pegou, foi assintomática”, disse o prefeito eleito, ao comunicador Berg Santos.


Roberto Asfora afirmou que sabe que o remédio não impede a contaminação pelo vírus: “Não temos nenhum cientificamente comprovado, mas ele atenua muito”. Asfora informou que no início do mandato, irá priorizar a saúde, procurando o apoio do Ministério da Saúde. Ele também afirmou que irá fazer o hospital do município funcionar. (Do NE10 interior)

“Esse resultado representa a humildade e reafirma nosso compromisso” fala Mariana Medeiros, prefeita reeleita de Cumaru

A prefeita reeleita de Cumaru, Mariana Medeiros (PP) conversou com o Blog do Alberes Xavier e comentou sobre as eleições de 2020, na qual ela enfrentou dois adversários com potenciais, mas mesmo assim, conseguiu vencer. 


“isso é um reconhecimento do trabalho que desempenhamos aqui, temos desafios cada dia maior, mas estamos prontos para administrar. Recebemos poucos recursos oriundos dos governos e estamos respeitando cada centavo que vem em prol do povo cumaruense”, falou a prefeita. 


Mariana Medeiros ainda comentou sobre a atuação do deputado estadual Eriberto Medeiros e o deputado federal Eduardo da Fonte PP. “Agradecemos ao empenho de cada um deles, temos ainda o governador e os senadores que não tem esquecido de Cumaru. E reforço que estamos prontos para receber mais recursos que venha beneficiar a população. Em breve vamos receber um trator e duas ambulâncias”, ressaltou. 


Sobre sua relação com a Câmara de Vereadores, onde a prefeita tem uma bancada de 5 parlamentares. “Espero que todos os vereadores se empenhem em trabalhar pela população de Cumaru. Só vou enviar à Câmara aquilo que beneficie o povo, quero compreensão de todos para conduzirmos a cidade ao progresso”, afirmou.