logo
Em 25 de Setembro de 2020 às 08:41
SECRETÁRIO LUCAS RAMOS PARTICIPA DO V SIMPÓSIO DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UPE

Evento acontece de hoje até sábado e vai contar com 2344 inscritos e 800 trabalhos científicos

Nesta quinta-feira (24), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, participou da abertura do V Simpósio do Complexo Hospitalar da UPE. Na oportunidade, estavam presentes, de forma remota, os secretários estadual de Saúde, André Longo, e o do Recife, Jailson Correia, o reitor da UPE, Pedro Falcão, o diretor clínico do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Olímpio Barbosa de Moraes Filho, além de outros professores, pesquisadores e alunos da instituição.

O evento contará com 2344 inscritos e 800 trabalhos científicos que serão expostos em 66 salas e um auditório virtuais, com a participação de cientistas nacionais e locais. Terá, ainda, a produção de um e-book, produzido pela EDUPE, com cerca de 1 mil páginas de conteúdo De hoje (24) até o sábado (26), além de palestras, serão apresentadas também atividades culturais desenvolvidas pela Extensão da Universidade de Pernambuco.

O objetivo do V Simpósio é discutir a pesquisa em saúde com a ideia de encontrar melhorias para o setor, seja na sua organização, seja nos seus impactos para melhorar o cuidado para a população, envolvendo profissionais de saúde em temas de pesquisa prioritários.

O secretário Lucas Ramos destaca a importância do evento para a construção de sistemas em saúde mais eficientes. “A pesquisa no Brasil ainda carece de informações qualificadas, atualizadas, contextualizadas e sistematizadas. A limitação na aplicação de recursos financeiros para execução de pesquisas aplicadas evidencia uma fragilidade que impede maior competitividade à produção e incorporação de resultados. Uma vez identificadas as prioridades, faz-se necessária maior integração entre instituições e setores para garantir melhor qualidade de vida para a população. Mais do que prevenir e tratar doenças, o esforço conjunto de pesquisadores, gestores de instituições públicas e privadas de fomento e serviços de saúde, academia (universidades e outras instituições de formação), além da sociedade civil, todos com o mesmo compromisso: viabilizar ações que efetivamente nos levem às respostas perseguidas”, afirmou.

A Universidade de Pernambuco, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, estruturas integradas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Secretária Estadual de Saúde, órgãos e instituições sob a gestão do governador Paulo Câmara, em parceria ainda com a Capes, CNPq, FioCruz, e outras entidades de fomento à pesquisa. Para Lucas Ramos, esse trabalho em conjunto “têm papel fundamental na construção de soluções para os desafios em saúde que estão postos, e tantos outros que virão. Com a certeza de que Pernambuco está pronto para enfrentar e superar cada um deles, contribuindo com um futuro melhor para todos”, concluiu o secretário.

Filadelfia FM AO VIVO