logo
Em 05 de Fevereiro de 2020 às 06:52
Câmara: comissões são alvo de disputa entre partidos

O Globo - Bruno Góes e Natália Portinari

A Câmara dos Deputados terá, nas próximas semanas, uma negociação acirrada dos partidos pelas comissões da Casa, colegiados onde geralmente são iniciados os debates dos projetos e que também atuam na fiscalização do Executivo, com medidas como a convocação de ministros. Além da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, que deixa de ser do PSL e é alvo de cobiça pelo centrão, deve haver disputa acirrada pelo comando do colegiado que trata de Educação, especialmente pelas sucessivas crises envolvendo o ministro da área, Abraham Weintraub.

Por ter a maior bancada e ter apoiado a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, o PSL teve o direito de indicar o presidente da CCJ no ano passado. Neste ano, porém, a comissão deve ficar com um parlamentar do Republicanos, MDB ou PDT, conforme um acordo firmado por Maia no ano passado.

Para complicar a equação, porém, o PP também tem a pretensão de ficar com a CCJ. O partido não foi citado por Maia entre os que tinham negociado um “revezamento”, mas é o primeiro na fila para escolher a comissão depois do PSL, na ordem definida no ano passado. Por isso, vai tentar exercer essa preferência.

Todos os presidentes das comissões serão trocados com o início do ano legislativo. Só após a definição de quem vai ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) os demais partidos conseguirão negociar os outros colegiados, alguns deles também cobiçados por diversas siglas. Eduardo Bolsonaro, atual líder do PSL na Câmara, diz que a legenda ficará com a comissão de Finanças e Tributação.

— A princípio, a CFT (Comissão de Finanças e Tributação) ficará com indicação do PSL. Isso é o que está pintando. A CCJ, até onde eu sei, existe um acordo em que o presidente muito provavelmente virá do Republicanos.

No Republicanos, o principal nome para assumir o colegiado é o deputado Lafayette de Andrada (MG). João Campos (GO), no entanto, tenta convencer seus colegas a indicá-lo para a vaga.

O DEM, oitavo partido na fila para escolher sua presidência de comissão, quer ficar com Agricultura ou Seguridade Social e Família, hoje respectivamente com PP e PSD. O PSD, porém, está em segundo lugar na fila e quer manter controle sobre a comissão de Seguridade, que discute assuntos previdenciários e de Saúde. Já o PL quer tomar Minas e Energia do Republicanos.

Filadelfia FM AO VIVO