logo
Em 19 de Dezembro de 2020 às 10:11
Programa Wi-Fi Brasil, do MCom, chega a comunidade rural no interior de MG

O pequeno povoado de Conceição do Jacinto, localizado no Nordeste de Minas Gerais, quase na divisa com a Bahia, será beneficiado com banda larga de alta velocidade, gratuita e ilimitada. Nesta quinta-feira (17/12), o Ministro das Comunicações instalou um novo ponto de conexão do programa Wi-Fi Brasil. A antena ficará entre um posto de saúde e uma escola.

Com 12.500 habitantes, Jacinto possui áreas onde a internet não chega, seja por sinal de dados móveis ou por cabo de fibra de ótica. Mais de 400 pessoas serão beneficiadas no vilarejo onde o ponto de conexão foi instalado. Muitas delas são estudantes que, em tempos de pandemia da Covid-19, podem conferir, pela palma da mão, materiais didáticos e ainda assistir a aulas.

O sinal de internet virá pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional e parte dos Oceanos Atlântico e Pacífico. No total, 12.715 pontos de Wi-Fi público e gratuito, iguais ao de Jacinto, estão espalhados pelo país. Mais da metade está localizado nos nove estados do Nordeste e a maioria – cerca de 9.500 – cobre escolas rurais.

Em Minas Gerais, são 537 antenas que recebem conexão do satélite geoestacionário brasileiro. Os pontos são instalados em parceria com a Telebras e têm um raio de alcance de aproximadamente 200 metros, com velocidade de 20 mega, e sem limite para o uso de dados. Isso é o suficiente para conversar com amigos, assistir a aulas on-line, acessar serviços públicos e bancários, por exemplo.

"Uma das nossas missões mais importantes é a inclusão digital. Sempre falo da importância de termos um Brasil cada vez mais conectado. Parece pouco, mas cada uma dessas mais de 400 pessoas, a partir de agora, vão poder ter acesso ilimitado e com qualidade a entretenimento, educação, informação e serviços. Vamos trabalhar todos os dias para termos um país cada vez mais conectado", disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Filadelfia FM AO VIVO