logo
Em 25 de Novembro de 2020 às 18:15
Secretário Lucas Ramos visita o Hospital das Clínicas para firmar parcerias

Com o intuito de firmar parcerias visando o desenvolvimento do estado de Pernambuco, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, visitou, nesta quarta-feira (25), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HCUFPE).

Na ocasião, o secretário foi acompanhado pela equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, Carmelo Bastos, e os gerentes de Formação Superior e Ambiente de Inovação, César Andrade e Alexandre Maciel, respectivamente, além do coordenador-geral de Inovação da UPE, Bruno Carvalho, onde foram recebidos por Luiz Alberto Mattos, superintendente do HCUFPE, por Claudia Marques, gerente de ensino Superior e Pesquisa do HCUFPE e, também, por Shirley Cruz, chefe do setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação.

                                         

Além de conhecer a gestão do HCUFPE, o momento foi oportuno para falar sobre os projetos desenvolvidos pela Secti e futuras parcerias, a exemplo de programas de formação de profissionais, como as residências tecnológicas, e a implantação de um centro de pesquisa aberto.

“O governo do estado de Pernambuco e, agora, a Universidade Federal de Pernambuco, oferecerão, a partir do HCUFPE, um melhor serviço à população pernambucana no que diz respeito ao acesso à saúde. A ideia é que a partir dessa parceria, essa grande sala de aula, que é o hospital, permita a consulta em dados abertos e produção científica, permitindo, assim, que Pernambuco seja um estado ainda mais competitivo no que diz respeito a saúde”, disse o secretário de CT&I, Lucas Ramos, ao destacar estar localizado no estado o segundo maior polo médico do Brasil. “A iniciativa permitirá um trabalho conjunto de ações compartilhadas, e a utilização de laboratórios em ambientes multifuncionais para encontrarmos as soluções para os problemas que a sociedade e as empresas demandam”, finalizou.

O superintendente Luiz Mattos destacou que “a ideia é gerar uma parceria que tenha como principal objetivo as soluções dos problemas que afetam a sociedade. E isso em várias áreas do conhecimento como a saúde e a indústria, por exemplo. Então, percebemos que o HCUFPE pode participar de uma forma ativa, como já faz, no momento em que integra uma rede de profissionais dentro do hospital e que pode agregar outras universidades a partir de projetos que saiam do HCUFPE, por meio de parcerias com outros atores sejam eles de universidades públicas ou privadas tornando dessa forma, Pernambuco como protagonista na área de ciência e de tecnologia.”

“Fiquei bastante encantada com o encontro. Desde de 1997, quando cheguei, sempre fiquei muito incomodada por não ter o HCUFPE interagindo tão intensamente com o estado. Hoje, quando ventilamos a possibilidade de aprofundarmos as relações entre as instituições, temos a oportunidade de mudar a “cara” do hospital e aí tudo muda porque teremos novas graduações e, consequentemente, pós-graduações”, analisou Claudia Marques.

Filadelfia FM AO VIVO