logo
Em 03 de Agosto de 2021 às 10:57
ARIES apresenta dados sobre desenvolvimento do Recife a João Campos

O encontro é uma ação de lançamento do Painel de Indicadores do Plano Recife 500 Anos

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) promoverá uma série de encontros com os poderes do Estado para lançar o Painel de Indicadores do Plano Recife 500 Anos, projeto de longo prazo para a capital pernambucana. A primeira reunião ocorrerá com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta quarta-feira, 4, no gabinete do gestor. Na ocasião, o presidente da ARIES, Marcos Baptista, apresentará os indicadores, que são ferramentas de monitoramento o qual permite realizar análise de dados de desenvolvimento do Recife em diversas áreas.

O presidente da ARIES explica que o Painel se consolida como uma importante fonte de avaliação e acompanhamento por parte da população sobre a cidade que eles esperam encontrar em 2037, quando o Recife será a primeira capital brasileira a completar 500 anos. “O encontro com o prefeito João Campos será um momento essencial para o lançamento do Painel como um instrumento de olhar e pensar o Recife que todos desejamos e merecemos”, afirmou.

Baptista também destacou que, elaborado com base em mais de 350 indicadores, o Painel adota metas possíveis de crescimento e pode vir a subsidiar atividades de planejamento nas diferentes esferas de governo. Os dados são baseados em referências nacionais e internacionais de indicadores de sustentabilidade, como a ISO 37120, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os 12 eixos do Programa Cidade Sustentável (PCS), e as informações do World Concil on City Data (WCCD), organização internacional de coleta de dados que compara o nível de desenvolvimento das cidades ao redor do mundo.

Plano Recife 500 Anos – Em 2037 Recife vai celebrar 500 anos. Com base neste marco temporal, a Agência Recife para Inovação e Estratégica (ARIES), uma Organização Social sem fins lucrativos, é a responsável pela estruturação de uma estratégia de longo prazo para a capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos.

O documento é fruto de participação popular, debates, pesquisas de campo, análise de dados e informações e reúne 62 diretrizes de desenvolvimento sustentável a serem implementadas na cidade até o ano de 2037. Agora, no período eleitoral, a agência pretende apresentar o plano aos candidatos à Prefeitura do Recife. Uma agenda de encontros e debates on-line também está sendo organizada, com datas a serem definidas após o anúncio dos candidatos nas convenções partidárias.

Rede Pernambuco de Rádios