Vitória recebe novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Publicado por Alberes Xavier em 12/04/2021 às 16:13


O Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, recebeu o aporte de dez novos leitos de UTI para reforçar o combate à Covid-19. As novas unidades intensivas chegam por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, que cedeu profissionais para fazerem ajustes estruturais e organizar o novo espaço para receber os pacientes. 


“Temos um quantitativo pequeno de funcionários e a prefeitura enviou pessoas para organizar o espaço que tínhamos sobrando na unidade. Foi um local aprimorado para receber esses leitos, já que o hospital é antigo. Efetivamos essa parceria tanto nas articulações, como na mão de obra para carregar equipamentos, fazer retoques estruturais, entre outros. Agora, temos 20 leitos de UTI no total”, destacou Roberta Câmara, diretora da unidade hospitalar. 


Desta forma, o setor de enfermaria foi transferido para outro andar, liberando espaço para receber esses leitos de terapia intensiva, que serão ocupados de acordo com os encaminhamentos geridos pela Central de Regulação de Estado. A instalação desse novo espaço representa um grande avanço no enfrentamento da doença, que tem feito diversas vítimas no município. 


“Esse novo reforço é mais uma esperança para evitar o caos, mas se todos se cuidarem, menos pessoas precisarão dos leitos. A nossa parte, estamos fazendo junto com o Governo do Estado, porém, tem que ser um esforço de todos para a gente combater essa pandemia e poder voltar a ter uma vida normal. Estamos à disposição para contribuir com as demais autoridades nessa luta, como sempre estivemos”, destacou o prefeito Paulo Roberto.


Até o domingo (11/04), a Secretaria de Saúde da Vitória de Santo contabiliza 3.357 confirmações da doença, com 203 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus ou complicações trazidas pela Covid-19. Além da ampliação da vacinação, um drive-thru de testagem e barreiras sanitárias, a cidade vem desenvolvendo campanhas educativas e de fiscalização para tentar conscientizar as pessoas da importância de se cumprir as medidas necessárias para conter o avanço da Covid.