logo
Em 13 de Abril de 2021 às 22:06
Campanha incentiva adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Ação é direcionada aos estados, municípios e ao Distrito Federal

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) iniciou, nesta terça-feira (13), a campanha nacional de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O objetivo da divulgação, segundo a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que gerencia o sistema, é estimular a estados e municípios a aderirem à política pública.

“Todo mundo junto enfrentando o racismo, o preconceito e a discriminação. O Sinapir é um instrumento poderoso para isso”, esclarece a titular do MMFDH, Damares Alves.

Além de um vídeo institucional, a campanha conta também com uma série com quatro posts para as redes sociais respondendo dúvidas sobre o que é, como aderir, quais os benefícios e quem pode fazer parte do Sinapir.

“A secretaria tem o olhar voltado para o futuro, porém, essa construção depende diretamente do que estamos realizando no presente. Por isso, precisamos marcar um tempo de conquistas ofertadas a todos”, afirma o secretário, Paulo Roberto.

O que é o Sinapir?

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. Saiba mais.

Os estados e municípios que aderem ao Sinapir podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, já fazem parte do sistema 22 estados, o Distrito Federal e 91 municípios.

Os participantes podem ainda concorrer a bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

“Vivemos em um país multicores e de proporções continentais, que em suas mais diversas culturas, hábitos e costumes, tem no seu povo a maior riqueza. O que importa de verdade a promover a igualdade tendo como base a equidade, pois assim todos estarão em um lugar de igualdade na largada possibilitando a chegada ao pódio e a valorização de cada uma de suas próprias conquistas”, destaca o coordenador-geral de Gestão do Sinapir, Helbert Pitorra.

Rede Pernambuco de Rádios