ECI/SCGE conclui oficina de macroprocesso de prestação de contas

Na manhã desta quinta-feira, dia 06, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) concluiu a oficina “Macroprocesso: Prestação de Contas TCE-PE”. Iniciada na quarta-feira, dia 05, a programação foi direcionada para os integrantes das Unidades de Controle Interno (UCIs) das secretárias e órgãos do Poder Público Estadual. A atividade foi realizada na Sala de Leitura da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife.


O programa foi ministrado pelos servidores Jeilson Silva e Aline Morais, que integram a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), e teve como proposta orientar sobre como monitorar e apoiar as unidades gestoras quanto à prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).


Nos dois dias de oficina, os instrutores fizeram a exposição do fluxo de mapeamento de tal atividade, por recomendações de pontos de controles mínimos a serem estabelecidos nos órgãos. O plano de aula incluiu, ainda, o fornecimento de instrumentos de monitoramento, a exemplo de planilhas eletrônicas.


PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).


A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.