logo
Em 03 de Fevereiro de 2020 às 18:04
Na volta do recesso, Alepe anuncia que intensificará projetos sociais e interiorização do Legislativo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reiniciou os trabalhos nesta segunda-feira (3) tendo como foco a intensificação dos projetos sociais. A sessão foi comandada inicialmente pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), que repassou a condução dos trabalhos legislativos para a vice-presidente da Casa, deputada Simone Santana (PSB). Eriberto representou a Alepe na solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Fernando Cerqueira, que aconteceu no mesmo horário.

Em sua mensagem de boas-vindas aos parlamentares, Simone Santana reafirmou o compromisso da Alepe “com as políticas e ações que levem ao desenvolvimento social e econômico de Pernambuco”.

A parlamentar frisou, ainda, que a Assembleia conduzirá suas atividades de forma democrática, com respeito ao governo e à oposição, e às diferenças políticas e ideológicas inerentes ao poder Legislativo. 

“Continuaremos a nos pautar pelos valiosos princípios da administração pública, pois somente dessa forma, faremos com que Pernambuco continue avançando. Nossas expectativas são grandes, mas o compromisso dos parlamentares com os pernambucanos é ainda maior”.

A vice-presidente da Alepe anunciou que, em 2020, a Casa pretende intensificar os projetos sociais iniciados no ano passado – a exemplo do Projeto ‘Alepe Cuida’ e do ‘Alepe Acolhe’ – além de pensar novas iniciativas sociais. Outra prioridade será a de tirar do papel o planejamento estratégico feito para 2020-2035 e trabalhar por uma maior ‘interiorização’ da Casa Joaquim Nabuco, seja através do ‘Alepe nos Municípios’ e da ampliação da transmissão da TV Alepe para todo o estado.

Representando o governo na sessão de reinício dos trabalhos da Assembleia, o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, leu a mensagem do governador Paulo Câmara (PSB) ao Legislativo. No texto, o governador reafirma o “compromisso com a transparência e com o exercício da democracia de um estado que atuará para assegurar direitos e oportunidades a todos”.

Numa breve prestação de contas das ações de 2019, o governo reforçou que a construção do diálogo entre Executivo e Legislativo é imprescindível e a busca por divergências é necessária. “Agradeço a parceria com a Alepe. Juntos, consolidaremos ainda mais um estado justo, rico e seguro, à altura dos pernambucanos”, frisou o governo na mensagem ao Legislativo.

Comissão – Ainda pela manhã desta segunda (3), a Comissão Especial das Barragens recebeu o gerente de segurança de barragens da Compesa, Hudson Pedrosa. Em sua apresentação, Pedrosa relatou que nas 81 vistorias realizadas em 2019 “não foram identificadas barragens em situação de emergência, apenas precisando de manutenção básica”, disse.

Durante a reunião, o presidente da Comissão, deputado Antônio Moraes (PP), informou que o relatório final do colegiado será apresentado nesta quarta-feira (5). “Enviamos uma proposta legislativa que passará a exigir um relatório anual de acompanhamento das barragens por parte dos órgãos responsáveis”, revelou.

Filadelfia FM AO VIVO