logo
Em 24 de Setembro de 2020 às 17:24
Entre setembro de 2020 e 2021 Pernambuco vivenciará o Ano do Educador Paulo Freire

Está aberto o Ano Estadual do Educador Paulo Freire em Pernambuco. O projeto de autoria da deputada Teresa Leitão (PT) para instituir e organizar a comemoração ao 100º aniversário de nascimento do emérito pernambucano foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e vai homenagear o Patrono da Educação Brasileira. 

A Resolução Nº 1.702/2020 prevê atividades oficiais em homenagem à data, em um ano comemorativo, que se dará até 19 de setembro de 2021, dia em que Paulo Freire completaria 100 anos. Freire faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Teresa Leitão abriu o ano, representando a Assembleia Legislativa, no Webinário "Paulo Freire em Setembro, ato político-pedagógico", realizada pela Cátedra Paulo Freire da UFPE, em 19 de setembro. 

Em sua proposta à casa, Teresa lembrou que o notável reconhecimento, importância e pensamento contemporâneo de Freire fazem necessária a comemoração. O educador e filósofo Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921. Ele é autor de diversos livros, entre eles, o título Pedagogia do Oprimido, obra revolucionária para a educação. É a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo. 

As ações de comemoração do Ano Paulo Freire serão coordenadas pela Assembleia Legislativa por meio de uma comissão formada por nove membros, com representantes da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, da qual a deputada faz parte. Completam o grupo membros da Mesa Diretora, da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, do Conselho Estadual de Educação, do Centro Paulo Freire, das cátedras Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Filadelfia FM AO VIVO