logo
Em 20 de Fevereiro de 2020 às 07:30
Ministro do Turismo visita a Sudene

O encontro na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, nesta quarta-feira (19) à tarde, foi marcado por um debate sobre as ações de turismo a partir da união e do fortalecimento das instituições federais que atuam na Região. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, defendeu que haja uma “aproximação sistêmica, encadeada no pensamento estratégico”.

Douglas Cintra, superintendente da Sudene, afirmou que é importante aproveitar as vocações da Região e utilizou o polo de confecções da Sulanca, no interior de Pernambuco, como exemplo, por atrair revendedores de todo o País e não registrar desempregos, além de ter alavancado o turismo de negócio no Estado. Falou, ainda, sobre o potencial turístico em áreas agrícolas, pousadas temáticas, vinícolas, Rio São Francisco e as atrações de diversos municípios, o que permite que o turismo não se concentre nas capitais.

O superintendente falou, ainda, sobre o investimento em infraestrutura, considerado fundamental para o desenvolvimento dessas ações e destacou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo orçamento, diretrizes e prioridades são definidos pelo Conselho Deliberativo da Autarquia, conta, para este ano, com um orçamento de R$ 30 bilhões. Desse total, R$ 11,2 bilhões serão direcionados para a infraestrutura.

Para Marcelo Álvaro, a vocação do Nordeste é muito forte para o turismo e o Ministério pretende ajudar “não só na promoção dos destinos, mas também na estruturação dos mesmos”. Enfatizou que a Sudene é um ator importante no desenvolvimento de sua área de atuação, com quem o Ministério pretende formar parceria para implementar ações que fortaleçam o turismo na Região.

Uma das novidades da pasta foi anunciada pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e se refere à criação de zonas estratégicas de segurança turística, que será efetivada em conjunto com o Ministério da Justiça. A ideia é ampliar a segurança dos turistas, que passarão a contar com tropas mistas especializadas e uma maior quantidade de viaturas, câmeras e policiais.

Filadelfia FM AO VIVO