logo
Em 10 de Junho de 2021 às 12:54
Arquimedes e Rodrigo Novaes lançam Plano de Desenvolvimento do Turismo em Buíque

Em uma solenidade restrita realizada nas dependências do SESC Ler Buíque, o prefeito Arquimedes Valença e o Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, assinaram o convênio de implantação do Plano de Desenvolvimento da Atividade Turística do parque Nacional do Vale do Catimbau, numa parceria da Prefeitura de Buíque, através da Secretaria Municipal de Turismo, do Governo do Estado (Empetur/Setur) e Sebrae. Segundo o prefeito, uma grande oportunidade de Buíque dar um salto em seu desenvolvimento.

“Fechamos essa parceria aonde a prefeitura vai estar dando todo o apoio no sentido de qualificarmos nossa gente e promover ainda mais o turismo no Parque Nacional do Catimbau e em nosso município, ofertando qualificação, instalação de novos equipamentos turísticos para receber bem os visitantes e capacitação para nossos empreendedores locais ampliarem seus negócios. Uma ação que começou ainda no início do ano quando tivemos a primeira conversa com o Secretário Rodrigo Novaes e hoje começamos a concretizá-la”, afirmou. 

Durante a solenidade que contou ainda com as presenças do vice-prefeito Túlio Monteiro; Graça Novaes (Assessora da SETUR), Antônio Neves Batista (Presidente da Empetur), Socorrro Rodrigues (Diretora de Estruturação de Turismo da Empetur), Ana Luiza Accioly (Gestora de Comunicação e Imprensa), Adriana Corte Real (Diretora Técnica Sebrae Pernambuco), Ana Paula e Jefferson Fernandes (Analistas do Sebrae PE – Garanhuns), Geilza Paulino (Diretora do SESC), os secretários municipais Esildo Barros (Turismo e Cultura), Aldy Regis (Agricultura/Sala do Empreendedor) e Alessandra Queiroz (Adjunta de Turismo) foram apresentadas as principais ações a serem realizadas ao longo dos próximos 12 meses de execução do convênio. 

O Secretário Rodrigo Novaes destacou as belezas do Catimbau e a importância de se investir no desenvolvimento sustentável do turismo na região, beneficiando toda os segmentos econômicos e sociais, bem como criando novas fontes de renda e negócios para guias, as redes de hotelaria e gastronomia. “Temos uma das maiores belezas naturais do mundo e precisamos não apenas preservá-las, mas atrair turistas para conhecer e viver a magia do Parque do Catimbau. Uma parceria que vai promover um impulsionamento como nunca visto no turismo pernambucano nesta região”. 

Segundo Ana Paula (Sebrae), a entidade vai investir na capacitação dos guias turísticos e dos setores de hotelaria e gastronomia com 14 ações de qualificação profissional que vão permitir uma promoção ainda maior do turismo no Vale do Catimbau. “Somente com os guias teremos um curso de 800 horas, que atenderá a 11 integrantes da associação. Uma das exigências para participar foi a necessidade de ter o ensino médio”. Além disso, o Sebrae também vai promover capacitações para a inserção dos negócios do mundo digital, gastronomia, marketing e Gestão dos empreendimentos de hospedagem.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas, além da qualificação profissional, estão a construção do Centro de Apoio Turístico e da Praça na Vila do Catimbau, a implantação da sinalização turística no município, melhoria dos acessos as trilhas do Parque Nacional, além de uma estruturação de toda a rede turística que envolve o Catimbau, incluindo também os municípios de Tupanatinga e Ibimirim.

Filadelfia FM AO VIVO