Prefeito, Professor Lupércio, monitora restauro da igreja Matriz de São Pedro

Publicado por Alberes Xavier em 14/09/2021 às 07:37


Templo data do século XVIII, sendo um dos mais simbólicos da Cidade Patrimônio 

 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, realizou vistoria, nesta segunda-feira (13.09), nas obras de restauração da igreja Matriz de São Pedro, no Carmo. O templo data do século XVIII e integra o parque arquitetônico que faz a cidade ser Patrimônio Cultural da Humanidade. O gestor conferiu a conclusão das intervenções nos altares auxiliares e no altar-mor. A próxima etapa contempla o salão paroquial, a sacristia e banheiros.

O investimento de R$ 1,46 milhão abarca ainda revisão das instalações elétrica e hidráulica; adequação da acessibilidade; pintura geral; recuperação das esquadrias; restauração de pisos e revestimentos do templo religioso. A área construída do local é de 793.03 m².


O orçamento é proveniente de repasse de recursos do Governo Federal, oriundos do PAC Cidades Históricas e só podem ser utilizados para este objetivo. O projeto foi chancelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a execução e fiscalização da obra é de responsabilidade da Prefeitura de Olinda. 


O prefeito, Professor Lupércio, parabenizou os técnicos pelas intervenções que estão sendo realizadas. “É um trabalho muito técnico e preciso e que resgata um legado histórico que é central para a cultura e mora no coração da nossa gente e das pessoas que nos visitam. Acredito que a preservação de monumentos, e de um templo como esse, reaviva ainda mais a história da nossa cidade”, destacou.