Paulo Câmara comanda reunião com secretariado sobre Covid-19

Encontro, que reuniu parte da equipe presencialmente e parte por meio de videoconferência, discutiu as próximas ações de enfrentamento ao coronavírus

 

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã deste domingo (05.04), uma reunião com parte da sua equipe de secretários no Palácio do Campo das Princesas e com os demais integrantes do primeiro escalão participando por videoconferência. O objetivo foi analisar o impacto da pandemia do novo coronavírus no Estado, pontuando as ações de enfrentamento implementadas e discutindo o planejamento para os próximos dias. Hoje, Pernambuco contabilizou mais 25 casos confirmados e sete mortes. Ao todo, já são 201 casos confirmados e 21 mortes registradas.

 

“Estamos estruturando nossa rede hospitalar com mil novos leitos, contratando mais de quatro mil profissionais de saúde e adotando medidas restritivas, além de iniciativas para reduzir o impacto econômico. Tudo isso para salvar o maior número de vidas possível”, frisou Paulo Câmara.

 

O governador destacou a importância do trabalho coletivo e reforçou o apelo para que a população cumpra o isolamento social. “Nossas medidas estão sendo realizadas de forma integrada, com a participação de todos os agentes públicos que podem colaborar com o enfrentamento à Covid-19. Mas precisamos também da colaboração fundamental da população. Fiquem em casa”, conclamou.

No combate ao novo Coronavírus, Polo de Confecções de Pernambuco vai produzir Equipamentos de Proteção Individual

No dia 25 de março, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) protocolou um pedido no Governo do Estado para que direcionasse ao Polo de Confecções de Pernambuco a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizado pelos profissionais de saúde no combate ao novo Coronavírus. 


A solicitação da parlamentar desencadeou uma série de pedidos de produção de máscaras que já passam de 1 milhão. Além de empresas do setor privado, diversas prefeituras da região e o próprio Ministério da Saúde tem sinalizado interesse em fechar parceria com as empresas do Polo. 


Para a deputada Alessandra e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, responsável pela parceria entre o setor público e privado, a produção dos EPIs visa a manutenção dos empregos e a geração de renda para os trabalhadores do Polo.


“Considerando o impacto financeiro que o Coronavírus trouxe pra famílias de todo o país, temos buscado formas de movimentar a economia de nosso Estado e principalmente a sustentabilidade das milhares de famílias que dependem do Polo,” frisa Alessandra. “O nosso trabalho conjunto permitiu que conseguíssemos a produção desses EPIs, no intuito de tentar amenizar o impacto financeiro das pequenas e micro empresas de nossa cidade,” destaca Edson Vieira.


O pedido da deputada tucana contribui ainda para que o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) desenvolvesse um caderno técnico com protótipos de equipamentos de proteção, como batas e máscaras. A publicação conta ainda com as modelagens e os insumos necessários para a produção de cada EPI.


Indicação 3547/2020 – No dia seguinte ao pedido protocolado na Secretaria da Casa Civil do Estado, a deputada reforçou a solicitação também através da Indicação 3547/2020 publicada no Diário Oficial e direcionada ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde.


Foto: Edson Arruda

Secretário: momento não é de flexibilizar isolamento

O Globo - Leandro Prazeres


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que não é o momento para a flexibilização do isolamento social daqueles que podem ficar em casa imposto a cidades de pequeno e médio porte com poucos casos do novo coronavírus. A medida é estudada pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo Gabbardo, o Brasil ainda não estaria preparado para tomar medidas nessa direção.


— Não (é o momento). O momento está muito claro em todas as falas do ministro (Henrique Mandetta). O momento vai ser quando nós estivermos mais fortes. Quando nós tivermos conseguido trazer esses equipamentos que estamos importando, os equipamentos de proteção individual que estamos importando e distrbuir isso para os estados e municípios. Aí, sim, vai ser o momento de discutirmos essa questão — afirmou Gabbardo.


A flexibilização das medidas de isolamento nessas cidades vai na linha do que defende o presidente Jair Bolsonaro, que é contrário às medidas restritivasl imposta em diversos estados para diminuir a velocidade de propagação da epidemia do novo coronavírus. A ideia seria liberar partes do país que registrem menos casos confirmados e mortes pela doença. 


Segundo o último levantamento divulgado pelo governo, o Brasil tem 432 mortes por Covid-19 e 10.278 casos registrados.


Transição


Gabbardo disse que é necessário que o governo federal, estados e municípios discutam de forma conjunta medidas de flexibilização do isolamento social, mas somente quando o governo estiver seguro em relação à estrutura de equipamentos e pessoal para enfrentar uma eventual subida no número de casos da doença.


Relatório: Ministério diz que Brasil não tem laboratórios, médicos e equipamentos para combater Covid-19


O secretário voltou a defender as medidas de isolamento social e disse que o fato de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal estarem em transição para o estágio de aceleração descontrolada dos casos não significa que a estratégia adotada pelos governos estaduais tenha falhado. Segundo ele, se essas medidas não tivessem sido tomadas, o cenário poderia ser ainda pior.


— Talvez, se não tivessem feito isso, seria muito pior. A gente não imagina qual seria o cenário se no Rio ou em São Paulo não tivesse sido implementado políticas de distanciamento social mais fortes como oram implementadas. Pelo contrário, podemos imaginar que teria sido muito pior — afirmou.


São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas são os estados que, segundo o Ministério da Saúde, estão na transição para estágio de "aceleração descontrolada" doença, quando as autoridades não são capazes de prever o aumento no número de casos e de mortes.


Gabbardo fez questão de dizer que nenhum deles está, neste momento, nessa fase, mas afirmou que isso pode ocorrer nas próximas semanas.


Respiradores


O secretário-executivo disse ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo para providenciar leitos de UTI para o enfrentamento da Covid-19, o Ministério da Saúde fechou um contrato para a compra de 15 mil respiradores mecânicos com um fornecedor da China e outros 17 mil respiradores fabricados por empresas nacionais.


Segundo Gabbardo, caso a compra se concretize, as primeiras remessas dos respiradores chineses devem começar a chegar ao Brasil em 15 dias e, a partir de então, haverá remessas semanais dos equipamentos. No caso dos respiradores produzidos no Brasil, a ideia é que eles também sejam entregue semanalmente.


Gabbardo afirmou que governo vai mudar o critério de distribuição dos respiradores adquiridos pelo governo. No início da epidemia, os equipamentos foram distribuídos com base na população de cada estado. Agora, o governo pretende enviar os equipamentos de acordo com a demanda causada pela Covid-19.


— Não vamos mais distribuir como foi feito anteriormente, num cálculo per capita para todos os estados. Vamos ficar com esses respiradores no nosso almoxarifado e vamos colocar esses respiradores onde ocorrer efetivamente a necessidade. Ele vai pra um determinado local onde o leito está sendo necessário e a capacidade instalada chegou perto do seu limite e vai ficar lá até que diminua esse volume — afirmou.

Com apoio do deputado Fernando Rodolfo, Dida de Elda disputará vaga na câmara de Vertentes

Dida de Elda anunciou oficialmente que é pré-candidato a vereador no município de Vertentes. Em 2016, ele foi candidato pelo PHS, obtendo 319 votos e ficando na 13ª posição.


Ele deve disputar uma vaga na câmara de vereadores pelo DEM, partido ao qual se filiou recentemente. A sigla encabeçará a única chapa de vereadores do grupo de situação.


Para a disputa deste ano, Dida de Elda contará com um grande reforço, ele terá o apoio do Deputado Federal Fernando Rodolfo, um dos deputados mais votados na cidade nas eleições 2018, quando Dida juntamente com outras lideranças fizeram uma grande campanha para o parlamentar.

Chico de Irineu confirma pré-candidatura a vereador e se mostra otimista com eleição

O ex-vereador de Jataúba, Chico de Irineu (PSDB), em participação ao programa Cidade em Foco, da Rede Agreste de Rádios, se mostrou otimista quanto ao crescimento das oposições na cidade, celebrou a parceria com a deputada Alessandra Vieira (PSDB) e o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) e confirmou sua pré-candidatura a vereador na próxima eleição. 


Chico destacou na oportunidade que a pré-candidata a prefeita da oposição Dra. Cátia Rodrigues (PRB) reduziu um pouco o ritmo da pré-campanha devido a pandemia do novo coronavírus. "Ela (Dra. Cátia) sempre está falando com a gente, todos os dias, orientando e a gente está na luta", afirmou. 


Na oportunidade, ele comentou a possibilidade de as eleições serem adiadas devido à crise e disse que o projeto comandado pela oposição está preparado para todas as circunstâncias. "Quando se tem um projeto, o nosso projeto pode ser a curto prazo ou longo prazo, estamos preparados para enfrentar esse processo do jeito que ele vier", disse. 


Vice - Chico tinha o seu nome cogitado para assumir o posto de candidato a vice-prefeito no grupo de oposição, possibilidade que perdeu força com a chegada ao grupo do líder Fábio Mamão (PP) que deverá ser o nome escolhido para a vice no projeto. "Eu pensei na coletividade, vi que Mamão era muito importante no nosso grupo, que vinha somando", destacou o mesmo, afirmando que recebeu de forma muito tranquila a chegada de Mamão ao projeto da oposição. 


Tranquilos - Ainda durante sua fala, Chico criticou a atuação do governo de Antônio de Roque (MDB) em Jataúba, negou que algumas pessoas tenham deixado o projeto da oposição devido a adesão de Fábio Mamão e afirmou que o grupo segue tranquilo fazendo o seu trabalho. "A gente está tranquilo, estamos fazendo um trabalho, estamos ouvindo o povo e vendo as necessidades do povo", afirmou.


Ação - Chico falou ainda sobre a parceria do grupo com a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), o deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) e empresários locais no trabalho de aração de terra na zona rural da cidade. "Acredito que a gente atendeu 90% dos agricultores de Jataúba. A gente já resolveu tudo, mas a gente tem um trator lá para tapar os buracos, fazer reparos finais. Graças a Deus a população está satisfeita, e o melhor é que plantaram e a lavoura está muito bonita", celebrou. 


Parceria - Chico ainda agradeceu, de forma especial, a atenção que a deputada Alessandra Vieira tem dado ao grupo. "Ela está dando atenção e sempre quando precisa dela para ir em uma secretaria ela está lá reivindicando. Estamos satisfeitos com a atuação dela. Ela e Silvio Costa são pessoas em que votamos e não nos arrependemos, e nem vamos nos arrepender, porque eles são compatíveis ao nosso projeto", afirmou. 


Pré-candidato - Chico confirmou que é pré-candidato a vereador e se mostrou otimista em relação as eleições que se aproximam. A oposição montou, de acordo com o mesmo, uma chapa de 34 candidatos a vereador (a) do PSDB e do PDT. "Vamos firmes, para a frente. Não tenho dúvidas que se Deus quiser, se as eleições forem em 2020, sem subestimar ninguém, nós estamos preparados para ganhar e se for em 2022 também, a gente está com o mesmo objetivo", pontuou.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9), Vertentes FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net ou através do www.blogdoalberesxavier.com 

Eleições 2020 - Vice-prefeito Biu Abreu poderá disputar Prefeitura de Orobó pelo DEM

O Vice-prefeito de Orobó Biu Abreu se afastou na última quinta-feira da secretaria de obras e deve ser o candidato a prefeito de Orobó apoiado pelo atual prefeito Cleber Chaparral.


Biu Abreu que iniciou sua trajetória política junto com Chaparral em 2008 quando foram candidatos a vereador. Biu Abreu obteve 936 votos. Em 2012 Biu Abreu se reelegeu vereador com 1289 votos tornando - se o presidente da câmara por dois mandatos


Em 2016 Biu Abreu foi vice-prefeito de Chaparral e ao longo desses 4 anos têm caminhado juntos, unidos sempre trabalhando em benefício do povo. 


Biu Abreu sempre foi muito leal ao povo do município e ao prefeito Chaparral. 


Biu Abreu que é agricultor, homem simples sem ganância, pai de família, sempre esteve presente no município, construiu uma longa história de dedicação e respeito nos quatro cantos de Orobó.


E com a debandada dos vereadores que acompanhavam o grupo de Chaparral e Biu Abreu para o lado de Dui do Bujão líder da oposição, a história volta a se repetir e chaparral e Biu Abreu caminharão unidos para mais uma eleição juntos com Deus e o povo.

Ex-vereador Irmão Ezequias declara apoio a Fábio de Jairo e filia-se ao MDB

O pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Fábio de Jairo, recebeu o apoio de mais uma expressiva liderança política, o ex-vereador Irmão Ezequias, que além de declarar apoio ao novo grupo político, se filiou ao partido MDB em Taquaritinga do Norte.


Ezequias Azevedo era filiado ao PSB e obteve 594 votos em 2012, quando disputou a eleição defendendo o grupo Calabar na "Dália da Serra". Após o vereador Ronaldo Veiga ser nomeado secretário e deixar a câmara, Ezequias assumiu a cadeira na casa legislativa.


Com essa importante adesão, o grupo liderado por Fábio de Jairo, que tem conseguido apoio de lideranças em todos os recantos do município, fica ainda mais forte para a disputa deste ano.

HMV agradece doações feitas em tempos de Covid-19

Nós últimos dias, o Hospital Mestre Vitalino tem recebido várias doações de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para o enfrentamento deste período de pandemia do novo coronavírus (Covid – 19). O diretor do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti, em nome de todos os colaboradores externa gratidão a empresa Master Fardamentos, nas pessoas de Rodrigo Amorim e Madalena Bezerra, pela doação de máscaras; e aos voluntários de Santa Cruz do Capibaribe e região pela doação de máscaras e aventais.


Além disso, os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento da pandemia receberam alguns mimos para minimizar a batalha diária que estão enfrentando. A Domino´s, localizada no bairro do Maurício de Nassau, enviou pizzas para os colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do HMV. 


Na tarde de quinta (02), o colunista Thiago Lagos, embaixador do McDonald’s no interior de PE, fez a entrega de uma doação de milkshakes para adoçar a vida de todos os profissionais envolvidos diretamente nos setores de atendimento do Covid – 19. A doação será feita também hoje (03), para contemplar os colaboradores de outro plantão.


“Como diretor do HMV eu estou extremamente grato por podermos contar com o apoio de tantas empresas, seja com EPI’s ou com a iniciativa dos restaurantes que é tão importante quanto, pois traz alegria e quebra um pouco o cansaço da rotina destes profissionais que fazem saúde neste momento”, ressaltou.


O Hospital Mestre Vitalino é referência para os atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmados para o Covid – 19 nas 4ª e 5ª regionais de saúde e conta atualmente com 20 leitos de UTI e 25 leitos de enfermaria. (Do Blog do Wagner Gil)

Edson Vieira realiza mudanças na administração municipal em Santa Cruz do Capibaribe devido ao calendário eleitoral

A partir desta segunda-feira (06), a administração pública da gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), em Santa Cruz do Capibaribe vai passar por mudanças no quadro de seus secretários.


A medida atende as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede o afastamento de servidores da Administração Pública, seja direto ou indireto, inclusive das fundações mantidas pelo poder público (secretários), que vão concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano. O prazo final e limite de filiações determinado pela Justiça Eleitoral, é 04 de abril.


O prefeito Edson Vieira divulgou o nome dos novos secretários e suas respectivas pastas: André Bezerra vai ocupar a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Poliana Costa a pasta de Saúde, Cristiane Souza comandará a de Governo e Desenvolvimento Social, Francisco Ricardo vai estar a frente da secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos e Israel Moura, vai para a secretaria Executiva de Agricultura

O prefeito Edson Vieira falou sobre o efeito das mudanças. “A realização dessas mudanças é positiva, pois nosso objetivo é atender as exigências da justiça eleitoral, como também oxigenar a administração pública. Não tenho dúvidas que estes novos secretários vão dar conta do cargo ocupado, como também, a população não vai deixar de ser beneficiada com ações importantes da gestão”, destacou o prefeito.


Com Joselito Pedro Educação, Isac Aragão, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Tenente-coronel Sena, Defesa Social, Bergue Alves Controladoria Municipal, Marcelo Diógenes, Procuradoria Municipal, Elaine Silva, Santa Cruz Prev, Ivaldeci Filho, Assessor Contábil do Município, Geraldo Moura, executivo de Comunicação, Tenente coronel Sandro Bezerra, executivo de Mobilidade Urbana, Sabbi Mauri executivo de Tributos Municipais e Klaine Melissa, executiva de Administração não houve alterações.  

 

Perfil dos Novos Secretários:

 

Secretaria Desenvolvimento Urbano: André Bezerra é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. É Mestre em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com ênfase na identificação e caracterização geotécnica de solos expansivos. Está na gestão desde 2013, passou pelos cargos de Assessor Técnico na Secretaria de Saúde, Secretário Executivo de Planejamento e Gestão. Seu currículo também consta que foi Coordenador de Pavimentação, Manutenção de Sistemas de Micro e Macro Drenagens do município de Jaboatão dos Guararapes.

 

Secretaria Saúde: Poliana Costa é Enfermeira Sanitarista, formada em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Pernambuco, está na gestão desde 2013, passou pelas funções de Diretora do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, Vigilância Sanitária e por último estava como Secretária Executiva de Saúde. Poliana Costa já foi vereadora por dois mandatos na cidade de Vertentes.


Secretaria Governo e Desenvolvimento Social: Cristiane Souza é especialista em Gestão Pública pelo IFPE, em Direto da Criança e do Adolescente pela UFRPE e em Gestão da Política de Assistência Social. Aluna da disciplina de Políticas Públicas no Mestrado de Direitos Humanos da UFPE. Na Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social esteve como Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social. Servidora pública, onde exerceu diferentes funções nesta secretaria, desde 2013 participou das ações da Política da Assistência Social, contribuindo com a consolidação e fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social SUAS no município.


Secretaria Extraordinária de Habitação e Serviços Públicos: Francisco Ricardo (Francisquinho), é advogado, foi vereador por seis mandatos consecutivos, foi presidente da câmara de vereadores no biênio 2011/2012, está na gestão desde 2013, já passou pelas pastas de Planejamento, Serviços Públicos e atualmente, é Assessor Especial do Gabinete do prefeito.


Secretaria Executivo de Agricultura: Israel Moura é Professor de História pela Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar), faz parte da gestão desde 2017 no cargo de coordenador da Operação Carro Pipa. Possui como experiência dois mandatos de presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Magana e Porteiras.

Taxa condominial com abatimento já está disponível no site do Moda Center

Já estão disponíveis no site do Moda Center Santa Cruz os boletos para pagamento da taxa condominial com vencimento para o dia 15 de abril. Os boletos vêm um abatimento provisório em decorrência do centro de compras estar fechado durante o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Também segue mantido o desconto de pontualidade. Quem pagar após o vencimento, será beneficiado apenas com o abatimento provisório.


Desconto baseado na redução de gastos pelo fechamento do parque devido à pandemia da Covid-19


O pagamento do próximo dia 15/04 refere-se às despesas do mês de março, quando o parque realizou feiras nos dias 2 e 3 | 9 e10 | 16 e 17. É com o valor da taxa de condomínio que a administração paga todas as despesas com infraestrutura, manutenção e salário de colaboradores que atuam no centro atacadista. Com a suspensão das feiras, foi possível conceder o desconto baseado na redução dos gastos do condomínio, a exemplo do consumo de energia elétrica, água, material de limpeza, parte da segurança, entre outros. Esses fatores inviabilizam a isenção total da taxa, mesmo diante do atual cenário de crise.


“Precisamos da solidariedade de todos para que possamos manter nosso parque funcionando normalmente, principalmente quando o cenário de pandemia passar. Sabemos que a situação está difícil, porém peço a compreensão de todos neste momento”, pontuou o síndico José Gomes Filho.


Além da versão digital disponível aqui: http://modacentersantacruz.com.br/area-do-condomino, os boletos também podem ser solicitados pelos telefones (81) 3759-1007 | 3759-1015 e nos seguintes e-mails: 


financeiro@modacentersantacruz.com.br 

sac@modacentersantacruz.com.br 

cobranca@modacentersantacruz.com.br 


Para os condôminos que desejarem o boleto impresso, será montada uma estrutura de atendimento na portaria do Moda Center, a partir da próxima segunda-feira (6), das 8h às 18h.