logo
Em 03 de Maio de 2021 às 18:41
Maio Amarelo tem início com ação na praia

FOTO: Paulo Maciel 

Um movimento diferente, em favor de mais respeito no trânsito, tomou conta da orla de Boa Viagem neste sábado (1º), com a abertura do Maio Amarelo, no Parque Dona Lindu. A campanha, lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), e em formado drive-in, contou com ações educativas e de conscientização para uma boa conduta no trânsito. Ao longo da manhã, equipes do Detran-PE abordaram motoristas, fiscalizaram veículos e repassaram informações importantes para uma direção mais humanizada, de acordo com tema deste ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Cada veículo abordado era direcionado pelas equipes da Fiscalização para uma área específica onde ocorreu uma explanação com informações sobre as formas seguras de dirigir. A explicação reunia quatro veículos por vez, sem a necessidade da saída dos ocupantes de dentro dos carros, por questões de segurança sanitária. Os condutores e demais ocupantes dos veículos tomavam conhecimentos de regras, normas e posturas adequadas para contribuir com um trânsito responsável.

Além do repasse das informações, foi distribuído uma squeeze e panfletos sobre a Operação Lei Seca, que previne o uso de álcool juntamente com a direção de veículos. A escolha dos veículos ocorreu de forma aleatória, sem obrigatoriedade da participação. De acordo com diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, “as ações de repressão são sempre necessárias, mas as de educação no trânsito são fundamentais, nelas eu acredito e aposto no condutor que respeita o código de trânsito”. Fontelles ressaltou que o cinto de segurança hoje é largamente usado, mas para que isso aconteça houve muito esforço e muitas ações educativas.

Em virtude da pandemia do Corona vírus, a maior parte da programação prevista para o mês foi adaptada para o formato digital, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE. Durante o período haverá lives, divulgação de vídeos, decoração de prédios, e atividades em estacionamentos de shoppings, respeitando as normas de distanciamento sanitário. Todas as atividades focam na sensibilização de adultos, adolescentes e crianças para a adoção de atitudes corretas que visem a redução dos casos de sinistros com morte e feridos graves.

Nas redes sociais, serão divulgados cinco vídeos animados, um por semana, de caráter educativo e informativo. Haverá ainda, ação denominada Corrente Amarela, com vídeos gravados por autoridades e parceiros que apoiam o movimento Maio Amarelo. A produção é da Escola Pública de Trânsito (EPT), juntamente com a Operação Lei Seca, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e participação da gerente de Psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, representante do Maio Amarelo em Pernambuco.

Também haverá instalação de faixas, destacando o Maio Amarelo, nos crucifixos montados com veículos e colocados pela Uninassau, no Cabo de Santo Agostinho e na cidade de Caruaru. Para o dia 16 de maio, a Chefia de Eventos de Educação está elaborando uma atividade coordenada com igrejas católicas, evangélicas e de matrizes africanas em homenagem ao Maio Amarelo. A programação do mês ainda inclui ações com as autoescolas e entidades credenciadas, como a fiscalização de tele aulas. Durante todo o mês de maio os agentes de trânsito do Detran-PE estarão usando bonés amarelos, com o objetivo de chamar atenção dos condutores para o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Rede Pernambuco de Rádios