logo
Em 23 de Fevereiro de 2021 às 13:33
Por aclamação, Humberto é eleito para o comando da Comissão de Direitos Humanos do Senado

Na reunião de instalação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, os membros do colegiado elegeram, por aclamação, na manhã desta terça-feira (22), o senador Humberto Costa (PT-PE) para comandá-la pelo biênio 2021-2022. Sem concorrentes, o nome de Humberto foi escolhido para presidir um dos foros mais importantes do Congresso Nacional e do país na discussão e votação de políticas sociais com impacto direto em toda a população.

Indicado pela bancada do PT para a vaga, o senador Humberto vai suceder o colega Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, que estava à frente da CDH desde 2019. Para o parlamentar pernambucano, a presidência da Comissão será uma importante trincheira de luta em favor dos brasileiros, com a função, de um lado, de debater e aprovar projetos de interesse nacional e, de outro, de evitar a perda de direitos.

"Eu quero que, na minha gestão, a CDH dê continuidade ao importante trabalho realizado pelo senador Paim, mas, também, pretendo alargar esse leque, intensificar a luta e ampliar as questões debatidas ali dentro, que, transversalmente, podem abordar da educação à geração de empregos, da saúde ao desarmamento, do desenvolvimento regional à questão da fome, todos temas caros à pauta de direitos humanos", analisou o senador.

Pela proposta apresentada aos colegas logo depois de eleito, Humberto se comprometeu a levar a comissão aos estados, com a finalidade de discutir a realidade local de cada um e transformar essas propostas colhidas em todos os cantos do país em projetos que reflitam a realidade do povo e se convertam em melhorias no dia a dia. O senador lembrou, ainda, que o colegiado também carrega a legislação participativa como uma de suas atividades, o que proporciona recepcionar uma gama de projetos elaborados diretamente pelos próprios cidadãos para mudar a vida do país.

"Temos um desafio muito grande pela frente. Nosso trabalho será intenso, especialmente num momento em que o Brasil assiste a tanta arbitrariedade, como esses decretos de Bolsonaro fomentando a aquisição de armas de fogo para propiciar a formação de milícias, e tantos ataques aos direitos humanos. Será uma luta enorme, mas, ladeados pelos movimentos sociais, pela sociedade civil, pela população, seremos gigantes diante de todos esses desafios", afirmou Humberto Costa.

Filadelfia FM AO VIVO