logo
Em 23 de Março de 2021 às 14:01
"O importante é não perder mais vidas, diz José Patriota em entrevista

O presidente da Amupe, José Patriota, participou na manhã desta terça-feira (23) de entrevista coletiva com prefeitos e promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para esclarecer à imprensa e a sociedade em geral os detalhes sobre o endurecimento das medidas restritivas em 12 municípios da 3° circuncisão do MPPE.

Na oportunidade, Patriota pediu união para o que chamou de "guerra contra o vírus". "A falta de uma coordenação nacional para enfrentar a pandemia obrigou os prefeitos e prefeitas a se unirem e tomarem decisões independentes no combate à guerra contra o vírus. O papel da Amupe nessa questão é de apoiar e orientar os municípios", frisou.

Patriota ainda afirmou que a rede pública de saúde da região está perto do colapso, e que a vacinação é primordial para diminuirmos esses dados. "A vacina é a ferramenta principal para termos controle sobre a proliferação da covid-19 e, consequentemente, a redução no número de ocupação de leitos. No Pajeú, por exemplo, o Hospam e o Emília Câmara já estão com 100% das UTIs ocupadas, já o Hospital Eduardo Campos com 97%”. Segundo o gestor, a vacinação de idosos acima de 80 anos reduziu em 40% o número de internação dessa população. 

Para o presidente da Amupe, todos perdem com essas medidas mais restritivas. "É inevitável, todos acabam perdendo. Perde o empresário que com seu suor e esforço não tem retorno do investimento. Perde o trabalhador que fica sem emprego. Perde o município e Estado em arrecadação com a economia travada. No entanto, diante de tudo isso, o mais importante é não perder mais vidas", concluiu.

Participaram da entrevista coletiva os prefeitos de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira e de Ingazeira Luciano Torres, os promotores de Justiça Aurinílton Leão e Lúcio Luiz de Almeida, além do secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá. Vão adotar as medidas mais restritivas a partir da quarta-feira (24), os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Filadelfia FM AO VIVO