Jaboatão
Ipojuca inicia sábado vacinação da AstraZeneca para pessoas com comorbidades
Notícia

Ipojuca inicia sábado vacinação da AstraZeneca para pessoas com comorbidades


A partir deste sábado (08) a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Saúde, começará a vacinação contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos nas seguintes condições: transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; com Síndrome de Down; HIV; doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); e com obesidade mórbida. A ação do sábado será no formato drive-thru, no complexo de Saúde, no Centro de Ipojuca, das 8h às 12h. E nos demais dias Escola Santo Cristo, no Centro do Ipojuca, e na Escola Maria das Dores, em Nossa Senhora do Ó, no mesmo horário.


Para tomar a vacina é preciso que o cidadão agende a ida através do site (www.vacinaipojuca.com.br), selecionando o grupo de comorbidade ao qual pertence. No dia da vacinação será necessário levar o original do documento comprobatório, que ficará retido no local de imunização. Apenas as pessoas com Síndrome de Down estão isentas da declaração ou laudo, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida.


O documento comprobatório da comorbidade está disponível (no site da Prefeitura). Neste primeiro momento só será aceita a declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Ipojuca ou de Pernambuco, que deve ser preenchida e assinada por médico. As pessoas deste grupo prioritário que ainda não possuírem a declaração comprobatória da comorbidade podem procurar os postos de saúde ou a policlínica de Ipojuca para avaliação.


A vacinação em idosos com 60 anos ou mais também será retomada a partir deste sábado (08). A aplicação das doses de AstraZeneca acontecerá na creche Professora Jusete Barbosa, em Ipojuca Centro e na Escola Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó. Além disso equipes volantes irão vacinar pessoas acamadas em áreas de difícil acesso dos engenhos da Zona Rural. A vacinação de Coronavac continua suspensa no município pelo número insuficiente de vacinas repassadas ao município. No ultimo domingo (02), Ipojuca recebeu apenas 70 doses que foram aplicadas em idosos acamados.