logo
Em 23 de Fevereiro de 2020 às 08:54
Pernambuco: Aplicativo se torna aliado dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti

Os agentes de endemias de Pernambuco receberam um novo aliado no combate ao Aedes aegypti, é o aplicativo e-visit@pe. A nova tecnologia tem oferecido mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados das ocorrências relacionadas ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

A inovação foi desenvolvida por profissionais do Mato Grosso do Sul e cedida para a Secretaria de Saúde de Pernambuco, em trabalhos de campo desde o ano passado. Com essa implantação, os profissionais recebem da Secretaria Estadual um smartphone com GPS, que permite aos gestores municipais e estaduais terem acesso a todas as informações.

Daniela Bandeira, Assessora Técnica da Gerência da Vigilância de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado, conta que todo o trabalho é feito em conjunto com as regionais de saúde espalhadas por Pernambuco e que o e-visit@pe já apresenta resultados “positivos”.

“Esse aplicativo nos informa, em tempo real, todo o trabalho do agente de endemia em campo. Quantos imóveis visitaram, o que estão fazendo e se encontraram focos.”

Atualmente, há cerca de 3,8 mil agentes de endemia espalhados por Pernambuco e mais de 1,1 mil profissionais de 87 municípios já utilizam o aplicativo para organizarem suas atividades em tempo real. Para Daniela Bandeira, a cooperação dos moradores é fundamental para a eficácia do trabalho de combate ao vetor nas residências.

“Pedimos que a população receba bem o agente de endemias, que o acompanhe durante suas atividades, quando estiverem dentro de suas residências e escutem o que eles têm a falar e a orientar.”

Pernambuco está entre os 11 estados brasileiros que podem ter surto de dengue este ano, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, o estado confirmou mais 20 mil casos de dengue, 990 de chikungunya e 108 casos de zika. Já em 2020, até a segunda semana de janeiro, foram 14 casos confirmados de dengue e 1 de chikungunya.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Rede Pernambuco de Rádios