logo
Em 16 de Junho de 2021 às 18:56
Poção se fortalece na produção de renda renascença após qualificação

Em projeto articulado pela Secretaria do Trabalho estadual, novos formandos se capacitam para mercado de trabalho

O projeto Mãos que Criam, articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entregou, nesta quarta-feira (16), os certificados para profissionais capacitados na arte de renda renascença, no município de Poção, onde nasce o Rio Capibaribe.

A renda chegou ao Brasil no período colonial e o bordado se fortaleceu em Pernambuco pelas mãos das rendeiras, que passaram a arte de geração em geração. 

A cerimônia de entrega de certificados foi feita na Escola Estadual Manoel Caetano de Brito com a presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.  

O evento teve um momento especial de apresentação das peças criadas pelos participantes ao longo do programa. Todos vestiam renda ou usavam roupas com detalhes. 

Na década de 1930, a renda chegou em Pernambuco na “Vila de Poção”, que ainda pertencia a Pesqueira.

Os participantes receberam cursos de técnicas para aperfeiçoamento na produção de renda, noções de modelagem com aplicação de rendas, identificação e melhoria de negócios, gestão financeira, ferramentas de redes, gestão e visão de negócios.

A programação da cerimônia contou com a recepção dos presentes, orientações de protocolo de segurança para evitar o contágio pela Covid. O artesão Rafael Leitte, de 22 anos, foi o mais jovem da turma, destacando-se por reproduzir em renda um quadro histórico de Tarsila do Amaral, uma obra de arte que representa o Nordeste. 

"Eu comecei a fazer renda com oito anos porque eu não tinha dinheiro e queria comprar um galo que mostra o clima. Antes, quando chegava alguém, eu guardava o material, botava de lado. O curso me ensinou a não ter vergonha porque eu faço arte".

O secretário Alberes Lopes disse ter ficado emocionado com as peças produzidas pelos participantes. 

"Cada rendeira ou rendeiro tem um jeito diferente de fazer. Uma peça dessas gasta muito tempo e só faz quem tem muito amor e dedicação. Por isso precisa ser valorizada. Esse curso mostra que o Governo Estado está presente e vendo de perto as necessidades da região".

Filadelfia FM AO VIVO