Ipojuca retoma gradualmente aulas presenciais da Rede Municipal

Publicado por Alberes Xavier em 14/09/2021 às 06:11



Garantindo todos os cuidados sanitários e seguindo um protocolo construído ao longo dos últimos meses, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retomou, nesta segunda-feira (13), as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino. Em etapas, a volta às aulas está sendo feita intercalando os anos escolares dos cerca de 22 mil alunos do município. "É com o coração transbordando de alegria, depois de mais de um ano e fruto de muito planejamento, estamos, finalmente, retomamos as aulas presenciais nas nossas escolas. Sejam todos bem-vindos de volta, vamos manter os cuidados com a higienização e que Deus abençoe a todos nesta retomada, disse a prefeita Célia Sales.


Neste primeiro dia, estarão de volta às salas os estudantes do 5° e 9° anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA IV). E a cada semana subsequente um novo grupo retorna às unidades de ensino, seguindo pelos alunos dos 4° e 8° anos e EJA III, depois do 3° e 7° anos e EJA II, 2° e 6° anos e EJA I e, por fim, os alunos do 1° ano e da Educação Infantil e da Educação Especial. Para permitir a segurança e o distanciamento entre estudantes, professores e trabalhadores das escolas, o retorno às atividades também terá formato híbrido, com turmas no presencial com a capacidade de até 50% dos estudantes em sala de aula realizando rodízio em dias intercalados enquanto em outros dias alunos assistem às aulas de casa. 


Além dessas medidas, a Prefeitura do Ipojuca, promoveu a parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, que usaram parte do orçamento para a aquisição de kits de higiene e proteção contra a COVID-19 para a volta às aulas. O investimento foi de mais de R$1,1 milhão. Foram distribuídos nas escolas itens como álcool em gel, álcool líquido, protetor facial, termômetro, máscaras de proteção adulto e infantil, fita de isolamento para demarcação e tapete sanitizante. Outra ação foi a melhoria física nas unidades escolares, com a implantação de pias nos espaços internos para reforçar a higienização das mãos de todo o corpo estudantil.


"Será um momento importante para todos nós, alunos, pais, professores, gestores e toda a equipe pedagógica, após um ano e meio da suspensão das aulas presenciais, tendo pela frente um grande desafio de readaptação com toda a segurança para minimizar os impactos que a pandemia trouxe ao aprendizado de crianças, jovens e adultos”, observa o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim.