logo
Em 13 de Outubro de 2021 às 12:24
Shopping Tacaruna recebe o Marco Mostra Moda

Encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por meio do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) e do Marco Pernambucano da Moda, vai discutir o reposicionamento do mercado da moda diante da pandemia

Todos os grandes acontecimentos globais da humanidade também definiram o rumo da indústria da moda. Dessa forma, vale questionar: o que o mercado da moda pode aguardar nos próximos anos, especialmente num período pós-pandemia? Diante desta questão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por meio do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) e do Marco Pernambucano da Moda, realiza a 3ª edição do evento “Marco Mostra Moda”, cujo tema central aborda “Perspectivas da Moda no Pós-pandemia”. O encontro acontece nesta quinta-feira (14.10), no Rooftop do Shopping Tacaruna, das 16h às 22h. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do link https://comunicacao.ntcpe.org.br/marco-mostra-moda-2021. As vagas são limitadas.

O público-alvo do evento são empreendedores da cadeia de confecções e moda pernambucana, estudantes e acadêmicos da área de design, moda, consumidores e demais interessados pelas tendências da moda nacional e pernambucana. Para debater as questões, será realizado um talk de abertura com o tema “Moda para seguir adiante”, com Ronaldo Fraga, importante estilista brasileiro que além de marca própria, desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o país. O Marco Mostra Moda também oferecerá workshops com importantes nomes da moda pernambucana, como Leopoldo Nóbrega e Melk Zeda, além do maquiador Diógenes Coelho. O evento vai oferecer um cantinho gastronômico com a presença do Espetinho da Ceça (Bomba do Hemetério) e o Bistrô Negralinda (Ilha de Deus).

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, faz questão de enfatizar o amadurecimento do setor com o apoio do Governo do Estado. “Com a nossa política, conseguimos reduzir a informalidade, melhorar a qualidade dos produtos e ainda aumentar a inserção no mercado”, justifica. Já o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa, acredita que o evento tem tudo para ser um sucesso. “Vamos ter acesso a novas tendências, novas propostas por conta de uma maior conexão com parte da economia criativa da região e também pela expectativa para o pós-pandemia. Ganha o setor, ganha o Estado todo”, afirma.

O Marco Mostra Moda conta com o apoio do Shopping Tacaruna e da Plantur JR da UFPE. Além disso, integra as ações de promoção da Campanha Moda PE, que visa enfatizar a importância do polo de confecções do estado através do slogan “É para vestir e investir”.

Workshops

Ministrado por Leopoldo Nóbrega, o workshop “Despertando o olhar criativo com os resíduos de jeans do Polo de Confecções de Pernambuco” tem como objetivo principal aproximar o público dos resíduos reais das indústrias de jeans expandindo conceitos sobre sustentabilidade e consumo consciente. Também pretende estimular um espaço de incentivo e autoral através dos princípios da arte têxtil Upcycling. 

No workshop “Desenho de moda: como posso melhorar meu traço?”, o estilista Melk Zda, em uma conversa leve e descontraída mostrará um pouco da sua experiência e ministrará uma oficina prática, mostrando como é possível aperfeiçoar ainda mais o traço, criando um desenho do zero sem ter muita experiência.

Já o maquiador Diógenes Coelho, no workshop “Maquiagem para os olhos em tempo de pandemia: Um novo olhar” vai ensinar técnicas de como valorizar o olhar. Os olhos nunca estiveram tão em evidência como agora. Com o uso frequente das máscaras de proteção, eles se tornaram os protagonistas da maquiagem. Se antes a preocupação era escolher a cor do batom, a moda, agora, é destacar o olhar. Os inscritos devem levar material de uso individual: espelho e um kit básico de maquiagem (sombra, lápis, rímel, delineador, base, corretivo, algodão e demaquilante).

Filadelfia FM AO VIVO