logo
Em 27 de Novembro de 2020 às 10:48
Troque o voto branco ou nulo pelo voto útil

O voto é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas.

 

As eleições para prefeito e vereadores no Brasil ocorreram no último domingo e o número de abstenções e faltosos foi o maior dos últimos 20 anos, cerca de 34 milhões de Brasileiros não compareceram às urnas, o percentual chegou a 23,15% do número total de eleitores aptos a votar.

 

As cidades com segundo turno em Pernambuco ( Recife, Paulista )

 

No Recife que volta a ter eleições no próximo dia 29 de novembro (2º Turno), estavam aptos a votar 1.157.324 eleitores, porem só houve o comparecimento de 927.167 eleitores, deixaram de comparecer às urnas, cerca de 230.157 eleitores, isso é mais votos do que o segundo colocado conseguiu para chegar ao segundo turno, somado com aqueles que compareceram e votaram em branco que são 45.448, mais aqueles que anularam o voto 81.657 dá um universo de votos que nenhum candidato chegou a conseguir no primeiro turno. Somados quem não compareceu, votos branco e votos nulos, chegamos a um universo total de 357.262 votos que não foram para nenhum candidato no primeiro turno das eleições.

 

Já na cidade do Paulista, que também terá segundo turno no próximo dia 29 de novembro, estavam aptos a votar 216.859 eleitores, porém houve o não comparecimento de 40.496 eleitores, o número de não votantes chegou a ser maior do que o segundo colocado conseguiu para chegar no segundo turno. Votaram em branco 10.665 eleitores e nulo teve um universo de 18.916 eleitores, que somados o número de eleitores em branco, nulo e não comparecimento, temos um universo de 70.077 de eleitores que não votaram em nenhum candidato no primeiro turno em Paulista.

 

O Voto

 

Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

 

Peso do Voto Nulo

 

A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que diz: "é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos". Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não pode influenciar no resultado, porém a pessoa que vota branco, nulo, ou deixa de comparecer na eleição, é também responsável pelo resultado, e no caso das eleições de Prefeito no Recife ou Paulista, levará a responsabilidade ou o peso de ter eleito indiretamente o candidato que vencer nas eleições 2020. 

 

Responsabilidades

 

Votando ou não, o eleitor é responsável pela escolha de seus governantes, independente de comparecer para votar, por isso acho que mesmo não tendo o candidato ideal, é necessário que ele saiba que independentemente de qualquer decisão, o ano de 2021 começará com novos prefeitos, ou seja, você, leitor, prefere escolher um vencedor ou deixar que os outros escolham por você?

 

A legitimidade de uma reclamação a posteriori que você pretenda fazer vai estar diretamente ligada à escolha que não foi feita por você, por ter abdicado de alguma forma do seu voto, seja comparecendo e votando branco ou nulo ou simplesmente não indo votar. Pense bem, em qualquer dos resultados você participará, ativa ou passivamente.

 

Artigo escrito por: Amisadai Silva, economista, idealizador e gestor do Portal de Prefeitura.

Filadelfia FM AO VIVO