logo
Em 12 de Janeiro de 2021 às 20:35
Em Macaíba (RN), canteiro de obras da BR-304 recebe internet via satélite do MCom

Trabalhadores do canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304, em Macaíba (RN), serão os novos beneficiados com a instalação de um ponto de internet de alta velocidade. No local, conhecido como Reta Tabajara, a conexão de dados é precária, assim como o sinal de telefonia móvel. Para sanar o problema de conectividade, o Ministério das Comunicações (MCom) instalou uma antena do programa Wi-Fi Brasil, que irá oferecer banda larga via satélite para os operários e engenheiros da obra, que é executada pelo Ministério da Infraestrutura.

A inauguração ocorre na segunda-feira (11), quando o ministro Fábio Faria acompanhará o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em visita técnica às obras. "Nessa região, nós temos uma grande dificuldade de conexão à rede móvel de dados e mesmo de sinal de telefonia. Esse ponto do programa Wi-Fi Brasil, que nós estamos instalando, vai resolver o problema de comunicação no local e beneficiar os trabalhadores da obra", destaca o ministro Fábio Faria.

Até o momento, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 12.700 de antenas pelo país, que levam internet de qualidade, com conexão estável, segura e de alta velocidade para mais de 9.500 escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.

A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional. O equipamento instalado no canteiro recebe o sinal via antena. A informação passa por um roteador, que distribui a conexão por um raio de abrangência de até 200 metros, velocidade de 20 mega e sem franquia de dados, ou seja, o uso da internet é ilimitado.

No Rio Grande do Norte, o programa atende a 100 municípios, com 292 pontos do Wi-Fi Brasil. Destes, 233 são escolas públicas rurais. As estações são implantadas por meio de parceria do Mcom com a Telebras. Além de levar internet a locais remotos, o satélite possui um canal exclusivo e estratégico de uso militar.

O ponto de internet no canteiro de obras da BR-304 será inaugurado durante entrega da travessia superior do viaduto Gancho do Igapó, pelo Ministério da Infraestrutura. A obra vai aumentar o conforto e a segurança no principal corredor urbano de Natal, no qual circulam cerca de 50 mil veículos por dia.

Wi-Fi Brasil - É um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. (Texto: Fernando Caixeta, do Ministério das Comunicações)

Rede Pernambuco de Rádios