Marília Arraes participa de encontro sobre segurança pública na Adeppe

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 11:47


Foto: PH Reinaux


A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou de um encontro, na sede da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), na noite da última quinta-feira (19). Durante o evento, ouviu dos delegados quais as principais demandas da categoria em termos estruturais e de valorização profissional que o governo do PSB deixou de lado nos últimos anos e também apresentou suas preocupações e sugestões na busca pela melhoria do trabalho dos que fazem a segurança pública de Pernambuco. 


Um dos principais pontos debatidos entre os participantes do evento foi a necessidade da modernização da estrutura e equipamentos, da valorização da Polícia Civil, do respeito ao profissional e da reestruturação física das delegacias espalhadas pelo estado. "O diálogo com todas as categorias é fundamental para aprender, pensar e construir um estado em que todos sejam valorizados", afirma Marília. 


"Vir aqui na Adeppe e ouvir os depoimentos de vocês nos ajuda a fazer um diagnóstico da situação de trabalho de quem faz a segurança pública. Não dá para um delegado, ou qualquer outro agente de segurança, colocar sua vida em risco por conta da omissão do Governo do Estado", ressalta. 


Uma das principais críticas feitas pelos presentes foi em relação ao sistema de pontuação dos delegados sobre a conclusão de investigações. No atual sistema só existe pontuação para a conclusão de investigações relativas ao ano corrente. Ou seja, investigações de anos anteriores acabam não recebendo nenhum tipo de pontuação, o que naturalmente acaba se transformando em um grave gargalo. Para ter uma noção do que isso representa em termos práticos, basta lembrar que cerca de 9,4 mil assassinatos cometidos em Pernambuco, nos últimos cinco anos, seguem sem solução. 


O evento foi coordenado pelo presidente da Adeppe, Francisco Rodrigues e pelo vice-presidente da instituição, Pedro Henrique. Estiveram presentes, na comitiva de Marília, Maria Arraes, pré-candidata a deputada federal; o delegado Israel Rubis, vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal e o delegado Rossine Blesmany, pré-candidato a deputado estadual.

Encontro Pascal de Coros de Olinda termina hoje com cinco apresentações

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 11:37


A iniciativa tem apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da Prefeitura de Olinda e da Santa Casa de Misericórdia do Recife


A primeira edição do Encontro Pascal de Coros de Olinda, no Convento de Santa Tereza, bairro de mesmo nome, em Olinda, chega ao segundo dia, nesta sexta (20), com cinco apresentações: Coro Canto Maior, Coral Semear Alegria, Grupo Athus Vocal, Coral Viver Casa Forte e o Grande Coro.


O evento começou na quinta-feira (19), com o coral das crianças assistidas pelo Educandário Santa Tereza, da Santa Casa Recife. Também apresentou-se o Ensemble Vocal Cantamus, interpretando o moteto sacro “Jesu, meine Freude”, peça de Johan Sebastian Bach. Quem fechou a noite foi o Grande Coro, formado pelos coros de Adorai, Canto Livre AABB, Padre Geraldo Pennock, Polifônico Ângelus e Real Encanto


A iniciativa tem apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da Prefeitura de Olinda e da Santa Casa de Misericórdia do Recife. Aberto ao público, o espetáculo contará com a participação de 11 grupos de corais vindos de todo o estado, que apresentam um repertório que vai do sacro e erudito até o popular brasileiro e regional. Os ingressos podem ser trocados por pacotes de leite em pó, que serão doados para o Centro Geriátrico Padre Venâncio.


De acordo com a presidente da Abcantocoral, Suely Farias, o caráter social é uma marca registrada do evento. “Além de valorizar a nossa cultura e o maravilhoso trabalho dos corais locais, a nossa proposta é ajudar instituições que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, neste ano, nos unimos à Santa Casa Recife, entidade filantrópica que mantém diversas unidades e projetos sociais em nosso estado”, afirma.


Todo o leite em pó arrecadado será destinado à alimentação das idosas acolhidas no Centro Geriátrico Padre Venâncio, mantido pela Santa Casa. “O nosso abrigo utiliza cerca de 600 pacotes de leite mensalmente, por isso, recebemos essa iniciativa com muita alegria. Além disso, a nossa Igreja, que foi reaberta no mês passado, após quase três anos sem celebrações, também está de portas abertas para receber todos vocês para este grande evento”, comemora a gerente de Educação, Assistência e Captação da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura.


A programação desta sexta, a partir de 19h:


1. Coro Canto Maior – Regente: Vanessa Santana

2. Coral Semear Alegria – Regente: Artur Fabiano

3. Grupo Athus Vocal – Regente: Ozani Malheiros

4. Coral Viver Casa Forte – Regente: Ismael Barbosa

5. Grande Coro – Regente: Gilberto Santos

Miguel Coelho participa da abertura do São João dos Bairros de Petrolina

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 11:07


Foto: Jonas Santos


O pré-candidato a governador Miguel Coelho cumpre agenda neste final de semana em Petrolina. O ex-prefeito da cidade sertaneja vai acompanhar, na noite desta sexta (20), o São João dos Bairros, evento que marca o início do ciclo junino na Capital do São Francisco. Os shows estão programados para iniciar às 20h, na comunidade do José e Maria.


Miguel Coelho foi responsável pelo resgate do São João dos Bairros, em 2017. A retomada do evento foi uma forma de descentralizar o ciclo junino, levando shows populares para as comunidades de Petrolina. A festa junina de Petrolina ganhou uma nova dinâmica nas últimas edições (2017, 2018 e 2019), com grande projeção nacional. O ciclo vai até final de junho e terá como ponto alto os shows no Pátio Ana das Carrancas, entre os dias 17 e 26 de junho.


O pré-candidato a governador cumpre agenda em Petrolina ainda no sábado. Miguel participa junto com o Pastor Jairinho e o deputado estadual Romero Sales de uma convenção da Assembleia de Deus.

Danilo anuncia equidade de gênero nos cargos de liderança do governo

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 11:04


O pré-candidato ao Governo de Pernambuco também irá instalar Delegacias das Mulheres em todas as regiões do estado  


Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o deputado Danilo Cabral assumiu o compromisso de garantir a paridade de gênero nos cargos de liderança de sua gestão. Em ato político, ao lado da deputada estadual Teresa Leitão, da secretária estadual das Mulheres, Ana Elisa Sobreira, de prefeitos e prefeitas e outras lideranças, em Arcoverde, ele declarou que a proposta fará parte do seu programa de governo. 


"A cada sonho conquistado, temos que buscar novos sonhos. A gente está aqui para mudar a vida das pessoas juntando sonhos, capacidade de fazer e gente. E precisamos avançar na pauta da igualdade de gênero dentro da estrutura do Estado brasileiro. Todos os espaços de liderança do nosso governo, do secretariado até a ponta, serão compartilhados entre homens e mulheres. No mínimo, 50% dos cargos de liderança serão ocupados por mulheres", afirmou Danilo em ato político realizado em Arcoverde, no Sertão, antes da abertura do Fórum Estadual das Mulheres. 


Danilo destacou que, em Pernambuco, 175 dos 184 municípios têm organismos, como coordenadorias, voltados para políticas públicas que dialogam com as mulheres, mas secretarias são poucas. "Se queremos mostrar que a defesa dos direitos das mulheres é prioridade, é preciso termos o mesmo nível de equiparação das outras políticas públicas", defendeu. E acrescentou: "Nós precisamos forjar políticas públicas, nós precisamos colocar sim, dentro do Estado brasileiro, a equiparação". 


O pré-candidato ao governo, ressaltou que a iniciativa mostra o compromisso da Frente Popular em valorizar a capacidade feminina de trabalho, organização, ação e liderança para a gestão pública. Ele ressalta que Pernambuco, ao longo dos anos, tem avançado nas políticas públicas para as mulheres, citando como exemplo a criação da Secretaria da Mulher e o enfrentamento da violência, o incentivo ao empreendedorismo, apoio à qualificação para o emprego, a formação de gênero no ensino formal. 


"Precisamos lembrar que foi o governo da Frente Popular que criou a Secretaria da Mulher no estado e nós queremos avançar na promoção dos direitos das mulheres, nas políticas públicas de gênero. Também foi a gestão da Frente Popular no Recife, com o prefeito João Campos, que estabeleceu a paridade de gênero nos cargos de liderança", disse.


Presente no ato, a deputada Teresa Leitão também falou sobre as ações promovidas pela Frente Popular na política de gênero. "Esse projeto não sinaliza no vazio, porque somos maioria da população, porque nossas pautas são hoje estruturantes da democracia, da inclusão social ou para agradar. Foi esse conjunto que implementou a Secretaria das Mulheres, afirmando nosso lugar político na construção do estado", cravou. 


COMBATE À VIOLÊNCIA - Danilo também assumiu o compromisso de instalar Delegacias das Mulheres em todas as regiões do estado. Ele lembrou que há quatro unidades em construção - Salgueiro, Arcoverde, Palmares e Olinda. "Mas vão ficar vazios de espaços de proteção em nosso estado e precisamos ocupá-los", comentou. O deputado explicou que o critério para a implantação das novas delegacias, além da distribuição geográfica, levará em consideração os índices de violência contra as mulheres.


"Enfrentamos um feminicídio a cada 7h e um estupro a cada 10 minutos no Brasil. Isso mostra a perversidade da violência em relação às mulheres. Cabe a nós enquanto agente político, estruturar políticas que respondam a esse desafio", enfatizou. 


PLANO DE GOVERNO - O lançamento ontem (19) do Vamos Juntos Pernambuco, plataforma fi-gital para a construção do plano de governo, já foi uma sinalização de como a equidade de gênero é um valor importante para o pré-candidato. A coordenação para do programa de governo de Danilo será feita pela arquiteta Ana Paula Vilaça, secretária do Gabinete do Centro Recife e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, e pelo assistente social Joelson Rodrigues, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social. 


“Queremos dialogar com toda a sociedade para avançarmos nas conquistas de Pernambuco, mas acho importante dar essa sinalização. A igualdade de gênero não pode ser apenas um discurso, tem que estar na prática”, frisou.


Também estiveram presentes no café da manhã o deputado federal Gonzaga Patriota, a prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito de Arcoverde, Wellington da LW, a secretária estadual das Mulheres, Ana Elisa Sobreira, a secretária Nacional das Mulheres do PSB, Dora Pires, além de vereadores e lideranças políticas. 

Anderson critica modelo de gestão do PSB e descaso na área da saúde em agenda em Arcoverde

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 10:48


Foto: Leandro de Santana/Divulgação


Anderson Ferreira, ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, participou, na noite desta quinta-feira (19), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arcoverde, de uma coletiva de imprensa para apresentar propostas do plano de governo e debater temas relacionados a diversos gargalos enfrentados pela população pernambucana. Ao lado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado Federal, Gilson Machado (PL), Anderson irá percorrer, até a próxima segunda-feira (23), várias cidades do Sertão com a caravana Simbora Mudar Pernambuco para ouvir discutir prioridades ao lado do povo.


Diante de um auditório lotado, o pré-candidato destacou os altos índices de violência, a falta de infraestrutura das rodovias estaduais e a crise no sistema de abastecimento de água como aspectos recorrentes a todas as regiões por onde o grupo tem passado. Ao falar sobre a liderança de Pernambuco no ranking nacional do desemprego, Anderson criticou o modelo de gestão do PSB do governador Paulo Câmara pela inércia e falta de apoio ao circuito turístico ao citar a aproximação dos festejos juninos.


“Enfrentamos dois anos de pandemia e nos deparamos com uma gestão estadual desastrosa, que inverteu prioridades e adotou uma série de medidas equivocadas que contribuíram diretamente para que Pernambuco, hoje, venha a ocupar a triste marca de estado com o maior número de pessoas desempregadas no Brasil. Somos um estado conhecido nacionalmente pelo São João, uma festa que gera emprego e renda durante todo um mês, e tudo que temos ouvido são reclamações por falta de incentivos por parte do governo estadual ao turismo cultural”, disse Anderson.


Ao se referir ao descaso para com a área da saúde, o liberal lembrou o episódio ocorrido nesta quinta-feira, no Hospital da Restauração (HR), no Recife, quando, pela segunda vez em menos de um mês, pacientes que se amontoavam em leitos lotados precisaram sair às pressas devido ao desabamento de parte do teto da unidade. “A saúde é uma área que precisa ser completamente revista porque o descaso chega a ser desumano. É um absurdo vermos pacientes sendo assaltados diante de um momento de total fragilidade. É algo que chega a ser surreal e o pior é que a gente não vê uma autoridade ligada ao PSB dizer uma só palavra sobre o assunto”, pontuou.


Amanhã, a caravana Simbora Mudar Pernambuco cumpre agenda no município sertanejo de Serra Talhada. Estiveram presentes ao ato em Arcoverde o deputado estadual Alberto Feitosa (PL); os pré-candidatos a deputado estadual Joãozinho Tenório (Patriotas) e Tiago Medeiros (PL); o pré-candidato a deputado federal Coronel Meira (PL); além de lideranças políticas da região do Sertão do Moxotó.

Em Goiana, Aluísio Lessa faz cobrança pública a prefeito e Governo do Estado

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 09:31



Durante o anúncio das ações do Programa Retomada para Goiana, na tarde desta quinta-feira (19.05), o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), após agradecer ao Governo do Estado pelas ações e obras anunciadas, cobrou celeridade das gestões estadual e municipal para que os recursos que destinou à cidade por meio de cinco emendas parlamentares se convertam em ações para a população. 


Aluísio enviou quatro emendas que somam R$ 400 mil para compra de uma ambulância e um raio-x para o principal hospital de Goiana. "Por conta da gestão do Hospital Belarmino Correia, os recursos para a compra de um raio-x e de uma ambulância ainda não foram utilizados. Que a nova administração do hospital consiga trabalhar em consonância com o Fundo Estadual de Saúde para a execução", afirmou o parlamentar.


No tocante à emenda destinada para educação, o deputado foi categórico na cobrança ao Prefeito Eduardo Honório (UB). Olhando para o gestor, Lessa ressaltou a inércia da Prefeitura. "E o laboratório de inovação do Google segue aguardando documentação da Prefeitura para ser instalado. Seriam R$ 70 mil desperdiçados, mas nos articulamos junto à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco e acredito que, agora, o prefeito vai tomar providências com a sua secretaria de Educação para que Goiana tenha um equipamento de última geração mantido pela Google", declarou.


Após as enquadradas, Aluísio, que tem domicílio eleitoral em Goiana, disse que não vai sossegar até que os recursos se convertam nos objetos das emendas. O povo tem pressa e estaremos vigilantes para que o nosso trabalho se reflita em melhoria de vida", concluiu.

Simão Durando reforça ações de fortalecimento da economia na abertura do 1° Salão do Turismo

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 09:23



Petrolina está sediando o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O evento, que iniciou nesta quinta-feira (19), busca apresentar as culturas e riquezas, além de fortalecer a economia da região. Na abertura, o prefeito Simão Durando destacou o potencial turístico da capital do agronegócio, além de reforçar a importância do retorno das feiras para o fortalecimento do turismo de negócios. 


Em seu discurso, o gestor reforçou as ações da prefeitura para auxiliar no retorno da economia e destacou a abertura da licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convenções, um importante equipamento para o setor, que irá alavancar ainda mais o turismo de negócios na cidade.  


"Participar e sediar este primeiro Salão do Turismo só confirmou que estamos no caminho certo. É com muito orgulho e felicidade que fiz questão de compartilhar com todos presentes este projeto que está saindo do papel. Serão investidos mais de R$ 41 milhões na reestruturação do tradicional complexo arquitetônico do Centro de Convenções, fruto de emenda do senador, Fernando Bezerra Coelho. Petrolina merece este novo espaço. A nossa cidade nasceu vocacionada para ser referência no processo de construção de um novo Pernambuco e essa reforma é um passo decisivo que vai tocar na veia da economia do nosso município", concluiu o prefeito, Simão Durando.


Salão de Turismo do Vale do São Francisco


O 1° Salão de Turismo do Vale do São Francisco é idealizado pela Cooperativa de Produtores e Empreendedores do Turismo e Agronegócio do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e a Agência de Turismo Rural, Enoturismo, Pedagógico e Criativo em Petrolina (Criatur). A Prefeitura de Petrolina é co-organizadora e o evento tem programação gratuita.

Prefeito de Bonito anuncia em grande evento seus pré-candidatos a deputado

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 09:05


Cayo Albino avança com mais apoios no Agreste na disputa por uma vaga na ALEPE


É festa amarela em Bonito, no agreste de Pernambuco. O prefeito Gustavo Adolfo mostrou força e superlotou a Fábrica do Ex-Prefeito, Dr Ruy, na noite dessa quinta-feira (19), para anunciar seus pré-candidatos a deputado federal e estadual. Clodoaldo Magalhães (PV) deixa a ALEPE para a disputa da Câmara dos deputados em Brasília, e o jovem Cayo Albino (PSB), vem motivado em sua campanha para a Assembleia Legislativa do estado. Cayo é filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, e deve sair com grande votação no município e no Agreste. O evento contou com ex-prefeitos, a exemplo de Silvino Duarte (Garanhuns), Pinheiro (Bonito) e Dr Ruy (Bonito), dos vereadores Júnior do Gado, Holandinha, Italo Cabral, Edilson Eiji, grandes lideranças, ex-vereadores, suplentes e representantes de grupos políticos de outros municípios. 


Gustavo Adolfo mostrou muito otimismo e garantiu o empenho do grupo na eleição vitoriosa. Pela disposição demonstrada nesta quinta, a festa amarela vai ganhar as ruas na campanha também de Danilo Cabral governador, Teresa Leitão pro senado e Lula presidente. 


Segundo Cayo Albino, Bonito ganhou novos representantes na defesa de seus projetos. "Esta cidade me acolheu e hoje temos este compromisso. Quero ser deputado para representar o prefeito Gustavo, este grupo, e a população de Bonito na Assembleia Legislativa. Certamente Clodoaldo será deputado federal, mas esta cidade vai continuar com um deputado na ALEPE, pois este é o meu sentimento e meu compromisso com esta gente", afirmou Cayo Albino.


Sivaldo Albino esteve presente no evento acompanhado de vereadores e amigos, a exemplo de Johny Albino, presidente da Câmara de Garanhuns, Luizinho Roldão, Damásio Cardoso, Matheus Martins, Professor Márcio, da Secretária de Cultura, Sandra Albino, e do Secretário de Governo Gedecio Barros. "Viemos para mostrar a força da união e do trabalho. Com fé e parcerias vamos conquistar muito mais. Sabemos da força deste município e da liderança do prefeito Gustavo Adolfo, que junto com Cayo, Clodoaldo, Teresa, Danilo e Lula, vai poder comemorar a vitória na eleição e tempos de Desenvolvimento para o município de Bonito", finalizou Sivaldo Albino.

Bancada federal de Pernambuco liberou R$ 44,8 milhões para obras no Aeroporto de Noronha

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 08:48



A bancada federal de Pernambuco liberou emendas no valor de R$ 44,8 milhões para as obras no Aeroporto de Fernando de Noronha. Coordenada pelos deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos/PE) e Wolney Queiroz (PDT/PE), a bancada pernambucana apresentou três emendas para a reforma do terminal aéreo do arquipélago desde 2020. 


A primeira, de número 71180005, teve o valor de R$ 16.398.943,00. A segunda, apresentada em 2021, foi de R$ 9.632.183,00. Já neste ano, foi apresentada a emenda 71180008, de R$ 18.828.893,00. Somados, os três recursos perfazem R$ 44.860.019. A esses valores somam-se uma emenda dos deputados Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro, de R$ 10 milhões, além da contrapartida do governo do Estado. No total, as obras do terminal aéreo receberão investimentos de R$ 66,6 milhões, que serão utilizados em melhorias na pista de pouso e no pátio das aeronaves.


"Esses recursos, que têm grande importância para a melhoria do aeroporto, foram uma conquista do trabalho da nossa bancada em Brasília. As obras vão modernizar a estrutura de pouso e decolagem do terminal aéreo, que é a porta de entrada do paraíso turístico de Noronha", acrescenta Augusto Coutinho. 


"A nossa bancada tem feito um grande trabalho de articulação para trazer importantes obras para Pernambuco. E o Aeroporto de Noronha, esse patrimônio do povo pernambucano, foi uma de nossas prioridades. Conseguimos movimentar quase R$ 67 milhões para garantir estrutura necessária para um turismo seguro e do tamanho que o arquipélago merece!", complementa Wolney Queiroz.


ARTICULAÇÃO - As chamadas emendas de bancada geralmente atendem solicitações feitas pelo governo do estado aos parlamentares em Brasília. Somente no ano passado, essa articulação garantiu R$ 58 milhões para investimentos importantes em Pernambuco, como o triplicação do trecho metropolitano da BR-232, por exemplo.

Ex-vice prefeito de Limoeiro declara apoio à pré-candidatura de Marília Arraes

Publicado por Alberes Xavier em 20/05/2022 às 08:07



Pré-candidato a deputado federal, o ex-vice prefeito de Limoeiro, Marcelo Motta, grande liderança do Agreste Setentrional, declarou apoio à Marília Arraes na disputa pelo governo do Estado. 


Segundo Marcelo Motta, Marília reúne todas as credenciais para governar Pernambuco com seriedade e compromisso. “Marília é um nome muito importante para Pernambuco. Entendo que ela é compromissada e vai desenvolver um trabalho excelente no comando do governo, a partir de 2023. Atualmente, ela vem fazendo na Câmara dos Deputados, defendendo Pernambuco”, finalizou. 


Marcelo, que é filiado ao Avante, do deputado federal Sebastião Oliveira, vai disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados.