logo
Em 19 de Janeiro de 2021 às 20:10
João Campos: “A grande demanda das cidades é por mais doses da vacina”

Em entrevista a CNN, prefeito disse que as doses hoje são insuficientes para atender a todo o público da primeira fase e reafirmou que o Recife está pronto para vacinar toda a população

Em entrevista concedida à CNN nesta terça-feira (19), o prefeito João Campos afirmou que o Recife e demais cidades brasileiras hoje têm demanda por mais doses da vacina contra a covid-19. Segundo o prefeito do Recife, o primeiro lote ainda é insuficiente para vacinar todo o público alvo previsto na primeira fase. O prefeito detalhou ainda toda a estrutura do Plano Recife Vacina, que garante todo o aparato necessário para vacinar a população da cidade. 

“A grande demanda hoje, no Recife, e imagino que em todas as cidades, é que chegue mais doses por parte do Ministério da Saúde. Então nosso clamor é para que chegue quanto antes mais vacina para que a gente possa utilizá-las da melhor forma para vacinar as pessoas da cidade, seguindo sempre as recomendações dos grupos prioritários e garantindo que ninguém fure fila. Não pode haver privilégios na vacina e ninguém pode furar fila”, disse o prefeito.

João Campos comentou ainda como está ocorrendo a primeira fase da vacinação no Recife. “A primeira fase prevê 165 mil pessoas no Recife e nós recebemos 66.200 doses dá para 33.100 pessoas. Não será possível vacinar todo o primeiro grupo, neste primeiro momento, mas toda a infraestrutura necessária está pronta, está montada e está colocada de maneira adequada. A gente vai ter 9 centros de vacinações na cidade, com 65 salas podendo ser expandido até 200 salas de vacinação. Vamos ter drive-thru e uma contratação de até 745 profissionais da área de saúde para garantir que a vacinação ocorra da melhor forma”, explicou.

O prefeito disse ainda que a estrutura montada em centros fora das unidades da Saúde Básica vai garantir a continuidade do atendimento à população enquanto ocorre a imunização para a covid-19. “Nós priorizamos os pontos de vacinação fora das unidades de saúde para poder permitir que elas continuem a funcionar. Então a gente pegou equipamentos da Secretaria de Assistência, da Secretaria de Educação, escolas municipais estão sendo utilizadas para a vacinação. Com isso, a gente garante que o serviço de saúde da Atenção Básica continue a funcionar enquanto tem equipe especificas para vacinação”, disse.

Rede Pernambuco de Rádios