logo
Em 11 de Abril de 2021 às 11:13
FINALMENTE GARANHUNS VAI TER UMA CASA DE APOIO NO RECIFE

Leito de UTI instalado na Unidade Municipal

Finalmente Garanhuns vai ter uma Casa de Apoio no Recife. A informação foi dada pelo prefeito Sivaldo Albino, numa entrevista na Rádio Marano, na sexta-feira passada.

Municípios como Capoeiras, Caetés e Iati há anos instalaram casas de apoio na capital.

Em Garanhuns, quando foi vereadora, Betânia Monteiro lutou para que a cidade, a maior da região também tivesse esse suporte. Mas o então prefeito Izaías Régis, alegando dificuldade de recursos, não atendeu o pleito da parlamentar da oposição.

Segundo o vereador Luizinho Roldão (PSB), líder do governo municipal na Câmara, a Casa de Apoio é uma realidade.

Ele telefonou neste sábado à noite para a Secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, que não apenas confirmou a informação do prefeito na Rádio Marano como informou que o imóvel já está sendo alugado e a intenção é inaugurar a casa que irá dar suporte aos pacientes da cidade, na capital pernambucana, no mês de maio.

Vereador Luizinho Roldão

CONQUISTAS – Luizinho disse ao blog que esta é só uma das conquistas da gestão de Sivaldo Albino, anunciada quando o gestor completou 100 dias de governo.

Vereador informou que em poucos meses o novo prefeito conseguiu colocar médicos nos 38 PSFs do município e a meta agora é que cada unidade de saúde tenha também dentista.

Serão contratados mais sete profissionais de odontologia, de maneira que os dentistas estejam presentes em 36 das unidades de saúde.

Roldão não tem a menor dúvida de que a saúde, o maior problema de Garanhuns até a gestão passada, já melhorou muito em 100 dias da nova administração.

Vereador lembra que além da contratação de mais médicos e dentistas, ampliação do número de postos de saúde, compra de medicamentos há também um esforço muito maior no combate à Covid.

Luizinho recorda que até Sivaldo entrar na prefeitura não havia um único leito de UTI na rede municipal e hoje são 10. No total, Garanhuns já totaliza 53 leitos para enfrentar a doença, quando somadas as Unidades de Terapia Intensiva com os leitos de retaguarda e clínicos.

Ele destaca a organização da equipe de saúde para vacinar o maior número de pessoas, já tendo atendido mais de 18 mil pessoas até os 65 anos, além de todos os profissionais que trabalham na linha de frente contra a Covid. “Garanhuns conta hoje com 10 pontos de vacinação distribuídos pela cidade, sendo dois deles no formato drive-thru”, ressaltou.

Ainda com relação a saúde, citou que a gestão estruturou uma UTI móvel, com todos os equipamentos de suporte avançado necessários, para atendimento de pacientes internados nos leitos de terapia intensiva.

EDUCAÇÃO - Líder governista frisa que as melhorias não acontecem apenas na saúde. A Secretaria de Educação, a seu ver, também apresenta conquistas, como a criação de duas novas escolas para o ensino infantil, a distribuição de mais de 18 mil kits didáticos de primeira qualidade para os alunos, além da mesma quantidade de kits merenda.

Uma proposta sua, apresentada no Legislativo, para que a prefeitura volte a pagar aos professores por hora aula, foi atendida pelo prefeito, beneficiando a mais de 300 funcionários que trabalham em sala de aula.

Vereador do PSB informa que a prefeitura realiza um trabalho intenso de aração de terras e recuperação das estradas vicinais.

MULTAS – Luizinho Roldão garante que a gestão de Sivaldo acabou com a indústria de multas que existia na cidade, redirecionando o trabalho da AMSTT e dos guardas municipais.

Vereador acha que o número de credenciais dado pela prefeitura era escandaloso, uma vez que chegava a 900, quando existiam apenas 700 vagas na zona azul. “Por isso existia tanta dificuldade em estacionar no centro”, afirmou.

Hoje, segundo o representante do PSB, as credenciais não chegam a 200, e mesmo assim o município está arrecadando mais, mesmo com a queda acentuada de multas.

CARGA TOTAL – Por fim, o socialista elogia a Operação Carga Total, criada por iniciativa do secretário Fá Albino, que está “dando um banho de loja” nos bairros a cada semana.

Para Luizinho, as mudanças estão em curso, vão ser aprofundadas e as obras de pedra e cal começarão a ser realizadas a partir do segundo semestre, pois o gestor, ao enxugar o quadro de funcionários, enxugar a máquina, já dispõe de cerca de 30 milhões de reais para investimento.

“É um governo que não se preocupa somente com paralelepípedo ou asfalto. Pensa nas pessoas. Por isso avança na saúde e educação, cuida da periferia, distribui oito mil cestas básicas, luta para melhorar a qualidade de vida da população de Garanhuns”, concluiu.

É importante ressaltar que a maioria das conquistas do município, este ano, como o aumento dos leitos nas unidades de saúde e a compra de equipamentos, tem tido apoio do governador Paulo Câmara, hoje um grande parceiro de Garanhuns. (Por Roberto Almeida)

Filadelfia FM AO VIVO