Jaboatão
São Caetano pode virar a Meca da Moda Infantil
Notícia

São Caetano pode virar a Meca da Moda Infantil

Do Blog do Magno Martins 


Quem pega a 232 em direção ao Sertão pernambucano perde o conforto, a segurança e a comodidade da duplicação da BR em São Caetano, a 150 km do Recife. Poucos despertam a curiosidade de entrar na cidade de 35 mil habitantes. Quase ninguém sabe também que se o Governo do Estado tiver o mínimo de bom senso e sensibilidade a antiga São Caetano da Raposa pode se revestir de vez na verdadeira Meca da Moda do Bebê.


Título que ostenta desde 1996, quando Maria de Fátima Nunes e seu marido Luís Caetano montaram os alicerces da Mayara Baby, primeira confecção que despertou na população um espírito empreendedor e arrojado. Hoje, a cidade e a região atraíram mais de 300 facções formais e informais.


Em breve, São Caetano pode triplicar esse número de fábricas com a instalação de um shopping popular projetado pelo prefeito Josafá Almeida (PSL), um ex-vereador, afamado na cidade como promotor de eventos, responsável por desbancar uma oligarquia que estava no poder há mais de 20 anos. Há pouco, ele entregou o projeto ao governador Paulo Câmara, numa audiência no Palácio das Princesas, que contou com a presença também do deputado federal Luciano Bivar (PSL) e do deputado estadual Clóvis Paiva (PP).


O shopping popular terá mil galpões e deve gerar de imediato mais de 1,2 mil empregos diretos. Josafá já conseguiu R$ 8 milhões em Brasília, através de emendas dos deputados Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, e Fernando Rodolfo (PL). Esse montante garante a montagem da estrutura total do empreendimento, mas o principal ainda não, a terraplanagem, que custa R$ 6 milhões, segundo o prefeito.


Essa etapa, segundo ele, depende do Governo do Estado. "O governador nos recebeu muito bem e prometeu nos ajudar. Estamos à espera da sua boa vontade", diz Josafá, que chegou até ao governador por meio do secretário da Casa Civil, Zé Neto, para quem é só elogios. "Nunca vi alguém tão jeitoso, atencioso e interessado em nos ajudar", revela Josafá.


A indústria têxtil é um setor muito participativo na economia pernambucana. O Estado conta com regiões que, somadas, abrigam mais de 50 mil fábricas e confecções formais e informais, gerando emprego e renda para aproximadamente 300 mil pessoas diretas e o triplo indiretas. Neste cenário, a cidade de São Caetano, com uma população estimada em 35 mil habitantes, estrategicamente localizada às margens da BR 232, se destaca por sua produção e especialidade na produção de confecções infantis.


O município viu o segmento têxtil crescer e transformar o mercado local, tornando-se responsável por boa parte de suas atividades. Com o surgimento da Mayara Baby, a economia de São Caetano migrou para o mercado têxtil. Foi um movimento muito natural, começaram a surgir várias marcas e as confecções se tornaram a maior movimentação econômica do município. A Clarita Baby, uma das marcas famosas da cidade, vende, hoje, para todo o Brasil. Da sua linha de produção saem aproximadamente 60 mil peças mensais.