logo
Em 08 de Abril de 2021 às 09:40
Entenda o que é a TPM e como amenizá-lá

Problema causa diversos sintomas físicos e emocionais

Para muitas mulheres, os dias que antecedem a menstruação não são fáceis. A Tensão Pré-Menstrual ou TPM é um problema comum cuja principal causa é a alteração hormonal. Essa mudança pode causar sintomas físicos e emocionais antes e durante a menstruação. Embora não haja diagnóstico e tratamento específicos, a TPM pode ser caracterizada por uma série de sintomas que podem ser aliviados com o tratamento correto.

O ginecologista Wellington Oliveira, credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, explica o que é o problema. “A TPM costuma aparecer em média dois dias antes da menstruação, podendo variar de pessoa para pessoa. Não é um problema que tem uma prevenção completa, mas a mulher pode ajustar e reduzir. É um período crítico, no qual a mulher sente muitos sintomas como cólica, mudança de humor, fome em excesso ou falta de apetite, dor de cabeça, entre outros”, explica. 

O médico dá orientações de como controlar e diminuir os sintomas. “Para controlar é preciso entendê-los. A mulher precisa levar em conta seus hábitos, porque eles influenciam na TPM. A nutrição, juntamente com a atividade física, colabora para reduzir os sintomas. Evitar excessos de comidas como chocolates, cafés, gorduras e bebidas alcóolicas é importante, por que esses hábitos, mesmo que aparentam dar uma sensação de prazer, intensificam os sintomas”, conclui o ginecologista Wellington Oliveira.

Filadelfia FM AO VIVO