logo
Foto: Divulgação
Cabo de Santo Agostinho
Em 17 de Abril de 2024 às 18:25
Prefeitura do Cabo iniciou vacinação contra a febre aftosa

A Secretaria de Agricultura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta quarta-feira (17) a vacinação contra febre aftosa em gado bovino. Mais de 1.500 animais devem receber a imunização até o dia 30 de abril.

 A equipe da Agricultura estará percorrendo as áreas de engenho para realizar a vacinação.  Os criadores cadastrados serão informados com antecedência sobre o dia e horário da visita nas propriedades, pois o responsável deve estar presente para acompanhar o processo de vacinação, além de deixar o rebanho contido, próximo à residência, no dia e horário informado.  Caso o criador não possua cadastro, deve comparecer à Secretaria de Agricultura para fazê-lo.
A vacinação contra febre aftosa é obrigatória conforme o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre da Aftosa – PNEFA. O processo garante que o Estado de Pernambuco seja certificado como status de zona livre de Febre Aftosa. 
Para os médios e grandes criadores também e obrigatório a imunização do rebanho. Neste caso,  a Adagro  deve ser informada pelo criador sobre a realização da vacinação ou a comunicação pode ser  feita na Secretaria de Agricultura do município. 

FEBRE AFTOSA - A febre aftosa é uma doença viral que pode causar sérios prejuízos à indústria pecuária e a economia de uma região. Ela é altamente contagiosa e afeta animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
A doença   também pode prejudicar a qualidade dos produtos de origem animal, como carne e leite. A vacinação permite a segurança alimentar, garantindo que os produtos de origem animal estejam livres da enfermidade.

Rede Pernambuco de Rádios