logo
Em 04 de Agosto de 2021 às 06:14
Políticos Pernambucanos lamentam a morte de Joaquim Francisco

Dr. Joaquim, o Senhor faz parte do clube dos poucos homens públicos que não macularam os princípios republicanos e familiares. Passou pelo Executivo, Legislativo e Judiciário sempre protagonizando o debate. Tive a honra de desfrutar de sua amizade e conselhos. O turismo brasileiro agradece o seu empenho e idéias durante a Transação governamental, que nortearam as mais importantes decisões. Exemplo de Patriarca zeloso por todos os seus.

Agora o senhor está com nosso Pai.

Ministro do Turismo Gilson Machado Neto

Foi uma grande perda para mim a morte de Joaquim Francisco. Ele era um amigo e correligionário possuidor de qualidades especiais como inteligência, coragem e determinação voltadas para o bem público. Por isso mesmo, quando eleito Governador de Pernambuco o convidei e o nomeei para o cargo de Prefeito do Recife, cargo que era então o mais importante dentre os que me cabia preencher após a posse.

Roberto Magalhães

Ex-governador

É com pesar que recebo a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, com quem tive a honra de conviver. Joaquim além de político leal e competente, que marcou história, era um ser humano íntegro. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande referência.

João Lyra Neto

Ex-governador de Pernambuco

Foi com muito pesar recebei a notícia nesta terça do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento. À sua esposa Silvia, suas filhas e demais familiares e amigos deixo meus sinceros sentimentos.

JARBAS VASCONCELOS

SENADOR DA REPÚBLICA POR PERNAMBUCO

Pernambuco perdeu hoje um dos seus mais ilustres filhos. Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Homem público que honrava a política, Joaquim deixou a sua marca de seriedade e competência no trato da coisa pública por onde passou, quer seja na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, como ministro ou na Câmara de Deputados. Que Deus console a sua esposa Silvia, filhas e familiares.

 

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC

 

A partida do ex-governador Joaquim Francisco deixa uma imensa lacuna na política pernambucana. Prefeito, ministro, governador, deputado federal, em todos os cargos pelos quais passou deixou marcas de trabalho e excelência. Que a sua esposa Sílvia, filhas e demais familiares encontrem conforto e força em Deus.

 

Manoel Ferreira, deputado estadual pelo PSC

Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos.

Fernando Bezerra Coelho

Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. 

Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. 

Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco. 

Miguel Coelho - prefeito de Petrolina

A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e a política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família.

Marília Arraes

Deputada Federal

Pernambuco e a política perdem um homem público íntegro, inovador, ousado, de posições firmes e que deixou sua marca na história de Pernambuco como prefeito do Recife, como governador, como deputado federal e como ministro. Nós do Democratas, perdemos um amigo querido, com quem tivemos o privilégio de compartilhar, como correligionários, parte de sua trajetória como homem público. 


Nós do Democratas abraçamos dona Silvia, as filhas, Fernanda, Luciana e Cristiana, os cinco netos, familiares e amigos. 

Mendonça Filho

Foi com grande pesar que recebi a triste notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde, hoje, mais uma de suas importantes lideranças políticas. Um homem público ético, conhecedor dos problemas do nosso Estado, comprometido com o desenvolvimento do seu povo e com uma folha ampla de serviços prestados aos pernambucanos. O mesmo entusiasmo apresentava para defender os interesses dos brasileiros assim como o fez no papel importante que exerceu no período de redemocratização do Brasil como deputado federal constituinte. O diálogo e o debate de ideias sempre foram seus principais instrumentos em toda a sua atuação pública. É mais uma voz forte que nos fará falta. Na memória ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo.

A familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos!

Deputado Antonio Coelho

Líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Uma imensa lacuna foi deixada na política nacional. Foi com um grande pesar que recebi a notícia do falecimento de um expoente da política não só pernambucana, mas nacional. Joaquim Francisco era um homem de posições firmes e de um coração imenso. Recentemente tive uma maior aproximação quando passou a integrar o PSDB. Uma figura pública exemplar que passou por quase todas esferas da política, sempre mantendo seu espírito republicano.

Agora fica para a história o seu legado e sua memória será eternizada através de suas ações aqui na terra.

Quero me irmanar a todos que sentem sua partida e que o nosso senhor o receba em sua morada eterna.

Edson Vieira

Ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

Hoje Pernambuco perdeu uma importante liderança política. O ex-governador Joaquim Francisco deixa um legado marcado pela seriedade com a gestão pública e compromisso com o povo pernambucano. Joaquim Francisco teve essas características em todas as suas atribuições, sendo prefeito do Recife, deputado federal, ministro e governador. 

Durante seis anos, o PSB teve a honra de ter Joaquim como filiado. À sua esposa Silvia, suas filhas e amigos, nosso voto de pesar. 

Sileno Guedes

Presidente estadual do PSB

Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança.

Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz.

Deputado Eriberto Medeiros

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Nos deixou, hoje, o ex-governador Joaquim Francisco. 

Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. 

Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. 

No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia. 

Deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil. 

Transmitimos nosso profundo sentimento de pesar à sua família e aos seus muitos amigos.

RAUL HENRY 

Presidente do MDB de Pernambuco

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente. 

A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos. 

Ricardo Teobaldo 

Deputado Federal e Presidente do Podemos

"Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e presidente do PSDB em Pernambuco.

O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco. Grande nome da política brasileira, Joaquim também foi prefeito do Recife, deputado federal e deixa grandes ensinamentos.

Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa e filhos. Que Deus conforte o coração de todos!

Eduardo da Fonte

Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos. 

Bruno Araújo 

Presidente Nacional do PSDB

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco

Registramos com profundo e sincero pesar o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. 


Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim.

Teve a oportunidade de, como homem público que ocupou diversos cargos, através dos seus gestos e atitudes, sempre expressar o espírito altivo e o irredentismo de Pernambuco. No momento tão desafiador que vivemos, o legado de Joaquim servirá de farol para nosso País, nosso Estado e nossa gente.

Em nome de sua mulher Silvia e seus filhos, e do fraterno amigo secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família.

DANILO CABRAL - Deputado Federal

Lamento profundamente a morte do ex-governador Joaquim Francisco, que também exerceu o mandato de prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública. 

Silvio Costa Filho 

Deputado federal e presidente do Republicanos/PE

Pernambuco perde a referência e a liderança de Joaquim Francisco. Em todas as funções públicas que desempenhou, Joaquim deixou como marca maior o amor pelo nosso estado. Foi deputado constituinte, ministro, prefeito do Recife e governador do estado se pautando pela ética e transparência em todas as funções que exerceu. Homem público de posicionamento firme, Joaquim sempre será lembrado pelos enormes serviços prestados ao estado de Pernambuco. Os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares. 

Wanderson Florêncio 

Deputado Estadual

“Perdemos hoje um grande homem público. O ex-governador Joaquim Francisco fez sua trajetória na política sempre representando os pernambucanos com firmeza e capacidade de diálogo. Na década de 90 fui às ruas como seu militante. Continuará sendo referência para todos nós. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial à sua esposa Sílvia e suas filhas Fernanda, Luciana e Cristiana” (Fernando Monteiro, deputado federal).

Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal.

Deputado Fernando Monteiro


Nosso último encontro foi on-line, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia.

Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado.

Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família.


Alessandra Vieira

Deputada Estadual

A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco.

Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.

Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.

Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo.

Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família.

Armando Monteiro Neto

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, de quem fui correligionário no PSB. 

Após lutar contra um câncer de pâncreas, ele nos deixou hoje, aos 73 anos. Pernambuco perde um exemplo de liderança e homem íntegro que sempre defendeu a causa pública com vigor, ética e discernimento. 

Joaquim teve uma trajetória política de muito compromisso. Foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro. 

À sua esposa, Sílvia, suas filhas, familiares e amigos, deixo minha solidariedade.

Diogo Moraes 

Deputado Estadual

Filadelfia FM AO VIVO