logo
Em 14 de Janeiro de 2021 às 20:22
Aulões gratuitos do Enem serão transmitidos, via TV Brasil, em parceria do MCom com Governo do DF

Quem está na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a oportunidade de revisar as matérias com aulões gratuitos transmitidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Governo do Distrito Federal (GDF) que tem o objetivo de democratizar o acesso a conteúdos cobrados na prova mais importante aos estudantes que querem ingressar no ensino superior no país.

Os aulões serão ministrados por professores renomados de todo o país, pela televisão aberta e pelo canal do YouTube, ambos da TV Brasil. Chamado de "Maratona Enem", o projeto será dividido em quatro dias de programa: quintas-feiras (14 e 21 de janeiro) e sábados (16 e 23), das 14h às 18h.

“Tem fatos relevantes dessa parceria. Em algum momento, tanto nos estados como no DF, alguns alunos ficaram sem aula. E as pessoas ficaram dependentes do home office, estudando via internet. Cerca de 20% não tem acesso à internet e 96% tem TV. Então, significa que a TV Brasil vai poder chegar nesses brasileiros gratuitamente. Isso é uma parceria que veio na hora certa".

A iniciativa é a maneira mais democrática de levar o conteúdo aos milhões de inscritos nesta edição do exame. Basta sintonizar o canal da TV Brasil para ter acesso às aulas e acompanhar a resolução de questões, dicas, macetes e toda a revisão das disciplinas. A participação é gratuita e não depende de cadastro. Todo aulão terá um material de apoio para os estudantes, com resumo teórico e resolução de questões ao longo do programa. Os professores também darão dicas de como tirar nota máxima na redação. Para baixar os arquivos, o aluno deverá fazer a leitura de QR Code, que ficará no canto da tela durante a transmissão.

Nos dois domingos de provas, das 19h30 às 21h, a TV Brasil fará a correção das questões ao vivo. De acordo com o Ministério da Educação, o exame será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

“É importante destacar esse aspecto que, com a EBC, a gente conseguiu tornar esse projeto possível para toda a população brasileira. Então, é um senso de prioridade enorme que o Governo Federal está dando para a educação por meio dessa iniciativa em preparação para o Enem que é tão fundamental para o nosso país”, reforçou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.

Rede Pernambuco de Rádios