Chico de Irineu confirma pré-candidatura a vereador e se mostra otimista com eleição

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 17:09


O ex-vereador de Jataúba, Chico de Irineu (PSDB), em participação ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, se mostrou otimista quanto ao crescimento das oposições na cidade, celebrou a parceria com a deputada Alessandra Vieira (PSDB) e o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) e confirmou sua pré-candidatura a vereador na próxima eleição. 


Chico destacou na oportunidade que a pré-candidata a prefeita da oposição Dra. Cátia Rodrigues (PRB) reduziu um pouco o ritmo da pré-campanha devido a pandemia do novo coronavírus. "Ela (Dra. Cátia) sempre está falando com a gente, todos os dias, orientando e a gente está na luta", afirmou. 


Na oportunidade, ele comentou a possibilidade de as eleições serem adiadas devido à crise e disse que o projeto comandado pela oposição está preparado para todas as circunstâncias. "Quando se tem um projeto, o nosso projeto pode ser a curto prazo ou longo prazo, estamos preparados para enfrentar esse processo do jeito que ele vier", disse. 


Vice - Chico tinha o seu nome cogitado para assumir o posto de candidato a vice-prefeito no grupo de oposição, possibilidade que perdeu força com a chegada ao grupo do líder Fábio Mamão (PP) que deverá ser o nome escolhido para a vice no projeto. "Eu pensei na coletividade, vi que Mamão era muito importante no nosso grupo, que vinha somando", destacou o mesmo, afirmando que recebeu de forma muito tranquila a chegada de Mamão ao projeto da oposição. 


Tranquilos - Ainda durante sua fala, Chico criticou a atuação do governo de Antônio de Roque (MDB) em Jataúba, negou que algumas pessoas tenham deixado o projeto da oposição devido a adesão de Fábio Mamão e afirmou que o grupo segue tranquilo fazendo o seu trabalho. "A gente está tranquilo, estamos fazendo um trabalho, estamos ouvindo o povo e vendo as necessidades do povo", afirmou.


Ação - Chico falou ainda sobre a parceria do grupo com a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) e empresários locais no trabalho de aração de terra na zona rural da cidade. "Acredito que a gente atendeu 90% dos agricultores de Jataúba. A gente já resolveu tudo, mas a gente tem um trator lá para tapar os buracos, fazer reparos finais. Graças a Deus a população está satisfeita, e o melhor é que plantaram e a lavoura está muito bonita", celebrou. 


Parceria - Chico ainda agradeceu, de forma especial, a atenção que a deputada Alessandra Vieira tem dado ao grupo. "Ela está dando atenção e sempre quando precisa dela para ir em uma secretaria ela está lá reivindicando. Estamos satisfeitos com a atuação dela. Ela e Silvio Costa são pessoas em que votamos e não nos arrependemos, e nem vamos nos arrepender, porque eles são compatíveis ao nosso projeto", afirmou. 


Pré-candidato - Chico confirmou que é pré-candidato a vereador e se mostrou otimista em relação as eleições que se aproximam. A oposição montou, de acordo com o mesmo, uma chapa de 34 candidatos a vereador (a) do PSDB e do PDT. "Vamos firmes, para a frente. Não tenho dúvidas que se Deus quiser, se as eleições forem em 2020, sem subestimar ninguém, nós estamos preparados para ganhar e se for em 2022 também, a gente está com o mesmo objetivo", pontuou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Eleições 2020 - Vice-prefeito Biu Abreu poderá disputar Prefeitura de Orobó pelo DEM

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 16:55


O Vice-prefeito de Orobó Biu Abreu se afastou na última quinta-feira da secretaria de obras e deve ser o candidato a prefeito de Orobó apoiado pelo atual prefeito Cleber Chaparral.


Biu Abreu que iniciou sua trajetória política junto com Chaparral em 2008 quando foram candidatos a vereador. Biu Abreu obteve 936 votos. Em 2012 Biu Abreu se reelegeu vereador com 1289 votos tornando - se o presidente da câmara por dois mandatos


Em 2016 Biu Abreu foi vice-prefeito de Chaparral e ao longo desses 4 anos têm caminhado juntos, unidos sempre trabalhando em benefício do povo. 


Biu Abreu sempre foi muito leal ao povo do município e ao prefeito Chaparral. 


Biu Abreu que é agricultor, homem simples sem ganância, pai de família, sempre esteve presente no município, construiu uma longa história de dedicação e respeito nos quatro cantos de Orobó.


E com a debandada dos vereadores que acompanhavam o grupo de Chaparral e Biu Abreu para o lado de Dui do Bujão líder da oposição, a história volta a se repetir e chaparral e Biu Abreu caminharão unidos para mais uma eleição juntos com Deus e o povo.

Ex-vereador Irmão Ezequias declara apoio a Fábio de Jairo e filia-se ao MDB

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 16:12


O pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Fábio de Jairo, recebeu o apoio de mais uma expressiva liderança política, o ex-vereador Irmão Ezequias, que além de declarar apoio ao novo grupo político, se filiou ao partido MDB em Taquaritinga do Norte.


Ezequias Azevedo era filiado ao PSB e obteve 594 votos em 2012, quando disputou a eleição defendendo o grupo Calabar na "Dália da Serra". Após o vereador Ronaldo Veiga ser nomeado secretário e deixar a câmara, Ezequias assumiu a cadeira na casa legislativa.


Com essa importante adesão, o grupo liderado por Fábio de Jairo, que tem conseguido apoio de lideranças em todos os recantos do município, fica ainda mais forte para a disputa deste ano.

HMV agradece doações feitas em tempos de Covid-19

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 13:27


Nós últimos dias, o Hospital Mestre Vitalino tem recebido várias doações de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para o enfrentamento deste período de pandemia do novo coronavírus (Covid – 19). O diretor do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti, em nome de todos os colaboradores externa gratidão a empresa Master Fardamentos, nas pessoas de Rodrigo Amorim e Madalena Bezerra, pela doação de máscaras; e aos voluntários de Santa Cruz do Capibaribe e região pela doação de máscaras e aventais.


Além disso, os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento da pandemia receberam alguns mimos para minimizar a batalha diária que estão enfrentando. A Domino´s, localizada no bairro do Maurício de Nassau, enviou pizzas para os colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do HMV. 


Na tarde de quinta (02), o colunista Thiago Lagos, embaixador do McDonald’s no interior de PE, fez a entrega de uma doação de milkshakes para adoçar a vida de todos os profissionais envolvidos diretamente nos setores de atendimento do Covid – 19. A doação será feita também hoje (03), para contemplar os colaboradores de outro plantão.


“Como diretor do HMV eu estou extremamente grato por podermos contar com o apoio de tantas empresas, seja com EPI’s ou com a iniciativa dos restaurantes que é tão importante quanto, pois traz alegria e quebra um pouco o cansaço da rotina destes profissionais que fazem saúde neste momento”, ressaltou.


O Hospital Mestre Vitalino é referência para os atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmados para o Covid – 19 nas 4ª e 5ª regionais de saúde e conta atualmente com 20 leitos de UTI e 25 leitos de enfermaria. (Do Blog do Wagner Gil)

Edson Vieira realiza mudanças na administração municipal em Santa Cruz do Capibaribe devido ao calendário eleitoral

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 13:19


A partir desta segunda-feira (06), a administração pública da gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), em Santa Cruz do Capibaribe vai passar por mudanças no quadro de seus secretários.


A medida atende as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede o afastamento de servidores da Administração Pública, seja direto ou indireto, inclusive das fundações mantidas pelo poder público (secretários), que vão concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano. O prazo final e limite de filiações determinado pela Justiça Eleitoral, é 04 de abril.


O prefeito Edson Vieira divulgou o nome dos novos secretários e suas respectivas pastas: André Bezerra vai ocupar a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Poliana Costa a pasta de Saúde, Cristiane Souza comandará a de Governo e Desenvolvimento Social, Francisco Ricardo vai estar a frente da secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos e Israel Moura, vai para a secretaria Executiva de Agricultura

O prefeito Edson Vieira falou sobre o efeito das mudanças. “A realização dessas mudanças é positiva, pois nosso objetivo é atender as exigências da justiça eleitoral, como também oxigenar a administração pública. Não tenho dúvidas que estes novos secretários vão dar conta do cargo ocupado, como também, a população não vai deixar de ser beneficiada com ações importantes da gestão”, destacou o prefeito.


Com Joselito Pedro Educação, Isac Aragão, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Tenente-coronel Sena, Defesa Social, Bergue Alves Controladoria Municipal, Marcelo Diógenes, Procuradoria Municipal, Elaine Silva, Santa Cruz Prev, Ivaldeci Filho, Assessor Contábil do Município, Geraldo Moura, executivo de Comunicação, Tenente coronel Sandro Bezerra, executivo de Mobilidade Urbana, Sabbi Mauri executivo de Tributos Municipais e Klaine Melissa, executiva de Administração não houve alterações.  

 

Perfil dos Novos Secretários:

 

Secretaria Desenvolvimento Urbano: André Bezerra é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. É Mestre em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com ênfase na identificação e caracterização geotécnica de solos expansivos. Está na gestão desde 2013, passou pelos cargos de Assessor Técnico na Secretaria de Saúde, Secretário Executivo de Planejamento e Gestão. Seu currículo também consta que foi Coordenador de Pavimentação, Manutenção de Sistemas de Micro e Macro Drenagens do município de Jaboatão dos Guararapes.

 

Secretaria Saúde: Poliana Costa é Enfermeira Sanitarista, formada em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Pernambuco, está na gestão desde 2013, passou pelas funções de Diretora do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, Vigilância Sanitária e por último estava como Secretária Executiva de Saúde. Poliana Costa já foi vereadora por dois mandatos na cidade de Vertentes.


Secretaria Governo e Desenvolvimento Social: Cristiane Souza é especialista em Gestão Pública pelo IFPE, em Direto da Criança e do Adolescente pela UFRPE e em Gestão da Política de Assistência Social. Aluna da disciplina de Políticas Públicas no Mestrado de Direitos Humanos da UFPE. Na Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social esteve como Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social. Servidora pública, onde exerceu diferentes funções nesta secretaria, desde 2013 participou das ações da Política da Assistência Social, contribuindo com a consolidação e fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social SUAS no município.


Secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos: Francisco Ricardo (Francisquinho), é advogado, foi vereador por seis mandatos consecutivos, foi presidente da câmara de vereadores no biênio 2011/2012, está na gestão desde 2013, já passou pelas pastas de Planejamento, Serviços Públicos e atualmente, é Assessor Especial do Gabinete do prefeito.


Secretaria Executivo de Agricultura: Israel Moura é Professor de História pela Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar), faz parte da gestão desde 2017 no cargo de coordenador da Operação Carro Pipa. Possui como experiência dois mandatos de presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Magana e Porteiras.

Taxa condominial com abatimento já está disponível no site do Moda Center

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 12:48


Já estão disponíveis no site do Moda Center Santa Cruz os boletos para pagamento da taxa condominial com vencimento para o dia 15 de abril. Os boletos vêm um abatimento provisório em decorrência do centro de compras estar fechado durante o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Também segue mantido o desconto de pontualidade. Quem pagar após o vencimento, será beneficiado apenas com o abatimento provisório.


Desconto baseado na redução de gastos pelo fechamento do parque devido à pandemia da Covid-19


O pagamento do próximo dia 15/04 refere-se às despesas do mês de março, quando o parque realizou feiras nos dias 2 e 3 | 9 e10 | 16 e 17. É com o valor da taxa de condomínio que a administração paga todas as despesas com infraestrutura, manutenção e salário de colaboradores que atuam no centro atacadista. Com a suspensão das feiras, foi possível conceder o desconto baseado na redução dos gastos do condomínio, a exemplo do consumo de energia elétrica, água, material de limpeza, parte da segurança, entre outros. Esses fatores inviabilizam a isenção total da taxa, mesmo diante do atual cenário de crise.


“Precisamos da solidariedade de todos para que possamos manter nosso parque funcionando normalmente, principalmente quando o cenário de pandemia passar. Sabemos que a situação está difícil, porém peço a compreensão de todos neste momento”, pontuou o síndico José Gomes Filho.


Além da versão digital disponível aqui: http://modacentersantacruz.com.br/area-do-condomino, os boletos também podem ser solicitados pelos telefones (81) 3759-1007 | 3759-1015 e nos seguintes e-mails: 


financeiro@modacentersantacruz.com.br 

sac@modacentersantacruz.com.br 

cobranca@modacentersantacruz.com.br 


Para os condôminos que desejarem o boleto impresso, será montada uma estrutura de atendimento na portaria do Moda Center, a partir da próxima segunda-feira (6), das 8h às 18h.

Senado libera reuniões presenciais em igrejas

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 09:58


Do Congresso em Foco - Por Flávia Said 


Os senadores excluíram as organizações religiosas dos grupos que devem praticar o isolamento social durante a pandemia de covid-19. A mudança foi feita no projeto que flexibiliza as relações jurídicas durante a pandemia, aprovado nesta sexta-feira (3) pelos senadores e enviado para a Câmara dos Deputados.


No texto original, as entidades religiosas, associações, sociedades e fundações precisariam restringir a realização de reuniões e assembleias presenciais, até o prazo de 30 de outubro de 2020, conforme determinações sanitárias de autoridades locais.


O trecho foi modificado pela relatora, senadora Simone Tebet (MDB-MS), que excluiu as organizações religiosas do rol de grupos que precisam respeitar o isolamento.


“A razão foi jurídica”, disse Tebet ao Congresso em Foco. A alteração não atendeu a pedido de integrantes do governo, mas sim de senadores que apresentaram emendas alegando que a redação implicava desrespeito ao princípio da liberdade religiosa.


Os senadores entenderam que o objetivo do trecho em questão é apenas cuidar de como as pessoas jurídicas podem se reunir para deliberar sobre questões administrativas, não podendo adentrar no campo religioso.


Um dos autores do pedido de mudança, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), alegou que recebeu solicitação do segmento evangélico. “Pessoal estava preocupado com uma interpretação equivocada proibindo qualquer profissão de fé”, disse ele.


Segundo Izalci, são as autoridades sanitárias locais são as responsáveis estipular medidas para conter as aglomerações. “Você não pode impedir a profissão de fé, agora você pode, a nível municipal, recomendar, proibir ou orientar de forma de diferente”, afirmou.


O projeto


O texto aprovado é de autoria do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), com sugestões do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O objetivo da matéria é evitar o colapso do sistema judiciário devido à quantidade de demandas que deverão surgir durante a pandemia do novo coronavírus.


São feitas alterações temporárias no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor e em outras legislações para garantir segurança jurídica no período de crise.


Entre os pontos aprovados, estão a suspensão temporária de concessão de liminar para despejo de inquilinos e a redução dos repasses que motoristas de aplicativos precisam fazer às empresas.


O projeto precisará ainda ser analisado pela Câmara antes de seguir para sanção presidencial. Caso os deputados façam alterações no texto, ele passará por uma nova rodada de votação no Senado.

Feira livre de Riacho das Almas segue suspensa por tempo indeterminado

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 09:48


Medida visa diminuir circulação de pessoas e aglomeração na cidade


A Prefeitura de Riacho das Almas informa que segue suspensa por tempo indeterminado a feira livre da cidade, realizada sempre às segundas-feiras. A comercialização foi cancelada desde o dia 23 de março, como medida preventiva para evitar aglomerações e cumprir os decretos estadual e municipal de isolamento social durante a pandemia do coronavírus.


O Prefeito Mário Mota explica que a decisão se estenderá até que a situação se normalize no país: “A suspensão da feira seguirá até que o coronavírus não represente mais um risco grave à população riachense. Esta é uma medida para evitar principalmente a circulação de pessoas de fora em Riacho das Almas, uma vez que aproximadamente 300 feirantes que comercializam aqui são de outras cidades da região. Nós queremos cuidar da saúde das pessoas”, ressaltou o gestor.


Para o abastecimento de alimentos na cidade, o abate de bois está sendo realizado às terças-feiras para abastecer os frigoríficos da cidade e às sextas-feiras para abastecer os frigoríficos e também o Açougue Público Municipal. Sobre o abastecimento de frutas, legumes e verduras, a Prefeitura de Riacho das Almas esclarece que as compras podem ser feitas nos 15 bancos localizados diariamente no Pátio de Eventos (com exceção das segunda-feira).


A Prefeitura ressalta ainda que as principais medidas de prevenção contra o coronavírus são higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70% e evitar o contato social ficando em casa. O município não contabiliza nenhum caso de infecção por Covid-19 até agora. 

CDL lança desafio com designers de moda para criar máscaras de proteção

Publicado por Alberes Xavier em 04/04/2020 às 09:38


A CDL de Santa Cruz do Capibaribe lançou esta semana um desafio com designers de moda da cidade, para que os mesmos desenvolvam um modelo de máscara de proteção. A ação faz parte do processo de proteção ao coronavírus.


De acordo com o presidente da entidade, Bruno Bezerra, o desafio foi lançado e foi aceito por quatro profissionais que atuam com moda, no Polo de Confecções. “Fizemos um desafio e 4 dos melhores designers de moda de Pernambuco toparam. No começo da semana a CDL Santa Cruz estará lançando vários modelos de máscaras com croquis e modelagem para qualquer pessoa ou empresas produzir”, explica o presidente.


Em breve a CDL divulgará o resultado e os nomes dos profissionais da moda, que toparam o desafio, assim como também os modelos para serem produzidos por empresas de Santa Cruz do Capibaribe e região.

Secretaria de Ação Social tem novo Secretário a frente da pasta em Taquaritinga do Norte

Publicado por Alberes Xavier em 03/04/2020 às 20:56


A gestão da Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho passou por uma transição. O Prefeito Ivanildo Mestre (Lero) nomeou José Janailson, popularmente conhecido como Dal Fercondini, como o novo Secretário da pasta em Taquaritinga do Norte. Dal passará a gerir os trabalhos da assistência social no lugar de Cínthia Dêlise Gonçalves, que se afasta do cargo, cumprindo o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para disputar uma vaga no legislativo municipal na eleição desse ano.


Agradecemos à Cínthia por sua enorme contribuição na gestão e parabenizamos seu trabalho à frente da Secretaria de Ação Social durante três anos e três meses. Uma atuação séria, comprometida com os direitos do povo e parceira das demais políticas setoriais do município, acolhendo e atendendo as demandas da população.


A continuidade dos trabalhos fica por conta de Dal, que atua há muitos anos na assistência social do município e atualmente estava como Gerente da Proteção Social Básica e Especial.